Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 8 de maio de 2020. | Atualizado em 15 de maio de 2020


Uma agência online é uma oportunidade interessante de empreendimento e requer planejamento. É preciso encontrar um nicho, contratar bons profissionais e promover o negócio para se destacar no mercado. Confira o passo a passo para montar a sua com eficiência!

O crescimento da internet e as oportunidades que o mundo digital oferece trouxeram um cenário de migração de empresas tradicionais para os serviços digitais. Ao fazer o benchmarking na área de comunicação, é possível perceber que a agência online é uma das melhores soluções para o futuro.

Esse tipo de negócio trabalha com o foco nas melhores estratégias de marketing na internet, como a criação de conteúdo, utilização das práticas de SEO, entre outros elementos. A intenção é garantir aos clientes os melhores resultados no mundo digital.

Neste artigo, traremos alguns passos fundamentais para a criação de uma agência online. Acompanhe a leitura e veja como esse processo pode ser feito!

Escolha seu segmento de atuação da agência online

O marketing digital é um setor que está em constante crescimento, o que torna esse mercado muito competitivo na hora de abrir uma empresa. Sendo assim, é importante identificar o que torna sua agência única para se destacar no segmento escolhido para atuação.

Para não ser apenas mais uma opção, é preciso ser reconhecido como especialista em um tipo de estratégia ou segmento. Isso não significa que a empresa fará somente esse serviço, mas que ele será o diferencial e o foco do trabalho.

Existem agências especializadas em um nicho do marketing, como SEO ou links patrocinados. O importante é definir qual será o foco do serviço, demonstrando que os colaboradores são especializados em tal atividade e oferecendo uma qualidade maior para os clientes.

Defina os serviços que serão oferecidos pela agência

Além de definir o nicho, é importante avaliar o tipo de serviços que serão oferecidos. É possível trabalhar em projetos únicos, pegar clientes com contratos mais longos, entre outras alternativas.

Seja qual for a especialidade escolhida, é importante demonstrar que sua empresa é especialista nos serviços oferecidos para que as pessoas saibam quais são as suas principais características e os diferenciais.

No começo, o ideal é desenvolver o negócio em torno de um serviço essencial. Quando a empresa estiver sólida, é o momento de expandir e oferecer outros trabalhos para diversificar sua oferta comercial.

Identifique o mercado-alvo

Além de decidir seu nicho e os serviços que serão oferecidos, é preciso determinar qual será o seu mercado-alvo. Estude-o e encontre lacunas, como uma indústria, um serviço ou um local que atualmente não utiliza as técnicas que você oferece. Pense nesses locais como oportunidades de crescimento.

Não adianta oferecer um bom serviço se ele não estiver de acordo com o que seu nicho precisa. Se você identificar que as estratégias adotadas não estão trazendo os resultados esperados, não hesite em realizar mudanças.

Tenha um plano de negócio

O planejamento é um dos pontos fundamentais na gestão para agências. É preciso entender os custos envolvidos e o capital de giro necessário, pois somente assim você saberá do que precisa e a margem de lucro que o negócio terá no início.

Monte seu plano de negócio, pois ele auxiliará a entender um pouco mais sobre o público, capital de giro e o que precisa ser feito para crescer. Além disso, será importante para que a empresa tenha força para enfrentar os primeiros meses de trabalho até ganhar credibilidade. Elabore uma proposta comercial e esteja pronto para os desafios do setor.

Organize a estrutura da sua agência digital

Outro passo importante é criar uma estrutura adequada para o funcionamento da agência. A princípio, o necessário é comum a qualquer escritório, com um ambiente de trabalho com computadores, acesso à internet, mesas e cadeiras confortáveis, boa iluminação e ventilação interna.

No entanto, nessa área, é importantíssimo o investimento na área de tecnologia. Os equipamentos, como computadores, notebooks e outros dispositivos, devem ser equipados com boas placas de vídeo e memória para suportar programas de edição profissionais, os quais serão muito utilizados pela equipe.

Contrate o pessoal necessário para as operações

Um passo fundamental para o sucesso é contar com colaboradores que sejam capazes de aumentar a qualidade do serviço. É preciso ter profissionais capacitados, que tenham formação adequada para as funções e, principalmente, experiência no setor.

Identifique as necessidades da sua agência e faça as contrações de acordo com elas e com os objetivos planejados. Lembre-se de que, para crescer e expandir o seu poder de vendas, profissionais especializados e experientes são necessários.

Você precisará de colaboradores focados em planejamento de mídia, redação, design, SEO, entre outras atribuições. Esses profissionais precisam ser capacitados e oferecer um serviço especializado em cada área, dando mais qualidade às entregas.

Conte com parcerias

Um dos últimos passos é contar com parcerias que ajudam a fortalecer o negócio. Muitas plataformas, estratégias e táticas de marketing surgiram e transformaram a comunicação entre cliente e empresa. É preciso encontrar quais delas são necessárias para o andamento das atividades.

Para vencer no mercado competitivo e ser capaz de chamar a atenção dos clientes, você precisa ter ao seu lado ferramentas para agências de marketing digital, como um software de gestão. Sem elas, é muito difícil gerenciar usuários, leads, oportunidades de negócios e clientes.

Promova sua agência de comunicação

Promover um negócio é essencial, mas, para uma agência de comunicação, essa habilidade representa a capacidade de realização dos serviços propostos. Uma empresa que não tem uma boa publicidade própria dificilmente fará esse processo de maneira eficiente para seus clientes.

Dessa maneira, é recomendado ter um site profissional e otimizado. Os interessados no seu trabalho precisam ver os resultados que esse canal oferece. Além disso, sua empresa precisa estar nas mídias sociais, fortalecendo sua presença online. Existem múltiplas opções, porém o melhor é concentrar os esforços nas redes em que o seu mercado-alvo está.

Neste artigo, trouxemos o passo a passo para montar uma agência online. Seguindo essas dicas, será mais fácil desenvolver um negócio competitivo e capaz de se destacar no mercado de trabalho. Não se esqueça do planejamento e da constante análise dos resultados, pois isso contribui com o direcionamento das atividades e possibilita corrigir falhas no processo.

Gostou deste conteúdo? Então, aproveite para ler outro artigo nosso que traz 5 estratégias para sair na frente dos concorrentes!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *