Por Matheus Clemente

Growth Hacker no Rock Stage

Publicado em 16 de julho de 2019. | Atualizado em 20 de novembro de 2019


O erro 504 gateway timeout ocorre quando um servidor não consegue carregar uma página que solicita recursos de outro servidor. Saiba o que é, como acontece e veja o que é preciso para resolvê-lo.

Você conhece o erro 504 gateway timeout? Basicamente, ele acontece quando um servidor tenta carregar uma página web, mas não tem resposta de outro servidor que precisa acessar para completar o carregamento da página. Existem diversas possibilidades para o erro, como lentidão na comunicação, indisponibilidade do proxy ou da CDN e muito mais.

Apesar de a mensagem exibida classificar o erro como de servidor, é preciso verificar uma série de fatores, tanto do lado dos dispositivos que acessam o site quanto nas configurações do ambiente que podem fazer com que essa falha aconteça, pois ela pode ser apenas momentânea e possível de ser resolvida com facilidade.

Neste post, vamos mostrar:

Quer saber o que fazer para resolver esse problema? Confira nos próximos tópicos.

O que é o erro 504 gateway timeout e por que ele acontece?

Quando qualquer navegador tenta acessar uma página na internet, pode acontecer uma série de erros. Para que seja possível identificar com mais facilidade qual é o problema, existem os códigos de status HTTP, ou seja, em vez de carregar o site solicitado, o navegador exibe uma página com o tipo de erro correspondente.

Os códigos de status HTTP que começam com o número 5 indicam erros de servidores. Dessa forma, o código 500 corresponde ao erro interno de servidor, o 503 indica que o serviço está indisponível e assim por diante. O 504, portanto, é classificado como erro de servidor, e sua definição é a de que ele corresponde a um problema de gateway timeout.

Mas o que significa esse erro? Basicamente, para que a página acessada seja carregada de forma completa, precisa se conectar a um segundo servidor ao qual fez alguma requisição específica. Portanto, a indisponibilidade ocorre durante essa comunicação, pois não há a resposta desejada e, dessa forma, há o retorno com a página de erro 504.

O problema acontece, então, por demora no tempo de resposta do servidor acessado e esta é uma das mensagens exibidas no navegador:

O erro pode acontecer em qualquer dispositivo que acesse a internet, ou seja, computador, notebook, tablet ou smartphone. O texto correspondente ao erro pode variar de acordo com a customização feita em cada navegador ou site. Sendo assim, algumas das mensagens comuns sobre esse tipo de falha são:

  • 504 Gateway Timeout;
  • HTTP 504;
  • 504 Error;
  • Gateway Timeout (504);
  • HTTP Error 504 — Gateway Timeout.

Possíveis causas para o problema

Diversos fatores podem fazer com que o site retorne o erro 504, como lentidão no servidor, que faz com que as respostas às requisições demorem a ser processadas. Outra razão para o problema é o número insuficiente de PHP workers, que determina a capacidade do site em receber solicitações simultâneas.

Há também a possibilidade de existir alguma configuração indevida no firewall que, indevidamente, bloqueie algumas conexões e causem a indisponibilidade. Além disso, ainda podem ocorrer falhas referentes à conectividade de rede, o que pode ocasionar atrasos na resposta sobre a requisição da página.

Como saber se é mesmo o erro 504?

O erro 504 indica que o problema é no servidor. Entretanto, algumas configurações no computador ou no dispositivo local podem interferir na navegação e dificultar o acesso ao ambiente da internet e, com isso, retornar a mensagem de gateway timeout.

Em função disso, é preciso ter certeza de que o problema é externo e é recomendado, portanto, executar algumas tarefas locais para verificar se nenhum fator interno é a razão para o erro. Confira o que é preciso fazer.

Recarregar a página

O primeiro passo para conferir se o erro realmente existe é recarregar a página. Portanto, pressione a tecla <F5> do teclado ou clique no ícone “Recarregar página” na barra de endereço do navegador. Essa tentativa é importante porque pode ser uma falha momentânea de comunicação. Dessa forma, ao recarregar a página, é possível que o problema não aconteça novamente.

Reiniciar os dispositivos

Uma forma de garantir que o erro 504 não seja local é reiniciar os dispositivos. Isso porque podem ocorrer falhas de comunicação com equipamentos como roteador, switches ou modem, ou qualquer outra dificuldade na comunicação com a rede. Por isso, ao reiniciar esses dispositivos, o problema poderá ser resolvido.

Entretanto, é importante seguir a ordem certa ao religar os equipamentos para que as configurações sejam atribuídas de maneira adequada. Dessa forma, o primeiro que deverá ser ligado é o modem. Após um intervalo de 60 segundos, ligue o roteador e, depois de 2 minutos, o computador, o tablet ou o smartphone.

Testar outro navegador

Outra recomendação é tentar acessar a página por um outro navegador. Essa tentativa é válida porque pode haver algum problema no código do site que não funcione bem em determinado navegador.

Rever as configurações de proxy

É preciso, também, rever a configuração de proxy para quem não utiliza esse recurso de forma automática. Basicamente, o proxy é um servidor que funciona como uma área intermediária entre o computador local e a internet. Dessa maneira, qualquer indisponibilidade do proxy pode causar o problema para carregar um site.

Para verificar ou mudar as configurações, é preciso acessar as “Propriedades de Internet” no Windows. Para isso, acesse o menu “Iniciar” > “Configurações” > “Rede e Internet”.

Selecione o painel “Status” e a alternativa “Central de Rede e Compartilhamento”.

A seguir, clique no link “Opções da Internet”.

Escolha a aba “Conexões” e clique em “Configurações da LAN”.

Confira se as configurações de proxy estão corretas ou desmarque a seleção “Usar um servidor proxy para a rede local”, se quiser desabilitar o recurso.

Quais são as formas de resolver o erro 504 gateway timeout?

Ao executar tarefas como criar um site ou um blog, por exemplo, é comum que aconteça o erro 504. Ele pode acontecer em novas instalações de CMS, como o WordPress, ou quando o tráfego no site está muito pesado, por exemplo. Portanto, é preciso executar algumas ações para identificar onde está o problema.

Reparar o banco de dados

Uma das razões para o erro pode ser o banco de dados corrompido. Existem alguns plugins que podem ser utilizados para resolver esse problema, como o WP-DBManager, que pode ser baixado gratuitamente no site WordPress.org.

Para reparar o banco de dados, instale o plugin no WordPress. A seguir, acesse o Dashboard e clique na alternativa “Database” > “RepairDB”.

A seguir, clique no botão “Repair” para reparar todo o banco de dados, ou selecione apenas as tabelas desejadas.

O próximo passo é otimizar o banco de dados. Para isso, selecione a alternativa “Database” > “Otimize DB” e, a seguir, clique no botão “Optimize”.

Verificar a configuração do DNS

Outra razão para o erro 504 é a resolução do DNS. É muito comum que, ao mudar o site de provedor, demore algum tempo até que o novo endereço se propague pela internet. Essa demora pode levar até 24 horas em alguns casos.

Isso significa que, durante esse período, pode acontecer de algum usuário tentar acessar o site e não conseguir. Por isso, é preciso esperar até que o novo endereço se propague para que o problema seja resolvido.

Entretanto, é possível verificar se o DNS já está propagado. Existem ferramentas gratuitas na internet que facilitam essa verificação, como o DNSmap. Para verificar, basta digitar o endereço do site na ferramenta e clicar em “Check DNS propagation”.

Conferir as configurações de CDN

O erro 504 também pode ocorrer por falhas na CDN — Content Delivery Network. Basicamente, a CDN funciona como pontos de distribuição de sites. Ou seja, são servidores espalhados por diversas localidades ao redor do mundo e que armazenam cópias dos sites.

Sua finalidade é fazer com que um usuário possa acessar uma página com mais rapidez de acordo com a sua localização. Dessa forma, ao digitar o endereço do site, a conexão é feita na CDN mais próxima do usuário. Entretanto, se ela estiver indisponível, a página não será carregada.

O serviço pode ser facilmente ativado e desativado no WordPress por meio de plugins como o CDN Enabler. Ao utilizar uma CDN externa, o ideal é desativá-la temporariamente para verificar se o problema será resolvido.

Entretanto, se o site estiver indisponível e não for possível acessá-lo pelo Dashboard, será preciso acessar o ambiente por meio de uma conexão FTP — File Transfer Protocol — ou pelo painel de controle do provedor para renomear a pasta correspondente ao plugin e, então, recarregar o site.

Existem diversos fatores que podem fazer com que esse problema apareça em um site. E há uma série de verificações que é preciso fazer tanto no lado do cliente quanto no lado do servidor para tentar solucionar a falha.

Se mesmo com todas essas tentativas para identificar e solucionar o erro 504 gateway timeout não for possível eliminar o problema, é preciso entrar em contato com o provedor de hospedagem para que eles verifiquem internamente se existe alguma indisponibilidade no servidor que somente eles podem arrumar.

Agora que você já sabe como avaliar o erro 504 no site, confira nosso checklist completo sobre lançamento de site para que seja possível atingir os melhores resultados com ele.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *