Como eu invisto no treinamento do Time de Marketing da Rock Content

Veja como o CMO da Rock Content Diego Gomes investiu no treinamento do Time de Marketing, tornando-a uma das equipes mais qualificadas do Brasil

treinamento do time de marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Acredito que o meu motivo para investir em treinamento para minha equipe de marketing seja o mesmo que o seu.

Encontrar profissionais que estejam preparados para o mercado atual é uma dificuldade, não é mesmo?

Aqui na Rock Content, esse é um dos nossos maiores obstáculos. Quando você fala em uma empresa que começou com 3 pessoas em uma salinha e hoje conta com quase 200 funcionários, contratar é um assunto que já erramos e acertamos muito.

Meu maior aprendizado foi trazer pessoas que tenham atitude para meu time. Considero  sim a habilidade do candidato, mas levo muito mais em conta a vontade de aprender e evoluir que ele tem.

Nesse post você vai entender exatamente porque eu valorizo muito mais a experiência obtida através do treinamento  do que contratar pessoas já qualificadas.

Mas por que eu invisto em treinar a minha equipe e não em contratar profissionais prontos?

Porque não existem tantas pessoas prontas quanto a gente gostaria no mundo do marketing digital!!!

O que usamos na prática como profissionais de marketing é um bem diferente do que é ensinado dentro das salas de aulas. A faculdade não prepara os profissionais de marketing para o mundo digital e ter uma equipe qualificada acaba sendo um desafio.

Fica claro ao olhar a grade curricular de um curso de Marketing ou Publicidade da maioria das universidades. Os conceitos de Marketing Digital, Marketing de Conteúdo, SEO ou Email Marketing não são passados aos alunos e acaba sendo obrigatório partir da pessoa a vontade de aprender esses temas. No Brasil, hoje, muitos alunos formam em marketing sem saber o que é growth hacking, Google Adwords, etc. É sério.

Contratando funcionários que têm apetite para aprender, consigo preencher um pouco o espaço que o ensino formal deixa. É fundamental que os integrantes do meu time tenham uma vontade e atitude de ir atrás de conhecimento, até pelo motivo de estarmos falando de um mercado em que as mudanças são diárias.

A diferença entre a universidade e o mercado de trabalho

Vivemos em uma época em que a quantidade de conteúdo para desenvolver novos aprendizados é enorme. A velocidade das mudanças nas tecnologias de informação é mais rápida que as universidades, e o que os alunos aprendem extrassala é mais atual do que é ensinado.

De acordo com a IBM, nos últimos dois anos foram geradas mais informações do que em toda a história da humanidade. Uma velocidade de acesso ao conteúdo que é muito mais rápida do que é passado dentro das salas de aula.

Quando falamos do comportamento das novas gerações, temos que analisar também como elas se envolvem com o conhecimento. A forma como elas vão atrás da informação vai contrária à ideia das universidades e do ensino tradicional, que ainda atua em um modelo bem distinto de como os alunos aprendem.

Mas como tornar meus funcionários especialistas em marketing digital, então?

Aprendendo com especialistas!

Eu tinha a solução em casa e aproveitei disso. Incentivei a troca de conhecimento entre a minha equipe e, para os novos integrantes, a gente passava o que a já tínhamos aprendido.

Na verdade, eu apenas oficializei um ciclo e troca que já existia.

Lembra o instinto de tomar atitudes que eu falei que procuro nas contratações que faço aqui? Essa atitude também reflete na vontade de ensinar. Sempre tivemos na Rock um ambiente de muito aprendizado e ensinamento, o que facilitou para começar treinamentos internos.

O resultado disso foi fantástico, já que quem ensina também aprende.

A resposta que tive foi deixar os profissionais prontos para o mercado muito mais rápido que quando eles devem procurar sozinhos por conhecimento. Nós sempre contratamos ótimas pessoas, mas que chegavam inexperientes. Investir no treinamento fez com que elas entrassem em sintonia com a equipe e a empresa, em um tempo mais curto.

Já os profissionais que já faziam parte da equipe e tinham uma experiência no assunto, conseguiam se tornar especialistas em marketing digital, ganhando um conhecimento muito maior. O que trouxe uma eficiência e produtividade significativa para o trabalho deles.

Transformação dos treinamentos em vídeos

Percebemos que seria interessante capacitar não apenas o time de marketing, mas toda a equipe da Rock Content. Resolvemos então, gravar os treinamentos e disponibilizar para todos os funcionários.

Dessa vez conseguimos ter uma outra resposta que ainda não tinha sido reparada. Treinando os funcionários conseguimos diminuir a rotatividade na empresa, o que ia na contramão do mercado brasileiro, que de acordo com o levantamento feito pela Exame em 2014, tinha na época um turnover duas vezes maior que a média mundial, chegando a incríveis 82% das empresas.

Foi uma forma que encontramos de alinhar o crescimento pessoal dos funcionários e o da empresa, já que isso sempre foi uma preocupação nossa.

Os vídeos também ajudaram a deixar os treinamentos ainda mais ágeis e produtivos. A partir do momento que você libera o acesso para cada um aprender no seu ritmo e no momento que mais se sente à vontade, você também melhora a qualidade do aprendizado.

Se formos olhar novamente para a atual geração que ingressa no mercado de trabalho (a Rock Content é uma empresa formada basicamente por jovens, a média de idade por aqui é de 26 anos), conseguimos enxergar que a forma que eles lidam com o emprego é diferente do modelo tradicional.

Segundo uma pesquisa realizada pela Delloite nos Estados Unidos, dois a cada três jovens empregados têm um desejo de sair de onde estão até o ano de 2020.

Isso é bem relevante quando vamos falar sobre a rotatividade da equipe. Todos nós nos preocupamos com a saída daquele funcionário que nos custou algumas horas de treinamento, que já tem um conhecimento sobre a empresa e que sua partida vai resultar negativamente na produtividade do time.

Criação das duas primeiras certificações

Nessa época de abertura do treinamento para toda a empresa, decidimos criar as duas certificações gratuitas que temos hoje em dia.

A primeira, de Marketing de Conteúdo, é apresentada pelo meu sócio e especialista no assunto, Vitor Peçanha. O curso ensina tudo sobre marketing de conteúdo. Desde o significado até as métricas a serem acompanhadas, passando pelo planejamento, canais de conteúdo, automação e ferramentas.

Hoje ela é uma das exigências para os candidatos a uma vaga aqui na Rock e virou também referência para outras empresas, que enxergaram um valor em já receber currículos de candidatos qualificados em marketing.

Para nossa comunidade de redatores freelancers, a condição para se cadastrar na nossa base faz referência a outra certificação gratuita que criamos na época dos primeiros treinamentos. A Certificação de Produção de Conteúdo para Web, ensinado também por uma especialista no assunto, a Luiza Drubscky.

Os temas abordados são técnicas específicas de copywriting, escaneabilidade e criação de conteúdos de qualidade. Tudo para você deixar sua produção de conteúdo muito mais eficiente.

Abertura para o mundo

Percebemos que escalar o nosso modelo de treinamento era não só viável, como uma ótima oportunidade de ajudar empresas que poderiam passar pela mesma dificuldade que nós passamos.

Estávamos com o ouro em nossas mãos e tínhamos que levar esse projeto mais adiante. Foi quando resolvemos disponibilizar os treinamentos para pessoas de fora da Rock. Isso tinha tudo a ver com a nossa cultura, ensinar.

Atualmente, com esses cursos abertos ao público, já certificamos mais de 10.000 pessoas.

Surgimento da Rock University

No final do ano passado, identificamos que tínhamos mais oportunidades que ainda não estavam sendo aproveitadas.

A demanda por bons conteúdos sobre marketing digital ainda existia, as pessoas ainda chegavam despreparadas nas empresas e o resultado que a gente vinha tendo internamente era muito bom.

Foi quando resolvemos reunir diversos outros assuntos de marketing em um só lugar e criamos a Rock University. A plataforma procura reunir os assuntos mais importantes no Marketing Digital, ensinado por pessoas que vivem ele no dia a dia.

Veja só quais são as certificações ofertadas na Universidade:

Search Engine Optimization

Um curso para aprender de vez a criar uma estratégia de SEO que gera resultados. Alguns temas abordados são:

  • Conceitos essenciais da otimização de busca;
  • Tudo que você precisa saber para realizar uma boa pesquisa de palavra-chave;
  • Fatores On Page e Off Page que vão levar sua página para as primeiras posições do Google;
  • Principais métricas e ferramentas que os especialistas usam.

Inside Sales

Ele apresenta o mesmo processo de vendas que usamos aqui na Rock Content, desde a etapa de qualificação à criação de uma proposta eficaz. Passando também por:

  • Conceito desse processo moderno de vendas, para você ficar por dentro de tudo do Inside Sales;
  • A melhor e mais eficiente forma de conectar com uma lead;
  • Uma lição completa sobre como deve ser feita a conversa e qualificação de um possível cliente;
  • E para fechar seu processo do melhor jeito, aprenda a negociar e customizar sua proposta.

Gestão de Mídias Sociais

As redes sociais são os lugares onde a maioria das empresas estão, compreender como realizar um bom marketing nessas plataformas chega a ser fundamental. Um dos assuntos que acreditamos ser importante para seu aprendizado são:

  • Escolhendo o melhor canal para se comunicar com seu público;
  • Quais assuntos abordar para se tornar um influenciador no seu nicho;
  • Como criar posts perfeitos para cada tipo de rede social;
  • Quais métricas acompanhar e quais ferramentas usar para deixar sua estratégia ainda mais eficiente.

Email Marketing

Para bons resultados em vendas, além da geração de leads, é necessário também aprender a nutrir seu futuros clientes. Entregar leads qualificadas para o time de vendas aumenta a possibilidade de sucesso. Nessa certificação conseguimos abordar temas como:

  • Construindo uma estratégia de email marketing completa;
  • Qual a hora certa, e para quem mandar seus emails;
  • Tudo sobre fluxos de nutrição matadores;
  • Como acompanhar seus resultados, aprender e melhorar com eles.

Branding & Buzz

As melhores estratégias para gerar um crescimento exponencial hoje em dia são através de uma boa imagem e de pessoas que falam bem sobre sua empresa, concorda? É para isso que essa certificação foi criada. As questões abordadas são:

  • O que é e qual a importância do Branding e Buzz Marketing;
  • O que fazer para as pessoas indicarem sua empresa;
  • Como estruturar uma estratégia sobre o assunto;
  • Como criar uma identidade visual consistente e que passe emoção.

Blogs Corporativos

Entenda tudo sobre a ferramenta mais adotada em uma estratégia de Marketing de Conteúdo. Aprenda como ter um blog com conteúdos incríveis e que vão te deixar um passo à frente da concorrência. Os principais tópicos para alcançar o resultado são:

  • Como criar um blog começando do zero;
  • Definição de KPIs, personas e conhecimento do Funil de Vendas;
  • Uma produção de conteúdo completa e vencedora;
  • Como configurar seu blog para as primeiras posições do Google através das melhores técnicas de SEO.

São conteúdos atuais, diversos e focados em todos os profissionais da área de marketing, seja um estagiário iniciando sua carreira ou um analista procurando atualização e especialização.

Então, por que você deve investir em treinamento para sua equipe?

Porque os resultados são incríveis!

Qualificar a sua equipe e contribuir para o crescimento pessoal de cada um resulta positivamente na sua empresa. Você vai conseguir ter ótimas respostas em assuntos que nem imagina.

Os treinamentos normalmente trazem conteúdos muito mais atuais que as instituições de ensino. Sem falar que a atualização dos temas acontecem em um período muito menor do que nas faculdades e universidades.

Se você se preocupa também com o treinamento da sua equipe de marketing, com certeza deve dar uma olhada na Rock University. Acredite, eu sempre procurei por isso e se tivesse isso desde o começo da empresa, o crescimento, sem dúvida, teria sido ainda mais rápido.

Abraços e até a próxima!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Diego Gomes Rock author vector
CEO e co-fundador da Rock Content

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.