Conheça quais são as melhores ações de relações públicas para o seu negócio

Ações de relações públicas são um conjunto de estratégias cujo principal objetivo é construir a relação entre uma marca e seu público. Quando bem desenvolvidas, além de consolidarem a reputação de uma empresa, fidelizam e encantam o público.

Conheça quais são as melhores ações de relações públicas para o seu negócio

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

As ações de relações públicas são fundamentais na estratégia de comunicação de uma empresa — e a prática não é de hoje.

O ato de construir confiança e relacionamento genuíno com o cliente deve ser um dos principais pilares de organizações, e a melhor forma de fazer isso é a partir do desenvolvimento de um bom plano de ação.

Assim, você alcança um público que ultrapassa o conceito de cliente, se transformando em defensor e promotor da marca!

Aqui, você vai aprender quais são as melhores ações de relações públicas e como é possível aplicá-las em qualquer negócio. Acompanhe conosco!

O que faz um relações públicas?

A profissão de relações públicas existe no mundo há um bom tempo. Estima-se que o estudo foi iniciado no início do século XX, mas pesquisadores encontraram indícios de práticas da área em meio à aristocracia chinesa. Ou seja, milhares de anos atrás!

O contexto do desenvolvimento das práticas de RP se deu a partir da forte industrialização que ocorria nos Estados Unidos. Movimentos operários criavam cada vez mais consciência a respeito do seu papel nas indústrias, ao mesmo tempo que o público geral começava a se interessar pelas empresas e a imagem que elas passavam para a sociedade.

Ou seja: foi criada a necessidade de trabalhar a reputação de um negócio para diminuir impressões negativas e aumentar a visibilidade positiva daquela organização ou dos produtos oferecidos.

Com isso, critérios como a transparência e honestidade foram priorizados pelos escritórios de relações públicas que começavam a surgir.

A relação com a imprensa também foi desenvolvida a partir dessa época, já que os meios de comunicação começaram a ser vistos como uma espécie de “arma poderosa” para construir ou acabar com toda a história de um negócio.

Anos se passaram, mas a essência da profissão permanece a mesma: um relações públicas tem como função o desenvolvimento de estratégias de relacionamento com o público, seja ele imprensa, funcionários, órgãos governamentais ou clientes, por exemplo.

A essência do trabalho do RP é buscar por formas de transmitir a melhor — e mais oportuna, em alguns casos — imagem da empresa. Assim, aspectos da reputação são construídos diariamente.

O que são ações de relações públicas sua importância?

Agora que você já compreendeu a essência da profissão, é hora de se aprofundar um pouco mais nos conceitos.

Para que o relacionamento entre organização e público seja consolidado, é preciso traçar estratégias e planos de ação que viabilizem todos os pontos que deverão ser trabalhados.

Pense na seguinte situação: uma empresa no ramo de ração para cachorros quer se posicionar como aliada dos movimentos de adoção consciente.

Essa é a ideia e, por trás dela, existem uma série de objetivos articulados não apenas pelo RP, mas pela diretoria, equipe de marketing e comunicação estratégica, por exemplo.

Depois de decidir questões de posicionamento, visão e valores da organização, chega a hora de desenvolver ações de relações públicas capazes de sintetizar e transmitir os pilares para o público interessado.

Os principais pontos que definem a importância da estratégia são:

  • maior (e melhor) relacionamento com a imprensa;
  • aumento da confiança por parte do público;
  • controle acerca de possíveis crises;
  • melhora na reputação da empresa;
  • maior transparência;
  • possibilidade de alcançar um público ainda não imaginado.

É importante ressaltar que todos esses (e os demais) benefícios da ação acabam gerando, no final de tudo, vendas e conversões dignas de encantamento e fidelização.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

Eventos corporativos: saiba como organizar um evento de sucesso

Relações Públicas Digitais: o que é, como funciona e 8 dicas de sucesso!

Como encontrar os veículos certos para enviar press release

Briefing para Relações Públicas: como fazer

RP baseado em dados: como usar big data na estratégia de comunicação


Quais são e como realizar as melhores estratégias?

Agora é a hora de conhecer algumas das melhores estratégias que compõem ações de relações públicas. Além de vê-las na prática, você conseguirá entender a função e benefícios de cada uma.

Press release

press release é uma das mais tradicionais estratégias em uma ação de relações públicas e pode existir em inúmeros momentos distintos de uma organização, como:

  • lançamento de produto;
  • posicionamento (ou reposicionamento) de marca;
  • crises, acidentes ou escândalos envolvendo a empresa;
  • outros acontecimentos marcantes, como inaugurações ou fechamentos;
  • divulgação de campanhas;
  • anúncios em geral.

Podemos imaginá-lo como uma espécie de matéria jornalística. Ou seja: é preciso construir um conteúdo rico, que faça sentido e consiga captar a atenção da imprensa — ela é, justamente, o público-alvo desse material.

Ao enviar o release para um veículo de comunicação, a expectativa é que ele se interesse pelo o que foi divulgado e queira saber mais sobre ele. A consequência esperada é que alguma divulgação aconteça dentro daquele canal de mídia.

Conforme falado, o conteúdo segue as boas práticas da redação jornalística, então, não se esqueça de incluir as seguintes informações.

  • Quem?
  • O quê?
  • Onde?
  • Quando?
  • Como?
  • Por quê?

Além de o formato facilitar o trabalho de compreensão do jornalista — afinal, ele entrará em contato com as informações de forma hierarquizada, sabendo os pontos mais importantes primeiro —, existem casos em que o veículo de comunicação publica o release na íntegra.

Gestão de crise

transformação digital fez com que, hoje em dia, lidar com crises em um negócio seja uma tarefa muito mais difícil do que era no passado.

Antigamente, quando acontecia um escândalo com uma empresa, por exemplo, a informação poderia demorar alguns dias até chegar nas mãos de um jornalista e ser divulgada na TV, rádio ou impresso. Assim, o RP ganhava tempo para se preparar e iniciar um processo de gestão de crise.

Hoje em dia, com o avanço tecnológico que beneficiou a grande mídia com transmissões ao vivo em HD e relacionamento instantâneo com jornalistas de todo o mundo, o próprio cidadão conta com recursos poderosíssimos em suas mãos. Ou seja: é questão de minutos até que um “furo” seja vazado nas redes sociais.

Por isso, a gestão de crise é um dos pontos mais importantes em uma ação de relações públicas. Para criar um bom planejamento, liste primeiramente todos os possíveis cenários negativos que sua empresa poderia vivenciar no ano.

Quando se pode prever um cenário de crise, todo o setor de comunicação antecede materiais importantes como o próprio release citado acima. Além disso, faz o devido alinhamento com advogados (quando é necessário), diretoria e demais funcionários. Também se ganha tempo para planejar a gestão de crise nas redes sociais.

Em casos de crise não prevista, o importante é manter a calma e não divulgar informações precipitadas. É o exemplo da Loja Três, que se viu frente a uma crise gigantesca em relação a denúncias de gordofobia, racismo e outros levantamentos sociais pertinentes.

O primeiro release divulgado pela marca foi completamente equivocado e, em vez de se posicionar de forma controlada, focou a defesa da integridade dos acusados, sem demonstrar princípios de empatia pelo público.

Relacionamento com o público

Podemos dividir a ação de relacionamento em vertentes específicas:

  • público interno (funcionários, prestadores de serviço, diretoria);
  • público externo (clientes, fãs da página nas redes sociais, leads);
  • imprensa.

É muito importante que todos esses públicos sejam devidamente atendidos e respeitados. Quando um deles está descontente, tenha certeza de que o cenário de possíveis crises começa a aparecer.

Boas formas de construir um bom relacionamento é a partir do networking, desenvolvimento de canais abertos para sugestões, críticas ou elogios (hoje em dia, tenha foco nas redes sociais), parcerias ou ações estratégicas.

Produção de conteúdo

Sim, o Marketing de Conteúdo e ações de relações públicas têm muito mais pontos em comum do que você imagina.

O RP dificilmente será responsável escrever os artigos do blog de um negócio, mas toda a estratégia deverá ser construída a partir do trabalho de posicionamento da marca.

Canais como redes sociais, inserções/publicações na imprensa e o próprio blog fazem parte da estratégia de gestão de um relações públicas.

Eventos

O marketing de eventos é uma estratégia que também faz parte da responsabilidade do RP. Esses momentos são responsáveis por auxiliar no desenvolvimento de vários pilares de um bom relacionamento com o público, como:

  • possibilidade de conhecer um novo produto ao vivo;
  • geração de networking;
  • maiores chances de inserção na mídia;
  • conteúdo rico para redes sociais.

O evento, por sua vez, geralmente, é divulgado por meio de um release enviado para a imprensa e outros contatos importantes. Uma forma de tornar o convite mais interessante é por meio de uma estratégia de press kit, que vamos abordar a seguir.

Press kit

press kit, também chamado no Brasil de kit de imprensa, é um conjunto de objetos que têm finalidade similar ao do release: lançar um produto, divulgar campanha ou posicionar a marca, por exemplo.

O release é um dos vários elementos que devem ser incluídos no kit, já que ele será o responsável por apresentar todo o material, estratégia e objetivo daquele envio.

Veja alguns itens que costumam compor o press kit:

  • o produto em questão ou voucher para os serviços oferecidos pela empresa, quando for o caso;
  • release;
  • uma caixa ou envelope para envio. O ideal é que eles sejam criativos e conversem com a campanha em questão;
  • brindes ou presentes relacionados com a ação: é importante saber que são eles que, na maioria das vezes, chamam a atenção de quem recebe.

Assessoria de imprensa

Os escritórios — ou setores — de assessoria de imprensa sempre terão a presença de um RP no time. Ela é a responsável por criar uma ponte entre canais de comunicação e a empresa.

Ou seja: os pontos inseridos nas ações de relações públicas estão dentro de um espectro maior, responsável por direcionar todo o conteúdo para aquele canal que faz mais sentido.

Além disso, a assessoria é grande responsável por cultivar as boas práticas de relacionamento com a imprensa — podendo desenvolver, também, gestão de redes sociais e imagem.

Quando colocamos a transparência e o relacionamento com o público dentro das prioridades de uma empresa, tenha certeza de que os benefícios podem ser percebidos já nos primeiros dias após o início de uma ação de sucesso.

Na condição de empreendedor, analista ou até mesmo estagiário, se coloque na posição de cliente: como você gostaria de se relacionar com a sua marca favorita? Quanto maior for a humanização, melhor será a satisfação!

Agora que você sabe a importância das ações de relações públicas para o seu negócio, provavelmente, compreendeu que um dos principais benefícios da estratégia é o aumento da fidelização do público.

Para ficar por dentro ainda mais sobre o assunto, acesse nosso conteúdo sobre o Marketing de Defensores!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.