Glossário de Redes Sociais: 176 termos de Social Media que você precisa conhecer!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando o assunto é rede social, todo mundo já se sente um pouquinho apto a falar. Mas, você sabe o que é Geotagging, investe na captação de UGC, ou já acompanha a métrica ROR no seu negócio?

Foi pensando nisso que preparamos um glossário de redes sociais super atualizado que, com certeza, ajudará a entender melhor o profundo (e sempre em expansão) universo das mídias sociais (e te deixará com aquele arzinho desabe tudo!).

São 176 termos que fazem parte do dia a dia de todo profissional de social media, e agora é sua vez de dominá-los.

Ah, e não deixe de conferir nosso ebook de marketing nas Redes Sociais para ter um material completo sobre todas as redes sempre com você!

kit de marketing nas redes sociais

Confira o nosso índice de letras para você se guiar melhor dentro do nosso Glossário!

1. #

Sinal tipográfico para cerquilha, conhecido no universo das redes sociais como Hashtag.

É utilizado para indicar palavras relevantes dentro de determinado contexto, indexando-a no diretório de busca de redes como o Twitter, Facebook, Google+ e Instagram, por exemplo, em forma de hiperlink ou atalho para busca daquele conteúdo marcado.

A

2. AddThis

Empresa especializada em ferramentas online para mídias sociais e conteúdo, incluindo o popular plugin do WordPress para compartilhamento de postagens nas redes sociais.

3. Alcance de uma publicação

Termo utilizado para indicar quantas pessoas tiveram acesso a determinada publicação em uma rede social (principalmente o Facebook), sendo uma das principais métricas avaliadas na gestão de redes sociais e para a elaboração de novas estratégias de alcance e engajamento de público.

4. Algoritmo

Sequência de regras ou formulações utilizadas para a resolução de um problema.

Esse conceito é usado com certa constância na definição de ferramentas internas ao Google ou Facebook, por exemplo, em que a indicação de um algoritmo é o responsável pela realização de buscas inteligentes, classificação de postagens, segmentação de públicos etc.

5. Analytics

O termo “Analytics”, aqui no Brasil, está comumente relacionado à ferramenta Google Analytics, que permite a análise de dados de seus websites e o acesso a informações como número de visitantes, tempo de visita, origem de entrada no site etc.

Redes sociais, como o Twitter e o Facebook, também possuem a funcionalidade de análise de dados internos, ou analytics, garantindo o acesso a informações de seu públic nas contas sob seu domínio.

6. Anúncio

Anúncios, ou Ads, são postagens pagas que ocupam lugares estratégicos dentro das redes sociais. No Facebook, eles podem ser encontrados no canto direito da tela, e são organizados e selecionados de acordo com os interesses do usuário.

É uma ferramenta interessante para a promoção de conteúdo pontual na rede e, pelo Facebook, está aberta para qualquer usuário que queira experimentar.

7. API (Application Programming Interface)

Uma API compreende padrões de programação que permitem o acesso a determinado app ou software, além da sua integração com outras funções customizadas.

O Graph API, do Facebook, e o Fabric, do Twitter, são as duas API mais conhecidas e replicadas das redes sociais atualmente.

8. Automação de Marketing

A automação de marketing refere-se ao uso de ferramentas que objetivem a automatização de seus processos de marketing digital, tornando o processo de gestão mais organizado, ágil e escalável.

Pode ser utilizada em conjunto com o e-mail marketing, por exemplo, e para algumas redes sociais, pode ser incorporado e auxiliar no agendamento de postagens e organização de um calendário editorial.

automação de marketing e vendas

9. Avatar

É a imagem geralmente utilizada como foto de seu perfil na rede social. Avatar também pode significar uma personificação sua dentro do mundo digital, como vemos em jogos online de simulação, por exemplo.

10. Avaliação (Facebook)

Pelo Facebook, é possível avaliar lugares e empresas que tenham suas próprias páginas na rede. Para isso, uma escala de 1 a 5, indicado por estrelas, é utilizada para medir o seu nível de satisfação com relação ao local.

Essa avaliação tem forte impacto na imagem do negócio, portanto, é fundamental saber coletar esses feedbacks e transformá-los em vantagens competitivas.

11. Ask.fm

O Ask.fm foi um dos sucessores do Formspring, uma rede social de pergunta e resposta bastante popular em meados de 2010, aqui no Brasil.

A rede teve o modelo incorporado como funcionalidade pelo Tumblr, e também foi bem aproveitada por empresas para a geração de FAQs anônimos, o que garantia o engajamento do público.

B

12. Big Data

De maneira resumida, Big Data indica uma grande quantidade de dados complexos reunidos em determinado local. Essas informações precisam ser polidas e organizadas, para só então poderem ser analisadas com alguma precisão.

Em redes sociais, é possível aproveitar do potencial do Big Data para a obtenção de informações privilegiadas sobre seu público, tendências da área e oportunidades de negócio.

13. Bit.ly

Website gratuito utilizado para a redução de URLs antes do compartilhamento de links, garantindo também alguns dados para a análise de acesso dos endereços escolhidos.

14. Bio

Derivado de Biografia, a Bio é uma expressão amplamente utilizada em redes sociais (como o Instagram) para indicar suas informações de perfil.

Pode-se incluir nome, idade, país de origem ou link para o portfólio por exemplo.

15. Block

O termo “block” é mais conhecido no Twitter, mas é válido para a maioria das redes sociais como sinônimo da limitação de acesso de determinado usuário às suas informações.

A ação de block garante o bloqueio de uma conta a fim de impedir que hajam futuras interações com o solicitante, sem limitar, porém, as suas outras funções.

16. Blog

O termo deriva das palavras “web” e “log”, e é geralmente mantido por usuários ou empresas para o compartilhamento de conteúdo focando em um tema específico.

No Brasil, temos a expressão “blogar” para designar o ato de postar em um blog.

17. Blogger

O termo pode indicar tanto um blogueiro quanto o serviço de hospedagem gratuita de blogs oferecido pelo Google. O Blogger permite, por meio de sua conta do Google, a criação de sites em .XHTML com a extensão .blogspot.com, aproveitando-se da integração de outros serviços do Google (como o Picasa, para hospedagem de fotos, e Google Plus, para compartilhamento de conteúdo) para incrementar o serviço.

Transformacao Digital e Marketing

18. Blogosfera

Termo utilizado no Brasil no início da popularização dos Blogs no país, indicando uma comunidade (em rede) de blogs ao redor do mundo.

O conceito foi muito utilizado pela UOL Blog e, apesar de aparecer em uma e outra notícia, atualmente está em desuso.

19. Blogueiro

Ver: Blogger.

20. Branding

Conjunto de soluções fundamentais para a nutrição e sobrevivência de uma marca no mercado. Engloba todas as questões desde a sua formação até sua gestão contínua, como identidade visual, estratégias de posicionamento e relação com público etc.

21. Brandjacking

É uma ação danosa a qualquer empresa por meio da tomada de sua identidade online, promovendo conteúdos que possam sujar sua imagem. Os Brandjackers utilizam perfis fakes para garantir esse tipo de ação.

22. Brand Persona

A Brand Persona é um personagem capaz de reunir em si todas as características e valores que uma marca deseja transmitir ao seu público.

Nela estarão espelhadas a linguagem e o tom da empresa, sempre se adequando à identidade do negócio.

23. Buffer

Buffer é uma ferramenta online para a gestão de redes sociais capaz de centralizar todas as suas contas em um lugar só.

Além de permitir a pré-definição de horários para subir seus posts, o Buffer também garante a visualização de estatísticas avançadas das postagens, fornecendo mais um ponto de análise de sua estratégia de mídias sociais.

24. Buzzsumo

Ferramenta de pesquisa e monitoramento de conteúdo online que permite a identificação de temas populares no momento, bem como a localização de influenciadores em mídias sociais diversas.

Essa é uma ótima alternativa para encontrar ideias de conteúdos populares para seu site ou blog.

C

25. Campanha (Facebook)

Reunião de um ou mais anúncios (ou conjuntos de anúncios) pagos no Facebook e todo o processo que envolve a sua publicação, monitoramento e gestão.

26. Canva

Ferramenta online e gratuita de criação gráfica. Ficou popular pela facilidade de uso e layouts pré-prontos com filtros e regulagem de cores, brilho, saturação etc.

Permite a geração de imagens (já configuradas) voltadas para redes sociais diversas, além de abrir a possibilidade de compra de fotos de stock para suas peças.

27. Capa (Facebook)

Capa, ou Cover, é a imagem localizada no topo de um perfil ou página no Facebook. Atualmente asdimensões pedidas são 685 x 450px.

Tamanho de imagens de redes sociais

28. Caption

O termo, que também pode ser traduzido como “legenda”, é utilizado em redes como o Instagram, indicando a descrição que acompanha a postagem de fotos ou vídeos.

É comum que no caption estejam inseridas também as Hashtags para aquela postagem.

29. Chat

Conversação, ou bate-papo, a distância e em tempo real, baseando-se no envio de mensagens textuais.

chatbots e marketing

30. Check-in

Como o próprio nome indica, a função de check-in é utilizada para sinalizar a entrada do usuário em algum local ou cidade diferente da que ele estava. O 4square foi um dos primeiros apps a popularizar o termo nas redes sociais, que hoje é utilizado em larga escala pelo Facebook.

O usuário comum pode selecionar a opção de check-in na tela de status do Facebook e então gerar uma marcação compartilhável com a sua localização atual.

31. Círculos (Google+)

Grupos de pessoas que formam uma rede de conexão no Google+. É possível segmentar esses grupos de maneira personalizada, como família, clientes, amigos etc.

32. Clickbait

O clickbait indica todo tipo de link clicável formulado para atrair o usuário a uma página externa com pouca, ou nenhuma, relação com a expectativa gerada anteriormente.

Um exemplo muito comum inclui as postagens com títulos sensacionalistas que são contrapostos pelo conteúdo. Esse tipo de postagem geralmente é feita com o intuito de gerar visitas ou impressões para um determinado link.

33. Comentário

Esse conceito é utilizado em praticamente todas as redes sociais para indicar uma mensagem, geralmente pública, enviada por um usuário de maneira direcionada a uma postagem qualquer.

34. Comunidade

Termo popularizado no Orkut. Indica um grupo de pessoas com interesses comuns que decidem se juntar online para a troca de informações ou compartilhamento de experiências.

35. Conexão (LinkedIn)

São as pessoas adicionadas à sua rede do LinkedIn. Funciona de maneira semelhante aos “amigos” do Facebook.

36. Conta Privada (Twitter)

Termo utilizado para indicar contas de usuários que optaram por limitar o acesso aos seus Tweets, liberando-os apenas para usuários previamente aceitos em sua rede de contatos.

Contas privadas são indicadas por um pequeno cadeado ao lado do nome do usuário. Essa opção pode ser ativada ou desativada a qualquer momento pelas configurações de conta.

37. Conversão

Ver: Taxa de Conversão.

38. CPC

Custo por clique. Métrica usada para a definição do valor a ser pago, pelo cliente, para cada clique em anúncio patrocinado colocado em seu site.

39. CPM

Custo por Mil Impressões. Expressão usada para definir o valor médio a ser pago para cada mil impressões (aparições) de um banner em um site.

Diferentemente do CPC, essa alternativa não depende dos cliques dos usuários, mas apenas de sua visualização na página.

40. Creative Commons

Organização não governamental sem fins lucrativos responsável pela geração de licenças menos restritivas que o tradicional Copyright, facilitando o modelo colaborativo sem retirar o direito autoral por parte do criador.

41. Crowdfunding

Financiamento coletivo.

Modelo de obtenção de recursos bastante popular hoje em dia, em que usuários (geralmente com o auxílio de plataformas como o Catarse ou Kickstarter) buscam fundos para a realização de seus projetos mediante oferta de recompensas exclusivas.

42. Crowdsourcing

Processo coletivo de obtenção de ideias, ações ou conteúdos, funcionando principalmente por meio de comunidades online em lugar do modelo tradicional de fornecimento.

43. CSM

Ver: Sistema de Gerenciamento de Conteúdo

44. CTR

Taxa de cliques. É uma métrica utilizada para indicar a quantidade de cliques que um conteúdo, ou anúncio, recebeu dividido pelo número de vezes em que ele foi exibido para alguém (seja por visualização em redes sociais, rankeamento orgânico ou e-mail marketing, por exemplo).

45. Curtir (Facebook)

Também conhecido como “like”, o “curtir” é usado quando o usuário gosta ou simpatiza com a postagem marcada. No Facebook é sinalizado por uma mão fechada com o polegar para cima, enquanto que no Instagram o seu símbolo é um coração.

D

46. Delicious

Serviço gratuito usado para a guarda e compartilhamento de links para acesso em qualquer dispositivo. Semelhante à função de “favoritos” da maioria dos browsers.

47. Denunciar como Spam

Função semelhante à de provedores de e-mail, permite que o usuário denuncie ao moderador da rede social qualquer conteúdo que julgue inapropriado ou que possa ser considerado como spam.

Geralmente vem acompanhando da opção de bloquear o responsável pela postagem.

48. Digg

Rede social de notícias que permite que seus usuários votem em seus artigos favoritos, fazendo com que eles apareçam em primeiro para os outros membros da rede e aumentando o alcance daquela informação.

49. Direct (Instagram)

Função similar à de Mensagem Privada, no Facebook, e de Mensagem Direta, Twitter. As mensagens recebidas por Direct, no Instagram, ficam disponíveis em uma tela separada da Timeline e são todas privadas para os usuários envolvidos.

50. Discover (Snapchat)

Funcionalidade exclusiva do Snapchat que separa notícias ou postagens de empresas parceiras para a visualização de qualquer usuário da rede. Boa parte delas leva a páginas externas de blogs ou redes sociais das empresas.

51. Disqus

Sistema gratuito de comentários que podem ser incorporados em blogs ou sites. Muito popular hoje em dia. Inclui também a possibilidade de integração com redes sociais variadas, criando pequenas comunidades dentro do próprio serviço.

52. DM (Twitter)

Direct Messages, ou mensagens diretas, são mensagens particulares enviadas entre usuários do Twitter.Elas ficam localizadas em uma janela separada da timeline e são todas privadas.

E

53. E-book

Livro eletrônico (ou digital). Popularmente utilizado como material rico para captura de leads.

54. E-mail Marketing

Alternativa de marketing que utiliza o e-mail como foco da difusão de mensagens e conteúdos, além de estabelecer o contato de maneira direta com o usuário após a manifestação de seu interesse no negócio.

55. Embed

Função de incorporar, ou embutir, um conteúdo multimídia em áudio ou vídeo ao seu site ou página por meio da inserção de códigos (geralmente em HTML) pré prontos.

