6 séries da Netflix que todo publicitário deve assistir

Depois de tantos comentários positivos sobre nossa lista de filmes para publicitários, resolvemos produzir uma lista de séries! Venha conferir

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Aqui no blog do Studio, já listamos os filmes que todo publicitário deveria assistir. Como nossa seleção foi muito acessada e recebeu uma enxurrada de comentários positivos, resolvemos listar as melhores séries da Netflix também! Que tal?

Se você tem o costume de ficar o fim de semana todo só se preocupado em apertar o play do próximo episódio, assistindo um atrás do outro sem parar, essa lista vai reforçar esse seu hábito.

Neste post vamos mostrar 6 séries da Netflix que todo publicitário precisa ver e as obras que também são interessantes, mas não estão na plataforma de streaming. Confira!

Baixe o Kit de Produtividade!

1. Mad Men

Começamos com essa série super popular entre os publicitários. Criada por Matthew Weiner e lançada em 2007, é a clássica série que todos os profissionais de comunicação e publicidade indicam. Mad Men relata a rotina em uma agência de publicidade de Nova Iorque dos anos 60, a Sterling Cooper, situada na Avenida Madison (daí o nome “Mad Men”).

O legal é que, além de tudo, a trama mostra como era a vida da sociedade americana nos anos 60, como o comportamento e os figurinos. Ela trata sobre a vida do publicitário Donald Draper, interpretado pelo ator Jon Hamm, com seus desafios diários da publicidade da época e dos seus colegas de trabalho.

Mad Men ganhou 4 Globos de Ouro, 16 Emmys e recebeu muitos elogios por críticos pela sua história autêntica. A série se torna ainda mais interessante porque os profissionais de publicidade conseguem acompanhar as mudanças que ocorreram ao longo do tempo, como a visão do mercado sobre o papel da mulher, seus desejos e seu poder de consumo. 

Também é interessante perceber a evolução da sociedade e observar que ela está em constante processo de evolução, ponto que um publicitário deve ter a sensibilidade de entender para satisfazer sempre as demandas do mercado. A série tem, no total, 7 temporadas na Netflix.

2. Abstract: The Art of Design

A série “Abstract: The Art of Design” foi lançada em 2017 e conta com apenas uma temporada na plataforma de streaming. A obra é a mais recente da nossa lista e é fantástica! A produção original da Netflix é uma série documental que conta com a participação de diversos profissionais do design – inclusive Tinker Hatfield, o designer de tênis da Nike.

Outros importantes profissionais da área também compõem a obra, como um ilustrador, um fotógrafo, um designer de automóveis, um arquiteto, uma designer de interiores e uma cenógrafa. Ela se destaca justamente por haver poucos documentários com este tema central.

Em oito episódios, a trama narra a trajetória e o processo de criação de profissionais renomados internacionalmente, mostrando de onde vem a sua inspiração. Os atores principais são Christoph Niemann, Tinker Hatfield, Es Devlin, Bjarke Ingels, Paula Scher.

Os publicitários que assistirem a essa trama vão se identificar prontamente com algumas situações que vivem em seus cotidianos, como a corrida pelos prazos, processos que não acompanham as expectativas e projetos criativos no geral. Deu para percebeu uma coincidência? Então não perca tempo e confira as histórias fantásticas dos personagens.

3. Black Mirror

Pode não parecer, mas Black Mirror tem muito mais a ver com publicidade e seus enigmas do que você imagina. Antes, vamos contextualizar. A terceira temporada da série é uma produção original Netflix. As duas temporadas iniciais foram veiculadas pela primeira vez na Channel 4.

A série é uma ótima opção para as pessoas que não têm muito tempo para acompanhar tramas com episódios independentes. Todos as partes das três temporadas são com atores e histórias distintas – porém, com uma ligação entre si por possuírem o mesmo enredo: uma análise do uso das novas tecnologias pela sociedade no mundo moderno.

A série se passa em um futuro bem próximo, no qual as pessoas vivem dependentes das tecnologias e reféns de que elas possam lhe trazer inúmeros e irreversíveis problemas. Sem spoilers, vamos dar um exemplo só para você sentir o gostinho: há um episódio em que todas as pessoas têm um implante de memória que grava todas as suas ações.

Como os profissionais de comunicação estão sempre antenados às mais diversas tecnologias, a série mostra questões que se relacionam diretamente com a profissão. Alguns desses fatores são observados em episódios que falam sobre as redes sociais, o poder da mídia e até mesmo a grande influência que as campanhas políticas têm sobre as pessoas.

4. House of Cards

A famosa série estralada por Kevin Spacey e Robin Wright tem como temas centrais a política, a ambição, a busca por poder e sucesso nos Estados Unidos. Além de publicitários, a trama é muito interessante para todos os profissionais de comunicação e marketing, já que mostra detalhes do mundo dos negócios para quem almeja crescer politicamente.

Lançada em 2013 e com 6 temporadas na Netflix, “House of Cards” mostra os detalhes da insana disputa pelo poder no mundo político e nos negócios. Francis Underwood (Kevin Spacey) e Claire Underwood (Robin Wright) são um casal ardiloso que vai tentar de todas as maneiras alcançar cargos mais altos, nem que para isso tenha que passar por cima das pessoas.

Essa obra é importante para os profissionais de comunicação, pois fala sobre a necessidade de identificar e conhecer a fundo os seus stakeholders e o público com quem você vai se comunicar. É fundamental pensar e traçar estratégias antes de fazer alguma ação, tanto na política, quanto nos negócios e na publicidade.

Além dos personagens principais, “House of Cards” conta com as atrizes Kate Mara e Kristen Connolly, e os atores Corey Stoll e Michael Kelly no elenco. A série é uma das mais premiadas na história da TV e já faturou diversos Emmys e Globos de Ouro.

5. Suits

A trama central se passa em um escritório de advocacia, mas as situações do cotidiano vividas no local podem muito bem serem transferidas para profissionais de outras áreas, como os publicitários. “Suits” conta a história dos advogados Harvey (Gabriel Macht) e Mike (Patrick J. Adams), que precisam se virar e usar a criatividade para resolver todos os problemas.

Lançada em 2011 e com 8 temporadas, a série é fundamental para publicitários que desejam se inspirar nas atitudes dos personagens para pensar fora da caixa. Eles vão passar por diversos problemas e precisarão usar da imaginação e criatividade para achar soluções.

Os profissionais de marketing e publicidade certamente vão se identificar com os personagens e com a série de uma maneira geral. A rotina corrida, os imprevistos, os prazos curtos e as dificuldades do cotidiano vão fazer com que o telespectador tenha a sensação de estar fazendo parte da trama.

Além disso, “Suits” mostra para os empreendedores a importância de estar cercado de pessoas mais inteligentes para prosperar nos negócios. Quando você reúne uma equipe competente, é capaz de transformar uma ideia ruim em algo espetacular. A série é produzida por Gene Klein, Gabriel Macht e Patrick J. Adams.

6. Girlboss

A série lançada em 2017 e produzida por Kay Cannon conta a história da multimilionária Sophia Amoruso. Ela era uma jovem batalhadora que começou vendendo peças de roupas no eBay e, ainda muito nova, conseguiu criar uma marca famosa. Além da personagem principal, interpretada por Britt Robertson, o elenco conta com Ellie Reed, Johnny Simmons.

A obra tem apenas uma temporada na Netflix, mas é fundamental para os profissionais que querem colocar as suas ideias no papel, mas não sabem como. Ela mostra que é preciso ter muita coragem para arriscar, muita organização e planejamento para conseguir tudo o que quiser.

Além disso, “Girlboss” é uma trama que proporciona momentos românticos e engraçados. Em determinadas situações, a série mostra como é fundamental ter a ajuda de amigos, parceiros e colaboradores para que o seu negócio se desenvolva. Não basta querer fazer tudo sozinha, é preciso pedir ajuda de quem confiamos.

 A história da fundadora da marca Nasty Gal coloca nas telas uma mulher que começou um negócio do zero e deu certo por causa de sua atitude corajosa. Ela é uma ótima trama para empreendedores e publicitários, pois fala em investir conhecimento, ter planejamento, criação de conteúdo, ter uma filosofia de mercado e não ficar refém de uma plataforma apenas.

