Estratégia de marketing: o que é e como fazer?

Uma estratégia de marketing requer alguns passos essenciais, como: objetivos claros, personas sólidas, constância, bons canais de marketing, ferramentas e uma análise minuciosa de resultados.

Estratégia de marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Não tem como negar que o marketing já faz parte da vida da grande maioria das pessoas hoje em dia, não é mesmo?

Basta ter uma conexão com a internet para ser alvo de diversas campanhas ou criar a sua própria em busca de aumentar as vendas, fortalecer uma marca, educar o mercado, etc.

Para quem resolve investir nisso, um ponto muito destacado é a importância de ter uma estratégia de marketing sólida a fim de ver resultados.

Mas, o que isso significa, afinal? Por que é tão importante ter uma estratégia? E como fazer isso de forma completa? Vamos te explicar tudo isso agora!


    O que significa ter uma estratégia de marketing?

    Alguns termos se espalham tão rapidamente que todo mundo começa a usá-los, muitas vezes sem realmente entender o que significam.

    Então, quando falamos em ter uma estratégia de marketing, o que isso realmente significa?

    A própria ideia de traçar uma estratégia dá uma noção de que é preciso se planejar, pensar bem antes de tomar qualquer medida prática.

    Mas, uma estratégia bem-sucedida é mais do que uma preparação antecipada. Envolve também um acompanhamento durante a execução do projeto. Isso envolve:

    Definir objetivos claros

    Como há muitos objetivos possíveis, e várias maneiras de alcançar cada um, escolher o que você pretende alcançar com o marketing digital é o primeiro passo para uma estratégia de sucesso.

    Depois de definir claramente o que se pretende alcançar, é muito mais fácil se concentrar apenas nas ações que ajudarão a empresa nisso, e ter noção de quanto tempo isso vai demorar.

    Por isso, podemos dizer que uma estratégia de marketing só funciona quando tem objetivos bem definidos e compartilhados por todos na empresa.

    Se comunicar de forma constante

    É verdade que esse requisito é importante em qualquer setor de toda empresa, mas no que diz respeito a uma estratégia de marketing, é importante reforçar esse aspecto.

    Alguns ainda caem no erro de pensar que fazer marketing significa trabalhar apenas com a inspiração e a criatividade, mas não é bem assim.

    Há muitos processos e estruturas envolvidos nesse trabalho, e a boa comunicação garante que todos os profissionais façam o seu melhor a cada momento.

    Seguir boas práticas

    Seguir boas práticas da indústria também tem um papel importante no sucesso da sua estratégia. Mas, o que significa isso?

    Especialmente quando falamos de marketing digital, tudo muda muito rápido. Então, seja qual for o assunto — desde SEO à e-mail marketing — , é preciso se manter atualizado.

    Isso inclui ler blogs especializados (como esse!), investir em treinamentos e testar novas possibilidades de acordo com o que você observa ao longo da estratégia.

    Fazer isso vai te ajudar a continuar relevante, mesmo que aconteçam mudanças radicais.

    Analisar resultados

    Como saber se a estratégia está funcionando? A única forma é por acompanhar e analisar os resultados do trabalho que está sendo feito.

    No caso do marketing isso acontece por analisar o que chamamos de métricas e KPIs. Essas métricas são dados relevantes sobre pontos específicos do planejamento.

    Por exemplo, é possível saber quantos novos clientes a empresa conseguiu, quanto lucro isso trouxe, entre outras informações.

    Depois é só comparar isso com os objetivos definidos e ver se o negócio está no caminho certo ou não.

    Por que é importante ter uma estratégia?

    Só pela explicação anterior nós já conseguimos perceber que é vantajoso ter uma estratégia de marketing, não concorda?

    Mas, para que você se convença ainda mais disso, veja 4 motivos básicos que deixam clara a importância da estratégia para a sua empresa:

    Menos estresse

    Imagine como seria conduzir uma estratégia complexa de marketing digital sem qualquer tipo de planejamento.

    Isso levaria à tomada de decisões importantes sem qualquer tipo de informação ou critério, mal uso das ferramentas disponíveis para o trabalho, conflitos internos, falta de resultados e desânimo geral.

    Em outras palavras, trabalhar sem se planejar e seguir um rumo certo significa muito estresse desnecessário.

    Esse estresse todo é evitado a partir do momento em que se adota um padrão de trabalho, uma estratégia com começo, meio e fim.

    Gasto menor

    Uma coisa que todo empreendedor deve manter em mente é: decisões ruins custam dinheiro. Por que podemos dizer isso?

    Porque sempre que uma decisão ruim é tomada, isso acaba custando à empresa tempo para consertar o erro e energia dos colaboradores que poderia ser usada para outras tarefas.

    Isso sem contar os casos em que um investimento mal feito acaba dando prejuízo financeiro de forma direta!

    Por isso, traçar uma estratégia clara ajuda a evitar decisões ruins, o que significa gastar menos.

    Decisões melhores

    Quanto mais informações de qualidade você tiver à disposição antes de tomar uma decisão, mais fácil será acertar nos pontos mais importantes para que o negócio se mantenha saudável.

    Como se planejar envolve também se manter bem informado, fica claro que isso interfere de modo positivo nas escolhas que você terá de fazer ao longo do caminho.

    E com tantos caminhos que você pode seguir, saber para onde direcionar os esforços é a diferença entre o lugar-comum e o sucesso.

    Equipe mais motivada

    Imagine uma equipe que não consegue se manter em sintonia, não tem metas claras e nem sabe realmente o que fazer para resolver o problema.

    Agora pense em um time que tem objetivos claros em foco, colabora entre si para alcançá-los, e consegue se manter atualizada em um mercado competitivo.

    Agora, responda uma questão simples: qual você acha que estaria mais motivada? 

    Esta é a grande diferença entre ter ou não uma estratégia de marketing bem definida e segui-la!

    Times de marketing Banner

    5 elementos indispensáveis uma estratégia de marketing vencedora

    A estratégia de cada empresa deve ser única, levando em conta o público a ser atingido, os objetivos da empresa, os recursos disponíveis e uma série de fatores.

    Mas, alguns elementos são indispensáveis para qualquer marca que espera fazer do marketing digital uma arma. Veja quais são eles:

    1. Personas sólidas

    As personas são fundamentais para uma estratégia de marketing dar certo. Elas serão o norte de tudo o que virá depois, então errar na criação das personas seria um grande problema.

    Por isso, siga os passos corretamente sem pular etapas, pense bem nas perguntas que vai fazer aos seus clientes atuais e monte uma persona sólida.

    Também não se preocupe em criar personas demais. Uma ou duas (no máximo) são mais do que suficientes.

    2. Bons canais de marketing

    Existem muitos canais de marketing que você pode explorar, e o melhor é que não precisa escolher só um deles.

    A única regra é não manter funcionando um canal que você não encara com seriedade ou que não é relevante para o seu negócio.

    Podemos destacar entre os principais canais:

    • Blog: O canal mais fácil e conhecido para produzir conteúdo e ganhar credibilidade com seu público;
    • Redes sociais: Facebook, Twitter, Snapchat, Instagram, LinkedIn e outras redes são canais perfeitos para se manter próximo ao seu público;
    • Canal de vídeos: Seja uma página em seu site ou um canal no Youtube, os vídeos chegaram para ficar e são muito úteis para uma estratégia;
    • E-mail marketing: Manter uma newsletter é simples, barato e super eficiente para manter os seus fãs engajados;
    • SEO: Não se engane, o Google pode ser um importante canal de visitas para o seu site.

    3. Ferramentas de qualidade

    Um bom profissional precisa de boas ferramentas, certo? Com o marketing não é diferente, e o que não falta são ferramentas para te ajudar no dia a dia.

    Desde bancos de imagens gratuitas a ferramentas de análise de métricas, há tanto recursos gratuitos quanto pagos que são essenciais para que as suas tarefas sejam feitas sem problemas.

    Já fizemos algumas listas de ferramentas úteis para:

    Guia do SEO 2.0

    4. Entender o ambiente digital

    Já teve a infelicidade de chegar num lugar e ver alguém se comportar de maneira completamente inapropriada?

    É isso que acontece quando uma empresa resolve investir em marketing digital, mas não tira tempo para entender como funciona esse ambiente.

    O resultado é deixar todos em volta — nesse caso os prospectivos fãs da marca — desconfortáveis, e causar vergonha para si.

    Por entender algumas regras de conduta da internet, é possível evitar muitas dores de cabeça e garantir que os resultados não sejam prejudicados.

    5. KPIs apropriados

    Já falamos como os KPIs são importantes na hora de analisar os resultados da estratégia, mas é preciso escolher indicadores apropriados para medir os objetivos que você escolheu.

    Existem KPIs para vendas, marketing, atendimento, SEO e tudo que for relevante para as suas metas. Basta escolher e acompanhar.

    11 estratégias de Marketing para seu negócio

    Utilizar boas estratégias de Marketing permite que você consiga aproveitar todo o potencial dos canais digitais para alavancar suas vendas.

    Na internet, é possível encontrar consumidores qualificados e prontos para passar o cartão. Confira quais as melhores formas de implementar o Marketing em seu negócio.

    1. Marketing de Conteúdo

    Após o lançamento do livro Permission Marketing de Seth Godin em 1999, surgiram diversas mudanças na forma como a publicidade abordava as pessoas. O termo marketing de permissão passou a ser utilizado para definir uma maneira inovadora e disruptiva de atrair, qualificar e conquistar o público.

    A partir desse período, o marketing de conteúdo ganhou cada vez mais espaço nos diversos setores da economia. A ideia desta estratégia é criar materiais que respondem a dúvidas do público e atendem, de alguma maneira, suas necessidades.

    Eles podem ser produzidos em formato de blog posts, e-books, vídeos, aulas e demais formatos que entregam bons conteúdos que contribuam para jornada do consumidor.

    Conforme essa estratégia, é viável gerar informações de valor para as pessoas e trazê-las para perto da empresa. Feito isso, é possível apresentar suas soluções de maneira sutil e sem que a propaganda tenha uma característica de interrupção, como era realizado no passado.

    Assim, é comum que a audiência crie um vínculo de confiança com sua marca e permita que o público seja fidelizado.

    2. SEO

    Você certamente já foi esclarecer alguma dúvida no Google, certo? Ao fazer isso, provavelmente não passou da primeira página, não é mesmo? Pois esse comportamento é mais comum do que se imagina.

    Conforme estudo realizado pela Backlinko, os três primeiros resultados das pesquisas no Google recebem aproximadamente 75% de todos os cliques. Agora pense nas milhares de pessoas que realizam pesquisas em seu dia a dia.

    Logo fica claro que grande parte dos usuários da internet estão em busca de informações de maneira rápida, prática e bem organizada. Isso significa que é vantajoso para as empresas aparecerem nos primeiros tópicos de pesquisa nos Google.

    Para tanto, é necessário adotar algumas práticas que são conhecidas como SEO (Search Engine Optimization) que podem ser traduzidas como otimização para mecanismos de busca.

    A ideia por trás dessa estratégia é utilizar alguns padrões que são bem avaliados pelo Google para conseguir as primeiras posições. Essas regras envolvem diversos aspectos e normalmente são inseridas na construção de textos, roteiros de vídeo e demais conteúdos produzidos para a web.

    Assim, é possível obter um grande fluxo de tráfego orgânico para o seu site ou blog e utilizar essa atenção adicional para vender mais.

    3. Influenciadores Digitais

    Os influenciadores digitais também podem contribuir de maneira significativa para sua estratégia. Entretanto, escolher uma personalidade para dar um rosto à sua marca exige muita cautela e cuidado.

    Isso é necessário, pois essa pessoa terá sua imagem vinculada a empresa, fazendo com que suas atitudes e posicionamentos também afetem o seu negócio.

    Por isso, vale fazer parcerias com influenciadores que tem correlação com o seu nicho e apresentam valores semelhantes aos que são valorizados em sua empresa.

    4. E-mail Marketing

    O uso de email também pode ser uma excelente maneira de captar clientes, efetuar chamadas e comunicar a audiência sobre promoções. Vale criar um fluxo de nutrição de email a fim de estreitar o relacionamento com indivíduos que já conhecem sua organização.

    Além disso, ele também pode ser utilizado com a intenção de preparar seu público para algum lançamento ou data especial na empresa.

    Como o email marketing é uma maneira de comunicação simples, rápida, barata e não invasiva ao público, vale aproveitar esse recurso de forma complementar com outras estratégias.

    5. Marketing de Afiliados

    Uma boa estratégia de marketing com o objetivo de aumentar as vendas do negócio é utilizar afiliados para ter maior alcance e, consequentemente, maximizar as receitas da empresa. Por meio dela, várias pessoas têm acesso ao seu produto ou serviço por meio de outros indivíduos que o oferecem em troca de comissões.

    Por exemplo, suponha que você elaborou um curso sobre Marketing Digital para pequenos negócios. Por meio dessa estratégia, é possível contar com muitos afiliados que vão fazer as vendas do seu infoproduto, aumentando a lucratividade e o ROI obtido por meio dele. Além de ser altamente eficaz, representa uma boa alternativa a fim de reduzir os investimentos.

    Isso porque os afiliados recebem apenas quando a venda é concretizada. Portanto, vale a pena considerar essas estratégias de Marketing com a intenção de melhorar os resultados do negócio e obter um bom crescimento no longo prazo.

    6. Segmentação e qualificação de leads

    Investir em segmentação e qualificação de leads possibilita a sua empresa alcançar resultados cada vez melhores, além de tornar as demais estratégias mais eficientes. Por exemplo, com leads de qualidade, as chances de aumentar a taxa de conversão com técnicas de e-mail marketing são mais elevadas.

    Para isso, uma boa dica é usar um CRM a fim de melhorar a qualificação dos leads. Outro ponto relevante é conhecer bem sua persona, assim, você consegue ter a segmentação efetuada de forma eficiente e atingir o público certo, o qual realmente tenha interesse em suas soluções.

    Por meio dessa alternativa, também fica mais simples fazer personalização dos envios. Com isso, é possível parar de enviar mensagens que não façam sentido para os potenciais clientes.

    Assim, você otimiza a taxa de abertura das mensagens, além de conseguir elevar a taxa de conversão e, consequentemente, os lucros da empresa.

    7. Remarketing

    Sabe quando você entra em um site com a intenção de comprar um item, mas não finaliza o carrinho, e depois começam a surgir propagandas sobre aquele produto em seus e-mails, redes sociais e outros? Isso quer dizer que o trabalho de remarketing daquela empresa está sendo bem feito.

    O remarketing pode ser configurado nas plataformas de anúncios e permite que você mostre as suas soluções de modo contínuo para clientes que possivelmente já estão interessados no que está vendendo.

    Além do uso nos e-commerces, essa estratégia pode ser uma excelente alternativa na intenção de capturar leads, conquistar seguidores e aumentar as vendas da sua empresa.

    Portanto, não deixe de aplicá-la a fim de melhorar a performance de Marketing e elevar as receitas do seu estabelecimento.

    8. Marketing Viral

    Essa é uma das estratégias mais difíceis no mundo do Marketing, porém, caso surta efeito, pode potencializar em muito os resultados de uma empresa. Sua dificuldade está muito associada à falta de script e a necessidade de uma capacidade criativa extremamente elevada.

    O intuito dessa estratégia é contagiar as pessoas e fazê-las distribuir sua campanha de Marketing por meio de compartilhamento nas redes sociais ou em outros canais. Existem diversas propagandas que já conseguiram esse efeito, tornando-se viral.

    Há alguns elementos que podem ajudar a obter tal feito e, consequentemente, alcançar muitas pessoas. Por exemplo, a utilização de músicas ou memes, em geral, tendem a proporcionar bons resultados.

    9. Marketing de Fidelização

    Outra estratégia que pode gerar bom desempenho para sua empresa é o Marketing de Fidelização. A fim de colocar ele em prática, é importante pensar no sucesso do cliente e investir em ações que proporcionem uma boa jornada de compra aos indivíduos que entram em contato com sua loja.

    Por exemplo, oferecer um atendimento de qualidade, que resolva os problemas, é uma boa atitude. Além do mais, ter um site que carregue rápido, apostar em personalização e criar programas de fidelidade podem gerar efeitos positivos.

    10. Outbound Marketing

    Essa é uma das formas mais tradicionais de Marketing com potencial de agregar valor a empresa e aos clientes e, desse modo, aumentar a lucratividade. Por meio dela, é possível apostar em ações para atingir um público em massa.

    Por exemplo, comerciais realizados em televisão, rádio e outras mídias similares fazem parte desse tipo de ação. O telemarketing também é uma opção com a intenção de colocar em prática campanhas relacionadas a essa estratégia.

    11. Marketing Social

    O Marketing Social é uma forma de melhorar a imagem da empresa junto a comunidade. Por meio desse tipo de estratégia, combatem-se problemas de um conjunto de pessoas de uma determinada região.

    Por exemplo, é comum ver empresas elaborando ações de educação a fim de melhorar a qualidade de vida de uma comunidade. Além dessa temática, também pode-se desenvolver ações relacionadas ao mercado de trabalho, a saúde da população, esportes e lazer e muitos outros temas.

    Por meio desse tipo de Marketing, são visadas melhorias na qualidade de vida dos indivíduos. Com isso, desperta-se o gatilho de reciprocidade, além de otimizar o alcance e a imagem da marca junto aos consumidores e investidores.

    Como essas estratégias de marketing influenciam sua vida?

    Ao colocar essas ideias em prática, você consegue fazer com que novas pessoas conheçam suas soluções. Além de melhorar as vendas de maneira imediata, tais ferramentas também atuam com o objetivo de aumentar a fidelização da audiência a sua marca. 

    Tendo em vista o aumento da competição em todos os setores, é importante manter uma base sólida de indivíduos que confiam e gostam dos seus produtos.

    Desse modo, é possível desenvolver um modelo de negócios com receita recorrente e ter recurso suficiente para o desenvolvimento de novos produtos para sua marca.

    Pois é, ter uma estratégia de marketing bem montada e segui-la de perto não é opcional para quem deseja mesmo se beneficiar do poder que o marketing digital tem para os negócios. Felizmente, você já sabe o que fazer e está pronto para começar seu planejamento!

    Como vimos, uma boa estratégia de marketing leva em conta o perfil do público. Por isso, você precisa ter uma persona bem definida. Aprenda como com nosso ebook O guia para a Criação de Personas.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Posts Relacionados

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.