Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 27 de maio de 2020. | Atualizado em 27 de maio de 2020


Para saber se a agência está no caminho do crescimento, não são apenas os rendimentos que devem ser observados.

Em uma agência, caminho certo é unicamente gerar receita? Essa é uma pergunta que muitos gestores desse tipo de negócio tendem a se fazer. A resposta para ela pode estar no ciclo PDCA.

PDCA é uma sigla para Plan (planejar), Do (Executar), Check (Verificar) e Action(Agir). De tal maneira, todas as estratégias devem seguir por esse ciclo e serem verificadas, para que se os resultados não sejam positivos, se possa agir e fazer modificações.

Por meio do ciclo PDCA é possível saber o panorama da agência. Caminho certo ou caminho errado, é possível saber o que se passa em todas as áreas do negócio com essa metodologia, não considerando apenas o fator financeiro. Continue a leitura e saiba mais!

O sucesso da agência além de números da receita

“Consegui um bom retorno financeiro com a minha agência! Caminho certo, é nele que eu estou?” Se você faz reflexões como essa, é interessante que saiba que apenas o faturamento não pode indicar que a sua empresa está trilhando uma trajetória para o sucesso.

Você pode estar faturamento muito por ser especialista em um assunto que está em alta no momento, como o inbound marketing, por exemplo. Porém, o mercado da comunicação é muito volátil e novas tecnologias e técnicas surgem diariamente. Por isso, se não se atualizar, os altos ganhos podem cair, conforme táticas mais avançadas e modernas sejam oferecidas pela concorrência.

Para fazer a agência de publicidade crescer, é preciso olhar outros fatores. Como explicamos, a aplicação do ciclo PDCA nas estratégias pode ser um alternativa interessante para isso.

Além dos números financeiros, também devem ser observados fatores de valor simbólico, como o aumento do número de parcerias, influência no nicho de atuação, oferecimento de serviços baseados nos valores e não no preço etc. Contratar um software de gestão pode ajudar na mensuração desses resultados.

A importância de sempre inovar

Para fazer com que a sua agência se mantenha sempre no caminho certo, é fundamental que sejam sempre praticadas ações de aperfeiçoamento, como melhorar o atendimento e fazer uma boa gestão de equipes da agência.

Também é necessário buscar sempre pela inovação, para que os serviços oferecidos aos clientes sejam os melhores e mais modernos. A ideia é que sejam adotadas medidas para que a agência seja sempre a frente do seu tempo, oferecendo ações diferenciadas.

Fazer a automação de processos, para disparar e-mails ou publicar nas redes sociais, por exemplo, é uma boa atitude a ser tomada. De tal maneira, a sua equipe poderá focar mais em ações estratégicas e menos no operacional.

5 passos para sua agência expandir não apenas na receita

Agora você já sabe que para uma agência, caminho certo não pode ser mensurado apenas ao observar o faturamento. Para que você possa expandir o seu negócio, além do aumento das receitas, existem alguns passos que podem ser dados.

Listamos os principais deles, para que você possa colocar em prática. Confira, a seguir!

1. Invista na capacitação dos colaboradores

Para que a agência possa expandir, é preciso investir na capacitação dos colaboradores, incentivando-as a sempre estudar e se atualizar com o que há de mais recente no marketing e na comunicação.

Também é interessante que as agências façam parcerias com faculdades e escolas, para que os colaboradores tenham desconto ou facilidades para fazer cursos complementares ou de pós-graduação.

2. Ofereça mini-workshops e palestras com os cases da agência

Para aumentar o capital social da agência, uma boa ideia é criar mini-workshops ou palestras com cases de sucesso de clientes. Essas aulas podem ser ministradas pelos próprios colaboradores envolvidos nos trabalhos realizados.

As palestras e os workshops podem ser oferecidos em faculdades, escolas de marketing, entidades de classe relacionadas à área do case apresentado, entre outras.

3. Estabeleça parcerias com agências que ofereçam serviços complementares

É cada vez mais comum que as agências se especializem em um determinado nicho do marketing ou da comunicação. Algumas são totalmente focadas na produção de conteúdo, outras na criação de vídeos, assessoria de imprensa, design etc.

Por isso, você pode fazer parcerias e trocas de serviços com agências que prestam serviços complementares ao seu. Isso fará com que o seu negócio seja mais reconhecido no mercado e também pode ser aumentado o leque de opções para divulgar as empresas dos seus clientes.

4. Ofereça serviços de alto valor e diferenciados

Os empresários não devem contratar a sua agência porque ela é a mais barata, mas sim porque ela oferece o melhor serviço. Não são raros os casos em que o faturamento até é alto, mas a equipe está sobrecarregada e os resultados apresentados para os clientes não são satisfatórios.

Por isso, ofereça serviços diferenciados, que justifiquem um pagamento justo e adequado. Cobrar abaixo da média pode até atrair muitos clientes inicialmente, mas certamente não contribuirá para o crescimento da sua agência. As chances do negócio “empacar” e você trabalhar apenas para se sustentar e manter as portas abertas serão grandes.

5. Busque conhecer muito sobre os negócios e públicos dos clientes

Marketing não é uma ciência exata, não existe uma “receita de bolo” que vai dar certo para todo mundo. Por isso, conhecer muito sobre os negócios e públicos dos clientes é essencial para conquistar bons resultados e, dessa maneira, aumentar o valor simbólico da sua agência.

É preciso ter muito conhecimento sobre públicos e personas de cada cliente, bem como analisar criteriosamente o mercado em que ele está inserido. Apenas assim será possível desenvolver estratégias realmente inovadoras.

Agora, sempre que você se perguntar se para uma agência, caminho certo é unicamente gerar receita, já sabe que a resposta é não. Existe uma série de fatores que devem ser considerados nesse momento e você precisa estar atento a eles.

Para sair na frente e vencer a concorrência, leia agora o nosso artigo que traz 5 estratégias para isso. Temos certeza de que será uma leitura interessante para o seu negócio.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *