Conheça 5 ferramentas da gestão da qualidade para sua agência

A gestão da qualidade afeta aspectos cruciais da agência. Você já conhece essas ferramentas? Leia agora!

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Realizar uma gestão eficiente em uma agência significa, dentre outras coisas, entender a importância em executar adequadamente e buscar sempre aprimorar os processos que movimentam a empresa. Para isso, é fundamental poder contar com as melhores ferramentas disponíveis da gestão da qualidade.

A gestão da qualidade é constituída por métodos cujos propósitos são assegurar que os procedimentos sejam cumpridos com eficácia e apresentem melhorias periodicamente para se conseguir adquirir competitividade, reduzir prejuízos e se preparar para eventualidades futuras que possam interferir no crescimento da agência.

Pensando nisso, elaboramos este artigo com as cinco principais ferramentas da gestão da qualidade para você aplicar e influenciar positivamente os processos em sua agência. Prossiga com a leitura e confira, agora, como usar esses potentes recursos!

Análise de matriz SWOT: Seja um mestre na pesquisa de mercado!

Com a matriz SWOT você consegue identificar as forças e fraquezas daos seus clientes e as oportunidades e ameaças externas

A importância da gestão da qualidade

Pela definição acima, é possível notar que a noção de qualidade em empresas pela gestão da qualidade perpassa por todos os pontos vitais do negócio. Por isso, a gestão da qualidade influencia diretamente em todo o fluxo de trabalho, auxiliando na análise e no planejamento estratégico do empreendimento inteiro.

Ao observar as ferramentas e os recursos que serão apresentados a seguir neste artigo, ficará mais clara a abrangência de efeitos positivos da gestão da qualidade em uma agência. Você verá que as técnicas utilizadas conseguem realizar funções diversas, desde identificar problemas recorrentes e apresentar suas respectivas soluções a avaliar quaisquer dois fatores específicos que possam ser medidos e tenham correlação direta.

Assim, o modo de aplicação de cada ferramenta deve ser de acordo com o que a demanda de qualidade de cada situação exige. Portanto, a necessidade em contar com as ferramentas da gestão da qualidade é latente para qualquer agência que queira crescer e destacar-se.

As 5 ferramentas da gestão da qualidade

Ainda que frequentemente seja lançada a nova ferramenta de gestão do momento, existem recursos e ferramentas da gestão da qualidade que formam a base de seus fundamentos e o núcleo da área e que são implementados com sucesso em todo mundo.

1. Análise SWOT

Trata-se de uma das ferramentas mais utilizadas no mundo em planejamento estratégico. Por meio da análise SWOT, é possível identificar pontos fortes e fracos internos, assim como características vantajosas e desvantajosas da empresa em relação ao mercado em que está inserida.

O nome do método é a sigla em inglês de Forças (Strenghts), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Oportunities) e Ameaças (Threats), que são os elementos que formam a Matriz SWOT. Por isso, no Brasil, o recurso também é chamado de FOFA, anagrama com as iniciais da sigla em português.

Por meio da análise SWOT, é possível não apenas listar esses fatores como relacioná-los para elaborar planos de ação, sejam, por exemplo, para maximizar o aproveitamento de uma oportunidade ou para reduzir os impactos negativos de uma fraqueza da empresa.

2. Fluxograma

O uso do fluxograma é praticamente imprescindível para qualquer empresa que busque ordem e padronização em suas atividades, características intrínsecas à gestão da qualidade. A razão de tamanha importância dá-se porque o fluxograma é crucial para mapear e controlar as etapas dos processos em uma empresa e evitar problemas, como refação.

Ao usar um fluxograma de processo, é possível representar visualmente a trajetória real de produção de um produto ou serviço, assim como o caminho projetado idealmente para que a ação seja otimizada. Dessa forma, o fluxograma descreve cada passo e etapa de uma série de atividades, da mesma maneira que atribui os responsáveis por processo.

Aplicativos atuais de gestão de processos já contam com melhorias no fluxograma, como o workflow.

3. Diagrama de Pareto

O diagrama de Pareto é uma representação gráfica de uma relação considerando a proporção 80/20. Ao utilizá-lo, é estabelecido que 80% dos resultados obtidos em uma agência são causados por 20% das operações realizadas.

Desse modo, essa ferramenta serve como forma de diagnosticar as causas prováveis e urgentes de um problema ou uma situação negativa. Como resultado, é possível focar os investimentos e esforços no que realmente importa e afeta a maior parte do desempenho da empresa.

4. 5w2h

Apesar de seu complicado nome, a ferramenta 5w2h é uma das mais simples e intuitivas de serem usadas. Da mesma forma, também é um dos recursos mais versáteis e poderosos da lista, podendo ser aplicado em virtualmente qualquer situação que se deseje uma compreensão mais abrangente de um objeto de estudo.

O seu nome é uma indicação das iniciais em inglês das sete perguntas cruciais que estruturam a análise pelo método. As cinco perguntas iniciais começam originalmente com W:

  • What? (O que?)
  • Why? (Por quê?)
  • Where? (Onde?)
  • When? (Quando?)
  • Who? (Quem?)

Então, partimos para as duas últimas questões, iniciadas com a letra H:

  • How? (Como?)
  • How much? (Quanto?)

Como se pode perceber, por meio das perguntas listadas, é possível orientar-se facilmente sobre as características de uma situação, suas causas e seus efeitos.

5. Ciclo PDCA

Esse método está mais ligado às etapas práticas na execução de algum projeto. Por isso, é bastante aplicado quando se precisa dar o primeiro passo ou vencer uma barreira de produtividade. A principal vantagem do Ciclo PDCA é sua simplicidade conceitual e praticidade, como pode ser notado pela tradução de sua sigla, originalmente em inglês:

  • Plan (planejar): estabelecer o que será realizado e o objetivo;
  • Do (executar): realizar o plano;
  • Check (averiguar): avaliar os resultados obtidos;
  • Act (agir): melhorar pontos de acordo com resultado.

Agora você já conhece as principais ferramentas da gestão da qualidade. De todo modo, é importante atentar-se para o fato de que a melhor solução para uma empresa em termos de gestão da qualidade é contratar serviços especializados, como um software de gestão. Atualmente, é possível integrar processos de departamentos distintos no mesmo aplicativo de forma ágil e segura.

Logo, é recomendado que a empresa consiga aliar uma equipe competente, mesmo que enxuta, com ferramentas da gestão da qualidade modernas, como o sistema do Studio. Para entender melhor como o Studio pode solucionar problemas e trazer melhorias inestimáveis para sua agência, crie sua conta gratuita

Nova call to action

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.