As 45 melhores ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais

Domine sua estratégias de redes sociais com essas ferramentas de gerenciamento!

ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando se trata de avaliar a performance da sua marca ou serviço nas redes sociais, não basta apenas saber o que dizem e o quanto dizem sobre você.

Existem diversas métricas que podem ser exploradas e utilizadas para medir o seu desempenho nas redes sociais (e não apenas para auxiliar no atendimento ao cliente) e para fornecer dados que sejam estratégicos para o negócio.

Para te ajudar nessa tarefa separamos 45 ferramentas gratuitas para monitoramento de redes sociais que oferecem diferentes análises e que podem te auxiliar na produção de seu relatório de monitoramento, nas tomadas de decisão em relação aos concorrentes, na produção de conteúdo e na criação de novas estratégias para suas redes sociais.

*Para usar essas ferramentas da melhor maneira possível, não deixe de baixar o nosso Kit gratuito de Marketing nas Redes Sociais!

1. Quintly

O Quintly permite que você acompanhe até 3 páginas do Facebook, analisando estatísticas sobre seus seguidores e o engajamento deles com seus posts. É possível customizar o dashboard com diferentes widgets para acompanhar diversas métricas.

2. LikeAlyzer

Através de métricas pré-definidas, a ferramenta LikeAlyzer calcula o desempenho de sua Fanpage – comparando-a com as principais páginas ligadas ao seu setor – e oferecendo diversas boas práticas para que você consiga melhorar sua nota na plataforma, que varia de 0 a 100.

3. Iconosquare

Conhecida anteriormente como Statigram, essa ferramenta oferece o que há de melhor sobre dados de Instagram, uma vez que a própria rede social não possui um painel analítico.

Através do Iconosquare você pode verificar seu histórico de fãs, o volume de curtidas e comentários e até o número de pessoas que não são seus fãs, mas chegaram até suas fotos graças a atividades de terceiros.

4. Cyfe

Quando se trata de dashboards a Cyfe é a ferramenta mais robusta do mercado. Mesmo o seu plano gratuito oferece uma enorme customização dos dados e métricas das principais redes sociais existentes.

Ela também oferece um “modo TV” que permite instalar um telão em uma sala ou ambiente profissional para que várias pessoas consigam acompanhar o desempenho de determinada marca em tempo real.

5. Followerwonk

Oferece uma análise detalhada sobre os seus seguidores do Twitter, como palavras-chave mais utilizadas, relevância social, quantas vezes divulgam links, quantas vezes retuítam seu conteúdo, quando estão online, quais as linguagens mais utilizadas e em quais lugares do mundo estão localizados.

Marketing no Instagram

6. MyTopTweet

Dos mesmos criadores do Riffle, essa ferramenta permite saber quais os tweets mais populares (que possuem maior número de retweets e favoritos) de cada perfil.

Além de ajudar no seu desempenho, pode oferecer informações relevantes sobre os melhores conteúdos de seus concorrentes.

7. ViralWoot

Voltada exclusivamente para o Pinterest, essa ferramenta permite que você agende os seus pins, promova os que estejam em destaque e consiga novos seguidores.

Além disso, a versão grauita exibe seus novos seguidores, curtidas e repins. Há também uma versão paga, com a possibilidade de receber um alerta a cada vez que o conteúdo de seu site se tornar um pin.

8. Google Analytics

Além de ser a principal ferramenta para análise e desempenho de sites, o Google Analytics também oferece diversas métricas voltadas para o social, como a quantidade de visitantes que chegou ao seu site a partir de cada rede, ou quais blogs trouxeram mais acesso para a sua marca, por exemplo.

O guia completo do Google Analytics Ebook

9. HowSociable

Deseja saber quão popular é a sua marca? Digite seu nome nessa ferramenta e receba um ranking social dos últimos 7 dias no Facebook, LinkedIn, Youtube e Twitter.

10. SocialBakers

A mais completa ferramenta paga de mídias sociais também oferece uma opção gratuita, que permite descobrir quais as marcas mais populares de cada rede social (Facebook, Twitter, Google+ e Youtube), divididas por categorias, audiência ou rápido crescimento.

11. Collecto

Assim como o IconoSqaure, o Collecto também oferece dados básicos do Instagram, além de exibir suas fotos mais curtidas e compartilhadas desde a criação de seu perfil, o que representa uma grande ajuda pra monitorar métricas básicas e importantes da rede social.

12. SumAll

A premissa do SumAll é permitir que você crie um dashboard para visualizar as métricas que considerar mais importantes para a sua marca/negócio.

O diferencial fica por conta da quantidade de redes sociais conectáveis: mais de 50, incluindo as mais populares.

13. Klout

Quer saber o seu nível de influência nas redes sociais? Com o Klout, você consegue descobrir sua nota de 0 a 100, e receber dicas de boas práticas para se tornar cada vez mais relevante.

Funciona com todas as principais redes, oferecendo um dashboard de desempenho, para que você possa saber onde seu trabalho está sendo melhor percebido.

14. Fanpage Karma

Ao conectar sua Fanpage gratuitamente, você receberá uma análise de desempenho extensa, com dados de engajamento, melhores horários para postar, dicas de frequência, tipos de posts mais relevantes, influenciadores, entre outros.

A ferramenta também permite exportar os dados para planilhas em Excel, a fim de que sejam cruzados com outros.

É possível acompanhar uma página de graça, mais podem ser adicionadas por uma variedade de preços.

15. Keyhole

Feita para monitorar o desempenho de hashtags específicas de Twitter e Instagram, a ferramenta permite acompanhar o alcance, as impressões, e até mesmo os tópicos relacionados a cada hashtag que você gerar.

Também traz os usuários com mais poder de influência e a localização dos mesmos.

A versão grátis mostra alguns resultados e existem diversos planos pagos.

16. IceRocket

O IceRocket é uma ferramenta de monitoramento super completa e disponível em mais de 20 línguas. Além de monitorar as suas redes sociais, ele também acompanha o seu blog, e permite exportar gráficos de resultados que você pode adaptar e personalizar, de acordo com o período de tempo que você escolher.

Com mais de 200 milhões de blogs em seu banco de dados, eles mostram as principais tendências através de termos que estão sendo usados dentro da sua busca.

17. Hootsuite

O Hootsuite é uma das melhores ferramentas gratuitas de monitoramento social, cobrindo as principais mídias como o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, WordPress, Google + e o Foursquare.

Além de relatórios semanais, é possível cadastrar um time de marketing, enviar mensagens privadas e atribuir tarefas a cada um deles. A versão gratuita permite monitorar até 3 redes sociais simultaneamente.

18. Buffer

O Buffer, lado a lado com o Hootsuite, é uma das plataformas mais utilizadas para o monitoramento de redes sociais. Ele possui todas as funcionalidades das principais plataformas (agendamento de posts, monitoramento social), e ainda identifica os melhores horários de postagem em cada um dos canais disponíveis.

No perfil grátis, você pode monitorar uma conta por rede social. Lá, as disponíveis são: Facebook, Twitter, Google + e LinkedIn para os planos gratuitos.

19. TweetReach

Se você quer descubrir que é o impacto dos seus tuítes dentro da sua rede de seguidores, o TweetReach é a escolha certa! Ele monitora o impacto e as implicações dos seus posts dentro das discussões no Twitter.

É uma excelente opção para conhecer quem são os seus influenciadores, defensores e detratores, além de guiar a sua empresa para interagir com as pessoas certas para replicar o seu conteúdo online.

20. Social Mention

O Social Mention é uma das melhores ferramentas gratuitas de acompanhamento social. Conhecida como uma listening tool, ele monitora mais de 100 sites de mídias sociais e analisa os dados de forma mais profunda, dividindo-os em 4 categorias: Força, Sentimento, Paixão e Alcance. (Strengh, Sentiment, Passion and Reach).

21. Twazzup

Uma das ferramentas mais usadas por iniciantes, o Twazzup é super simples de trabalhar. É só inserir o nome de usuário que você deseja acompanhar e ele fornece atualizações em tempo real, principais influenciadores, tuítes mais compartilhados, fotos, links e as 10 palavras-chave mais relevantes para a sua busca.

22. Addictomatic

Simples e direto como o Twazzup, o Addictomatic traz um reforço interessante: ele permite acompanhar uma grande variedade de plataformas, como o Flickr, Youtube, Twitter, WordPress, Bing News, Google, Ask.com e vários outros. É realmente útil para ter uma visão geral da sua marca e ficar de olho em inovações dentro do seu mercado.

23. TweetDeck

O TweetDeck é um velho conhecido dos usuários mais experientes do Twitter. Apesar de já ser famoso no mercado, é uma excelente opção para os iniciantes por ser simples e direto. Com ele, é possível agendar posts, monitorar interações, hashtags e monitorar vários perfis.

Porém, é muito comum ficar sem atualizações por muito tempo e alguns bugs são bem comuns na plataforma.

24. Mention

O Mention monitora milhões de fontes de conteúdo em mais de 42 línguas! É excelente para te deixar por dentro de todas as menções à sua marca em qualquer canal digital.

Também é possível monitorar as ações do seu time, criar e compartilhar alertas, e designar tarefas. É possível criar relatórios com as menções à sua empresa e facilita o monitorando das citações em um determinado espaço de tempo.

Eles oferecem um trial de 14 dias e o plano básico permite um alerta por usuário.

25. Twitonomy

O Twitonomy é uma plataforma muito robusta de analytics para o Twitter. É só fazer login com a conta que você deseja acompanhar e ter acesso a várias métricas, de graça. Ele mostra detalhes das suas listas no Twitter, seguidores, quem você está seguindo, tuítes populares, engajamento e muito, muito mais! Também é possível acompanhar conversões através de hashtags, usuários ou listas.

Há também um plano premium que libera ainda mais funcionalidades.

número de caracteres do twitter

26. Simply Measured

O Simply Measured é uma ferramenta que permite criar relatórios bem interessantes sobre as principais redes sociais, como o Twitter, Facebook e Instagram. Ele mostra os principais conteúdos do Facebook, análise de competidores, de página e muito mais.

Ele também é uma ferramenta de monitoramento e análise da sua atividade, mas essas funcionalidades são liberadas em uma versão paga da ferramenta.

27. AgoraPulse

A AgoraPulse é uma ferramenta riquíssima para o monitoramento de redes sociais. Ela é gratuita e possui uma versão paga para empresas.

A ferramenta é semelhante em funções ao Hootsuite e também atende às principais redes sociais utilizadas no mundo.

28. Buzzsumo

O Buzzsumo oferece diversos insights sobre quais conteúdos estão funcionando bem nas redes sociais e quem está ajudando a disseminá-los.

Ele identifica conteúdos que possuem a sua keyword definida, e até quando um competidor posta um novo conteúdo.

As comparações são bem detalhadas e o acompanhamento de compartilhamento em diferentes redes sociais é bem interessante.

A versão grátis permite apenas algumas pesquisas diárias, mas já é uma boa forma de acompanhar os seus principais conteúdos.

29. WhosTalkin

O WhosTalkin é uma fonte de insights e conhecimento para profissionais de mídias sociais. Com dados de mais de 60 redes sociais é possível acompanhar as principais interações em torno de um determinado tópico.

30. Pluggio

O Pluggio é uma ferramenta de gerenciamento para o Facebook e Twitter que acompanha e gera gráficos automaticamente, com as principais métricas das suas mídias sociais.

Com ele, é muito fácil analisar a performance dos seus canais e o crescimento da audiência.

Ele ainda possui uma integração com o Bit.ly que permite acompanhar os clicks e o impacto que os seus posts estão tendo.

31. Shared Count

O Shared Count é um serviço que acompanha quantas vezes uma URL foi compartilhada nas principais redes sociais, incluindo Facebook, Twitter, LinkedIn e Google +.

Além do compartilhamento de URL’s, ele também acompanha likes, tuítes e muito mais. O plano grátis permite até 10 mil consultas por dia.

32. Social Searcher

O Social Searcher é uma busca em tempo real dentro das principais redes sociais junto com uma ferramenta de análise.

Você pode procurar, sem a necessidade de fazer login, por dados no Twitter, Google + e Facebook, além de criar alertas e salvar suas buscas.

O serviço premium expande essas possibilidade para salvar históricos, integração com a API do programa e muito mais.

33. Edgerank Checker

O Edgerank Checker é uma ferramenta de análise da Social Bakers que monitora, ranqueia e analisa a sua página no Facebook.

Ele fornece diversas informações para otimizar a sua fan page e ajuda a definir as melhores estratégias para suas ações online. Também é possível testar dias específicos para saber que os seus fãs estão mais ativos no Facebook.

34. Social Oomph

Quer uma ferramenta simples e direta pra monitorar e dar um boost nas suas redes sociais? O Social Oomph acompanha palavras-chave, menções, retuítes, seguidores, publicações e muito mais, em diversas redes sociais.

35. Google Alerts

O Google também tem uma ferramenta bem legal que pode ser utilizada para as redes sociais.

O Google Alertas pode ser usado para monitorar qualquer interação online, inclusive menções nas redes sociais e outras atualizações dentro dos seus canais sociais.

36. Social Bro/ Audiense

O Social Bro, agora tem um novo nome, Audiense.

Essa ferramenta te ajuda a gerenciar, explorar e analizar suas contas do Twitter. Ele analisa em tempo real as interações e também armazena um histórico com todos os dados mais relevantes sobre os seus canais.

É possível fazer pesquisas bem completas cruzando diversos dados através de hashtags, menções e palavras-chave.

A versão grátis permite até 5.000 interações.

37. Brand 24

Com um painel de dashboard bem legal, você tem acesso a informações em tempo real e diversos insights sobre os seus usuários, com dados detalhados sobre a sua audiência e seu conteúdo.

Apesar de ser pago, vale muito a pena experimentar os 14 dias de trial grátis.

38. Buzz Bundle

O Buzz Bundle cobre uma diversidade de redes sociais e você pode agendar posts, comentários e respostas em diversos canais, sem sair do dashboard. Uma função interessante é a possibilidade de criar diferentes personas e deixar um departamento responsável por cada uma delas. A versão grátis dá apenas uma amostra de cada funcionalidade, mas ainda assim é bem interessante.

39. Over-graph

O Over-graph permite postar em diferentes redes sociais e ainda responder as interações sem sair do dashboard. Oferece ainda um analytics para acompanhar o engajamento dos usuários e relatórios que podem ser enviados direto para o seu e-mail.

40. Kred

Acompanhar os influenciadores dos seus canais é bem importante, e o Kred é uma ferramenta excelente para quem está começando no marketing de influenciadores. Você pode marcar os usuários, com base em suas menções, retuítes, respostas e probabilidade de replicarem o seu conteúdo. É uma excelente ferramenta para identificar quais usuários são influentes entre os seus seguidores.

41. Onalytica

Correlações são sempre importantes para o marketing digital. O Onalytica é uma ferramenta bem interessante que procura os substantivos dos seus tuítes, compara esses substantivos com tuítes seus ao longo de 12 meses e sugere influenciadores relevantes com base nessa correlação.

O algoritmo sugere 50 influenciadores, mas conferir duas vezes todos eles é uma ideia.

42. Woo Rank

O Woo Rank fornece estatísticas sobre as suas redes sociais, como um comparativo entre 3 competidores sobre o engajamento dos posts, detalhes da conta do Twitter e detalhes da fan page do Facebook.

43. Yoono

O Yoono é uma ferramenta para acompanhar as interações sociais que envia alertas quando novas interações acontecem e ainda permite atualizar diferentes redes sociais de uma vez só. Porém, não é possível agendar posts no Yoono.

44. Rapportive

O Rapportive fecha a nossa lista com um formato um pouquinho diferente.

Ele fornece detalhes sobre o perfil social e dados de e-mail de todo mundo que envia e-mails para você pelo Gmail.

É possível até conectá-lo com o LinkedIn sem sair da interface do Gmail. E ele é disponibilizado como um plugin grátis para o Google Chrome!

45. Google Trends

O Trends é completamente gratuito e permite que você analise termos mais buscados e termos mais populares em um determinado período de tempo. Como os assuntos mais buscados no Google também refletem nas redes sociais, ele é uma ferramenta incrível para entender e monitorar sobre o que sua audiência está falando.

Concluindo

Sabemos que algumas das ferramentas que citamos são bem específicas e atendem a necessidades diferentes, o que faz com que nem todas possam ser úteis para a sua marca no momento atual.

Mas unindo aquelas que se adequam melhor aos seus objetivos atuais para suas redes sociais é possível extrair muitos dados estratégicos sem custos adicionais.

E lembre-se: monitoramento bem feito e de acordo com o que você deseja atingir é essencial para o sucesso nas redes sociais. Nunca se esqueça de avaliar seus resultados e, a partir deles, analisar o que anda funcionando para sua empresa.

E você? Conhece alguma outra ferramenta gratuita que possa ser complementada com alguma das apresentadas acima, ou que ofereça dados que não foram apresentados?

Deixe sua sugestão em nossos comentários!

kit de marketing nas redes sociais

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.