Quais os benefícios do contrato de fee mensal?

Além de definir faturamentos fixos, o contrato de Fee Mensal possui diversos benefícios. No artigo de hoje você confere algumas das vantagens de adotar esse tipo de contrato!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Método de remuneração frequentemente adotado por agências criativas, o Fee Mensal é a mensalidade definida entre cliente e agência que propicia a prestação de serviços por um período pré-determinado.

Já falamos em outros posts aqui no blog sobre como elaborar uma boa proposta de Fee Mensal, também mostramos a melhor forma de definir o seu valor. O que ainda não ressaltamos, é que, esse pacote de serviços oferece diversos benefícios para a sua agência.

No artigo de hoje vamos elencar alguns bons motivos para que sua agência considere essa forma de remuneração como uma maneira eficaz de gerar produtividade para a rotina de sua equipe e, de quebra, inserir previsibilidade no setor financeiro da sua agência. Está preparado pra conferir os benefícios do fee mensal?

Sua agência conhece a fundo as necessidades do cliente?

Aqui no blog sempre enfatizamos o quão importante é manter uma relação saudável com os clientes. E no contrato do fee essa relação se mostra ainda mais estreita.

Isso porque, graças ao tempo disponibilizado para o cliente em questão, a agência consegue entender a fundo as suas necessidades, objetivos e demais questões fundamentais para que os resultados entregues estejam em perfeita sintonia com o que foi pedido. 

Tal situação não se restringe apenas à qualidade dos serviços, mas também a forma com a qual eles são elaborados por sua equipe, já que ela estará ciente de todas as minúcias e particularidades atribuídas a este cliente, o que faz com que etapas desnecessárias sejam descartadas do processo de execução das tarefas. Desta forma, sua equipe conseguirá focar em atividades que sejam realmente prioritárias para aquele cliente.

Por exemplo, ao investir em um contrato de fee mensal, os constantes orçamentos com o departamento de criação podem ser eliminados de sua rotina produtiva, uma vez que, seus criativos já dominam de olhos fechados todas as particularidades referentes ao cliente em questão.

O resultado desta soma de fatores não pode ser mais vantajoso: o cliente estará seguro que você estará disponível para atendê-lo, com resultados que se alinham às suas expectativas e, por fim, sua equipe conseguirá trabalhar de forma mais assertiva, focando no que é realmente necessário. 

Garantia de um faturamento fixo

Se o cenário econômico nem sempre é favorável para obter os lucros projetados por você, não se preocupe. Há medidas que suprem tais necessidades de forma satisfatória.

Nesse caso, é bem provável que sua agência dependa de inúmeros fatores para que, ao final de determinado período, se depare com saldos positivos, certo? Nesse caso, o contrato acrescenta um lucro garantido diante dos serviços prestados mensalmente para um cliente.

Apesar de se mostrar uma poderosa opção quando o assunto é gerar maior lucratividade para a sua agência, existem ferramentas que objetivam potencializar esse efeito. 

Quer ver um exemplo? Em virtude do grande número de demandas, é comum que um cliente com alto potencial de faturamento, não propiciem, na prática, uma boa margem de lucro para a agência. 

Diante disso, uma maneira inteligente de avaliar se tal cliente está gerando, de fato, lucratividade para a agência, é utilizando o Timesheet e relacionando esses dados (custo/valor hora e horas trabalhadas nos projetos do cliente mais os demais custos para a produção do projeto) com o valor pago pelo cliente.

Isso porque, tal ferramenta proporciona o cálculo preciso das margens de lucratividade e qual é a participação de cada cliente sob o total do faturamento da agência, oferecendo o amparo necessário para que sua agência colha bons frutos ao final de tanto esforço. (Veja também: O que todo publicitário deve saber sobre Gestão Financeira?).

Agilidade e pontualidade na entrega de resultados

Uma das principais dificuldades das agências criativas que recebem demandas de diferentes tipos de clientes, com necessidades e objetivos diferentes é atendê-los dentro do prazo. 

Sua agência costuma estourar o prazo de seus clientes?

Se sua resposta for positiva, isso pode representar inúmeros fatores: Pode ser um sinal de que as agências não estão otimizando o seu fluxo de trabalho de forma eficaz, ou mesmo não utilizam a capacidade produtiva de sua equipe de maneira eficiente.

Enfim, é preciso avaliar o porquê isso acontece, mas, sobretudo, implementar medidas para evitar que o cliente não receba o job fora do prazo estipulado. (Veja também: Controle de Jobs: Como Efetuar?)

Nesse sentido, o contrato Fee Mensal pode ser uma alternativa simples e eficaz a esta realidade tão comum às agências, principalmente para as digitais que buscam constantemente formas de manter suas agências rentáveis. (Veja como precificar jobs digitais)

Isso porque, se a equipe responsável pelo cliente em questão possui pleno conhecimento de seu perfil, o tempo para a execução das campanhas será menor, o que, inevitavelmente, ocasiona em resultados mais ágeis e pontuais diminuindo as possíveis refações e reduzindo o tempo de produção. (Saiba como não perder o Deadline dos jobs)

Melhor gerenciamento de caixa e aplicação de recursos

Um gerenciamento financeiro eficiente é, sem dúvidas, a chave para que toda a agência consiga se manter organizada e avaliar se os processos desempenhados estão, de fato, gerando resultados. 

Diante disso, nunca é demais dispor de estratégias eficientes para um bom gerenciamento de todos os processos financeiros que se desenrolam na sua agência. 

Além de possibilitar um faturamento positivo ao final de um período, a garantia de receber um valor fixo mensal propicia um melhor gerenciamento de seu caixa, além de facilitar a forma com a qual sua agência aplica seus recursos.

Com um controle tão minucioso de cada passo dado por seu financeiro, fica fácil se concentrar em estratégias realmente importantes para a saúde de sua agência, tais como as de médio e longo prazo.

Tratando-se propriamente das estratégias relacionadas ao seu cliente, ao incluir valores extras para a elaboração de campanhas, como a veiculação de anúncios, por exemplo, a estratégia de seu cliente não será impactada, uma vez que tais custos poderão ser divididos em parcelas.

Bom, depois de todas as vantagens listadas acima fica fácil entender o porquê o tal do Fee Mensal, certo?

Não é preciso ir muito longe para entender como essa forma de remuneração se encaixa em sua agência e os benefícios são vistos desde a elaboração das tarefas até nos resultados de faturamento da sua agência.

Mas, implementar essa forma de precificação não é sinônimo de lucratividade. Para ter certeza de que seu lucro virá de forma positiva, precifique da melhor forma possível. Se precisar de uma base para começar, acesse agora nossa calculadora gratuita de precificação!

Usar gratuitamente a Calculadora de Precificação Online

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.