“SEO traz alto retorno quando bem executado”, diz VP de crescimento da SEMrush

alto retorno com SEO

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Quando você vai montar um planejamento de marketing digital, uma das primeiras coisas a serem pensadas é como estruturar uma boa estratégia de SEO. É essencial estar bem posicionado nos principais mecanismos de busca para ser encontrado exatamente por quem precisa dos seus serviços. E quando a gente pensa em SEO, uma das empresas referências é a SEMrush.

Não é à toa. A empresa, que tem como carro-chefe uma ferramenta de análise de palavras chave, tem mais de 1 milhão de usuários na plataforma, mais de 800 milhões de palavras em sua base de dados e 130 milhões de domínios. Em 9 anos de existência e 7 anos de crescimento acelerado, eles chegaram a 400 funcionários com escritórios em 4 países (além de estarem disponíveis em 7 idiomas).

Empresas gigantes como Booking, eBay e HP são algumas das clientes da plataforma. Em maio de 2018, a empresa recebeu um aporte de US$ 40 milhões de um fundo de investimento composto pela Greycroft, Siguler Guff e e.ventures.

Maryna Hradovich
Maryna Hradovich

Uma das grandes responsáveis por todo esse sucesso é Maryna Hradovich, VP de desenvolvimento e crescimento da empresa. Maryna se juntou à equipe do SEMrush em 2011. Nesse período, a empresa, além do crescimento apresentado e de se estabelecer como uma das principais ferramentas SaaS de marketing digital do mundo, conquistou vários prêmios. Os principais são os Search Awards norte-americanos e britânicos de Melhor Suite de Software SEO.

Ela é uma das palestrantes do Superlógica Xperience 2018, maior evento sobre o mercado de assinaturas e SaaS (Software as a Service) da América Latina. O evento acontece nos dias 7 e 8 de junho em Campinas, São Paulo (sede da Superlógica, que desenvolve um ERP para gestão de serviços baseados em assinaturas). Maryna vem para explicar como estruturou esse crescimento da SEMrush e a posicionou como líder de mercado.

Quer participar do evento? Temos um cupom especial com um desconto de 25% especialmente para os leitores do blog. Corra e garanta sua vaga! Para você já ter um gostinho que você vai ver no Superlógica Xperience, confira a entrevista feita com Maryna.

Você é uma das responsáveis por estabelecer a SEMrush nos Estados Unidos como uma das maiores ferramentas SaaS de marketing digital em todo o mundo. Como foi participar do processo desde o início até agora?

Tem sido uma experiência incrível ver a SEMrush deixar de ser uma startup pequena para se transformar em uma das empresas com crescimento mais rápido no seu setor.

Eu tenho muito orgulho de a empresa ser reconhecida como uma das melhores empresas de software do mundo e receber 5 prêmios em menos de um ano, incluindo o Search Awards, nos Estados Unidos, e de Melhor Suite de Software SEO, no Reino Unido.

Também tem sido incrível expandir o nosso negócio e começar a oferecer ferramentas para especialistas em conteúdo, mídias sociais e relações públicas.

Sou muito grata aos nossos usuários e comunidades que acreditam na gente e nos dão um feedback valioso. Também agradeço ao time da SEMrush que faz com que tudo seja possível.

SEMrush é uma empresa que depende de outra (Google) em seu modelo de negócios. Como funciona essa dinâmica? Como é na empresa quando o algoritmo do Google muda?

Acredito que muitas empresas dependem do Google nos dias de hoje. Quando o algoritmo muda, ele afeta muito a operação de praticamente todas as empresas e não somos exceção.

Entretanto, sempre batalhamos para oferecer os dados mais relevantes e assertivos para que nossos usuários possam analisar os competidores e consigam construir campanhas de marketing efetivas, sem precisar se preocupar tanto com as mudanças do Google.

Durante os 7 anos que você atua na SEMrush, você aprendeu muito sobre SEO. Qual a importância dessa estratégia para uma empresa? Quais erros elas mais cometem?

Tirando o tráfego e a visibilidade da marca que SEO proporciona, o retorno de investimento é muito alto quando a estratégia é bem executada, porque o gasto é muito pequeno em relação a outros canais de marketing.

O erro mais comum é que as empresas investem em uma estratégia de SEO e não se atentam às mudanças que ocorrem no comportamento do usuário e nos algoritmos dos mecanismos de busca.

