16 dicas para atingir alta conversão no Facebook

Descubra quais são as 16 melhores dicas para atingir alta conversão no Facebook e conquiste o sucesso com sua estratégia digital!

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O Facebook é uma das principais redes sociais da atualidade. Bilhões de usuários em todo o mundo se conectam, trocam informações, compartilham e apresentam um pouco da sua vida, trabalho, experiências e outras situações do cotidiano, seja no âmbito pessoal ou profissional.

Quando você envia um convite para alguém pelo Facebook a mensagem que aparece é “solicitação de amizade enviada”, ou seja, você deseja ter mais um amigo.

Essa ação já demonstra que se busca uma relação mais próxima do que o simples contato. Por isso, outra característica deste universo virtual é a propagação da imagem dos seus seguidores e das suas atividades.

Marketing Digital e o Facebook

Bons profissionais de marketing digital têm utilizado suas páginas para fornecer uma experiência agradável ao público. Neste sentido, o Facebook é o principal veículo de difusão.

Se um dos seus objetivos é impulsionar sua rede social, com estratégias bem feitas você pode atingir uma alta taxa de conversão e atrair mais fãs para sua página.

Especialistas, a partir de pesquisas feitas em inúmeras páginas de Facebook, apontaram alguns elementos que obtiveram alta conversão, e que você pode seguir para alcançar os melhores resultados.

Nesse post vamos apresentar um total de 16 orientações que apresentam critérios e padrões a serem adotados para garantir bons resultados em suas publicações:

1. Dar um toque humano à sua fan page

Humanizar suas postagens com um vídeo, por exemplo, traz um bom retorno e gera um aumento da sua audiência, já que seus seguidores poderão ver o autor da publicação.

A empatia ao escutar uma voz e visualizar a expressão no rosto de uma pessoa é mais envolvente que observar imagens estáticas.

Conectar-se de forma íntima e comentar ou curtir a publicação de um seguidor pode dar um efeito positivo, uma interação direta. Desta forma, você será visto de forma humanizada, gerando maior empatia e uma conexão mais forte.

2. Elabore conteúdos que empolguem, eduquem e entretenham

Crie títulos claros, relevantes e voltados ao público certo. Se sua intenção é apresentar seu blog, por exemplo, pense em uma frase que seja atrativa e incentive o usuário a clicar para saber mais informações e ler os posts que você divulga.

Além disso as postagens precisam cumprir o que prometem, educando o cliente e os entretendo. Produzir o tipo de conteúdo que despertará o interesse da sua persona é fundamental para gerar engajamento.

3. Educar o cliente

Lembre-se que apesar de um bom título e um conteúdo que entretenha, você deve educá-los. Marcadores visuais como imagens, citações ou estatísticas inclusos nas postagens, são ótimas formas de educá-los de forma simples e direta.

Esse tipo de conteúdo, consumido mais rapidamente, tende a gerar um maior engajamento e garante que mesmo se o leitor que não entrar um post, ele aprenderá um pouco mais sobre o assunto.

4. Utilize o humor

Além de entreter, o humor também garante enormes chances de compartilhamento das suas postagens. O motivo é simples: pessoas adoram se divertir.

No entanto, essa ação deve ser ponderada, pois a diversão não é o único tipo de entretenimento. Experimente deixar o usuário intrigado ou reflexivo com uma fotografia ou vídeo publicado para que pense no passado ou no próximo dia.

5. Entenda seu público-alvo

Talvez essa seja a principal lição. A página pode ser sua, mas ela não é para você. O foco das fan pages devem ser, obviamente, os fãs. Entenda o que eles procuram, as suas dores, as suas necessidades, com o que eles engajam, e deixe que essas informações norteiem suas postagens.

6. Solucione as necessidades dos seus seguidores

Identifique o que os seus seguidores desejam ou a dificuldade que têm e encontre uma solução. Faça postagens baseadas nas dúvidas e necessidades deles.

Responda aos comentários rapidamente. Devido ao imediatismo das redes sociais, um dia acaba parecendo um mês e você não quer que o seu leitor tenha a sensação que você não se importa com a pergunta dele.

7. Acompanhe sua página

Visualize sua fan page ou blog constantemente e não deixe seu público muito tempo à espera de uma resposta. Acompanhe também o desempenho das suas postagens, entender aquilo que tem gerado maior engajamento é fundamental para continuar melhorando a sua página.

8. Mantenha diálogo e se conecte intensamente com seus seguidores

Sua imagem está refletida nas redes sociais e é preciso ter e transparecer credibilidade. O seu público precisa confiar em você para ler suas postagens e, desse modo, assinar uma lista de e-mails ou participar de um curso novo que você esteja oferecendo.

9. Gere comunicação entre o seu público

Além do diálogo que você deve manter, é necessário que seu público se comunique entre si, estabelecendo uma comunicação seguidor com seguidor, usuário com usuário.

Faça um teste e solicite que opinem sobre um assunto. Se a troca de informações entre eles é estimulada, irão ajudar uns aos outros por meio dos próprios comentários. O diálogo, aliado ao marketing boca a boca, são ótimas maneiras de alcançar audiência.

10. Atente-se à marca

Afinal, é por meio dela que a sua personalidade e sua identidade virtual são apresentadas. Use a sua página para mostrar suas atividades e trabalho. Essa ação está ligada à projeção dos atributos da sua marca, executada com eficiência por páginas de alta conversão do Facebook.

11. Faça auditorias e monitore suas fan pages

Procure formas de aprimorar seus resultados por meio de uma auditoria e monitoramento da sua fan page. Pesquise os melhores dias e horários que suas postagens obtiveram melhor alcance e publique seus posts nesses momentos.

Desta forma você verificará aspectos que precisa melhorar e aumentará seu número de seguidores.

12. Tenha um objetivo de marketing claro e definido

E assim, desenvolva uma estratégia de crescimento de seguidores. Analise as pessoas que curtem sua página e elabore uma sequência ou posts padronizados que detenham os usuários ao conteúdo e criem uma experiência em comum a todos.

Defina metas para as suas postagens. O seu objetivo é gerar engajamento, tráfego para o seu blog, etc. E veja se os posts trazem os resultados que você almeja.

13. Gerencie as expectativas do seu público

É fundamental ter equilíbrio nas suas postagens. Evitar postar várias vezes em um dia e depois ficar dias sem aparecer. Crie um fluxo e uma frequência fixa para as suas postagens.

Se você estipulou fazer postagens semanais em seu blog e já se passaram semanas sem nada novo, seus seguidores ficarão frustrados e insatisfeitos.

14. Seja sincero com o seu público

Caso aja um atraso em postagens e em respostas de comentários, seja sincero e explique seus motivos, em uma conversa pessoal e com cumplicidade. Seguidores adoram pessoas e marcas honestas.

15. Compare sua página com a de concorrentes

Descubra qual possui o maior número de seguidores e os motivos que levaram a este crescimento. Aprenda com as coisas boas e ruins que eles fazem e use isso a seu favor, para otimizar a sua página.

Monitoramento da concorrência deve ser feito por todo profissional de marketing de mídia social para aprimorar os seus próprios resultados.

16. Monitore o alcance dos seus posts

Finalizando, monitore o alcance dos seus posts e faça rastreamento das métricas do Facebook. Entender o desempenho de cada postagem é fundamental para a sua página.

Seguindo essas instruções você conseguirá uma maior visibilidade em sua fan page, aumentando o seu alcance, gerando mais engajamento, fidelizando o seu público e quem sabe até transformando-os em clientes.

Fidelize, interaja e seja leal com seus seguidores.

Veja também os principais erros que podem destruir a imagem da sua marca no Facebook.

ebook marketing no facebook

Este texto foi escrito por Grant Lingel

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.