56. Emoji

Expressão japonesa para a representação imagética em lugar de palavras, usada em mensagens eletrônicas e em páginas da web. Popularmente conhecido por Smiley (rosto amarelo com um sorriso). Podem ser encontrados em praticamente todos os sistemas operacionais para celular juntamente ao teclado.

57. Emoticon

Representação gráfica textual para substituir palavras ou emoções, a exemplo de 🙂 (sorriso) ou ;-( (tristeza). Em algumas redes sociais (como o Facebook), são automaticamente substituídas por Emoji.

58. Engajamento

Envolvimento ou interação voluntária de um público com determinado conteúdo ou marca. Hoje em dia, é um dos maiores desafios das organizações que buscam a gestão de redes sociais.

F

59. #F4F

Expressão utilizada no Twitter e Instagram para a troca de seguidores nessas redes, garantindo que aquela pessoa que o seguir terá a sua solicitação de de amizade em retorno.

60. Facebook

Rede Social de maior relevância no atual cenário Brasileiro, fundada por Mark Zuckerberg em meados de 2004. Hoje em dia conta com mais de 1.5 bilhões de usuários ativos.

ebook marketing no facebook

61. Facebook Insights

Ferramenta do Facebook para visualização de estatísticas de acesso, alcance dos posts, dados demográficos, cliques, crescimento social das páginas e interação com suas postagens na rede social.

62. Favorito

Pode significar tanto a marcação de uma página pela função do browser, para posterior leitura, quanto a marcação de um tweet (no Twitter) como de interesse pelo usuário.

63. Fan Page

São as famosas páginas no Facebook. Funcionam como perfis, mas dispensam a adição de amigos para permitir a função de “curtir” pelos seus fãs, adotando um tom mais corporativo.

Geralmente criadas para empresas, projetos, causas e figuras públicas.

64. Feed

Formatação de dados nas redes sociais (ou blogs) para o fornecimento de conteúdo de maneira organizada e cronológica.

Pode ser entendido como a Timeline que demonstra as atualizações dos seus contatos em uma rede, ou o RSS de um blog.

65. Filtros (Instagram)

Os filtros são edições pré-programadas disponíveis no Instagram para decoração de fotos e vídeos, incluindo alterações como saturação, contraste, brilho etc.

66. Flickr

Rede social voltada para a postagem e compartilhamento de imagens. Muito utilizada por fotógrafos. Permite a integração com outras redes sociais, além da visualização da imagem em tamanho original.

67. Followers

Seguidores. De maneira geral, são usuários que se inscrevem em sua rede social a fim de receber as suas principais atualizações.

68. FollowFriday, #FF

A Hashtag #FF é utilizada no Twitter por usuários que queiram indicar contas interessantes de seremseguidas. Para isso, é comum (sempre na sexta-feira) colocar o #FF seguido dos usuários precedidos de @.

Como melhorar seus resultados orgânicos no Instagram ebook

69. Formspring

Rede social de perguntas e respostas muito popular no Brasil em meados de 2009 e 2010. Na época, foisubstituída pelo Ask.fm e, hoje em dia, pelo Curious Cat.

70. Foursquare

Rede social voltada a geolocalização que garante a descoberta de lugares e pontos relevantes da cidade de acordo com o seu interesse. Permite o compartilhamento de experiências, avaliação de lugares e a realização de Check-ins em mapas virtuais.

G

71.Geofiltro

Geofiltros são filtros utilizados no Snapchat para ilustrar uma foto ou vídeo de acordo com a localização dousuário, aproveitando-se da função GPS do app.

72.Geotagging

É o processo de marcação de uma foto a partir de sua localização. Algumas redes, como o Instagram, fazem essa ação de maneira automática, sugerindo localidades próximas ao ponto de fotografia com base nas informações do GPS do seu aparelho.

73.GIF

Formato muito popular de arquivo que suporta imagens estáticas ou animadas.

74.Google+

Rede Social do Google que surgiu em 2011 e permite integração com outros serviços da empresa como o Blogger, Youtube etc.

75.Google Trends

Ferramenta do Google que mostra, por meio de gráficos, as principais tendências de busca pela internet. Muito útil na geração de conteúdo relevante e atualizado.

H

76. Hangouts

Serviço do Google para chat e chamada por voz e vídeo. Para smartphone, integra versões SMS e MMS.

77. Hashtag

Ver: #

78. Home

Início. Expressão usada para indicar a página inicial de um site, blog ou rede.

79. Hootsuite

Sistema de gestão de marcas por meio de redes sociais, integrando em plataformas como o Twitter, Facebook, LinkedIn, Tumblr e Google+.

I

80. Impressões

Mesmo que visualizações. Ver: CPM

81. Impulsionar publicação

Funcionalidade no Facebook que permite ampliação da divulgação de um conteúdo específico mediante pagamento. Ver: Post Patrocinado

82.Inbound Marketing

Forma de marketing que visa ganhar o interesse do público de forma não invasiva, apoiando-se em questões de SEO, marketing de conteúdo e estratégias em redes sociais.

83. Inbox (Facebook)

Área que reúne suas mensagens privadas no Facebook, indicado pelo símbolo de um balão de fala.

84. Influenciador

Usuário com grande área de alcance nas redes sociais e capaz de influenciar na decisão de compra ou interação de outros usuários comuns.

85. Instagram

Rede social voltada pra o compartilhamento de fotos e vídeos de maneira instantânea, garantindo área de comentários e integração direta com outras redes sociais.

Voltada principalmente pelo uso mobile, apesar de possuir uma versão de visualização para Desktop.

Baixe o ebook Marketing no Instagram

86. Instagram Stories

Similar ao Stories, do Snapchat, o Instagram Stories permite o compartilhamento ao vivo de imagens com prazo de validade de 24h. Ao contrário das postagens normais do app, as fotos do Stories vão para uma seção separada da sua timeline, disponível para seus seguidores.

Ebook Instagram Stories

87. Instamizer

Serviço de agendamento de postagens do Instagram. Permite a sincronização de múltiplas contas e agendamento das suas postagens de maneira intuitiva.

88. Instant Messaging (IM)

Aplicação que permite a troca instantânea de mensagens de base textual entre duas ou mais pessoas.

L

89.Like

Ver: Curtir

90.Link

Também conhecido como Hyperlink, é uma ligação ou endereço que leva a um conteúdo, documento ou página da web.

91.Link Building

Técnica de Marketing que envolve a aquisição de links de redirecionamento para seu site em websites de relevância, e igual fornecimento de hyperlinks para blogs, páginas ou conteúdos de seus parceiros como forma de retribuição.

92. LinkedIn

Rede social voltada para a formação de contatos profissionais. Permite a construção de um perfil com base na representação de seu currículo, indicando formações acadêmicas, publicações, interesses de mercado etc.

Garante a interação direta entre perfis de empresas e a busca por vagas de emprego.

93. Lista (Twitter)

Alternativa de segmentação de usuários de acordo com interesses, criando timelines alternativas dentro do Twitter.

94. Live Stories (Snapchat)

Reunião de snaps realizada pelo próprio Snapchat em torno de algum assunto em particular. Esse conteúdo é então disponibilizado para todos os usuários da rede de maneira contínua.

Qualquer pessoa pode contribuir com as Live Stories desde que enquadrada dentro dos limites geográficos do evento ativo.

95.Live Streaming

Formato de distribuição instantânea de conteúdo multimídia por meio da internet. Esse modelo não se dá pelo armazenamento de dados no seu computador, mas sim pela transmissão de dados em stream.

É um método muito utilizado para a realização de webinars ao vivo.

M

96.Marketing de Conteúdo

Alternativa de marketing que visa a construção de uma relação de confiança com seu público por meio da criação de conteúdo relevante, atraindo e gerando valor para sua marca.

marketing-de-conteudo-primeiros-passos

97. Mashup

Expressão usada para designar conteúdos que tenham sido criados a partir da aglutinação de vários outros, criando algo completamente novo. Muito semelhante ao conceito de remixagem.

98. Meerkat

Serviço de live-stream integrado com o Twitter que permite a transmissão simultânea de vídeo por meio de smartphones.

99. Meme

Nas redes sociais, memes são imagens, expressões, prints, vídeos, gifs etc. passados de maneira viral entre usuários de maneira contínua.

Alguns exemplos populares incluem imagens da Gretchen, Leonardo Di Caprio com o Oscar ou O Iluminado com legendas humorísticas.

100. Mene

Versão satirizada dos memes. A expressão surgiu no Brasil, e é usada para designar a reapropriação de um meme feita de maneira satírica. Os menes não tem a taxa de viralização de um meme.

101. Menção (Twitter)

Termo utilizado quando o usuário é mencionado na rede por meio de uma @.

102. Messenger

Serviço de chat integrado ao Facebook, servindo como um aplicativo individual para a gestão de envio e recebimento de mensagens entre usuários da rede social.

103. Métricas de Vaidade

Indicadores considerados sem muita validade para o real diagnóstico dos resultados de suas ações de Marketing Digital, além de não servirem para a definição de novas estratégias online.

São assim chamadas, porém, por serem positivas para a “vaidade” do usuário, gerando satisfação pelos valores. Um exemplo é a quantidade de acessos em um link que não especifica o número de usuários reais que visualizaram o conteúdo efetivamente.

104. Microblog

Modelo de publicação reduzida de mensagens, a exemplo do Twitter (140 caracteres) e, em muitos casos, do Tumblr.

105. Mutar (Twitter)

Funcionalidade que permite o silenciamento de usuários no Twitter sem que você precise, necessariamente, deixar de segui-lo. Ele continua dentro da sua rede de amigos, mas suas mensagens não são mais indexadas à linha do tempo.

106. My Space

Rede social fundada em meados de 2003. Inclui um sistema interno de e-mails, fórums, trocas de fotos, mensagens e grupos. Foi muito popular nos Estados Unidos para divulgar artistas e bandas da época.

N

107.Net Promoter Score (NPS)

Métrica utilizada para medir o índice de satisfação e lealdade de um cliente com base na pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria nossa empresa para alguém?”.

Esse valor é fundamental para entender os pontos que precisam de mudança em um serviço.

Customer Success para Agências

108.News Feed (Facebook)

Págna inicial do Facebook após o login na rede social. Inclui todas as atualizações de amigos e páginas seguidas. No Twitter, essa mesma página é conhecida como Timeline.

109.Notificação

Mensagem que avisa de alguma novidade ou atualização em redes sociais. Se um usuário interagir com uma postagem sua no Facebook, por exemplo, você recebe uma notificação na rede ou no celular (caso habilite essa função).

O

110.Ocultar Publicações (Facebook)

Opção no Facebook que pode ser selecionada para postagens (texto, imagem, vídeo etc.) de maneira individualizada a fim de ocultá-la em seu feed de notícias. É possível selecionar a opção de ver menos publicações daquele mesmo tipo no futuro.

111.Orgânico

Expressão utilizada no marketing para indicar um público “voluntário”, ou que tenha chegado ao seu conteúdo por meio de motores de buscas ou indicações não pagas (como ads ou banners rotativos, por exemplo).

O Marketing de Conteúdo visa o aumento do tráfego orgânico de um site, em contraste com o tráfego patrocinado (por meio de anúncios).

Segredos do Tráfego Orgânico

112.Orkut

Rede Social muito popular no Brasil (mais de 30 milhões de usuários) que teve suas atividades encerradas em 2014.

113. Ow.ly

Serviço de encurtamento de URLs semelhante ao Bit.ly, com o diferencial da integração com o Hootsuite que permite

P

114.Pasta (Pinterest)

No Pinterest, pastas indicam coleções de Pins classificados segundo seu próprio critério. É possível seguir uma pasta ou adicionar o seu conteúdo a uma nova coleção.

115.Pay Per Click (PPC)

Modelo de anúncio em que é cobrado por quantidade de cliques em anúncios online tanto em blogs quanto em buscadores. Diferentemente da cobrança por impressão, esse modelo conta apenas com a interação do usuário com o ad.

116.Pay with a Tweet

Termo utilizado quando o acesso a determinado conteúdo pode ser garantido em troca de um tweet,substituindo a cobrança em dinheiro por divulgação online. Essa condição é bastante comum no download de infoprodutos.

117.Periscope

Rede social com foco na transmissão ao vivo de vídeos entre usuários

118.Permalink

Endereço ou link de um post específico, dentro de um blog, que se mantem sem mudanças.

119.Phishing

Tentativa fraudulenta de se obter informações particulares como logins, senhas e informações de cartão de crédito pela tentativa de se replicar layouts de instituições de confiança, principalmente por e-mails.

120.Pin (Pinterest)

Pins são equivalentes aos “favoritos” das redes sociais. No Pinterest um usuário pode “pinnar” qualquerconteúdo online que deseje, colocando-o em pastas virtuais para posterior consulta.

121.Pinterest

Rede social voltada para o compartilhamento de imagens por meio da criação de pastas e itens que podem ser marcados como favoritos pelo usuário. É possível agregar qualquer imagem online e organizá-las em pastas.

Guia Completo do Pinterest

122. Pocket

Alternativa para salvar links, vídeos, textos, ou mesmo conteúdo de outros aplicativos de maneira rápida e online. Tem a opção de compartilhar suas histórias guardadas com seus contatos.

123. Podcast

Tipo de produção em áudio, geralmente seriada, comumente distribuída por de RSS.

124.Post

Publicação. Entradas de textos (podendo ser acompanhada por imagens, áudios, gifs, vídeos etc.) em blogs, sites e redes sociais, geralmente dispostos de maneira cronológica.

125. Post Patrocinado

Posts patrocinados indicam determinados conteúdos que foram pagos por pessoas ou organizações para que tivessem maior alcance em redes como o Facebook, Twitter e Instagram.

Essas postagens costumamaparecer em primeiro nas linhas do tempo e sempre estão indicadas como conteúdo de patrocínio oupromoção.

126. Power Editior

Ferramenta do Facebook para a gestão de anúncios na rede, garantindo maior controle sobre suas campanhas.

Q

127. Quora

Website de perguntas e respostas com modelo base semelhante ao do Yahoo Respostas aqui no Brasil. Tem apresentado crescimento nos últimos anos, principalmente com a comunidade estadunidense.

R

128. Reactions (Facebook)

Similar ao curtir, mas com o diferencial de permitir a reação a posts com expressões diferentes, como “amei” e “triste”, que são contabilizados individualmente.

129. Recomendar (LinkedIn)

Função disponível no LinkedIn que permite a recomendação de determinadas habilidades por parte dos conexões da rede. Essas recomendações são apresentadas na parte inferior do perfil.

130.Reddit

Website social em que usuários têm suas postagens avaliadas positivamente ou negativamente, influenciando no seu aparecimento nas páginas de discussões da rede.

131.Regram

Similar ao Retweet, mas usando no Instagram. Implica na ação de repostar uma fotografia de outro usuário.

132.ROI

Retorno sobre Investimento, em português, é uma métrica bastante utilizada em gestão de redes sociais e indica quanto houve de retorno financeiro após a aquisição de determinado investimento (tanto para ferramentas quanto para infraestrutura).

Em redes sociais, é possível calcular a conversão de leads por anúncio pago em Facebook, por exemplo.

133.ROR

Retorno do Relacionamento. Métrica que indica o valor conquistado após o investimento na relação com o público. Pode ser utilizada como complementar ao ROI, e é fundamental em campanhas com foco na geração de engajamento.

134. Reply (Twitter)

Replies, no Twitter, indicam respostas diretas por meio da menção de um usuário e Tweet anterior.

Ela implica o uso do botão “reply” ou “responder” indicado por uma seta abaixo do tweet de seu interesse, e estabelecerá uma linkagem cronológica da conversa que pode ser exibida na linha do tempo da rede.

135.Retarget

Estratégia de marketing que busca apresentar anúncios de seus produtos (em outros sites ou redes) a pessoas que já visitaram a sua página, segmentando-as em grupos de anúncios específicos.

136.Retweet (RT)

A função de Retweet é semelhante ao compartilhamento automático do Facebook, e indica que um usuário replicou o seu Tweet na própria linha do tempo no Twitter.

137.RSS

Sumário de conteúdos em feed, dispostos de maneira cronológica, pertencente a um blog, site ou página, por exemplo, que apresenta as últimas novidades postadas com um link direto para o original.

É uma maneira de acompanhar as atualizações de sites com alta frequência de postagem.

S

138. SAC 2.0

Serviço de atendimento ao consumidor que utiliza do potencial das redes sociais para um contato mais próximo e adequado às exigências atuais dos usuários, permitindo a sua interação em tempo real.

139. Screenshot

Também conhecido como captura de tela. É a reprodução da imagem da tela do seu computador.

140. Segmentação de Públicos

A segmentação de um público depende da inteligência do consumidor acumulada por um negócio. Ela garante a divisão, de acordo com critérios específicos, dos consumidores de um negócio, permitindo ações (de marketing, atendimento ou vendas) melhor direcionadas para seus interesses.

141. Seguidores (Twitter)

Usuários que acompanham suas postagens pelo Twitter.

142.SEO

Search Engine Optimization engloba uma série de práticas para o aumento da visualização orgânica de uma página ou conteúdo por meio de buscadores como o Google.

Concentra-se na otimização da formatação do conteúdo, uso de palavras chave, além do entendimento das principais regras de rankeamento dos mecanismos de busca.

Guia do SEO 2.0

143. Selfie

Fotografia em autorretrato, geralmente digital. A expressão vem da palavra “self” (eu, própria pessoa) em inglês e entrou no Oxford English Dictionary em 2013.

A palavra é amplamente utilizada em redes sociais como o Instagram e Facebook, incluindo tanto legendas de fotos quanto hashtags.

144. Share

Mesmo que “compartilhar”. É utilizada no Facebook quando um usuário decide replicar determinada postagem em um grupo ou linha do tempo.

145. Skype

Software gratuito da Microsoft que permite o contato entre usuários por meio de chamadas em vídeo, áudio ou texto de maneira instantânea.

146. SlideShare

Plataforma social de compartilhamento online de slides, permitindo também a incorporação desse conteúdo em sites, blogs e redes sociais como o LinkedIn.

147. SMS

Serviço de envio de mensagens primariamente utilizado por celulares. Pode ser incorporado em estratégias de atendimento ao consumidor e em campanhas de marketing com base em textos.

148. Snapchat

Aplicativo social que permite que usuários enviem fotos e vídeos com tempo de expiração de 24h. Essa é uma das redes com maior crescimento de base de usuários nos últimos anos, e já esconde uma imensa variedade de funções no app.

149. Snapcode

QR code escaneável utilizado para a identificação de usuários do Snapchat A leitura desse código garante a adição do user à sua rede de contatos.

150. SoLoMo

Social, local e mobile. Termo utilizado para a indicação de apps e ferramentas que tenham por base noções de geolocalização, social (criação de redes e interações de usuários) e a plataforma mobile, a exemplo do Foursquare.

151. Sorteie.me

Ferramenta utilizada para a realização de sorteios no Facebook. Tem integração direta com a rede e permite a geração de cupons para sorteios de acordo com as interações dos usuários com sua rede.

152. Spam

Termo utilizado para indicar mensagens repetitivas, sem caráter informativo, postadas de maneira repetitiva em redes sociais.

Também indica aqueles e-mails com ofertas que não solicitamos, mas insistem em poluir nossa caixa de entrada.

153.Status (Facebook)

Um status no Facebook indica uma atualização em texto postada na timeline. O campo para preenchimento fica na parte superior da página principal da rede, com a mensagem ‘No que você está pensando?”.

154.Story (Snapchat e Instagram)

Listagem de snaps que duram 24h dentro do Snapchat. Podem ser criadas stories pessoais ou em comunidades pré-determinadas (London Stories é uma delas).

Recentemente o Instagram aderiu essa mesma forma de postagem.

Ebook Instagram Stories

T

155. Tag (verbo)

Indica a marcação do usuário em uma postagem e a criação de um link de retorno para o seu perfil na rede social. Pelo Twitter essa ação é conhecida como Menção (mention).

156.Taxa de cliques

Ver: CTR (Taxa de cliques)

157. Taxa de conversão

Métrica utilizada, principalmente, na medição dos resultados de estratégias e campanhas de marketing, indicando geração de leads, solicitação de orçamentos etc.

Pode ser calculada com base na definição de objetivos (compras em um e-commerce, por exemplo) de acordo com o número de acessos no site ou rede, aproveitando-se de ferramentas como os CTAs de páginas do Facebook ou links em redes sociais para otimizar o resultado.

158.Thread

Nas redes sociais, uma Thread implica no encadeamento de mensagens de forma cronológica, incluindo a postagem original e respostas de usuários.

Um exemplo comum de Thread é a organização de respostas a e-mails, de modo que a conversa seja disposta na ordem de chegada de cada mensagem.

159.Throwback Thursday, #TBT

Expressão popularizada no Instagram e usada por usuários que decidem relembrar fotos antigas (sempre na quinta-feira). Hoje em dia o #TBT também é utilizado no Facebook e Twitter, e pode fazer parte de uma estratégia de marketing em redes sociais de qualquer negócio.

160. Timeline

Linha do tempo, em português, indica a organização cronológica de postagens em redes sociais dispostas para visualização do usuário.

161.Troll

Usuário mal intencionado com o único objetivo de gerar conflitos e controvérsias online. Deu origem à expressão “não alimente o troll”, indicando a necessidade de se evitar esse tipo de usuário e não lhe dar corda para os conflitos iniciados.

162. Tumblr

Plataforma de blogs com postagens intercambiáveis. Permite que o usuário suba texto, imagem, vídeo, gifs animados, áudio, links, citações etc. Diferencia-se das outras plataformas pela comunidade única e flexibilidade de conteúdo e formatação dos blogs.

163. Trending Topics, #TT

Termo popular entre usuários do Twitter. Indica os principais temas falados em um espaço de tempo dentro da rede social. Podem ser visualizados por cidade, país ou de modo global.

164. Tweet (verbo)

Adaptado para o português como “Twittar”, indica a ação de postar uma mensagem de até 140 caracteres pelo Twitter.

165. Tweetdeck

Plataforma de gestão de redes sociais voltada para o Twitter, especificamente. Tem algumas opções como a visualização ao vivo de postagens, filtragem inteligente, além da alternativa de postagem agendada.

166. Twitter

Rede social de microblogging que permite aos usuários a postagem instantânea de mensagens (Tweets) de até 140 caracteres, além de vídeos, imagens, gifs animados, enquetes etc.

Muito buscada pela velocidade com que as informações correm dentro da rede social.

Marketing no Twitter

167. Twitpic

Serviço complementar ao Twitter muito usado antes da implementação da função de upload de gifs e fotos. Funcionava como um depósito de imagens com integração direta com o Twitter, incluindo número de visualizações e área para comentários desvinculado dos “replies” da rede.

U

168. UGC – User Generated Content

Refere-se a qualquer tipo de conteúdo gerado de forma espontânea e, geralmente, sem interesses financeiros, pelo consumidor final, a exemplo de fanarts, paródias, resenhas, wikis etc.

Pode ser usado como termômetro para o nível de engajamento do público de um negócio.

169. Unfollow (Twitter)

Também conhecido como “Deixar de seguir”, é o ato de se desligar de algum usuário no Twitter, deixando de receber suas atualizações na sua Linha do Tempo.

170.URL

Endereço virtual de rede que pode tanto estar na internet, quanto na intranet. Popularmente entendido como link ou endereço de alguma página online.

V

171. Vine

O termo Vine pode tanto indicar a rede social especializada no compartilhamento de vídeos curtos (e comprada pelo Twitter em 2012), quanto pode indicar esses mesmos vídeos subidos na rede.

172. Viral

Termo utilizado para designar qualquer texto, imagem ou conteúdo que se espalhe com alta velocidade pela internet (geralmente pelo elevado índice de compartilhamento), gerando aumento exponencial de visitação quando comparado com as taxas normais de acesso do negócio.

173. Visualização

A visualização de uma postagem é contabilizada assim que o usuário tem acesso, em sua tela, ao conteúdo. Ele pode passar por ela ou interagir. Em ambos os casos, a visualização é registrada.

174. Vlog

Junção das palavras Vídeo + Blog.

175. Vlogger

Vlogger, também conhecido como Vlogueiro ou Youtuber (quando hospedado na plataforma) é o indivíduo responsável pela produção de conteúdo em vídeo (Vlogs) nas redes.

W

176. Webinar

Um tipo de conferência online de mão única, geralmente no formato de palestras ao vivo, que permite comunicação via chat com os espectadores.

Agora que você já domina os principais termos do universo das redes sociais, é hora de voltar à internet com novos olhos.

Não deixe de continuar acompanhando nossas postagens, e esteja sempre atento às constantes transformações que o mundo do social media nos traz.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.