Por Leandro Abreu

Redator freelancer da Rock Content

Publicado em 11 de julho de 2019. | Atualizado em 19 de novembro de 2019


Amazon Ads, ou Amazon Advertising, é o serviço de publicidade online da Amazon que centraliza o gerenciamento de anúncios em todos os seus canais e mídias. Sua plataforma prevê anúncios patrocinados em pesquisas, banners, gráficos e vídeos, além de opções exclusivas que prometem sacudir o mercado.

Há dez anos, o fundador do e-commerce Amazon, Jeff Bezos, disse em entrevista que “a publicidade é o preço que você tem que pagar por oferecer um produto insignificante”. No entanto, quase uma década depois — para o deleite dos defensores do tráfego pago —, o prestigiado CEO admitiu com muito bom humor em uma conferência de 2018 que havia mudado de ideia.

A nova ferramenta chamada Amazon Advertising — também referenciada como Amazon Ads — ainda não chegou oficialmente ao Brasil. Porém, tendo em vista o crescente avanço dos serviços da companhia no país, certamente os anunciantes e profissionais de Marketing Digital brasileiros não precisarão esperar muito tempo para usufruir da novidade.

Neste artigo, você vai conferir uma amostra do que está por vir e entenderá por que a nova aposta de Bezos ameaça grandes serviços até então consolidados, como o Google Ads (antigo Google AdWords). Confira o material que preparamos:

Pronto para conhecer a mais nova ferramenta de publicidade da internet? Então continue conosco e confira!

O que é Amazon Ads e como essa ferramenta funciona?

A marca Amazon Advertising foi criada em 2018 a partir da reunião das plataformas Amazon Media Group, Amazon Marketing Services (AMS) e Amazon Advertising Platform (AAP). É mais uma expansão de mercado da gigantesca companhia americana Amazon, que agora pretende concorrer diretamente com os famosos serviços Facebook Ads e Google Ads.

O princípio de funcionamento da ferramenta é exatamente o mesmo das suas rivais: o Big Data. Coletando ativamente informações de usuários a partir dos seus diversos produtos e serviços, a Amazon conta com um privilegiado conjunto de dados first-party à disposição e, com a ajuda de algoritmos sofisticados, é capaz de oferecer conteúdo publicitário personalizado para sua audiência.

Sendo assim, temos os anunciantes em uma ponta criando anúncios altamente segmentados e, na outra, os usuários dos serviços da Amazon e seus parceiros, que automaticamente tornam-se potenciais clientes das empresas cadastradas.

Por que você deveria ficar de olho nessa nova ferramenta?

A Amazon conta com algumas vantagens que a fazem se destacar entre seus concorrentes. Com uma imensa estrutura de e-commerce, logística e entretenimento, a companhia consegue oferecer às empresas um entendimento ponta a ponta da jornada dos seus clientes.

Outro ponto importante diz respeito à experiência do consumidor nas diferentes plataformas. Quando um usuário pesquisa por um produto no Google, por exemplo, ainda que a pesquisa seja eficiente, ele precisa verificar a credibilidade e as condições do varejista antes de concluir a compra.

Na Amazon, por outro lado, a reputação da sua plataforma e de seus serviços contribui para uma experiência mais ágil e confortável para o consumidor, que naturalmente se sente amparado pela confiança que a marca oferece.

Quanto aos números, o que se pode dizer é que o Amazon Ads já está sacudindo o mercado de publicidade online nos Estados Unidos. Enquanto as ações do Google e de outras grandes companhias diminui, a expectativa é que a participação da Amazon nesse segmento cresça 15,9% até 2021, segundo o portal CNBC.

Imagine os impactos que essa novidade causará por aqui!

Quais são os recursos disponíveis no Amazon Ads?

A proposta do Amazon Ads é se tornar uma central de gerenciamento de anúncios para suas plataformas. A maioria dos formatos de publicidade disponíveis é familiar para quem está acostumado a trabalhar com campanhas de Outbound Marketing. Ao mesmo tempo, alguns recursos chamam a atenção. Veja só!

Anúncios patrocinados

Tal como no Google Ads, os anúncios patrocinados do Amazon Ads são usados para gerar conversões e vendas a partir das palavras-chave pesquisadas pelos usuários. Basta selecionar o produto que deseja anunciar, associá-lo a uma palavra-chave e definir um orçamento diário (lance).

Fonte: CyberClicks

Esse tipo de publicidade segue o modelo PPC (Pay Per Click), e sua maior vantagem é que você só paga quando um usuário clica no anúncio. Além disso, a plataforma confere toda flexibilidade ao anunciante, permitindo que ele altere suas palavras-chave e lances quando desejar.

Anúncios em destaque

Mais indicados para a promoção de marcas, os anúncios em destaque são exibidos na parte superior das páginas e também são relacionados às palavras-chave. Nesse caso, o anunciante deve selecionar uma página de destino, definir um orçamento e adicionar uma imagem e um título. Quem der o maior lance ganha o espaço de exibição.

Fonte: CyberClicks

Lojas

Esse é um recurso muito interessante para os varejistas. A Amazon permite criar uma loja com uma URL exclusiva dentro da sua plataforma. A maior vantagem, sem dúvidas, é a experiência de compra do usuário, que é diretamente beneficiada pela robusta estrutura de e-commerce da companhia.

Fonte: CyberClicks

O Amazon Ads também não exige nenhum conhecimento em programação para usufruir dessa funcionalidade. Toda a criação do conteúdo da loja, seja sua descrição ou a exibição dos produtos, pode ser realizada de maneira rápida e intuitiva.

Anúncios de display

Esse tipo de anúncio leva em conta os interesses do usuário e geralmente é exibido em páginas e áreas reservadas para produtos relacionados. Portanto, são recomendados para anunciantes que utilizam estratégias de upselling, e sua maior vantagem é que eles alcançam usuários dentro e fora da Amazon.

Fonte: HubSpot

Para anunciar será preciso selecionar um produto, adicionar um título e logotipo, definir um orçamento e escolher um tipo de meta (por produto ou interesse). O maior benefício desse formato é que existem muitas possibilidades de exibição, e o público atingido é selecionando por meio de dados de comportamento.

Anúncios em vídeo

Os anúncios em vídeo do Amazon Advertising trazem todos os benefícios desse tipo de conteúdo: são visualmente atraentes, têm maior alcance e impactam o consumidor como nenhum outro formato. Além disso, a Amazon assegura que sua exibição será sempre realizada em ambientes confiáveis, seja dentro da sua plataforma ou em ambientes de terceiros.

Fonte: CyberClicks

Anúncios personalizados

O Amazon Ads também permite que seus usuários criem anúncios personalizados. Nesse caso, o anunciante pode definir um grupo específico de anúncios para promover e inseri-los nas postagens dos seus produtos.

Fonte: HubSpot

Amazon DSP (Demand Side Platform)

O Amazon DSP é uma plataforma de compra programática (automatizada por algoritmos), e sua proposta é ampliar a exibição dos anúncios para plataformas parceiras. O sistema é destinado a grandes marcas que desejam levar seus produtos e serviços para além da Amazon (como apps e serviços de streaming), sem abrir mão da infraestrutura e da confiabilidade da companhia.

Fonte: tinuiti

Esse é um dos recursos que prometem bater de frente com serviços de publicidade online do Google — principalmente porque a gigante das buscas já foi denunciada por diversas empresas por vincular seus anúncios a conteúdos impróprios.

Como usar o Amazon Ads a favor do meu negócio?

Para ajudar você a se preparar para essa nova ferramenta da internet, listamos algumas recomendações básicas para aumentar as chances de sucesso das suas campanhas. Confira a seguir!

Esclareça seus objetivos e acompanhe os resultados

Parece um conselho óbvio e abstrato, mas não é. Muitas pessoas criam fanpages e rodam campanhas pagas sem adotar nenhum critério estratégico. Todas as ferramentas de publicidade disponibilizam dados e métricas valiosas que precisam ser usadas para monitorar as suas ações e ajudá-lo a conduzir os resultados aos objetivos do seu negócio.

No Amazon Ads é possível verificar:

  • taxa de cliques (CTR);
  • custo por clique (CPC);
  • taxa de conversão;
  • custo de publicidade por venda (ACoS);
  • média de impressões, cliques e conversões diárias;
  • custo diário com anúncios.

Se você deseja minimizar seus investimentos com anúncios pagos, por exemplo, será preciso identificar os fatores que mais influenciam o seu ACoS (Advertising Cost of Sales). Em uma outra situação, se o seu objetivo é aumentar o reconhecimento da sua marca, seu foco deverá estar nas impressões geradas.

Escolha os produtos certos

Estude seu histórico de vendas, os padrões do mercado e o desempenho dos seus concorrentes para definir os produtos com maiores chances de converter cliques em compras. Se você busca otimizar o seu investimento em publicidade, certamente terá mais sucesso criando campanhas para os produtos mais populares.

Crie páginas de detalhes de produto eficientes

Uma boa página de produto precisa ser clara, concisa e convincente. De nada adiantará trazer visitantes até ela, se não os motivar a concluir a compra. Sendo assim, considere alguns critérios básicos para construir uma página eficiente:

  • títulos sucintos e descritivos;
  • descrições relevantes e persuasivas;
  • imagens variadas e de alta qualidade.

Quando o Amazon Advertising estará disponível no Brasil?

Ainda não há uma data definida para o lançamento do Amazon Advertising no Brasil. No entanto, segundo a própria companhia, estudos já estão sendo realizados para disponibilizar o serviço por aqui. A expectativa é grande, porque neste ano a Amazon entrou de cabeça no mercado brasileiro, deixando claras as suas pretensões de se tornar um dos grandes players da tecnologia no país.

Atualmente, a empresa oferece a venda direta de produtos a partir de um centro de distribuição próprio em São Paulo, disponibiliza o programa de fidelidade Amazon Prime — que garante frete grátis ilimitado e uma série de vantagens exclusivas — e sua linha de produtos Echo, que, entre outras inovações, traz a assistente pessoal Alexa totalmente em português.

O que podemos dizer é que a companhia de Bezos está entrando com tudo no universo da publicidade online, oferecendo uma solução completa de altíssima qualidade em um dos mercados mais promissores da atualidade. Com apenas um ano de atividade oficial, o Amazon Ads já é um sucesso em vários países, e certamente agitará o Marketing Digital brasileiro em breve.

Enquanto essa super novidade não chega por aqui, que tal continuar aprendendo no nosso blog? Confira agora este artigo sobre ROAS e entenda como calcular o retorno do investimento dos seus anúncios!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *