Adobe Edge Suite: como usar os 7 programas desse pacote de ferramentas

O Adobe Edge Suite é um pacote completo de soluções voltadas a desenvolvedores. Com essa seleção de 7 softwares é possível trabalhar em aplicações web de alto nível, especialmente para mobile.

Adobe Edge Suite

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Em seus cotidianos, desenvolvedores precisam de ferramentas que ofereçam o suporte para seus trabalhos. O Adobe Edge reúne uma série de soluções que ajudam desde testes de aplicações, até o desenvolvimento de animações e outras funcionalidades para páginas da web.

A ideia é que esse pacote de softwares atenda a todas as necessidades que envolvem o trabalho de desenvolvimento.

O pacote é composto por 7 programas, uns mais decisivos e relevantes, outros mais voltados ao suporte para tarefas específicas que variam de um projeto para outro. Para entender como cada um desses softwares pode ajudar, é fundamental detalhar melhor como eles funcionam e quais ganhos é possível obter.

Neste post mostraremos mais sobre como funciona o Adobe Edge Suite, qual é a sua proposta e como ele pode ajudar o desenvolvedor.

Confira também como funcionam os 7 programas do pacote!

Entenda melhor o que é e qual a proposta do Adobe Edge Suite

Amplamente conhecida no mercado, a Adobe é uma empresa que sempre teve a inovação como base para os seus produtos. Suas soluções sempre ajudaram segmentos profissionais, como os criativos, além de também oferecer suporte a tarefas mais básicas, desde o flash aos leitores de PDF.

O Edge é produto dessa postura de entrega de ferramentas para o apoio de atividades, nesse caso, de desenvolvedores.

Na prática, quando falamos de softwares, uma suite é uma espécie de central de soluções composta por diferentes programas voltados a uma finalidade. É um conjunto de ferramentas que forma um pacote completo de suporte a uma atividade profissional.

O Adobe Edge Suite foi desenvolvido pensando em todas as necessidades que o desenvolvedor tem na hora de trabalhar em uma aplicação.

O grande diferencial das propostas da Adobe em uma suíte é pensar em ferramentas que vão além do trabalho mais básico e inicial. As soluções são capazes de dar o suporte que o profissional precisa para inserir funcionalidades e recursos mais avançados ao desenvolver algo para a web.

Além disso, as soluções são voltadas para o suporte no desenvolvimento com os padrões mais recentes desse segmento.

Conheça cada uma das 7 soluções do pacote

O Adobe Edge é composto por 7 apliações: Animate, Code, Inspect, Reflow, Web Fonts, Typekit e Phonegap Build. Cada um deles dá suporte para diferentes fases e necessidades do trabalho do desenvolvedor, formando um pacote completo de soluções indispensável.

A seguir, conheça detalhadamente como funciona cada um desses softwares e o que eles entregam de valor.

Animate

O Adobe Animate foi a resposta da Adobe para o fim do Flash, depois que ele passou a ser rejeitado por sistemas iOS e OSX. Hoje, o Animate cumpre bem o papel do seu antepassado, permitindo o desenvolvimento de aplicações interativas e de animações em páginas HTML.

O desenvolvedor consegue desenvolver essas aplicações em um editor muito com uma interface muito corriqueira, usando uma linha do tempo, assim como os softwares de audiovisual.

Todo o trabalho é dividido em frames, o que facilita a programação das animações e dos movimentos. O ambiente da ferramenta também é bem familiar, com uma estética muito similar aos softwares do pacote CC.

A amplitude de efeitos oferecida pelo Animate torna o software ainda ais interessante e enriquecedor para projetos de todos os tipos. O principal ganho que ele oferece é o desenvolvimento de aplicações para qualquer plataforma, graças ao Webkit

O conteúdo criado roda normalmente em qualquer sistema iOS e Android, com total responsabilidade, além de ser também compatível com todos os navegadores web do mercado.

Code

O Code, como o nome sugere, é a solução do Adobe Edge Suite voltado para o desenvolvimento e edição de códigos de programação. Conforme esse trabalho exige, o software tem uma interface muito simplificada e que ajuda o desenvolvedor a se concentrar em suas linhas e evitar ao máximo qualquer tipo de erro.

De código aberto, a ferramenta dá suporte a linguagens de programação muito utilizadas, como CSS, JS e HTML 5, realizando todo esse trabalho de forma totalmente integrada com o pacote Creative Cloud, suite da Adobe voltada ao design e produção gráfica.

A vantagem disso é simples: integrar layouts criados para a web com os códigos, facilitando muito a construção de front-end e back-end.

O foco do Code é facilitar a vida do profissional desenvolvedor, e isso é comprovado com as funções acessíveis e muito práticas, como a visualização dinâmica do código.

Assim, qualquer erro pode ser rapidamente corrigido. Essa função também mostra o resultado do desenvolvimento em tempo real, dando suporte para a continuidade do desenvolvedor.

Inspect

Outra aplicação do Adobe Edge Suite que atualiza uma antiga aplicação: o Inspect é a nova geração do Adobe Shadow. A proposta dessa ferramenta é o inspecionamento de páginas, permitindo que o desenvolvedor visualize o código em alteração durante o acesso do site.

A partir disso ele consegue fazer observações estratégicas que podem despertar percepções sobre possíveis alterações.

O principal destaque dessa ferramenta é a integração com o mobile. Funciona de maneira simples: o desenvolvedor consegue emparelhar um smartphone com o Inspect instalado no computador e, a partir disso, toda página que ele abrir no celular replicará o código para o desktop.

Essa função tem a proposta de permitir a observação do comportamento de páginas em formatos mobile, mas replicando toda essa atividade para o desktop, facilitando qualquer alteração.

O ganho que isso proporciona é sempre trabalhar com aplicações responsivas e que funcionem bem em plataformas mobile.

A interface de trabalho do Inspect é totalmente personalizável. Isso ajuda a criar um dashboard voltado às necessidades do usuário, otimizando a acessibilidade da maneira que ele preferir!

Você pode se interessar por esses outros conteúdos sobre o pacote Adobe!
Adobe Indesign: passo a passo de como usar a ferramenta
Adobe Lightroom: saiba como usar e como aplicar presets
Como criar um portfólio online com Adobe Behance
5 programas de design gráfico para iniciantes: conheça os melhores!

Reflow

O Reflow é mais um dos softwares que a Adobe desenvolveu para facilitar o trabalho dos desenvolvedores com layouts de páginas. Nem todos têm expertise em design front-end, e o Reflow é justamente a ferramenta pensada para que esse não seja um trabalho árduo e desgastante.

Mais do que simplesmente uma página da web, a proposta é dar o suporte ideal para que ela seja totalmente responsiva. Hoje, o acesso por mobile é uma realidade muito concreta, o que exige que qualquer projeto seja pensado para acessos por meio de smartphones e tablets.

O trabalho executado no Reflow é completo: backgrounds, imagens, paleta de cores e tudo mais voltado ao design das páginas. Tanto a estrutura da disposição dos elementos quanto a estética dos mesmos pode ser editada de maneira simples, em uma interface enxuta e simples de ser compreendida.

O layout pode ser mudado por completo, em um trabalho de alto nível e que pode ser feito todo em CSS.

Web Fonts

Do que seria um projeto para a web sem uma boa fonte? Cada conceito pede um estilo de letra diferente e um dos grandes problemas que o desenvolvedor enfrenta é justamente não ter acesso a um banco gratuito.

O Web Fonts tem exatamente essa função de oferecer um rol de alternativas para qualquer aplicação. Inserir essas fontes no seu projeto se torna muito mais simples com o uso da ferramenta. Ela não demanda instalação ou outra configuração mais complexa.

Basta escolher o estilo preferido, digitar o texto desejado e o Web Fonts oferece os códigos HTML e CSS para serem inseridos no desenvolvimento da aplicação.

A ferramenta pode ser acessada do próprio navegador que o profissional usa, sem a necessidade de instalação. Sua interface é muito enxuta e simples, com foco somente na escolha do estilo da fonte e na exibição do código relacionado a ela.

Typekit

O Typekit não é muito distante do Web Fonts. Na verdade, ele é que oferece a base de fontes utilizada pelas soluções da Adobe incluindo o próprio Web Fonts. O que se destaca nessa ferramenta é que ela é integrada ao Creative Cloud da Adobe, ou seja, a comunidade de profissionais do ramo de desenvolvimento e design.

Isso possibilita que o Typekit tenha sua base de fontes atualizada constantemente, graças à oferta de novos trabalhos que os profissionais criativos compartilham na comunidade.

Basta se informar sobre a os direitos de uso da fonte e entender se ela pode ser livremente aplicada em qualquer projeto.

Phonegap Build

O presente e o futuro são mobile friendly, e a Adobe não perdeu tempo ao entender isso e oferecer um software que permita o desenvolvimento de aplicações para esse modelo.

O Phonegap Build tem a proposta de oferecer uma plataforma para que desenvolvedores trabalhem em projetos para plataformas móveis.

As aplicações são feitas em uma interface também muito prática, intuitiva e de operação muito ágil e simples. O foco é direcionado a projetos em HTML, CSS e JS, linguagens muito tradicionais e que têm bastante demanda por parte dos profissionais do segmento.

O Phonegap Build tem funcionalidades muito completas para o desenvolvimento do projeto. Ele também dá suporte para trabalho em equipe, permitindo o envio de convites e a divisão hierárquica para outros usuários que vão trabalhar na aplicação.

Completo, o Adobe Edge é o pacote dos sonhos dos desenvolvedores. Com essas 7 opções de softwares, o trabalho fica mais prático e com suporte para diferentes tipos de projetos. A ideia é que essa suite seja uma verdadeira caixa de ferramentas no cotidiano dos profissionais da área.

Curtiu saber sobre esse assunto? A Adobe tem soluções eficientes e que agregam muito ao mercado. Agora temos uma sugestão de outro software da marca: saiba como usar o Photoshop!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.