Conheça 16 plugins para WordPress para você testar e amplificar o seu blog!

plugins para wordpress

O WordPress é a plataforma de gerenciamento de conteúdo mais utilizada no mundo. Hoje, esse Content Management System (CMS) chegou onde está por revolucionar a maneira como postagens são feitas.

Com foco especial no layout, na usabilidade e nos padrões web, ele logo se tornou o CMS favorito de produtores e desenvolvedores ao redor do mundo, adotado por 70% do mercado de produção de conteúdo online.

Sim, esse número é uma parte imensa entre todos os sites da internet!

Por se tratar de um software livre, gratuito e fácil de aprender, ele é uma excelente ferramenta para criação de blogs e sites pessoais, como o seu primeiro portfólio, caso você seja um produtor de conteúdo.

Portanto, se a maioria das pessoas que publicam conteúdos regularmente o faz em WordPress, dominá-lo é fundamental para ser bem-sucedido em sua carreira como freelancer.

Por isso, fizemos uma seleção de 16 plugins para WordPress que vão ajudar você a tornar suas publicações ainda mais poderosas e a turbinar suas estratégias de marketing digital. As opções abordam desde ferramentes de SEO até soluções para compartilhamento nas redes sociais.

Gostou da ideia? Conheça agora os melhores plugins para produtores de conteúdo:

1. Contact Form 7

Se o assunto for formulário de contato para WordPress, então você deve instalar no seu blog o Contact Form 7. Plugin bem avaliado e popular, ele é capaz de criar em poucos minutos um campo para que seus leitores enviem sugestões, dúvidas, pedidos, etc.

O recurso é imprescindível para manter uma comunicação direta entre você e seus visitantes/leads. E, claro, além de receber as mensagens em uma caixa de e-mail pré-determinada, a confiança se fortalece se a sua resposta for ágil e prestativa.

Caso você queira estabelecer essa relação e aumentar as chances de conversão no seu blog, baixe aqui o plugin!

2. UpdraftPlus Backup and Restoration

Quando você procura um plugin de criação de backup para o seu blog, quatro funcionalidades são prioritárias: autonomia, usabilidade, volume de transferência e suporte.

A primeira funcionalidade garante que ele fará os backups sozinho, sem precisar de ativação manual. A segunda tem o objetivo de fazer com que seus dados não sejam perdidos caso você cometa algum erro. E, além disso, o volume diz respeito ao tamanho máximo do seu site. Em muitos casos, aqueles grandes demais podem ter dificuldades para realizar um backup.

Por fim, o suporte é outra demanda relevante quando o assunto é corrigir erros, bugs, ataques e invasões, sempre inesperados.

Para simplificar sua rotina, o plugin UpdraftPlus Backup and Restoration é uma das melhores alternativas gratuitas para executar backups em seu WordPress.

Com sincronização automática a ferramentas como Google Drive e Dropbox, o Updraft permite que uma cópia de segurança esteja sempre disponível caso você precise. A ferramenta ainda conta com uma versão paga, a qual oferece espaço adicional de armazenamento, FTP seguro e backup a qualquer momento.

Os planos variam de acordo com o número de sites cujos dados serão salvos pelo plugin. Então, antes de assinar, você pode utilizar a versão gratuita e fazer o upgrade se achar necessário.

3. TinyMCE Advanced

Depois de instalar esse plugin, você ficará com a impressão de que o editor de texto padrão do WordPress não é nada perto do poderoso TinyMCE Advanced.

Graças a ele, o editor da plataforma é enriquecido com vários botões complementares. E quem sai ganhando nessa história toda? O conteúdo do seu blog!

Entre as funcionalidades implementadas por ele, estão: mais opções de listas, criação e edição de tabelas, edição de famílias e tamanhos tipográficos, cores e recuos.

É possível fazer o download do plugin neste link.

4. Rock Convert

Quando o seu objetivo é melhorar a taxa de conversão do seu blog, o melhor plugin que você irá encontrar é o Rock Convert.

Ele é um plugin compatível com qualquer versão do WordPress com várias funcionalidades, como adição de banners em massa, geração automática da versão pdf do post, caixa de newsletter na barra lateral e várias outras.

Além de agrupar todas essas funções em um único aplicativo, os calls-to-action (CTAs) são publicados diretamente do seu painel do WordPress e poderão ser monitorados por meio do Google Analytics.

5. Yoast SEO

Você já sabe da importância de um bom SEO, e usar um plugin em seu blog pode acelerar suas campanhas.

O Yoast SEO é líder de mercado quando o assunto é otimização de conteúdo — ele pode melhorar bastante a visibilidade de suas páginas na web.

Com ele, você pode definir tags e palavras-chave utilizando um só painel. Além disso, ele também oferece a opção de criar um texto alternativo para a sua postagem, que aparecerá nas redes sociais e mecanismos de busca. Para vê-lo em ação, visite o site da ferramenta.

6. SEO Friendly Images

Já que o assunto é SEO, você provavelmente sabe que imagens também precisam estar otimizadas para leitura pelas ferramentas de pesquisa.

E é exatamente isso que faz o SEO Friendly Images: te ajuda a editar com facilidade as tags ALT e Title de imagens, atualizando automaticamente o seu conteúdo. Dessa forma, as imagens da sua página estarão encontráveis nos mecanismos de busca.

Gratuito, o download desse plugin pode ser feito por aqui.

7. Disqus Comment System

O Disqus é o plugin de referência quando se trata de gerenciamento de comentários. Você não terá problema em explorá-lo, visto que a interface é bem simples e intuitiva.

Esse plugin permite que o leitor compartilhe o conteúdo do seu blog assim que ele posta um comentário, além de poder avaliar a participação de outros usuários por votos positivos e negativos.

A vantagem do Disqus está também na organização: ele oferece a possibilidade de definir o número de comentários por página ou carregar outros; você escolhe ainda se quer exibi-los por ordem de popularidade, ou seja: se ativar esse recurso, aqueles que receberam mais votos positivos vão figurar em primeiro lugar.

A página para baixá-lo é esta aqui.

8. Flare

Para que seu conteúdo seja campeão em shares, não custa nada lembrar seu visitante que a marca tem uma presença nas redes sociais.

Use o Flare para inserir CTAs de compartilhamento em posições estratégicas do layout e transforme aquele tema gratuito numa ótima página geradora de leads.

A ferramenta é grátis, e você pode fazer o download clicando aqui.

9. W3 Total Cache

Quer melhorar o carregamento do seu blog? Então chegou o momento de você conhecer o W3 Total Cache.

O plugin trabalha da seguinte maneira: quando um leitor acessa seu blog, ele não precisará mais baixar o site completo e aguardar até que toda a página seja carregada no browser.

O W3 Total Cache armazena arquivos específicos no navegador do usuário, de modo que esses documentos não precisem ser baixados novamente do banco de dados do servidor em uma visita futura.

Veja a página do plugin para saber mais detalhes e também para baixá-lo.

10. Leadin

Para entender melhor o comportamento do usuário e fazer campanhas de e-mail marketing cada vez mais bem-sucedidas, experimente o Leadin.

O plugin de WordPress acompanha as ações do usuário uma vez que está conectado a sua página, ajudando a entender qual peça foi decisiva na hora da conversão.

Através dele também é possível criar formulários de contato capazes de oferecer insights poderosos sobre a experiência do usuário. Para baixá-lo e conhecê-lo melhor, você pode visitar a página do Leadin na plugin store.

11. Google Analyticator

Quer compreender melhor os dados de seu Analytics? Experimente vê-los através do Analyticator, que torna o entendimento de métricas em algo bem simples.

Com esse plugin gratuito, você pode ver os seus principais dados do Google Analytics sem sair do WordPress! Se você se interessou, ele pode ser baixado aqui.

12. Pretty Link

O Pretty Link é a alternativa recomendável para que a sua página atenda às boas práticas de criação de links e URL’s amigáveis e fique, assim, imune às punições dos mecanismos de busca.

Você já deve ter usado encurtadores de links, a exemplo do Bitly e do Google URL Shortener. Esse plugin para WordPress segue a mesma lógica deles: permite que você personalize links como se fossem do seu próprio site.

O recurso é favorável para compartilhar conteúdo com URL’s menores nas redes sociais e é totalmente vantajoso para quem trabalha com links de afiliados.

Você pode baixá-lo acessando aqui.

13. TablePress

Use tabelas para enriquecer sua publicação, comparando dados e obtendo layouts versáteis e adaptáveis a todos os tamanhos de tela com o plugin TablePress.

A maior parte dos temas gratuitos para o WP não têm soluções integradas para a criação de listas e tabelas. Entretanto, em muitos casos as tabelas tornam o entendimento de seus artigos mais simples, sobretudo caso você tenha de exibir um bom volume de dados.

Assim você pode resolver esse problema tranquilamente pelo TablePress. O download desse plugin também é grátis.

14. Jetpack

O Jetpack traz um pacote de funcionalidades para o seu blog de uma vez só. Soluções para aumentar a segurança, garantir estatísticas precisas e adicionar recursos a seus layouts vêm embarcados nesse plugin.

Seu tema não tem funcionalidades como um carrossel de imagens ou foi ficando lento com o tempo?

Resolva os dois problemas com uma ferramenta só. O Jetpack inclui dicas para melhorar o desempenho de seu website e é completamente gratuito.

15. PageBuilder

O PageBuilder é provavelmente o plugin mais poderoso dessa lista e vai mudar a forma como você encara o desafio de manter seu layout sempre em dia.

Através de blocos dinâmicos, com funcionalidades específicas, é possível criar páginas complexas e colocar o conteúdo no ar em alguns segundos.

Integrado à parte dos temas premium para WordPress, esse plugin muda sua relação com o design de uma vez por todas — com ele, fica fácil construir a sua página de maneira intuitiva, como montar um quebra cabeça.

Interessante, não? Veja detalhes e aprenda a utilizá-lo aqui.

16. WordPress Popular Posts

Quer dar destaque aos seus posts mais lidos com praticidade, mas desconhece a ferramenta certa para isso? O WordPress Popular Posts colhe dados quanto ao número de visitantes de cada artigo e permite que você ofereça ao seu leitor os posts mais indicados para ele.

Completamente customizável, ele permite que criadores de conteúdo configurem o número de posts exibido de cada vez. O Popular Posts é grátis e pode ser baixado aqui.

O WordPress é conhecido por sua usabilidade intuitiva e pela ampla disponibilidade de recursos para publishers. Entre recursos nativos, temas e uma efervescente comunidade de usuários cheia de ideias para melhorar a ferramenta, esse CMS possui tudo que você precisa para obter melhores resultados na web.

Com os plugins para WordPress apresentados nesse post, você poderá adicionar recursos extras ao seu website e, assim, obter funcionalidades que vão amplificar sua divulgação, volume de acessos e conversões.

Bom, agora que você já dispõe de plugins para potencializar o seu blog, que tal experimentar novas técnicas de produção de conteúdo? Clique aqui e conheça nosso Guia Definitivo de produção de conteúdo!

Guia Completo de Produção de Conteúdo
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

Gostou deste conteúdo?

Envie-o para seu e-mail para ler e reler sempre que quiser.

Posts Relacionados

Como melhorar o posicionamento do site do seu cliente no Google

alt Renata Figueiredo
jun 7, 21 | Leitura: 10min

Como encarar a página em branco

alt Raíssa Galvão
set 19, 16 | Leitura: 5min

Os melhores conteúdos para sua carreira freelancer, direto na sua caixa de entrada

Inscreva-se para receber no e-mail conteúdos exclusivos e em primeira mão.