Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 15 de abril de 2020. | Atualizado em 15 de abril de 2020


O mercado digital está crescendo e perante à crise econômica causada pela pandemia do COVID-19, diversas marcas e novos empreendedores estão buscando alternativas para vender online. As agências terão papel essencial na migração dos lojistas físicos para o digital e por isso desenvolvemos dicas de como ajudá-los. Confira no texto abaixo.

O Varejo Nacional Brasileiro é composto por um rico número de comércios, com diferentes características, culturas e segmentos de atuação. Essa pluralidade de comércios oferece ao público consumidor variadas opções de compra, possibilitando a pesquisa pelos melhores produtos, custos e meios de entrega.

Culturalmente o consumidor final, hoje, está melhor habituado com a praticidade de realizar compras online, através de sites e marcas nas quais confiam.

Por isso naturalmente o mercado digital tem aberto portas para que novos lojistas surjam, seja através da migração da loja física para um e-commerce, trazendo toda a sua experiência de vendas mais o estoque para à venda online, ou mesmo para as pessoas que desejam empreender e por isso criam suas lojas virtuais.

Em ambos os casos, seja um lojista físico migrando para o online ou um empreendedor iniciante, é preciso aprender sobre o mundo digital – por exemplo, é preciso encontrar uma plataforma digital, como a Loja Integrada, para construir o e-commerce e aprender como construir uma loja virtual.

Uma parceria que pode ser muito benéfica no mercado digital é a contratação de uma agência, a qual irá ajudar com todo o processo de introdução ao mundo online. O mercado digital está passando por mudanças no cenário enfrentado pela pandemia do COVID-19 e está sendo visto por grandes marcas como um meio de continuar vendendo, ou de expandir as vendas para novas regiões.

Pensando na procura que as agências receberão e na oportunidade atual para a criação de sites de vendas, nós escrevemos dicas para de como ajudar os novos lojistas nesta fase de crise. 

Confira 5 dicas para agências ajudarem os lojistas digitais

O varejo hoje enfrenta desafios e incertezas devido à crise causada pela pandemia do COVID-19. Lojistas enfrentam batalhas, diariamente, na tentativa de minimizar os impactos que o cenário pode causar no seu negócio.  

As agências de e-commerce podem exercer um papel fundamental, neste momento,  contribuindo com ações e estratégias que permitam que os clientes encarem essa crise e permaneçam vendendo. Ou até mesmo, ajudando àqueles que estão começando a vender pela internet a migrar o seu negócio do varejo físico para o digital. 

É uma oportunidade para estreitar os laços e fidelizar ainda mais o seu cliente. E assim, consequentemente, permaneçam por mais tempo com a agência.

Baseado em nossa experiência no contato direto com os lojistas, criamos um guia prático sobre como ajudar os seus cliente a faturar mais e trouxemos aqui algumas dicas de como sua  agência pode contribuir.

Dica 1: transição para o mundo digital

Quando se pensa em começar um negócio digital, a agência exerce o papel de ajudar o lojista,  desde o início. 

O processo de migração de uma loja física para um e-commerce pode trazer diversas dúvidas, então é aí que a parceria de uma agência pode entrar em ação. Além de  ajudar a construir o planejamento da entrada no mercado digital e coletar informações necessárias para a construção da loja, a agência pode também transmitir conhecimento sobre o que é o marketing digital e suas principais estratégias, como:

  • campanhas de ads;
  • social media;
  • segmentações específicas;
  • até mesmo recomendar algumas fontes de conteúdo que  ajudarão a mergulhar nesse novo mar.

Dica 2: aprofunde-se

No mercado de e-commerce, ainda mais na fase atual, o cliente enxergará na sua agência muita responsabilidade em ajudá-lo a vender, por isso você deve conhecer muito bem sobre o segmento do seu cliente!

Desta forma você saberá comunicar o produto como a marca espera, o que será benéfico para a relação com o contratante e com o público-alvo que receberá comunicações mais adequadas.

Dica 3: otimização de campanhas 

Como agência, vocês possuem expertise sobre as melhores ferramentas para realização de campanhas e avaliação de quais são os canais que estão trazendo melhores resultados no segmento trabalhado. 

Assim como,  a definição de ações e estratégias,  a melhor forma para comunicar o produto e realizar investimentos de forma mais assertiva, ajudando-os a não perder dinheiro nesta fase tão complicada.

Dica 4: diagnóstico 

O seu cliente pode ser novo no mundo digital, por isso, ele pode não entender muito bem o que os números e resultados das campanhas significam. 

Logo, além de ajudar a otimizar as campanhas dizendo quais são os melhores canais, você pode auxiliar desenvolvendo relatórios e apresentações de resultados, para que assim o seu cliente comece a enxergar a importância de uma campanha bem definida e é claro o quanto a agência tem dado suporte para o negócio dele. 

Dica 5: UX Research

Uma loja virtual pode receber ajuda para arrumar a casa, pois assim como a uma loja física precisa ter uma vitrine atraente e organizada, o e-commerce também precisa. Para isso, o serviço de UX Research pode contribuir, o que consiste na distribuição dos elementos, fotos e cores na loja de maneira otimizada.

Esse processo é realizado através de estudos e pesquisas com os clientes finais, para entender como eles estão navegando no site, se estão enfrentando dificuldades para comprar e etc. Desta forma, você poderá customizar a loja para deixá-la o mais usual e eficiente possível.

Em alguns casos, você já conseguirá identificar pontos nos quais poderá sugerir alterações logo de cara, como criação de banners e fotos dos produtos. Ter uma loja bem organizada e pensada na jornada do usuário poderá aumentar as conversões e com certeza isso será muito bom para o seu cliente e para a sua agência.

E por fim… 

Esteja presente e busque manter uma boa relação com o seu cliente, isso fará você entender e fazer parte do planejamento da empresa ao demonstrar valor.  

Gostou das dicas? Então, deixe o seu comentário sobre o que achou ou contribua com mais dicas de como as agências podem ajudar os lojistas neste momento de crise baseado na sua experiência. Em caso dúvidas, fique à vontade para nos perguntar!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *