Como a organização de processos pode ampliar as suas vendas

Organização de processos

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Um bom projeto de marketing não pode ser pensado apenas focando em visibilidade e reputação: sem os resultados das vendas, a área de marketing perde uma boa parte de seu objetivo. E como deixar os dois times alinhados e prontos para o sucesso mútuo? Alinhando os processos e deixando todas as responsabilidades bem organizadas.

Compreender esses desafios e colocar soluções em prática é um dever compartilhado entre as equipes de marketing e vendas e é essencial para alcançar os objetivos planejados pelos gestores.

Entenda melhor quais etapas são mais importantes para criar seu plano de ação e tornar o seu processo mais completo.

Mantenha o diálogo aberto

Antes de começar qualquer projeto, é importante que os devidos alinhamentos sejam realizados entre equipes e gestão. A organização de processos só funciona se o canal entre os envolvidos se manter aberto e pronto para sugestões de todos os lados.

Esse acompanhamento é importante por envolver diretamente a rotina das pessoas, não apenas as orientações dos gestores. Tente entender melhor como funciona o dia a dia dos times e como isso impacta diretamente o andamento dos processos.

O feedback é uma das mais importantes ferramentas de gestão e não pode ser deixado de lado nesse momento: se o time de vendas precisa de leads mais qualificados, a responsabilidade do time de marketing não pode ser cobrada apenas quando a estratégia inteira falhar, assim como quando os materiais ricos são criados e compartilhados e não são utilizados para o processo decisório dos compradores. Se a conversa não existe, são apenas trabalhos desconectados e que possivelmente não terão os resultados esperados.

Prepare bons documentos

Depois de entender melhor quais as dores e desafios dos times envolvidos, é hora de começar o planejamento efetivamente. Capture as informações necessárias, as melhores estratégias para aplicá-las e crie processos baseados nisso. Documentar as ações oficializa e facilita o compartilhamento de ideias e possíveis demandas.

Alguns bons exemplos são cronogramas de trabalho para o marketing, briefings e definição de buyer personas compartilhados para a produção de conteúdo, alinhamentos de lead scoring para a passagem de MQL para o time de vendas, perguntas de qualificação para a marcação de SQL, roteiros de atendimento para times de vendas e estratégias para recompra ou manutenção de clientes.

E, englobando toda a empresa, que tal criar uma boa apresentação com as informações chave para o seu trabalho?

Crie apresentações de alinhamento

Ter boas informações e não compartilhar de maneira clara com a equipe é um erro muito comum nas empresas. Se não é de conhecimento de todos como os processos são realizados e como eles serão exigidos de cada setor, não é possível aplicá-los da maneira esperada.

E essa dinâmica precisa ser feita desde o início: se os colaboradores não conhecem sua história, seus valores e o seu objetivo, como eles se sentirão motivados para realizar o trabalho da maneira proposta?

Tenha uma apresentação institucional dinâmica e atrativa não só para o público externo, mas para treinamentos internos.

Esse tipo de iniciativa para deixar as informações claras e próximas de toda a equipe pode ser uma importante iniciativa de redução de custos, já que uma equipe envolvida é mais produtiva e preparada para superar desafios.

Treine a equipe e compartilhe conhecimentos

Além dos treinamentos internos, invista nos profissionais com o desenvolvimento contínuo de seu time de marketing e vendas. Certificações, cursos livre e a troca de informações com outras empresas sempre são interessantes para renovar os processos.

Lembre-se que é preciso entender quais as mudanças necessárias para atualizar as demandas de acordo com as mudanças do mercado, da equipe e dos objetivos determinados pelo comando da organização.

Uma boa estratégia de marketing alinhada a vendas pode ser muito mais eficiente se bem planejada. Depois de escolher as ferramentas e organizar seu material, o próximo passo é testar os resultados.

Para você qual o ponto mais importante do plano de ação? Compartilhe conosco nos comentários e bom trabalho!

Esse post foi escrito por Lígia Braga, da Smartalk.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.