Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 10 de abril de 2019. | Atualizado em 11 de fevereiro de 2020


Dentro do contexto comercial e corporativo, existe um termo para definir os aspectos inerentes à responsabilidade pessoal e à atitude individual de um colaborador, esse termo é accountability e, neste artigo, ensinaremos tudo o que você deve saber sobre ele.

Ter membros responsáveis e a atitude certa pode ser a diferença entre um negócio bem-sucedido e um que falha sistematicamente. Negatividade e negligência podem ser ervas que se expandem rapidamente e infectam todo o clima organizacional.

Portanto, você deve saber o que é accountability e como pode estimulá-lo em sua organização para manter todas as engrenagens do seu modelo de negócios aceitados para superar qualquer obstáculo que encontrar.

Portanto, sem mais demoras, mostraremos o verdadeiro significado da palavra accountability e como promovê-lo em sua empresa.

Neste artigo vamos ver os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que é accountability?

Accountability é um valor inerente que existe dentro de uma organização relacionado à responsabilidade na hora de realizar tarefas e executar projetos e que é refletido em cada membro, começando com seus líderes.

Não há tradução formal para o termo accountability, mas está diretamente relacionado à responsabilidade e à atitude que percebemos de um indivíduo em um ambiente de trabalho, representando sua capacidade de se situar ativamente perante os desafios do dia a dia.

É como a “maneira ideal” de trabalhar dentro de uma organização

Dentro de uma empresa, todos têm em mente um senso de responsabilidade e cumprimento de seu dever, sem a necessidade de ser lembrados disso o tempo todo, portanto quando uma pessoa cumpre essas regras, ela é considerada “accountable”.

No entanto, isso também pode ser visto no nível macro e em toda a empresa, ou seja, que uma empresa também pode ter ou não ter o accountability como um pilar de sua gestão de pessoas e de sua cultura organizacional.

Quais são os principais fatores do accountability?

De acordo com especialistas da área, existem três habilidades profissionais que são parte fundamental do accountability e são: compromisso, proatividade e responsabilidade.

O accountability consiste nesses três conceitos que, se a empresa puder gerenciar e controlar, garantirão eficiência e, é claro, sua rentabilidade.

Compromisso

Cada membro da organização deve se sentir dono de cada tarefa atribuída a ele. Portanto, para alcançar o accountability é necessário que todos aceitem projetos com os quais possam lidar e, mais importante que isso, entregá-los com o mais alto nível de qualidade.

Proatividade

Quando todos já estão comprometidos com seu papel dentro da empresa nos níveis profissional, laboral e pessoal, o estágio em que devem executar as ações necessárias para cumprir seu papel começa.

Isso também envolve atingir o nível de intensidade, parcerias ou pedir ajuda a quem é necessário para, dessa maneira, executar as tarefas ou projetos atingindo as expectativas.

Responsabilidade

Por fim, existe a responsabilidade como terceiro pilar que sustenta o accountability dentro de uma organização.

Isso significa dar a cara e se apropriar de toda a responsabilidade pelo trabalho e seus resultados, individualmente ou em um projeto de grupo. Ou seja, se tudo correr bem, tem uma participação, mas se der errado, também tem alguma responsabilidade nas falhas.

É muito importante ter toda a disposição para prestar contas quando necessário em cada compromisso e obrigação adquirida.

Times de marketingPowered by Rock Convert

Como estabelecer o accountability?

Agora, você certamente se perguntará como aplicar e incentivar esse nível de compromisso, proatividade e responsabilidade em sua empresa.

Para aplicar corretamente o accountability como uma ferramenta de eficiência e crescimento é necessário seguir essas recomendações.

Não culpe fatores externos

Uma pessoa com liderança não procura culpados nem dá justificativas quando as coisas não vão bem. Quando alguém é accountable, assume a responsabilidade pelos fatos e busca soluções.

Ele também é capaz de encontrar os meios para reparar os danos e alcançar os objetivos a tempo.

E, embora na cultura de América Latina não seja tão incomum atribuir causas a divindades, chefes, ambientes e outros, isso não é o mais apropriado em um ambiente em que você deseja ter accountability.

Deixe os resultados falarem por você

As pessoas são o que fazem, não o que dizem que farão. Bem, no accountability isso é real. Se você deseja estimular esse conceito em seu local de trabalho, é necessário demonstrar com fatos, ações e atividades diárias o que queremos que a empresa seja.

Resolva de forma rápida e eficaz

A vitimização é o oposto do accountability. Portanto, para cumprir esse conceito, você deve estar disposto a procurar e encontrar soluções para cada problema que surgir. Ou seja, informar que os objetivos não foram alcançados não é uma opção.

Avalie e melhore

A única maneira de verificar se o caminho certo está sendo percorrido é revisar as metas propostas no início de um projeto e estudar se os números estão acima das expectativas.

Quanto mais o monitoramento do escopo das metas for realizado, mais chances de sucesso haverá e mais accountable será, o que evidencia o nível de inteligência da pessoa.

Como estimular o accountability?

Quando um parceiro ou colaborador está fazendo um bom trabalho, é necessário reconhecer que isso está acontecendo para estimular o accountability.

Damos descontos aos clientes quando eles cumprem seus pagamentos ou quando pagam em dinheiro, mas não para aqueles que não entregam os resultados no prazo. E é apenas um exemplo do que acontece no mundo real.

Se quisermos ter uma equipe de trabalho comprometida, proativa e responsável, devemos começar dando um exemplo e aplicando cada aspecto individualmente.

Ser accountable é um modo de vida que, por meio da estimulação e educação dentro de uma empresa, pode levar os resultados financeiros e operacionais para o próximo nível.

Você gostou deste artigo? Então, que tal se tornar um especialista no assunto e aprender quais qualidades você pode cultivar para ser um líder que influencia positivamente os outros? Leia nosso artigo Pipeline de liderança e descubra todos os segredos.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *