Por Ana Júlia Ramos

Redatora freelancer da Rock Content

Publicado em 10 de junho de 2019. | Atualizado em 9 de dezembro de 2019


A base da administração por objetivos é a compreensão clara dos objetivos de uma empresa. O objetivo é a integração entre o gestor a sua equipe, o que elimina barreiras hierárquicas. Por meio dela, administração e funcionários desenvolvem suas próprias funções em direção aos resultados almejados.

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado aos objetivos dela e como cada um é traçado e posteriormente colocado em prática. 

A administração por objetivos veio justamente para destacar a importância de investir em um bom planejamento estratégico, sem se esquecer dele quando os processos começam a dar certo — ou até mesmo errado. 

Seu conceito foi introduzido e ganhou popularidade por Peter Drucker, escritor, professor e consultor administrativo austríaco. No ano de 1954 ele lançou um livro chamado de A Prática da Administração, que serve como base para todo o estudo a ser explorado neste post.

Para que você possa conhecer mais sobre a administração por objetivos e entender suas vantagens, vamos abordar os principais conceitos da estratégia e mostrar as melhores formas de adaptá-la no cenário de uma empresa. Isso será feito a partir dos seguintes tópicos:

O que é administração por objetivos?

Conforme o nome já adianta, a administração por objetivos, ou APO, é um processo que tem como base a compreensão clara dos objetivos de uma empresa. Como consequência disso, a administração e os funcionários se guiados e serão capazes de desenvolver suas próprias funções na direção dos resultados almejados.

Ao entender corretamente “por que” e “como” as metas poderão ser executadas, a busca por alcançá-las se transforma em algo muito mais factível. 

Tal transparência deve ser prioridade da equipe, que idealmente deve ser o menos hierarquizada possível: gerentes e subordinados devem traçar planos de ação que conversem da mesma forma entre si.

Além disso, é importante que os setores tenham uma visão geral de outras áreas: marketing, jurídico, comercial, financeiro e todas as outras equipes só têm a ganhar quando entendem os objetivos que vão além das suas funções.

Tanto em empresas menores e até naquelas de nível global, é muito comum encontrar funcionários desmotivados ou que não compreendem o valor das metas atribuídas a eles

Além disso, existem também aqueles casos de gestores que traçam objetivos sem entender a rotina dos colaboradores e os principais gargalos do dia a dia. Desse modo, não sabem quais números seriam razoáveis para que todos consigam cumprir seus respectivos papéis.

Para elaborar os planos de ação, um objetivo é definido e dentro dele uma série de metas são enumeradas a fim de viabilizar o resultado em períodos específicos de tempo, tudo isso de forma participativa.

Quais são as características da APO?

Depois de entender o contexto da administração por objetivos, vamos avançar no conceito e mostrar as principais características que a envolvem.

Ao compreendê-las e encontrar formas práticas de aplicar a APO no seu negócio, você estará um passo à frente de conquistar resultados que façam sentido e sejam alcançáveis dentro da realidade da sua equipe.

Definição de responsabilidades de gestores e subordinados

Antes de determinar exatamente quais serão as responsabilidades da equipe, é importante definir o objetivo geral e entender o que cabe aos gestores e o que deve ser feito pelo restante dos colaboradores.

Mesmo em um sistema de trabalho colaborativo, existem inúmeras funções que não são realizadas por toda a equipe — o que pode ocorrer por razão estratégica ou sigilosa, bem como pelo nível de responsabilidade do cargo.

Objetivos para cada departamento ou posição

Depois de entender a divisão principal dos objetivos, é hora de se reunir com toda a equipe e realizar a divisão das tarefas de forma transparente. Visto que as metas só são alcançadas da melhor forma possível quando são alinhadas aos responsáveis, lembre-se de expor exatamente o propósito e como os funcionários podem contribuir com os resultados.

Mensuração e no controle de resultados

Um ponto de destaque da APO é a mensuração dos resultados. Depois de definir a meta e começar o processo de “mão na massa”, uma das principais formas de alcançar o que foi proposto é o controle periódico de tudo o que está acontecendo.

A meta foi pensada para um período de um ano? Defina encontros quinzenais ou a cada certa quantidade de meses, sempre levando em conta a importância e a complexidade do que está em jogo.

Muitas pessoas ignoram o poder do controle dos objetivos, mas eles são importantes para que haja uma manutenção capaz de salvar resultados que não poderiam ser alcançados. 

O tempo é imprevisível e existe uma série de fatores incontroláveis que podem mudar de um período para o outro, de modo que o ideal é revisitar a proposta. Do contrário, muitas metas nunca seriam alcançadas.

Avaliação e reciclagem

Depois de atingir — ou não — os resultados propostos, é preciso entender a fundo quais foram os principais gargalos, vitórias, falhas no processo e méritos para que a situação tenha chegado ao nível que chegou.

É hora de revisar todos os planos e diferenciar aqueles que não funcionam dos que podem ser reciclados para o ano seguinte. O ciclo da APO é contínuo e, mesmo que os objetivos continuem sendo os mesmos, deve-se voltar ao primeiro passo. 

Como a APO pode ajudar a empresa?

Agora que você compreendeu os principais pontos da administração por objetivos, já está preparado para entender seus principais benefícios. A gestão transparente e colaborativa só tem a acrescentar na realidade das mais diversas empresas, independente do tamanho ou do modelo de negócio.

Estruturação de um bom plano de carreira para a equipe

Ao estabelecer metas individuais e de equipe e mensurar cada uma delas, os gestores têm em mãos um material rico a respeito das principais competências de todos os funcionários.

Dados que envolvem a evolução pessoal e coletiva são fundamentais para traçar planos de carreira — unidos a outros pontos importantes como aderência à cultura, personalidade e aspectos de comportamento. 

É importante ter em mente que as análises têm importância não apenas na hora de bater a meta, mas também ao montar a melhor e mais dedicada equipe.

O plano de carreira também é fundamental para que o colaborador entenda o seu lugar e seu desempenho na empresa, como pode melhorar e se de fato está vivendo na situação que gostaria. Além de pessoas frustradas entregarem menos e com qualidade inferior, ter noção da própria evolução é uma das principais formas de alinhar as expectativas pessoais com as da corporação.

Chance de traçar estratégias de melhoria com tempo suficiente

Conforme já adiantamos no post, a manutenção e a revisão periódica dos objetivos é fundamental para traçar novos planos de ação quando os atuais não vão bem.

Esquecer-se das metas e lembrar de mensurá-las apenas nos momentos finais é uma grande fórmula para o fracasso. Além disso, quem é que não gosta de bater meta dobrada? 

Muito mais do que estratégias de melhoria e recuperação, o modelo de gestão atualizado faz com que seja possível deixar aquelas metas que já foram alcançadas ainda melhores. Tudo isso, obviamente, deve servir de aprendizado para os anos seguintes. Você terá um banco de informações gigantesco e pronto para ser minuciosamente analisado.

Criação de processos e relações transparentes

A transparência deve ser considerada a base das relações interpessoais de trabalho. Lideranças opressoras, distantes e inflexíveis nunca foram queridas, e hoje em dia o cenário é ainda pior para a gestão.

Com a autonomia que tomou conta da carreira de uma pessoa, equipes ganharam uma autoestima talvez nunca vista antes no mercado de trabalho. Isso significa que aquela gestão fria, que não se esforça para criar um senso de pertencimento e que omite informações é cada vez menos tolerada.

Quanto maior for a sensação de colaboração e a participação real do funcionário, tenha certeza que cada um deles estará disposto a dar o seu melhor rumo ao alcance dos resultados da empresa. 

Fazer parte de algo é muito mais do que bater o ponto das 9 às 18 — envolve sentir que todo aquele trabalho de fato faz diferença em um cenário mais amplo.

Ebook Transformação Digital 360Powered by Rock Convert

Como utilizar a APO e aplicá-la?

Para ser guiado pela administração por objetivos, é preciso entender quais são as melhores formas de traçar cada um deles. A listagem pode parecer complexa e demanda muito planejamento, mas quando os processos estão devidamente alinhados, ela se transforma em uma consequência relativamente simples.

Veja as principais formas de usar a APO na prática:

  • busque pelos objetivos que terão impacto direto nos resultados da empresa;
  • baseie cada um deles em dados concretos e mensuráveis, como aponta a metodologia SMART;
  • centralize os objetivos nas atividades e não nas pessoas que vão desenvolvê-las;
  • destrinche os objetivos em uma série de metas detalhadas;
  • priorize uma linguagem clara para todas as equipes, desde a base da empresa até os cargos de máxima gerência;
  • não limite as formas de alcançar os objetivos, é importante que a equipe tenha liberdade suficiente para encontrar as estratégias que serão usadas;
  • defina um prazo final;
  • entenda como serão feitas as manutenções e estabeleça períodos de tempo para as análises.

Além disso, um dos pontos fundamentais que envolvem a estratégia é entender de verdade a importância dos objetivos. 

Em meio a uma realidade informatizada que muda a cada segundo, em que muitas ações são cortadas por parecerem desnecessárias ou exageradas, não devemos subestimar o valor de traçar um bom planejamento que antecede as metas. Somente assim será possível alcançá-las de maneira ágil e eficiente!

E por falar em objetivos, final de ano é a época perfeita para fazer um balanço dos últimos 12 meses e listar as expectativas para os seguintes. Muitas pessoas têm dificuldades para traçar metas — o que deixa aquele discurso de “eu não consigo cumprir nada” muito mais real. 

Se você gostou de aprender sobre a administração por objetivos, aprenda a traçar metas alcançáveis e chegue ao final de 2020 com resultados melhores do que o imaginado!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *