Adobe After Effects

Saiba como usar o Adobe After Effects para impulsionar seus conteúdos visuais

O Adobe After Effects é um software gráfico que tem como objetivo oferecer funções simples e práticas voltadas para o acabamento e últimos retoques de edição de vídeo ou imagens.

O uso de imagens, animações e vídeos é cada vez mais recorrente no Marketing Digital, seja para as redes sociais, campanhas de email marketing ou mesmo para estratégias de marketing em geral. No mundo online, os recursos visuais são excelentes complementos para tornar diferentes conteúdos ainda mais atrativos.

De acordo com uma pesquisa realizada em 2017, mais de 60% dos profissionais de marketing digital nos Estados Unidos apontam o uso de conteúdos visuais como “absolutamente necessário” para as suas estratégias para atrair clientes. Portanto, é preciso utilizar ferramentas e softwares para tornar esse trabalho mais eficiente.

Um dos recursos disponíveis é o Adobe After Effects, uma excelente opção para quem busca um programa prático e flexível para realizar a edição e ajuste de vídeos, filmes e animações. Integrante do pacote de soluções da Adobe para criação de vídeo digital, esse software é ideal a finalização de um vídeo.

Então, que tal conhecer melhor essa ferramenta? Basta continuar a leitura para conhecer mais sobre o que é o Adobe After Effects, as suas funcionalidades e algumas dicas para usar as principais ferramentas do programa.

Confira!

O que é o Adobe After Effects e quais as funcionalidades?

Criado em 1993, o programa foi incorporado ao pacote Adobe em 1995 e, ao lado do Premiere, Encore e Photoshop, compõe o conjunto de softwares voltados para a edição e criação de imagens. Obviamente, cada uma dessas soluções tem suas respectivas especialidades e peculiaridades.

No caso do Adobe After Effects, como o próprio nome já indica, o objetivo é oferecer funções simples e práticas voltadas para o acabamento e últimos retoques de edição de vídeo ou imagens. Configurações como a inserção de efeitos especiais ou animações, além de permitir a criação de vinhetas e de outros elementos gráficos.

O grande diferencial desse programa é a biblioteca de efeitos disponíveis para tornar a edição ainda mais criativa. Seja para aplicar efeitos em 3D em seus conteúdos visuais, seja para remover objetivos de um clipe ou imagem, o Adobe After Effects permite realizar tudo isso de maneira muito simples

Entretanto, apesar de todas as funcionalidades, esse software não é indicado para quem quer editar vídeos mais longos. Afinal, por mais que possibilite a criação de imagens em sua própria interface, o After Effects geralmente é utilizado para a pós-produção de materiais de outros programas.

O que pode ser feito a partir dessa solução?

Os recursos visuais estão se tornando cada vez mais importantes em estratégias de Marketing Digital, principalmente para complementar e tornar ações e campanhas mais atrativas para o consumidor. Afinal, a Internet disponibiliza uma infinidade de conteúdos e, assim, é preciso encontrar formas de se diferenciar.

Ao utilizar imagens e vídeos com efeitos especiais e uma edição impecável, as suas chances de se destacar em meio a tanta concorrência só aumentam.

Com o Adobe After Effects, essa tarefa se torna ainda mais fácil pela simplicidade da ferramenta, permitindo a criação de conteúdos de qualidade sem a necessidade de ser um profissional em edição de vídeo, por exemplo.

Portanto, se você busca tornar as suas redes sociais mais atrativas com imagens de melhor qualidade, landing pages com gráficos ricos e originais, adicionar efeitos ou finalizar com perfeição a edição de um conteúdo em vídeo, o Adobe After Effects é a ferramenta ideal para tornar esse processo mais criativo e eficiente.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre o design!
👉 Adobe Indesign: passo a passo de como usar a ferramenta
👉 Adobe Lightroom: saiba como usar e como aplicar presets
👉 Como criar um portfólio online com Adobe Behance
👉 5 programas de design gráfico para iniciantes: conheça os melhores!

O que preciso saber para usar as principais ferramentas do programa?

Para ajudar você a colocar em prática esses benefícios do Adobe After Effects, separamos algumas dicas de como usar as principais ferramentas desse programa.

Começar um novo projeto

Antes de qualquer coisa, é preciso iniciar um novo projeto, certo? O layout desse programa é muito parecido com dos outros softwares da Adobe.

Na tela inicial, você tem informações básicas do seu arquivo, como tamanho e cores, além, é claro, de outros itens importantes, que vão da linha do tempo na parte inferior e o “composition”, em que você monta o arquivo, até a opção de visualizar a prévia do que está sendo editado com “preview”.

Adobe After Effects

Vá em “Composition” e clique em “New Composition”.

Adobe After Effects 2

Em seguida, você vai definir quais são as propriedades do seu projeto, ou seja, o nome, altura, largura, cor de fundo e a duração da sua animação ou vídeo.

Adobe After Effects 3

Agora é hora de escolher as fotos ou vídeos que vão ilustrar o seu projeto. Para isso, basta ir em “File”, clicar em “Import” e “File” novamente. Em seguida, basta selecionar as imagens que você quer utilizar.

Adobe AE1

Para facilitar o seu controle, todas os recursos visuais que você for utilizar em seu projeto estão na aba “Project”.

Adobe AE2

Para adicionar o arquivo à linha do tempo do seu projeto, basta arrastar a imagem de “Project” para a parte inferior da sua tela.

Adobe AE3

Agora é só começar a utilizar as ferramentas e os recursos disponíveis para alterar, editar e transformar os seus conteúdos visuais.

Adobe AE4

Adicionar textos

Uma das muitas funções desse programa é a inserção de texto em vídeos ou imagens, principalmente para adicionar legendas, por exemplo.

Para isso, basta selecionar “Layer”, em seguida “New” e depois é só qual camada vai ser adicionada, que pode ser um outro objeto ou uma luz, por exemplo. Nesse caso, escolha “Text”.

Adobe AE5

Em seguida, basta escolher o local em que o texto vai ser posicionado e escrever o conteúdo desejado.

Adicionar movimento ao texto

Com o texto definido, agora é hora de definir qual o tipo de movimentação vai ser utilizado para tornar a sua imagem mais atrativa. Para fazer o movimento de uma posição para outra, é só clicar no texto que vai ser editado e, em seguida, selecionar o ícone do relógio abaixo.

Adobe AE6

Agora, é só definir o posicionamento inicial do texto e, em seguida, definir o local em que ele deve aparecer no tempo desejado. Para isso, basta selecionar o momento futuro em sua linha do tempo.

Adobe AE7

Remover objetos de clipes

Opção utilizada principalmente no Photoshop, agora também é possível remover objetos dos seus vídeos ou imagens com o Adobe After Effects.

O primeiro passo é selecionar a ferramenta “Caneta”.

Adobe AE8

Em seguida, é preciso desenhar ao redor do objetivo a ser retirado da sua imagem. Para garantir maior eficiência dessa estratégia, o ideal é desenhar a máscara próximo ao item a ser excluído, porém, deixando um pequeno espaço para que o programa consiga fazer uma análise mais completa dos quadros selecionados.

Adobe AE9

Agora que o mascaramento foi concluído, vá até a linha do tempo e, com o botão direito, selecione a camada que vai ser excluída e clique em “Subtract”, o que vai criar uma área transparente na sua imagem.

Adobe AE10

Agora, clique em “Generate Fill Layer” e o programa, a partir de uma análise de cada quadro, preencherá a área transparente.

O que difere o Adobe After Effects do Adobe Premiere?

Uma dúvida muito comum antes de usarem o Adobe After Effects é em relação as diferenças entre esse programa e o Adobe Premiere. A verdade é que os dois softwares até têm algumas funcionalidades parecidas, mas a escolha por um ou outro está diretamente ligada ao objetivo final de quem vai editar.

Ou seja, de acordo com o resultado que você espera ao editar o seu conteúdo visual, você vai optar pelo After Effects ou o Premiere. É importante lembrar também que, apesar de funcionarem bem separadamente, alguns recursos são otimizados quando trabalhados em conjunto no processo de edição.

Entretanto, enquanto o Premiere é um software de edição de vídeo não linear e dispõe de ferramentas suficientes para controlar todos os aspectos da produção, o After Effects serve como um complemento, justamente para realizar os acabamentos finais — com gráficos em movimento e efeitos visuais — ao que foi produzido pelo outro programa da Adobe.

Utilizar as ferramentas e os recursos disponíveis é fundamental para tornar as suas estratégias mais eficientes. Portanto, usar um programa como o Adobe After Effects pode uma excelente solução para quem busca oferecer um conteúdo ainda mais qualificado e atrativo para o seu consumidor, aumentando a visibilidade da sua marca.

Outro componente do pacote de soluções da Adobe em que o After Effects está presente é o Photoshop, a ferramenta voltada para a edição de imagens.

Que tal, conferir um passo a passo para desvendar esse outro excelente programa e saber como ele pode ser importante para o seu negócio?

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo