adobe behance

Adobe Behance: como criar seu portfólio online na plataforma da Adobe

O Adobe Behance é a comunidade dos designers, ilustradores, fotógrafos e profissionais do audiovisual. Além disso , é uma excelente plataforma de portfólios online, dando visibilidade para quem busca mais oportunidades.

Quem trabalha na área de design gráfico, é fotógrafo, ilustrador, ou atua no audiovisual sabe bem o quão importante é ter um portfólio online para expor seus trabalhos.

Entre as melhores opções, o Adobe Behance é um dos mais utilizados e que reúnem projetos de grandes artistas e profissionais dessas áreas.

Gratuita, a ferramenta do pacote Adobe permite o upload de projetos dentro de páginas voltadas para cada usuário.

Lá ele consegue subir seus projetos com ricas opções de informações e detalhamento do trabalho realizado. Mais do que uma simples plataforma de portfólios, o Behance é uma grande comunidade.

Se você é um profissional dessas áreas, certamente já se fez a seguinte pergunta: devo postar meus trabalhos em um site próprio ou no meu Behance? Bem, vamos ajudá-lo a tomar essa decisão neste post! Veja também como criar sua página na plataforma e entenda como usá-lo!

O que é o Adobe Behance e quais são suas funcionalidades?

Uma plataforma para criativos. É assim que a Adobe define o Behance e, talvez, não haja melhor maneira de explicar o que é essa ferramenta.

Ela funciona como uma verdadeira comunidade em que profissionais criam seus próprios portfólios para compartilhar seus trabalhos em diversas áreas, sempre com foco em design, ilustração e comunicação digital, de modo geral.

O usuário que cria sua conta no Adobe Behance tem logo um primeiro contato com uma série de trabalhos de diversos segmentos em sua home. Na configuração de sua conta, ele pode selecionar quais temas são do seu interesse, para então acompanhar projetos dessas categorias no seu feed.

Como uma verdadeira comunidade, lembrando a estrutura de uma rede social, profissionais podem seguir uns aos outros, para acompanhar de perto as novas postagens.

Também é possível interagir com as publicações, deixando comentários, curtidas, compartilhando em sua própria página e até mesmo salvando em sua coleção de trabalhos favoritos.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos

👉 Adobe Premiere: passo a passo para iniciantes fazerem vídeos incríveis

👉 Como usar o Photoshop: passo a passo para editar suas imagens

👉 Adobe Indesign: passo a passo de como usar a ferramenta


Vagas

Na aba “Jobs” os profissionais que têm conta no Behance conseguem visualizar uma sessão de vagas com grandes ofertas das melhores empresas no mundo.

Sendo assim, se você acredita que tem os requisitos para essas posições, basta aplicar para a vaga e os recrutadores vão checar o seu portfólio.

A função portfólio

O grande destaque do Adobe Behance é a quantidade de bons trabalhos que a plataforma reúne.

Justamente por ter essa abordagem diferenciada, os grandes profissionais do mercado aderiram à ideia e levaram seus trabalhos e grandes projetos para a plataforma — o que a enriqueceu muito.

A ferramenta de portfólio do Behance é bastante eficiente e permite subir projetos completos.

Como criar seu portfólio na plataforma?

Para criar um portfólio você precisa seguir algumas etapas mais simples, desde a criação de uma conta até o upload das imagens ou dos vídeos do seu trabalho.

Assim, você terá uma apresentação profissional da sua arte, produção, design ou ilustração. Veja a seguir como fazer isso em um passo a passo!

Passo 1: crie uma conta no Behance

Sem mistério! Acesse o Behance e, na barra superior, clique em “Sign Um With Email”.

como criar uma conta no Behance

Após isso, preencha suas informações básicas necessárias e clique no ícone “Sign Up”, ao final.

como criar uma conta no Behance

Passo 2: selecione seus assuntos de preferência

Para gerar um feed de publicações interessante para você, o Behance solicita que você selecione alguns assuntos de interesse, sugerindo alguns principais.

Clique nos que mais o agradam eles serão salvos para gerar uma home mais interessante e rica. Após isso, clique em “See my custom feed”.

recomendações no Behance

Passo 3: Inicie o seu portfólio

Depois de configurar seu feed, é hora de, enfim, criar o seu portfólio. Isso começa com o upload de seu primeiro projeto.

Pense em quais imagens ou screenshots são mais interessantes para divulgá-lo, pois com esses arquivos você vai alimentar essa página no Behance.

Ele gera uma espécie de apresentação com as imagens que você enviar, organizando tudo de maneira muito agradável aos visitantes. Para começar, clique em “Create a Project” na barra superior.

como criar projetos

Na próxima tela você encontrará uma barra de opções à esquerda. Por lá estão todas as suas opções de edição do projeto, começando pelos uploads das imagens que você quer usar.

Existe também uma caixa de texto na qual você pode inserir a descrição de cada peça, algo muito importante para exibir um projeto.

montando o portfólio

Após inserir as imagens e finalizar toda essa etapa de edição, você irá para a página de configuração da capa do seu projeto. Escolha um arquivo nas dimensões delimitadas e então faça o upload.

upload de imagens

Por fim, você deverá incluir mais algumas informações específicas e técnicas do projeto, entre elas:

  • categoria do projeto;
  • ferramentas usadas;
  • parceiros no desenvolvimento;
  • direitos autorais e licença de uso;
  • categoria de conteúdo (se o conteúdo é adulto).

Ao final, basta clicar em “Publish” no final da janela e então conferir o resultado do seu último trabalho, agora exposto para a comunidade do Behance!

configurações finais do projeto

É melhor expor os trabalhos no Behance ou em um site próprio?

Essa é uma questão que sempre causa dúvidas nos usuários: expor seus trabalhos no Adobe Behance ou ter um site próprio?

Não é uma questão de prós e contras, mas cada uma dessas duas possibilidades traz ganhos muito interessantes a nível de exposição do trabalho e captação de novos clientes.

O site é o nível mais profissional de portfólio. Não deixe de ter um se você quer se posicionar da melhor forma e causar impacto nos clientes.

O portfólio também é muito bem avaliado e hoje tem ótima visibilidade, especialmente dentro da comunidade profissional, o que é ótimo para conseguir uma rede de contatos.

O ideal é ter sempre primeiramente um site, já que ele é a opção mais impactante. Mas, hoje, o Behance é indispensável, especialmente porque ele é uma rede social.

As empresas também usam esse espaço para captar talentos e por lá você é encontrado mais facilmente. O site é valioso, mas traz mais oportunidades de maneira proativa, ou seja, quando você dá endereço a alguém.

O Adobe Behance é uma excelente plataforma para designers e artistas! Se você é dessas categorias, não perca tempo e comece a desfrutar de todas as oportunidades que a ferramenta oferece. Você aprenderá muito com outros trabalhos e ainda colocará seus projetos em outro patamar.

Pronto para aproveitar as melhores oportunidades no seu segmento? Aproveite e veja um guia sobre como fazer um portfólio de qualidade!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo