Entrevista com Thiara Deusdedith da Agorapulse: gerenciamento de redes sociais e marketing de conteúdo

Entrevista completa com a representante da Agorapulse, uma das principais ferramentas de redes sociais do mundo, Thiara Amaral.

entrevista agorapulse

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Alcançar sucesso no Marketing Digital sem uma boa presença nas redes sociais se tornou uma tarefa, se não impossível, bastante improvável.

Ter uma frequência de postagem regular e interagir com o seu público é fundamental para ter um bom relacionamento com a sua persona.

E gerenciar as diferentes redes sociais importantes para um negócio é uma tarefa que exige tempo e organização. Para otimizar isso surgiram diversas ferramentas para a gestão de redes sociais, e uma das mais relevantes no mercado mundial é a Agorapulse.

A ferramenta é simples e auxilia o usuário com a gestão de comentários, mensagens, tuítes e todos os tipos de engajamento nas suas redes sociais.

Além disso através da ferramenta você pode agendar e publicar o seu conteúdo, evitando fazer tudo manualmente.

A Agorapulse já era bastante estabelecida no mercado internacional e agora está ganhando força aqui no Brasil. A empresa já está com o site e o blog em versão brasileira.

A represente dessa expansão da Agorapulse no Brasil Thiara Deusdedith nos concedeu uma rica entrevista falando um pouco sobre a as estratégias de marketing digital da Agorapulse no Brasil e, claro, um pouquinho sobre gestão de redes sociais.

Entrevista com Thiara Deusdedith, representante da Agorapulse no Brasil

A entrevista foi realizada pela nossa gerente de comunidade Luiza Drubscky que é editora do blog da Comunidade Rock Content. A Thiara também é gerente de comunidade da Agorapulse aqui no Brasil e tem com principal objetivo tornar a empresa conhecida aqui no Brasil.

Vamos conferir essa entrevista incrível!

Primeiramente, conte para a gente: quem é você?

Sou baiana, formada em Publicidade e Propaganda e tenho 27 anos. Sempre trabalhei com atendimento e planejamento em agência de publicidade, mas foi a partir de 2013 quando iniciei como estagiária na Wishpond no Canadá, que me apaixonei por marketing digital e suporte online.

Consegui juntar minha experiência em atendimento ao cliente e planejamento com o desafio de atuar no mundo digital em um país novo.

Com isso, aprendi a importância de softwares, plataformas e aplicativos para o marketing social e como ajudar cada cliente da melhor maneira.

Em 2015 comecei a trabalhar para a Agorapulse, agora com mais experiência e um objetivo, tornar a empresa conhecida no Brasil.

Eu sou do tipo de pessoa que até nos finais de semana fala de trabalho, para mim um simples bate papo com amigos ou família, pode me levar a falar da importância do monitoramento das redes sociais e do marketing de conteúdo por exemplo

Antes de trabalhar na Agorapulse, o que você fazia?

Antes de me juntar a equipe da Agorapulse, trabalhei por quase 2 anos na Wishpond no Canadá como gestora da comunidade brasileira e portuguesa, bem como criando conteúdo em português para o blog da empresa, fazendo suporte, venda e pós-venda.

É isso mesmo, um pouco de tudo para que a empresa crescesse no Brasil e em Portugal, e cresceu!

Hoje depois de 4 anos desde que minha paixão por marketing digital surgiu, trabalho para a Agorapulse, e trouxe minha experiência com aplicativos de terceiros e suporte online e tive uma equipe maravilhosa para me adaptar a nova ferramenta.

Com um pouco mais de 1 ano trabalhando como gerente da comunidade brasileira e portuguesa, meu objetivo é tornar a Agorapulse ainda mais conhecida em nosso país.

E como foi o seu caminho para conseguir essa vaga na Agorapulse?

Como contei um pouco nas duas perguntas acima, minha experiência na Wishpond sem dúvida, me ajudou a chegar onde eu estou hoje, na Agorapulse.

Enquanto ainda escrevia para o blog da Wishpond, consegui uma publicação no blog da Contentools e Emília que foi meu contato, ficou em minha lista.

Já em 2015 trabalhei como freelancer para a Contentools escrevendo blog posts para alguns clientes deles brasileiros, até que um dia a Emília precisou de minha ajuda com um cliente novo que precisava traduzir todo o site e ter um blog post por semana, e esse cliente era a Agorapulse.

Iniciei as traduções e adaptações de conteúdo em parceria com a Contentools, porém logo mais tarde a Agorapulse sentiu a necessidade de ter uma pessoa trabalhando integralmente para eles, e por gostarem de meu trabalho, depois da primeira entrevista com o CEO da empresa, eu já tinha certeza que trabalharia para eles.

Foi uma feliz coincidência e sou grata a Deus e a Emília até hoje pela indicação.

Então você é a responsável por toda a estratégia digital da Agorapulse no Brasil, certo? Como está sendo essa experiência?

Sim, por ser a única brasileira na equipe sou responsável por toda estratégia digital da Agorapulse no Brasil e em Portugal, assim como qualquer conteúdo em português, seja no site, blog ou redes sociais.

É um desafio, principalmente para alcançar clientes em Portugal. Hoje busco parceiros não só no Brasil, mas também em Portugal.

Mas para a empresa ter uma mesma linguagem em diferentes idiomas, temos uma equipe de marketing internacional para cada idioma que a empresa suporta, que são: Inglês, Francês, Espanhol e Português.

O blog em português da Agorapulse está bem bacana, parabéns pelo trabalho! Como estão os resultados com Marketing de Conteúdo?

Obrigada! Hoje, por ainda não ter uma pessoa apenas trabalhando no marketing de conteúdo, eu mesma sou responsável por adaptar cada conteúdo publicado no blog em inglês.

Não trabalho com traduções, trabalho com adaptação do conteúdo para nossa realidade.

Os resultados estão bem satisfatórios, e têm traduzido leads para a empresa!

Mas ainda não é o que eu quero, ainda existem brasileiros que utilizam o site em inglês por não conhecer o nosso blog brasileiro, e por isso estou feliz com o espaço que vocês estão me concedendo.

Quais são as principais estratégias de aquisição de usuários que a Agorapulse utiliza internacionalmente?

Internacionalmente a principal estratégia de aquisição de usuários é a própria ferramenta da Agorapulse.

Como?

Simples, nós disponibilizamos 15 dias gratuitos para testes e ao final concedemos mais 15 dias. Os usuários experimentam e grande parte deles continuam conosco.

O marketing de conteúdo nos auxilia a alcançar nosso público, e uma vez que um usuário visita nosso blog, ele acaba criando uma conta trial.

O blog inglês tem pelo menos 5 ótimos escritores/bloggers que escrevem conteúdo relevante e da nossa área, com dicas e novidades das redes sociais.

E quais estratégias são usadas especificamente no Brasil?

Seguimos as estratégias internacionais, a única diferença para clientes brasileiros, é que como nosso blog ainda é pequeno e nosso nome também, utilizamos anúncios no Facebook para alcançar mais pessoas, e eu sou responsável também compartilhar nosso conteúdo no Twitter, Facebook e LinkedIn.

O número de usuários experimentando a Agorapulse já triplicou desde que iniciei a um ano atrás. Por isso percebemos que o marketing de conteúdo está funcionando!

Quais são os principais benefícios de se usar a Agorapulse para gerenciamento e monitoramento de redes sociais?

Na Agorapulse nós capturamos todas as conversas sociais em cada rede que um cliente gerencia (Twitter, Facebook, Instagram) e é por isso que nossa aba de caixa de entrada, monitoramento e de usuários são tão legais.

E claro, também agregamos o que a maioria das ferramentas de gestão social fazem, como programar conteúdo e disponibilizar relatórios de desempenho.

A Agorapulse é uma ferramenta perfeita para equipes (com atribuição de funções, atribuição de comentários, salvar em rascunho e atribuir para outra pessoa editar, possibilidade de ver quem revisou/respondeu um conteúdo e mais) e cada plano possui um certo número de membros da equipe/usuários que podem gerenciar cada rede social.

Para mim, um dos principais benefícios de se usar a Agorapulse é a capacidade de monitorar todos os comentários feitos em um anúncio do Facebook ou Instagram, e isso não é toda empresa que fornece.

É necessário saber a linguagem de seu público e ter um conhecimento alto no ramo em que trabalha para melhores resultados

Quais são as suas melhores dicas sobre gestão de redes sociais?

Minha melhor dica sempre vai ser, experimentar os aplicativos e ferramentas disponíveis no mercado e conhecer a fundo as melhores redes sociais (a mais populares).

Também não posso deixar de dizer que é necessário saber a linguagem de seu público e ter um conhecimento alto no ramo em que trabalha para melhores resultados.

Ao experimentar diferentes aplicativos e ferramentas de gestão as redes sociais você saberá qual é ideal para você e/ou seu cliente assim alcançar melhores resultados e ainda economizar tempo.

É assim que eu faço, e foi assim que conheci a Agorapulse, ao buscar novas ferramentas para meus clientes.


Gostaram da entrevista da Luiza com a Thiara? Conta pra gente nos comentários.

E se tiver alguma dúvida quanto gestão e estratégias em redes sociais, não deixe de baixar o nosso kit gratuito: Marketing nas Redes Sociais que conta com 5 ebooks diferentes e dois templates para você colocar a mão na massa.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

André Mousinho Rock author vector
Especialista em Marketing de Conteúdo e SEO

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.