Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 10 de fevereiro de 2020. | Atualizado em 2 de abril de 2020


Utilizar Adsense no Wordpress é uma das melhores formas de monetizar conteúdos. Mas inserir os anúncios exige estratégia. Alguns plugins específicos devem ajudar. Saiba mais!

Adicionar anúncios do Google Adsense no WordPress é uma tarefa considerada complexa por muitos webmasters e proprietários de sites. Mas existem plugins na plataforma que auxiliam nessa tarefa. Seja de forma manual ou com a ajuda dos plugins, trazemos aqui um guia para você fazer isso.

Entre as diversas maneiras de gerar receitas com as visitas recebidas no site, as relacionadas à publicidade de produtos e serviços de terceiros lideram as preferências. Hoje, existem bons programas para você ganhar dinheiro com cliques em anúncios, mas o mais popular é o Google Adsense no WordPress.

Mas como fazer isso? No post de hoje, você vai descobrir as vantagens de usar o Google Adsense, como inserir os anúncios em suas páginas e como tirar o melhor proveito desse recurso. Confira!

  • O que é Google Adsense?
  • Quais as vantagens de adicionar o Google Adsense no WordPress?
  • Como inserir os anúncios do Google Adsense no WordPress?
  • Como tirar o melhor proveito possível do Google Adsense no blog?

O que é Google Adsense?

O Google Adsense é uma plataforma de anúncios online que ajuda os proprietários de sites a monetizarem seus conteúdos. Isso é feito exibindo anúncios contextuais e relevantes nas páginas. As receitas são distribuídas na proporção de 68% para os usuários da plataforma e 32% para o Google.

O Adsense foi lançado em 2003 e, atualmente, é o programa de publicidade mais utilizado na internet. Segundo informações do próprio Google, a plataforma paga cerca de US$ 10 bilhões por ano aos seus mais de 10 milhões de webmasters e donos de sites.

LEIA TAMBÉM
👉 Quais são os principais temas de WordPress em que vale a pena a sua empresa investir?
👉 Como programar um blog em WordPress mesmo sendo empreendedor?
👉 Crie um blog para o seu negócio usando o Rock Stage

Quais as vantagens de adicionar o Google Adsense no WordPress?

O Google Adsense é fácil de usar, confiável e funciona melhor do que qualquer outra plataforma no mercado. Descubra abaixo mais algumas vantagens em detalhes!

1. Oferece alto nível segurança e transparência

O Google atua como intermediário entre anunciantes e proprietários de sites, deixando as informações bem claras para ambos os lados. Esse objetivo é alcançado por meio do Google Analytics, que disponibiliza as melhores ferramentas de métricas, análises de visualizações, informações de cliques e de conversões.

2. Possibilita criar vários formatos de anúncios

O Adsense permite exibir anúncios com tamanhos e formatos baseados no espaço e layout disponível em suas páginas. Esse processo pode acontecer de maneira automática, se preferir. Você só precisa gerar o código JavaScript do anúncio e adicioná-lo as páginas que o Google fará o trabalho de ajustes por você.

3. Permite trabalhar com vários sites

Se você tiver mais de um site, o Adsense permite que você trabalhe com todos eles de forma simultânea usando a mesma conta. A única exigência é que eles obedeçam aos termos de uso e estejam bem alinhados com as políticas do Google.

Powered by Rock Convert

4. Entrega suporte de qualidade

O suporte aos usuários é um diferencial da plataforma. Você conta com fóruns exclusivos para usuários, páginas de perguntas e respostas e uma grande variedade de guias e tutoriais em textos e vídeos para solucionar os problemas com rapidez.

5. Faz pagamentos reais

Diferente de muitas plataformas que não têm uma política de pagamentos clara e enganam os usuários deixando de pagar os valores prometidos, todos os meses, o Google libera o pagamento das receitas obtidas de forma automática. Você só precisa acumular um valor mínimo de US$ 100.

Como inserir os anúncios do Google Adsense no WordPress?

O primeiro passo é abrir uma conta no Google Adsense. O processo é simples e rápido, mas a aprovação pode demorar até 3 dias devido à verificação das informações. Quando o seu acesso à plataforma for liberado, faça o login e clique em “My Ads” (Meus Anúncios).

adsense no wordpress 1

Depois, clique em “New Ad Unit” (criar novo anúncio), personalize o modelo desejado, configure o tamanho em “Ad Size”, escolha a opção “Responsivo” para o autoajuste em telas menores e finalize pressionando o botão “Save and Get Code” (salvar e obter o código).

Uma nova janela abrirá com o código HTML do anúncio. Selecione todo o código e copie. Agora, é só colar ele no WordPress. Existem 2 formas de fazer isso: manualmente ou via plugin. Confira abaixo um guia para cada alternativa.

1. Fazendo o trabalho manual

O método mais utilizado pelos usuários é o manual, pois dispensa a instalação de plugins no processo. Porém, precisará criar um novo widget. Então, siga os seguintes passos:

  • após fazer o login no WordPress, acesse o dashboard (painel de controle), abra a seção “Aparência” e clique em “Widgets”;
  • pressione “Adicionar Widget”, selecione “Texto”, complete os campos “Título” (com o nome do anúncio) e “Conteúdo” (com o código HTML);
  • depois arraste e solte o modelo no espaço onde deseja posicionar o anúncio;
  • por fim, clique em salvar e atualize a página para visualizar as alterações.
adsense no wordpress 2

2. Utilizando plugin

Esse é o modo mais fácil de inserir anúncios do Adsense no WordPress. Um dos plugins que pode utilizar é o Advanced Ads (Anúncios Avançados). Então, siga os passos abaixo:

adsense no wordpress 3
  • vá na sessão de plugins da plataforma WordPress e encontre o Advanced Ads. Abra o plugin, vá em “Configurações” e clique na opção “Adsense”. Agora, instale e ative;
  • com ele aberto, clique em “Conectar-se à Conta do Adsense” e faça o login exigido pelo Google. Uma tela abrirá com um código HTML. Selecione, copie o código e feche a tela;
  • cole o código na tela que aparecerá em seguida. Quando fizer isso, sincronizará a sua conta Adsense com o plugin e todos os campos serão automaticamente preenchidos com os seus dados;
  • na parte superior, aparecerá um código de identificador exclusivo para a sua conta Adsense, copie ele e cole no campo de verificação. O plugin adicionará esse código na seção <head> do script do seu site;
  • agora, é só clicar em “Salvar Configurações” para concluir a verificação e usar as ferramentas do plugin.

Outros plugins que podem ajudar são o Ad Inserter e o Ad Injection.

Como tirar o melhor proveito possível do Google Adsense no blog?

Depois de adicionar anúncios do Adsense no seu site, existem algumas táticas que pode adotar para maximizar os ganhos. As principais são:

  • use o recurso “Adsense Experiments” para testar os modelos de anúncios e ver quais geram mais receitas;
  • faça seu site carregar mais rápido, removendo imagens e outros elementos dispensáveis;
  • use blocos de anúncios responsivos para que eles sejam vistos em celulares;
  • não use outras plataformas de anúncio paralelamente para evitar conflitos;
  • identifique as fontes do tráfego usando o Analytics e foque nesse público;
  • não viole nenhuma Diretriz do Adsense para evitar perder a conta;
  • publique conteúdos com mais frequência para gerar mais visitas;
  • insira os anúncios onde os usuários possam vê-los.

Agora que você já conhece a plataforma de anúncios e, melhor, sabe como usar o Adsense no WordPress, não perca mais tempo. Cadastre-se nela ainda hoje e comece a monetizar os seus conteúdos online! Gostou das dicas? Descubra agora como fazer o seu site WordPress aparecer no Google!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *