Conheça os 4 Cs do marketing e saiba como utilizar o conceito a seu favor

Você já deve estar familiarizados aos 4 Ps do Marketing, conheça então os 4 Cs do Marketing e entenda porque eles são fundamentais!

4 cs do marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O marketing é uma disciplina em constante desenvolvimento. E, como tal, é suscetível a mudanças: os paradigmas evoluem e as perspectivas tomam rumos diversos.

Um desses paradigmas pode ser evidenciado pelo método dos 4 Cs do marketing, desenvolvido por Robert Lauterborn nos anos 1990 como um aperfeiçoamento da estratégia dos 4 Ps de McCarthy.

A característica mais marcante dos 4 Cs do marketing é o fato de ele considerar o consumidor. Isto é, se antes os 4 Ps diziam muito sobre o produto e focavam pouco no cliente, os 4 Cs do marketing surgiram para inverter esse processo.

Conheça, neste post, quais são os 4 Cs do marketing e de que forma você pode utilizar esse método para incrementar a sua estratégia de marketing:

Tenha este material sempre com você!

Disponibilizamos este post para download em PDF para que você possa consultar sempre e enviar para o seu time.

O marketing dos 4 Ps

Antes de conhecer os 4 Cs do marketing, é importante definir a estratégia dos 4 Ps do Marketing. Essa foi uma teoria desenvolvida por Jerome McCarthy e bastante divulgada pelo professor e autor de livros Philip Kotler.

Os 4 Ps dizem respeito aos 4 pilares que sustentam uma estratégia de marketing de uma empresa. São eles:

  • Produto: refere-se a uma série de aspectos relacionados ao estudo e ao desenvolvimento de um produto ou de um serviço;
  • Preço: abrange todas as escolhas operacionais do preço em função dos objetivos estratégicos;
  • Praça: inerente às escolhas dos canais de distribuição indicados nas estratégias de marketing;
  • Promoção: refere-se às atividades de promoção, incluindo publicidade, anúncios patrocinados, marketing direto, merchandising etc.
Você também pode se interessar por este outro conteúdo:
Marketing Digital: o que é, estratégias e TUDO sobre marketing online

O conceito dos 4 Cs do marketing

Visando uma estratégia que fosse orientada ao cliente, em 1993 Robert Lauterborn propôs um novo conceito dos 4 Cs do marketing para integrá-los ao tradicional método dos 4 Ps.

A diferença é baseada, precisamente, na abordagem sobre o consumidor: no modelo dos 4 Ps do marketing, o enfoque central é sempre o do produto. Enquanto no modelo dos 4 Cs do marketing, a atenção é voltada para o consumidor.

O plano de marketing é, portanto, sob essa perspectiva, concebido de maneira diferente em relação ao passado, com o foco do planejamento direcionado ao cliente.

Para entender melhor, vamos conhecer quais são os 4 Cs do marketing:

1. Cliente

O 1º C desse método diz respeito às necessidades e aos desejos dos consumidores. O C de cliente substitui o P de produto no antigo método. Em vez de focar no produto em si, o C de cliente foca no preenchimento de alguma lacuna na vida do consumidor.

Essa estratégia de marketing é importante para negócios que estejam interessados em procurar uma compreensão mais profunda dos seus clientes. Uma vez que você compreenda o seu consumidor, torna-se muito mais fácil criar um produto que trará benefícios para ele.

O cliente é quem toma a decisão de compra, sem ser forçado a isso. Isso é o recurso mais valioso de qualquer estratégia de marketing.

Em outras palavras, investir na experiência do cliente é a melhor forma de impulsionar as vendas e aumentar os lucros de uma empresa. É o conceito moderno de ganha-ganha, pois o consumidor deixou de ser um receptor passivo para se tornar o principal ativo no negócio.

O guia para geração de Personas

2. Custo

O 2º C dos 4 Cs do marketing é o custo. Não confunda o custo do seu produto com o preço, que é o P substituído por ele. O preço é apenas um pequeno segmento do custo global de compra de um produto para um consumidor.

É importante determinar o custo global — e não o preço — do seu produto para o cliente. O custo não somente inclui o preço do item, como também pode incluir fatores como o tempo que leva para o cliente chegar ao local para comprar o produto.

O custo também pode incluir os benefícios do produto para o consumidor ou a falta deles.

3. Conveniência

O 3º C é a conveniência, a qual é comparada ao P de praça na estratégia dos 4 Ps. No entanto, eles são elementos muito distintos.

Praça se refere simplesmente ao local onde o produto é vendido. Já a conveniência é uma abordagem muito mais orientada ao cliente nessa estratégia de marketing.

Depois de analisar os hábitos do cliente, você deve ser capaz de saber se eles compram on-line ou em lojas físicas, assim como o que estão dispostos a fazer para comprar o seu produto.

O custo global do produto determinará, em parte, a sua conveniência para o público-alvo. O objetivo é tornar o produto simples o suficiente e com custo-benefício para que o cliente consiga comprá-lo sem dificuldades.

4. Comunicação

O 4º e último C é a comunicação, que vem substituir o conceito da promoção na estratégia dos 4 Ps, embora sejam muito diferentes. A comunicação é a chave do marketing de qualquer negócio nos dias de hoje. Sem ela, os 4 Cs do marketing não teriam nenhuma eficácia.

A promoção de um produto é usada para influenciar ou persuadir os consumidores a fim de fazê-los comprar um produto. A promoção pode ser, muitas vezes, manipulativa e ineficaz.

No entanto, a comunicação é, novamente, uma abordagem orientada ao cliente para a tarefa de venda de produtos. A comunicação exige interação entre o comprador e o vendedor. Esta estratégia de marketing pode facilmente ser implementada pelas redes sociais, por exemplo.

Realizar o marketing de um produto nas suas redes sociais ou mesmo incluir links nos seus perfis pode ser muito benéfico para os clientes. Isso permite que eles interajam com a sua marca num nível mais pessoal e, eventualmente, sejam induzidos à fidelidade da marca.

Os 4 Cs do marketing podem ser muito vantajosos para qualquer estratégia de marketing. Afinal, essa estratégia obriga os profissionais de marketing a compreenderem de fato a sua audiência antes mesmo de desenvolverem um produto.

Os 4 Cs do marketing exigem comunicação durante todo o processo, do início ao fim, e começa com a compreensão dos anseios do consumidor em relação ao produto.

Quando utilizar os 4 Cs do marketing, é importante sempre se lembrar de pensar no consumidor em 1º lugar e manter uma comunicação eficaz com ele por todo o processo.

E já que estamos falando de estratégias de marketing, vale a pena entender o conceito de marketing de conteúdo, uma das táticas mais eficientes do marketing moderno.

Descubra tudo sobre o assunto com nosso ebook de Primeiros Passos no Marketing de Conteúdo.

Baixe o ebook marketing de conteúdo: primeiros passos
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.