SEO é um campo que evolui muito rápido e é muito fácil ficar para trás dos concorrentes. Por exemplo, mais da metade dos usuários acessam sites através de dispositivos móveis e páginas lentas os frustram muito.

Da mesma forma, 53% das visitas através de aplicativos móveis são abandonadas se a página demora mais que 3 segundos para carregar. Entretanto, as empresas não estão otimizando seus sites para dispositivos móveis e estão perdendo receita potencial.

No mundo todo, SEO começou em blogs corporativos com uma disseminação via inbound marketing. Mas, nos Estados Unidos, grandes empresas de mídia também estão investindo em SEO para aumentar o alcance das postagens. Como isso afeta uma estratégia de SEO no mundo dos negócios?

O Google beneficia grandes marcas e um pequeno número de empresas domina as maiores publicações. Como resultado, eles interlinkam, usam a autoridade para dominar as SERPs. Isso torna difícil para uma publicação nova para colocar seu nome lá fora.

Hoje em dia, muitas empresas usam estratégias clichês de SEO. Existem algumas oportunidades escondidas que as empresas estão deixando passar?

Muitas empresas usam estratégias clichês que são importantes mas não são suficientes. Quando você foca em itens como otimização do site e backlinks, empresas acabam perdendo o macro. O Google está mudando as SERPs de dez links azuis para resultados mais aprimorados para prover aos usuários respostas rápidas e relevantes.

Ele adicionou snippets, local pack, gráficos de conhecimentos e muitas outras melhorias que você pode utilizar para aumentar a visibilidade, tráfego e vendas.

Também acho que tem oportunidades para marcas melhorarem o SEO sem serem spammers ou maliciosos. Em grande escala, experimentos de SEO podem ter um impacto significativo no sucesso de seus negócios.

Quais os casos de maior sucesso que você já viu?

Quanto antes as empresas investem em SEO e têm uma estratégia, mais rapidamente veem um aumento em tráfego e visibilidade. Eu vi muitos casos em que nossos usuários e outras empresas tiveram resultados excelentes, após apenas poucos meses de investimento.

Um exemplo que me vem à cabeça é quando uma agência aumentou a visibilidade do cliente por 1.400% em 4 meses fazendo coisas básicas como detalhar a análise do conteúdo do site, auditoria de SEO, análise dos links e desenvolvendo um plano a ser seguido nos próximos meses.

Aqui no Brasil, o SEMrush tem 12 milhões de palavras na base. Dessa forma, palavras de cauda longa acabam sendo deixadas de lado. Como vocês fazem essa seleção? Por que umas palavras entram e outras não?

Nós priorizamos palavras-chave com base no volume de busca. Dessa forma, nós temos 12 milhões das mais populares palavras-chave para o Brasil e as deixamos disponíveis para nossos usuários.

Nós também temos uma ferramenta de rastreamento de posição que deixa os usuários rastrear rankings de palavras-chave mesmo que elas não estejam na nossa base para qualquer lugar. Eles também podem obter o volume de busca junto com outras informações relevantes.

Como a migração do desktop para o mobile afeta o SEO?

Ela vem afetando de maneira significativa! O Google vem premiando as páginas que são mobile first e refletindo o comportamento dos usuários. Isso começou em março e vai começar a impactar websites que já usam as melhores práticas de mobile.

Logo, todos os websites serão afetados. É essencial que todos os negócios com presença digital foquem nessas mudanças, assegurando que o conteúdo com dados estruturados e outros elementos estejam equivalentes no mobile e desktop. Precisam checar se as páginas estão carregando rapidamente e que toda a experiência esteja otimizada para o mobile.

Quais são as tendências do SEO para o futuro?

Algumas das maiores tendências que vamos ver neste ano são a indexação para mobile first, funcionalidades da SERP, páginas mobile aceleradas e busca por voz.

O que você vai trazer para o Superlógica Xperience 2018?

Quero compartilhar as nossas experiências escalando a SEMrush e as lições que aprendemos no processo de ajudar os outros. Vou mostrar tanto o que fizemos certo quanto nossos erros.

Vou discutir como produzimos um produto que os usuários amam, uma estrutura de empresa que empodera nossos funcionários e faz com que eles sejam bem sucedidos. Também vou falar da nossa expansão global.

Essa entrevista foi desenvolvida por Heitor Facini, redator do blog da Superlógica. A Superlógica desenvolve sistemas de gestão para empresas que cobram de forma recorrente. Além disso, organiza anualmente o Superlógica Xperience, maior evento sobre economia da recorrência da América Latina

o que é seo

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.