Algumas outras séries

The Crazy Ones

A série é estrelada por Robin Williams e criada por David E. Kelley. Você já deve até mesmo ter tido uma ideia sobre qual é o gênero da série: comédia. Inclusive, segundo a própria Netflix, este foi o último papel na televisão do ator, que faleceu em 2014.

“The Crazy Ones”, que foi lançada em 2013, relata a rotina da agência de publicidade Roberts & Roberts, em Chicago, nos Estados Unidos, que é comandada pelo Simon Roberts (Robin Williams), e sua filha Sydney. A famosa agência atende aos maiores clientes e às marcas mais famosas de todo o mundo.

Simon se comporta de maneira imprevisível, enquanto a filha é organizada e totalmente focada nas tarefas. A série mostra os funcionários divertidos da agência e o modo com que eles lidam com seus clientes. Ela se torna interessante para os publicitários por mostrar as diversas maneiras que os profissionais devem atender seus clientes.

The Office

A série foi lançada em 2005 e é estrelada por Steve Carell, John Krasinski e Rainn Wilson. Esta série é clássica e já venceu alguns Globos de Ouro e Emmy Awards. A história é em formato de pseudodocumentário que retrata o cotidiano de uma filial da empresa fictícia Dunder Mifflinna, na Pensilvânia, nos Estados Unidos.

Michael Scott (Steve Carell) é um chefe que é atencioso com o bem-estar de seus funcionários, apesar de ser considerado insensível. A trama gira em torno de um gerente que luta para não deixar a agência de publicidade falir. É um excelente conteúdo sobre relações pessoas e como não gerir uma empresa.

Além disso, “The Office” também mostra como os momentos de descontração em um escritório é fundamental para o bem-estar e para aumentar a produtividade dos profissionais. A série é dirigida foi criada por Ricky Gervais e Stephen Merchant e tem 7 temporadas disponíveis.

Vida de Estagiário

Essa comédia foi lançada em 2003 e é baseada nos quadrinhos do cartunista Allan Sieber. Ela conta a história Oséias, um estagiário da Almeida, Bronson & Lewis (AB&L), que é considerada a “pior agência de publicidade do mundo”. O personagem passa por diversas dificuldades com um salário muito baixo e um trabalho inútil.

A série é dirigida por Pedro Aguilera e Vitor Brandt. Além disso, ela conta no elenco com os atores Thomas Huszar, Fábio Espósito e Marianna Armellini. “Vida de estagiário” é uma comédia brasileira que tem 1 temporada e 13 episódios.

Na trama, os personagens Marlon (Conrado Caputto), Paulinho (Luciano Amaral), o chefe Seu Almeida (Fábio Espósito), a secretária Solange (Sheila Friedhofer) e a produtora Sílvia (Marianna Armellini) vão mostrar para Oséias como a vida profissional dele não é aquilo que ele sempre sonhou.

Trust Me

A série conta a história de da RGM, uma famosa agência de publicidade em Chicago, nos Estados Unidos. Ela trata de contar a história de cada cliente, o cotidiano de uma produção, os desafios enfrentados pelos profissionais para manter as contas e os diversos relacionamentos entre as áreas da agência.

O drama foi lançado em 2009 e tem no elenco os atores Eric McCormack, Tomavanagh e Monica Potter. Ela é importante para o mercado publicitário, pois mostra a rotina de um ambiente de trabalho muito semelhante aos que os profissionais de comunicação vão encontrar ao longo da carreira.

As melhores séries Netflix que falam sobre marketing, mercado publicitário e o cotidiano das agências são muito importantes para você adquirir uma bagagem cultural. Assim como os filmes e documentários, as séries podem proporcionar ensinamentos e inspirações para a sua vida profissional. Tente adquirir o que essas obras têm de melhor para desenvolver o seu processo criativo durante a sua rotina de trabalho.

E aí, gostou das nossas dicas de séries da Netflix? Então não deixe de acessar o nosso site e assine a newsletter para receber mais dicas e matérias interessantes.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.