6 dicas de como fazer post para Facebook que traga resultados

Como ampliar o alcance dos seus posts para Facebook? Confira aqui 6 dicas incríveis para suas campanhas bombarem na rede social!

Post no Facebook

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Com a mudança do comportamento do consumidor e o aumento da necessidade de interação com empresas, as plataformas sociais se tornaram a melhor alternativa para criar um relacionamento com o público e crescer a empresa por meio do marketing digital.

No entanto, nem tudo são flores: se você não sabe fazer um post para Facebook que realmente traga resultados, pouco adianta todo o investimento.

Quer entender mais e aprender como fazer uma gestão de redes sociais de sucesso? Continue a leitura.

Por que utilizar o Facebook em uma estratégia de marketing digital?

As redes sociais se tornaram o principal canal de comunicação entre empresa e clientes.

Hoje, para resolver qualquer problema ou tirar uma dúvida, é comum que os consumidores busquem pela marca nas redes sociais. Afinal, o canal permite um atendimento muito mais rápido, prático e personalizado.

São vários os benefícios do Facebook em uma estratégia de marketing digital. São eles:

  • melhora do relacionamento com os consumidores;
  • aumento do engajamento com o público;
  • criação de anúncios nos mais diferentes formatos;
  • a possibilidade de conhecer ainda mais os seus consumidores;
  • analisar a concorrência;
  • acompanhar a opinião do mercado a respeito do seu negócio;
  • ter insights sobre o seu produto, serviço e empresa através das opiniões dos consumidores e dúvidas mais comuns que podem surgir nesse processo de relacionamento.

Como fazer post para Facebook que traga resultados?

O Facebook tem vários benefícios, como citado anteriormente. No entanto, é preciso ter alguns cuidados durante a criação do planejamento de conteúdo dessa plataforma para garantir que você não cometa nenhum erro e consiga usufruir de todas essas vantagens.

1. Postagens que tenham conexão com a empresa

Antes de criar o seu planejamento de redes sociais, é fundamental considerar postagens que tenham ligação com a empresa.

Existem muitos assuntos, memes e datas comemorativas que podem (e devem) ser aproveitados, mas desde que realmente se relacione com o seu negócio.

Além disso, ao criar as publicações, o segredo é postar como uma pessoa e não como uma marca. Dessa forma, garantimos uma linguagem mais humanizada, capaz de levar muito mais valor e confiança para o público que queremos alcançar.

Leia também
Confira tudo que você precisa para criar o site da sua empresa
 Saiba o que é banco de dados e a importância dele para o seu site
 Crie um blog para o seu negócio usando o Stage

2. Posts que gerem engajamento com o público

Em uma pesquisa realizada pela Rock Content, 44,2% dos entrevistados apontaram o engajamento com a marca como um dos maiores benefícios das redes sociais para as empresas.

Sendo assim, para ter uma boa estratégia de social media, é preciso que cada post para Facebook criado pela sua empresa seja capaz de encorajar os seguidores a se envolver com as publicações.

Para isso, faça perguntas, peça a opinião, crie desafios.

E, sempre que uma pessoa comentar alguma atualização ou mandar mensagem, resposta. Não deixe nada sem resposta.

Para manter o engajamento, é preciso que o diálogo aconteça!

Caso apareça algum comentário negativo, o ideal é resolver o problema do cliente da forma mais rápida e prática possível. Para isso, é preciso que o responsável pelas redes sociais seja atencioso e consiga fazer uma boa gestão de crise. Não deixe nenhuma mensagem sem resposta, ok?!

3. Formato de mensagens

O formato do post para Facebook também é importante. A plataforma permite que você trabalhe com as mais diversas mídias, como links, textos, imagens e vídeos.

Por isso, quando for criar o seu planejamento de conteúdo para as redes sociais, é preciso considerar a possibilidade de investir em formatos distintos.

Alguns formatos podem gerar ainda mais engajamento que os outros. Investir nos mais diversos formatos irá te ajudar a entender, por exemplo, quais têm maior potencial de engajamento e como melhorar os números da sua empresa através do formato ideal.

Cada público se comporta de um jeito e, por isso, não existe regra. É preciso que você realmente analise a realidade do seu mercado e dos seus seguidores, entregando a esses um conteúdo de qualidade, no formato certo e com a linguagem ideal.

4. Técnica 80/20

A técnica 80/20 é muito conhecida, e ajuda diversas empresas a estruturarem o planejamento de redes sociais.

Como já falamos por aqui, as redes sociais não são, necessariamente, uma plataforma de vendas. Seu principal objetivo é criar um relacionamento e gerar engajamento com os usuários.

No entanto, no início, muitas empresas acabaram usando esses canais de maneira errada: grande parte dos conteúdos eram promocionais, e poucos realmente agregavam algum valor para os seguidores.

Por isso surgiu a técnica 80/20. Para ter uma estratégia de sucesso nas redes sociais, é necessário que você divida os posts em 80% com intuito de gerar valor e engajamento com o usuário e 20% com conteúdo promocional, permitindo que você usufrua das plataformas da melhor maneira possível.

5. Horário de postagem

Não existe um horário padrão para publicação nas redes sociais. Cada empresa tem uma realidade, que vai variar de acordo com o mercado e o comportamento do consumidor, que pode ser mais ativo em determinados horários do dia.

Analise os números das suas páginas na área de métricas e visualize quais são os melhores dias e horários para interagir com o seu público.

Além disso, analise a quantidade de publicações por dia. Levante um número razoável, para não deixar a sua página muito cheia e chata para os seguidores.

6. Use o Facebook Audience Insights

Essa é e sempre será a cereja do seu bolo. O Facebook Audience Insights é uma poderosa ferramenta que lhe permite acompanhar o desempenho de cada um dos seus posts.

Com ele você consegue interpretar dados, saber quais postagens tiveram o maior retorno por parte do usuário e responder inúmeras perguntas através de uma análise de dados detalhada sobre suas estratégias de conteúdo.

Estratégias funcionam de maneira diferente para cada empresa. Com elas você aprenderá a descobrir qual é a melhor maneira de aumentar o alcance de seus posts, utilizando a abordagem certa com seu público-alvo. Certifique-se de interpretar cada um dos dados e tomar decisões com base nos números.

O Facebook Audience Insights ajudará você a traçar quais assuntos mais engajaram o seu público, levando sua comunidade a se envolver cada vez mais nas ações que você pratica na rede social, aumentando o alcance.

As redes sociais possuem um poder imenso de transformar o dia a dia das empresas. Antes, quando pensávamos em criar um post para Facebook, por exemplo, era comum que os empresários investissem apenas em conteúdos promocionais.

Com o estudo das plataformas, isso mudou: como vimos no artigo de hoje, o foco das ações é o consumidor. Sempre!

Quer aprender a fazer post para Facebook com potencial de grandes resultados?

Na Universidade Rock Content temos um curso de Gestão de Mídias Sociais, em que você irá aprender a criar estratégias, cuidar dos diferentes canais de comunicação, criar seu guia de estilo, entender o seu público mensurar os resultados e muito mais. Para conhecer o curso, clique aqui.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.