Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 14 de maio de 2020. | Atualizado em 14 de maio de 2020


No início, a metodologia Agile era voltada para o desenvolvimento de softwares. Hoje em dia, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de negócio, incluindo as agências de comunicação. As vantagens obtidas são diversas.

A escolha de um workflow adequado é algo sempre buscado pelos profissionais que são gestores de agência. Agile é uma metodologia que pode ser utilizada nesse sentido, tendo em vista que pode tornar o trabalho mais flexível e facilitar a gestão de projetos.

É sobre isso que falamos neste artigo! Nos tópicos a seguir, vamos explicar mais sobre o que são as metodologias ágeis, como elas surgiram, quais são as principais, as vantagens que oferecem e como são aplicadas em agências. Siga a leitura e confira!

Manifesto Agile: o início de tudo

O Manifesto Agile consiste em uma declaração de valores, realizada em 2001, em Utah, nos Estados Unidos. Na ocasião, foi realizado um encontro entre desenvolvedores de software, que definiram metodologias ágeis com uma abordagem mais leve e pouco burocrática.

O objetivo do Manifesto Agile era desenvolver softwares com base em valores que tornassem as atividades mais estratégicas e menos operacionais. As diretrizes que as metodologias utilizadas devem ter são as seguintes:

  • apostar mais nas interações entre indivíduos do que nos recursos utilizados;
  • das mais atenção para o funcionamento dos softwares e menos para a abrangência das documentações;
  • ter um foco maior em colaborar com o cliente, não apostando apenas na negociação de contratos.
  • ter mais habilidade para responder às mudanças do que apenas seguir um planejamento.

No início, o Agile era utilizado apenas para desenvolvedores de softwares. Hoje em dia, porém, as metodologias podem ser aplicadas em qualquer negócio, inclusive na gestão para agências.

As principais metodologias ágeis

Desde que surgiram até os dias atuais, diversos métodos ágeis foram desenvolvidos por profissionais e teóricos das mais diversas áreas. A seguir, apresentamos alguns dos principais. Acompanhe!

Kanban 

Desenvolvida pela Toyota, a metodologia Kanban consiste em utilizar cartões ou post-its dispostos em um local para que todos os colaboradores da empresa possam visualizar.

A ideia é que sejam criados quadros em que as atividades são delegadas aos colaboradores, que podem fazer modificações conforme as tarefas vão sendo realizadas. Em agências, o Agile é bastante aplicado por meio de softwares de gestão, que apresentam essa metodologia.

Scrum

Para a gestão de projetos, uma das metodologias ágeis mais comuns é o Scrum. Nesse método, os trabalhos são divididos em ciclos, que recebem o nome de sprints.

O Scrum parte do pressuposto de que as equipes não sabem como um projeto decorrerá, do início ao final, por isso é estruturado para que possam ser feitas adaptações no meio do caminho.

A ideia é que os ciclos de trabalho (sprints) sejam realizados um de cada vez, com os colaboradores envolvidos fazendo anotações e corrigindo falhas, para que o processo se torne cada vez mais benfeito e prático.

Lean

Para as empresas que precisam melhorar a gestão de tempo, o Lean é um dos métodos ágeis mais adequados. Traduzindo essa expressão literalmente, ela significaria “enxuto”, em português.

O Lean baseia-se em simplificar processos, de modo que apenas os recursos necessários devem ser utilizados para a realização dos processos. Dessa maneira, são evitados desperdícios, seja de tempo, seja de materiais.

Um dos preceitos do Lean é encurtar caminhos para que o fluxo de comunicação seja eficiente na equipe, evitando ruídos que podem fazer com que um processo fique parado.

Aplicações na agência: Agile apresenta vantagens

O que alicerça o funcionamento das metodologias ágeis é o trabalho em conjunto, algo que é muito necessário em agências. Nas empresas de comunicação, os setores são muito bem definidos e dependem uns dos outros, então é importante que tudo esteja sempre muito bem alinhado.

Em uma agência, Agile é uma boa metodologia. Conheça as principais vantagens a seguir!

Independência da equipe

Com as metodologias ágeis, os processos são bem definidos e cada colaborador da agência sabe quais são as suas tarefas

Assim, eles ganham mais autonomia para a tomada de decisões e os processos são realizados mais rapidamente.

Melhorias na comunicação

A comunicação também é melhorada, conforme explicamos. Como tudo é documentado e os processos são curtos, os ruídos são inexistentes.

Além disso, todos os membros da equipe podem acompanhar as atividades como um todo, conhecendo o ciclo de execução por completo. Isso evita gargalos e dá um maior entendimento do projeto.

Definição clara dos objetivos

Ao utilizar metodologias ágeis, há mais colaboração entre todas as partes envolvidas no processo — no que se refere aos profissionais da agência e aos clientes.

Isso tudo faz com que todo o time tenha clareza nos objetivos do cliente. Fica bastante claro se uma campanha é mais focada em vendas ou em relacionamento, por exemplo. Assim, os esforços podem ser direcionados da forma correta.

Aplicação dos métodos ágeis em agências de comunicação

Como você pode perceber, a aplicação dos métodos ágeis é uma boa pedida para as agências de comunicação. Para que se possa tirar o máximo proveito deles, deve ser realizado um bom planejamento estratégico e um estudo para saber qual é a melhor modalidade a ser escolhida.

Existem diversas metodologias ágeis e cada uma delas pode se encaixar melhor em determinadas situações. É interessante que seja realizado um levantamento de todos os fluxos e processos da agência, bem como simulações de como eles seriam aplicados no Kanban, no Scrum, no Lean e em outros métodos Agile.

De tal maneira, é possível ter uma visão mais concreta de qual deles é o mais adequado para a sua agência, facilitando a escolha para o seu negócio.

Agora você já sabe: em uma agência, Agile é uma boa metodologia. Basta saber qual dos métodos é o mais interessante para a empresa e iniciar o desenvolvimento. Quer fazer isso com o seu time? Certamente os resultados serão bastante positivos!

Aproveite que você está se informando sobre boas práticas para agências e leia agora o nosso artigo que fala sobre comunicação não verbal.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *