Accountability: conheça a habilidade de assumir responsabilidades e sua importância nas empresas

Dentro do contexto comercial e corporativo, existe um termo para definir os aspectos inerentes à responsabilidade pessoal e à atitude individual de um colaborador, esse termo é accountability e, neste artigo, ensinaremos tudo o que você deve saber sobre ele.

Accountability

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Ter membros responsáveis e a atitude certa pode ser a diferença entre um negócio bem-sucedido e um que falha sistematicamente. Negatividade e negligência podem ser ervas que se expandem rapidamente e infectam todo o clima organizacional.

Portanto, você deve saber o que é accountability e como pode estimulá-lo em sua organização para manter todas as engrenagens do seu modelo de negócios aceitados para superar qualquer obstáculo que encontrar.

Portanto, sem mais demoras, mostraremos o verdadeiro significado da palavra accountability e como promovê-lo em sua empresa.

Neste artigo vamos ver os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é accountability?

Accountability é um valor inerente que existe dentro de uma organização relacionado à responsabilidade na hora de realizar tarefas e executar projetos e que é refletido em cada membro, começando com seus líderes.

Não há tradução formal para o termo accountability, mas está diretamente relacionado à responsabilidade e à atitude que percebemos de um indivíduo em um ambiente de trabalho, representando sua capacidade de se situar ativamente perante os desafios do dia a dia.

É como a “maneira ideal” de trabalhar dentro de uma organização

Dentro de uma empresa, todos têm em mente um senso de responsabilidade e cumprimento de seu dever, sem a necessidade de ser lembrados disso o tempo todo, portanto quando uma pessoa cumpre essas regras, ela é considerada “accountable”.

No entanto, isso também pode ser visto no nível macro e em toda a empresa, ou seja, que uma empresa também pode ter ou não ter o accountability como um pilar de sua gestão de pessoas e de sua cultura organizacional.

Quais são os principais fatores do accountability?

De acordo com especialistas da área, existem três habilidades profissionais que são parte fundamental do accountability e são: compromisso, proatividade e responsabilidade.

O accountability consiste nesses três conceitos que, se a empresa puder gerenciar e controlar, garantirão eficiência e, é claro, sua rentabilidade.

Compromisso

Cada membro da organização deve se sentir dono de cada tarefa atribuída a ele. Portanto, para alcançar o accountability é necessário que todos aceitem projetos com os quais possam lidar e, mais importante que isso, entregá-los com o mais alto nível de qualidade.

Proatividade

Quando todos já estão comprometidos com seu papel dentro da empresa nos níveis profissional, laboral e pessoal, o estágio em que devem executar as ações necessárias para cumprir seu papel começa.

Isso também envolve atingir o nível de intensidade, parcerias ou pedir ajuda a quem é necessário para, dessa maneira, executar as tarefas ou projetos atingindo as expectativas.

Responsabilidade

Por fim, existe a responsabilidade como terceiro pilar que sustenta o accountability dentro de uma organização.

Isso significa dar a cara e se apropriar de toda a responsabilidade pelo trabalho e seus resultados, individualmente ou em um projeto de grupo. Ou seja, se tudo correr bem, tem uma participação, mas se der errado, também tem alguma responsabilidade nas falhas.

É muito importante ter toda a disposição para prestar contas quando necessário em cada compromisso e obrigação adquirida.

Como estabelecer o accountability?

Agora, você certamente se perguntará como aplicar e incentivar esse nível de compromisso, proatividade e responsabilidade em sua empresa.

Para aplicar corretamente o accountability como uma ferramenta de eficiência e crescimento é necessário seguir essas recomendações.

Não culpe fatores externos

Uma pessoa com liderança não procura culpados nem dá justificativas quando as coisas não vão bem. Quando alguém é accountable, assume a responsabilidade pelos fatos e busca soluções.

Ele também é capaz de encontrar os meios para reparar os danos e alcançar os objetivos a tempo.

E, embora na cultura de América Latina não seja tão incomum atribuir causas a divindades, chefes, ambientes e outros, isso não é o mais apropriado em um ambiente em que você deseja ter accountability.

Deixe os resultados falarem por você

As pessoas são o que fazem, não o que dizem que farão. Bem, no accountability isso é real. Se você deseja estimular esse conceito em seu local de trabalho, é necessário demonstrar com fatos, ações e atividades diárias o que queremos que a empresa seja.

Resolva de forma rápida e eficaz

A vitimização é o oposto do accountability. Portanto, para cumprir esse conceito, você deve estar disposto a procurar e encontrar soluções para cada problema que surgir. Ou seja, informar que os objetivos não foram alcançados não é uma opção.

Avalie e melhore

A única maneira de verificar se o caminho certo está sendo percorrido é revisar as metas propostas no início de um projeto e estudar se os números estão acima das expectativas.

Quanto mais o monitoramento do escopo das metas for realizado, mais chances de sucesso haverá e mais accountable será, o que evidencia o nível de inteligência da pessoa.

Como estimular o accountability?

Quando um parceiro ou colaborador está fazendo um bom trabalho, é necessário reconhecer que isso está acontecendo para estimular o accountability.

Damos descontos aos clientes quando eles cumprem seus pagamentos ou quando pagam em dinheiro, mas não para aqueles que não entregam os resultados no prazo. E é apenas um exemplo do que acontece no mundo real.

Se quisermos ter uma equipe de trabalho comprometida, proativa e responsável, devemos começar dando um exemplo e aplicando cada aspecto individualmente.

Ser accountable é um modo de vida que, por meio da estimulação e educação dentro de uma empresa, pode levar os resultados financeiros e operacionais para o próximo nível.

Você gostou deste artigo? Então, que tal se tornar um especialista no assunto e aprender quais qualidades você pode cultivar para ser um líder que influencia positivamente os outros? Leia nosso artigo Pipeline de liderança e descubra todos os segredos.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.