Otimização de landing pages: conheça os erros mais perigosos e como resolver esses problemas

Otimização de landing pages: conheça os erros mais perigosos e como resolver esses problemas

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Sabemos que uma landing page bem estruturada não garante somente uma boa conversão para o seu site, mas também faz com que o usuário passe a buscar seus produtos com uma maior frequência, já que se torna convencido de que os serviços valem a pena e são de boa qualidade.

Diferentes estratégias podem ser testadas e utilizadas, mas no meio dessa experiência alguns erros podem ocorrer, fazendo com que o cliente tenha dificuldades para chegar ao seu objetivo e acabe por perder o interesse no produto ou serviço que está sendo ofertado.

Uma página com pouco ou muito conteúdo, sem definição específica dos itens disponíveis e de difícil compreensão pode gerar um efeito contrário do esperado para um página de entrada, que tem como objetivo principal atrair o cliente para o seu site e convencê-lo de que precisa dos benefícios dos seus produtos.

Pensando nisso, listamos alguns dos erros mais perigosos que podem acontecer na hora de otimizar sua landing page e também trazemos dicas de como resolvê-los a fim de evitar problemas maiores.

Confira!

Poucos testes

Não existe receita: uma landing page precisa de vários testes para que atenda o mínimo das expectativas.

Mas que tipo de testes são esses?

Diferentes configurações, disposição de imagens e/ou vídeos, tipo de CTA, localização e tamanho de títulos e textos descritivos, ou seja: todos os recursos necessários para a otimização de uma landing page precisam ser testados.

Cada caso é diferente: o que funciona para a empresa do seu amigo pode não funcionar para você, por isso persista nos testes.

Landing page confusa

Quando um usuário acessa seu site, ele deve saber exatamente o que fazer para ter acesso ao produto que deseja, além de poder visualizar os objetivos e benefícios com clareza.

Os recursos da página devem oferecer total apoio ao que o cliente procura, por isso a landing page deve dispor de um título atrativo, descrições dos conteúdos com alguns detalhes e informações sobre os benefícios.

Cuidado para não encher de conteúdos vagos e óbvios, dando a impressão de página má organizada.

O link não leva ao destino buscado

Cuidado para que os links do seu site sejam fiéis ao produto que indicam, já que em muitas situações vemos endereços que levam à apresentação de mais de um produto ou de itens diferentes, o que pode acabar confundindo o cliente que acaba por desistir de procurar o que realmente precisa.

Também, sempre que possível, identifique os links com o mesmo nome do produto.

Não dar atenção às primeiras visitas

Quando visita seu site pela primeira vez, o usuário precisa ser convencido rapidamente de que o seu produto vale a pena.

Para isso, ofereça alguns bônus através de serviços gratuitos contendo dicas, conselhos de especialistas da área e uma lista para sanar dúvidas.

Dessa forma, o visitante se sente mais a vontade para buscar informações específicas ali mesmo.

Falta de agradecimento ao cliente

Muitos cometem o erro de investir em uma boa chamada e propaganda ao cliente, mas depois não oferecem nenhuma forma de agradecimento pelo seu cadastro no site.

Deixar de dar algum retorno ao usuário não permite que ele se sinta próximo dos benefícios ofertados.

O ideal é que, após realizado o cadastro, o cliente seja direcionado à uma página específica que contenha o agradecimento.

Juntamente ainda pode deixar alguma frase bem intencionada, como o desejo de que se aproveite bem o produto.

Como construir defensores para sua marca

Ausência de depoimentos

Depoimentos e opiniões de usuários anteriores são imprescindíveis para a referência positiva do seu site.

Procure destacá-los em algum espaço da página, para que o visitante sinta que o serviço ofertado é sério e possui credibilidade.

É legal porque você pode selecionar os comentários de maior importância ou até realizar a alternâcia dos mesmos, demonstrando que o produto está sendo constantemente procurado.

Dificuldade de acesso em dispositivos distintos

Sabemos que nos dias atuais dificilmente as pessoas trabalham com um só tipo de dispositivo.

Uma gama de opções em aparelhos celulares, tablets e smartphones fez com que as plataformas digitais tivessem que se adequar a tantos formatos.

Se sua landing page não permite o acesso por dispositivos móveis diferenciados saiba que está perdendo muitas oportunidades de acesso e conversão, portanto atualize-se!

Falta de imagem

A utilização de recursos visuais adequados na sua landing page pode ser muito benéfica.

Claro, não se pode simplesmente escolher qualquer imagem, já que a percepção do visitante pode ser facilmente influenciada, tanto por imagens boas quanto ruins.

Se a imagem for muito neutra dificilmente vai trasmitir algo para o cliente.

Fica aqui novamente a importância dos testes para descobrir qual recurso melhor se aplica ao seu caso; no entanto, uma dica já dada por especialistas do marketing digital indica que imagens de fundo que demonstrem sensação de liberdade são positivas e em geral geram uma maior conversão, como, por exemplo, uma foto de praia.

Ausência de um CTA de influência

O CTA da sua página é fraco ou chega a ser entediante?

Se for uma chamada muito simples, o visitante não se sentirá suficientemente a vontade para seguir adiante, já que não terá um diálogo estabelecido com a página.

As pessoas precisam sentir que estão recebendo as respostas para os seus interesses.

Se a chamada for convidativa, o cliente se sente seguro em continuar, e por isso o CTA precisa ser de grande influência.

Atente para sua disposição e configuração na página: precisa estar em evidência, com cores atrativas e representado por botões grandes e de fácil visualização.

Seu formulário não vai direto ao ponto

Cuidado com perguntas desnecessárias e exageradas no seu formulário.

Lembre que você não precisa saber o nome, sobrenome e outras informações pessoais do cliente, já que a landing page está ali com o pincipal objetivo de capturar leads para o seu site, e não uma lista de dados infinita.

Dependendo da pessoa, pode até achar grosseiro o fato de um site exigir tantas respostas.

A informação mais necessária no momento em que o usuário acessa sua página é preencher o e-mail, porque lhe permite entrar em contato com seus clientes posteriormente, utilizando-se de serviços de e-mail que possibilitam o envio de mensagens em massa para todos os interessados que fizeram o cadastro.

Fica claro então que, tendo uma boa dose de empenho e paciência, é possível evitar erros passados e visualizar os resultados da otimização de suas landing pages.

O importante é não perder a vontade de testar diferentes recursos e possibilidades, afinal, nem tudo vem pronto e toda experiência é aprendizado para o crescimento.

Lembre-se que a persistência é e sempre será item fundamental para o alcance de seus objetivos.

Se você ainda tem alguma dúvida, confira nosso vídeo sobre como fazer landing pages que convertem. Confira também nosso kit gratuito de landing pages para melhoras suas conversões.

Quer aprender também tudo sobre SEO? Confira nosso guia completo sobre o assunto!

Guia do SEO 2.0

 

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.