Alt text: descubra como otimizar suas imagens para SEO

O Alt text é a descrição dos elementos visuais de uma imagem. O preenchimento dessas informações é essencial para que os mecanismos de busca entendam o que aquele recurso visual representa. Além disso, é uma importante ferramenta para tornar seu site mais acessível!

desenho sobre seo

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você tem um blog sabe que compor um post é um trabalho bem complicado. Temos muitas coisas para pensar na hora de conceber o texto: palavras-chave, formatação, otimização para SEO e a lista continua!

Depois de muitas horas investidas no aperfeiçoamento daquele post incrível, nós finalmente colocamos o artigo online e esquecemos de cuidar do SEO das imagens.

Alt text, legendas, URL. Esses termos são ignorados por você na hora de selecionar e otimizar suas imagens?

Então continue lendo esse artigo para aprender como otimizar suas imagens para SEO.

Aqui você vai aprender:

 

O que é Alt text

Se você trabalha com blogs e marketing na Internet deve conhecer o conceito de palavra-chave.

Palavras-chave são os termos que definem o seu texto e que o usuário jogará no Google para achar o seu conteúdo.

Um texto que ensina como domesticar um unicórnio terá como palavras-chave “como domesticar um unicórnio”, ou mesmo “domesticar”, “unicórnio” e variações.

Esse conceito não é estranho para quem escreve para a Internet, mas não se trata de algo único para os textos.

O Alt Text, então, é uma descrição dos elementos visuais da imagem (que os motores de busca não conseguem identificar), para que essa imagem fique melhor posicionada nas pesquisas.

Além disso, ao usar esse recurso, o site se torna mais acessível. Isso porque ferramentas usadas para ler as informações na página, auxiliando pessoas com deficiência visual, conseguem identificar os aspectos visuais apresentados ali.

 

Uso de palavras-chave em imagens

Pense comigo: como o Google consegue achar uma imagem em específico? É difícil para o seu algoritmo trabalhar com algo visual, por isso ele precisa de uma descrição da imagem. É aí que entra o Alt Tex, ou o Alternative Text (Texto Alternativo).

Sem uma boa utilização do Alt Text ao upar e utilizar imagens nos seus artigos e posts, o Google não conseguirá encontrar sua imagem na hora da pesquisa dos usuários e, portanto, você perde oportunidades de apresentar seu trabalho para novos leitores.

É importante entender aqui a diferença entre o Alt Text e o título da imagem. O título dela é o seu nome, enquanto o Alt Text é sua descrição.

Quer um exemplo? Vamos lá. Imagine uma foto que você tirou enquanto passeava pelo Rio de Janeiro.

A foto é composta pela areia branquinha da praia, as ondas no canto e o Cristo Redentor ao fundo.

O nome da imagem pode ser algo como “DSC98761” ou até mesmo “Férias Rio”, mas o seu Alt Text seria algo como “Praia do Rio de Janeiro com o Cristo Redentor de fundo”.

 

Aspectos de uma imagem que contribuem para o SEO

O Alt Text é um dos aspectos de uma imagem que mais contribuem para o SEO do seu artigo, mas existem outros pedacinhos da foto que vão dialogar com o Google e ajudar o seu texto a aparecer para mais visitantes.

Como dito, o Alt Text é uma descrição dos elementos visuais da imagem. Ele diz o que tem naquela foto para que o Google possa direcioná-la para quem está procurando por imagens parecidas.

Porém, se você quer otimizar a sua imagem para SEO, vai precisar pensar também em outros três aspectos:

  • nome da imagem;
  • tamanho do arquivo;
  • legendas.

Nome da imagem

O nome da imagem, obviamente, é o nome que o arquivo que contém a imagem possui.

Ele é muito importante para o SEO da imagem (o chamado Image SEO), pois também dialoga diretamente com o Google.

O algoritmo do motor de buscas entra em contato direto com apenas dois aspectos de uma imagem: seu nome e seu Alt Text.

É por meio desses dois elementos que você vai poder indicar ao Google do que se trata aquela imagem: qual seu nome e o que ele é.

Mais abaixo nós vamos ensinar como escrever um nome de imagem e um Alt Text apropriados para o SEO do seu artigo.

Tamanho do arquivo

O tamanho do arquivo da imagem colabora com o SEO de maneira indireta. Você já deve saber que o tempo de carregamento da página influencia para o SEO, certo?

Se a página demora para ser carregada, o Google dará preferência para sites mais rápidos que tratem do mesmo assunto. Se sua página carregar rapidamente, você ganhará essa preferência.

Isso é tão real que o próprio Google descobriu que sites mais lentos resultam em queda de rendimentos em anúncios e vendas.

De acordo com a empresa, uma página que apareça em 10º lugar nas pesquisas do Google e que tenha um tempo de carregamento de 0.4 segundos e depois caia para um 30º lugar, com um tempo de carregamento de 0.9 segundos, também terá uma queda de tráfego e de rendimento por anúncios de 20%!

Ou seja, 0.5 segundos de tempo de carregamento podem ser a diferença entre o site render 20% mais ou menos!

E você sabe qual um dos principais elementos que influencia no tempo de carregamento de uma página? Ganha um prêmio quem respondeu “Imagens!”.

É por isso que o tamanho do arquivo da sua imagem influencia no seu SEO, mesmo sem dialogar diretamente com o Google.

Mais abaixo você entenderá como otimizar cada imagem, incluindo como deixá-las com o menor tamanho possível e ainda manter sua qualidade.

Legenda

Por fim, temos o aspecto da legenda das imagens, que também influencia no seu SEO, mesmo dialogando indiretamente com o algoritmo do Google.

A Nielsen, uma das maiores empresas americanas de medição de audiência e resultados, já disse anteriormente que “elementos que aumentam a atenção do público incluem manchetes, letras grandes, texto em negrito ou destacado, listas, gráficos, legendas, assuntos formatados em tópicos e tabelas de conteúdo”.

Se você ainda não acredita na importância das legendas, veja o que a KissMetrics disse: “Legendas de imagens são lidas, em média, 300% mais vezes que o corpo do texto em si.”

A legenda é uma poderosa ferramenta para prender a atenção do seu leitor e se destacar em relação a outros sites.

Lembre-se sempre que todo SEO do mundo não vai alavancar seu site ou blog se o conteúdo dele não conseguir prender o seu leitor.

E, como descrito acima, manchetes, legendas, listas e uma boa formatação são elementos que aumentam a atenção do público no seu material e, muitas vezes, o primeiro contato do leitor com seu trabalho.

O Guia de SEO da Rock Content

Aprenda com a empresa especialista do mercado a fazer uma boa estratégia de SEO.

 

Por que é importante otimizar suas imagens

Você pode pensar que o mais importante em termos de SEO é a maneira como produz o texto que pretende publicar ou o uso das palavras-chave do seu artigo.

Acontece que utilizar SEO para compor um post de blog é uma tarefa que exige bastante esmero para que o resultado final seja o mais próximo do perfeito possível.

Por isso, ignorar os recursos que o SEO para imagens oferece é um erro que muitos cometem — e não deveriam!

Em primeiro lugar, uma boa configuração das imagens do seu texto fará com que pessoas que procuram por imagens similares parem no seu site, mas não é só isso que o SEO faz.

Quer saber como ele pode te ajudar a conseguir uma posição melhor no Google? Vamos a um exemplo:

Lembra que mencionamos acima sobre legendas ajudarem a manter a atenção do leitor no seu artigo? Então vamos mostrar agora como uma simples legenda pode ajudar indiretamente a otimizar o seu SEO.

Imagine que você é o Google e começa a perceber que muitas pessoas entram no Site X por meio de pesquisas, mas saem logo em seguida. Não ficam nem 10 segundos lá dentro e já voltam para a página de pesquisa novamente.

O que você entende disso? Que elas não encontraram lá o que estavam procurando, certo?

Então, da próxima vez que alguém buscar pelo mesmo assunto, você vai preferir mostrar outro site do que o Site X, porque ele não parece ser muito bom.

Essa medição sobre o tempo que as pessoas passam num site antes de voltarem para a pesquisa é chamado de bounce rate (ou taxa de rejeição) e é entregue em porcentagens.

Se seu site tem um bounce rate de 50%, isso significa que metade das pessoas que caíram ali pelo Google não encontraram o que estavam procurando e voltaram logo para a pesquisa — o que é um péssimo sinal.

Seu objetivo deve ser sempre diminuir esse número. Mas como? Bom, legendas ajudam a capturar a atenção do leitor, certo?

Adicionando legendas em suas imagens, você conseguirá se comunicar bem rapidamente com o seu leitor, fazendo com que ele saiba se está na página correta ou não.

Uma boa legenda vai mantê-lo lendo e, por consequência, diminuir seu bounce rate. Diminuindo essa taxa, seu site começa a ser visto como relevante para o Google, que vai dar preferência a ele nas pesquisas.

Entendeu como é importante configurar cada campinho das imagens, mesmo aqueles que parecem inútil?

Resumindo, image SEO é importante porque é a sua maneira de dialogar com o Google, direta e indiretamente. Vai ajudar a trazer mais visitantes para seu site, mas também a mantê-los com você.

 

Como usar o Alt Text para otimizar suas imagens

Você já leu muita teoria, já entendeu porque Alt Text e os outros elementos de uma imagem são importantes, como vão ajudar a melhorar a experiência dos usuários do seu site e também a obter uma melhor colocação no Google.

Mas você quer saber como tirar o melhor proveito possível dessas informações. O que é um bom Alt Text? Como escrever um Alt Text que funcione bem com o SEO? O que colocar numa legenda? E no título?

Vamos ajudar nisso agora, dando dicas de como otimizar suas imagens para SEO e como harmonizá-las com seu texto.

Vamos começar com o Alt Text.

A função do Alt Text, como já dito, é descrever os elementos visuais da imagem e dizer para o Google o que está ali.

Não só para o Google, mas como para seus usuários caso o browser deles não consiga carregar a imagem (o alt text será exibido nesse caso) e mesmo para usuários não-visuais, que usem recursos que leem o que está na tela.

Nesse caso, você precisará ter o seguinte em mente:

  • escreva o Alt Text para um humano, não para um motor de buscas;
  • mantenha entre 4 a 8 palavras para descrever a imagem;
  • não encha o alt text com palavras-chave: o Google sabe detectar e vai classificar seu site como spammer;
  • seja simples e sucinto;
  • pense em como o Alt Text se integra com o texto (mais precisamente com a parte do texto onde a imagem está inserida).

Algumas plataformas, como o WordPress, já apresentam o campo do Alt Text assim que você faz o upload da imagem.

Se esse não é o seu caso, você precisará incluir o Alt Text por meio do código HTML. Para isso, basta adicionar ‘alt=”aqui vem o texto”’ na tag da sua imagem.

Vamos a um exemplo? Imagine que seu site fala sobre sapatos e você tem a imagem de um sapato feminino azul, daqueles bem elegantes, no seu texto. Como seria um bom Alt Text nesse caso?

  • Um Alt Tex aceitável: “sapato azul”;
  • Um ótimo Alt Text: “sapato feminino azul elegante da marca X”.
  • Um péssimo Alt Text: “sapato feminino azul sapatos para mulheres sapatos elegantes mulheres azul sapatos de festa mulheres feminino”

Simples, não é mesmo?

Vamos passar agora para o título da imagem, outro elemento que entrará em contato diretamente com o Google.

O título da imagem aparecerá na URL dela e será de alta prioridade quando o Google procurar por ela.

A ideia aqui é colocar as keywords essenciais para a imagem. Aqui você já pode pensar mais com a cabeça do usuário que vai procurar pela foto no Google, então, se pergunte sempre como você procuraria pela imagem que vai usar.

Lembre-se também de evitar o uso abusivo de keywords e de ser conciso. Usando o exemplo da foto do sapato azul, que citamos acima, poderíamos ter os seguintes títulos:

  • Um título aceitável: sapato-azul.jpg;
  • Um bom título: sapato-azul-feminino.jpg;
  • Um péssimo título: sapato-azul-mulher-mulheres-sapatos-festa-elegantes-azul-para-mulheres.jpg.

Agora que já trabalhamos com o Alt Text e o título da imagem, já terminamos de conversar diretamente com o Google. É hora de garantir que a imagem vai trabalhar para otimizar a experiência do seu usuário.

Sobre o tamanho do arquivo da imagem, o mais indicado é sempre tentá-lo manter o menor possível sem prejudicar sua qualidade. Existem algumas dicas para isso:

  • recorte a imagem em algum software para que você faça o upload do tamanho exato que vai usar. O Fotor é um aplicativo bem simples e gratuito de edição de imagens;
  • remova as informações EXIF da imagem, que removerá o peso do arquivo também;
  • existem ferramentas online que ajudam a diminuir ainda mais o tamanho de cada imagem, com a menor perda de qualidade possível. O Tinypng é uma boa opção;
  • Nunca faça o upload de uma imagem maior que 1 megabyte a não ser que seja absolutamente necessário por alguma razão.

Por fim, é hora de trabalhar com a legenda da imagem. Ela será uma das primeiras coisas que o usuário verá quando abrir seu texto, então ela é uma porta de comunicação com ele para convencê-lo a continuar ali.

A legenda deve sempre dialogar com o assunto do texto e, de preferência, complementá-lo, oferecendo informações que otimizam o seu post.

Lembram do exemplo do sapato azul? Vamos supor que o artigo dessa imagem é sobre “como escolher o melhor sapato para ir  a uma festa”. A legenda da foto pode dizer coisas como “Um sapato elegante como este combina com um vestido longo”, por exemplo.

Imagens são mais importantes do que parecem. São elementos que determinam que sites aparecem na segunda página das pesquisas do Google e quais aparecem na primeira.

Neste texto, você aprendeu como otimizá-las para que elas trabalhem para dar um empurrão extra no seu post e fazer suas pesquisas subirem.

Lembre-se que o conteúdo é o rei e usar de imagens é uma boa forma de melhorar a experiência dos seus leitores.

Agora que você já sabe tudo sobre alt text, que tal continuar aprender mais sobre as imagens em sua estratégia de marketing? Baixe nosso infográfico com os principais tamanhos de imagens nas redes sociais!

Tamanho de imagem nas redes sociais
Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.