Analista de compliance: entenda quais são as funções dele na sua agência

O analista de compliance é um dos profissionais do momento! Diante de uma grande preocupação das empresas com a sustentabilidade, além de apresentar uma boa imagem ao público e mercado, esse profissional tem uma atuação estratégica em qualquer tipo de negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte!

analista de compliance

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

O sucesso de uma empresa não passa somente pelo volume de vendas, pelos dados contidos em dashboards comerciais ou por indicadores de marketing: é necessário dar muita atenção à reputação da marca, com um posicionamento adequado diante de dilemas éticos, e à formação da cultura organizacional.

Todo funcionário deve seguir as diretrizes do empreendimento, preservando e enaltecendo seus valores. Tudo isso passa pelo analista de compliance, uma das profissões que estão em alta e que prometem uma valorização ainda maior em um futuro próximo.

Por isso, se você quer saber mais sobre as atribuições desse profissional, o que ele faz, sua importância e ainda o perfil ideal para a vaga, confira este conteúdo que preparamos!

Afinal, o que é compliance?

O termo vem de “comply”, do inglês, e pode ser traduzido como cumprir uma instrução, comando ou agir de uma determinada forma específica. Os primeiros departamentos de compliance foram criados nos Estados Unidos, em 1906. Na época, o objetivo era controlar a produção de alimentos e medicamentos.

Então, em um primeiro momento, o compliance foi desenvolvido para ajudar a gestão na criação de métodos e diretrizes para a produção desses itens críticos. Porém, ele também se expandiu para o setor financeiro. Em 1977, foi criada a FCPA (Foreign Corrupt Practices Act), que nada mais é do que uma lei anticorrupção transacional que obrigava as empresas a terem livros e registros de todas as movimentações que eram feitas.

Após vários escândalos na indústria, foi convencionada uma ética para práticas empresariais e, em 1991, a comissão de penas dos Estados Unidos publicou as Diretrizes Federais para a Condenação de Organizações.

De forma resumida, podemos dizer que o compliance é um conjunto de normas e regras que a organização deve seguir para se manter em concordância com as leis vigentes, além de trazer uma consolidação de sua cultura e criação de um manual de condutas e boas práticas para todos os funcionários.

O que faz o analista de compliance?

Uma vez que você tenha entendido o que o termo representa, passamos a analisar o que faz o analista. Se antigamente o compliance era visto somente em mercados regulados, hoje isso não é mais uma realidade.

No caso da gestão para agências de comunicação, isso se mostra ainda mais presente, uma vez que a reputação está diretamente relacionada ao poder de aquisição de clientes. Afinal, nenhuma empresa ou pessoa relacionará sua imagem relacionada a um negócio que não segue as boas práticas do mercado ou que tem sua reputação arranhada por algum escândalo ou polêmica.

Em instituições comerciais, o analista de compliance pode focar duas áreas: financeira ou jurídica. No primeiro caso, vai controlar todas as finanças da organização, realizando auditorias, identificando possíveis riscos, desvios e ações que fogem do esperado ou que podem colocar o negócio em uma situação ruim. Já no segundo, o profissional, que deve ser graduado em Direito, precisa interpretar as leis vigentes que se aplicam ao empreendimento a fim de disseminar as boas condutas e a conformidade.

Nos dois casos, o analista deve fazer um briefing para aplicar as ações, criando um documento com as regras e práticas, além de formar um comitê de controle. Algumas empresas divulgam suas ações de compliance para o público, seja em portais de transparência ou outros canais de contato como o e-mail marketing.

Qual é a importância desse profissional?

O compliance, hoje em dia, não é mais um diferencial, mas algo extremamente necessário para manter a sustentabilidade. Com o maior acesso e propagação de informações proporcionados por meios de comunicação como as redes sociais, torna-se fundamental conhecer todas as leis vigentes que sua empresa precisa seguir. Um simples desvio pode ser fatal para a reputação de uma marca, fazendo com que ela perca grandes negócios.

Infelizmente, é comum vermos casos em que parcerias comerciais foram encerradas devido a problemas de imagem em um dos lados causados por descumprimento de regras ou leis. Casos de corrupção, desvios ou crimes cometidos por figuras públicas são gatilhos para esses rompimentos.

O analista de compliance também pode ser visto como um agente que assegura a sustentabilidade da organização, uma vez que é função dele identificar e conter qualquer desvio na área financeira. Então, ao implantar auditorias, mesmo os pequenos desvios não intencionais podem ser encontrados e corrigidos antes de se transformarem em um risco para a agência.

Qual é o perfil ideal para o cargo?

Se você se interessou pela função de analista de compliance ou já busca essa capacitação, agora vamos falar sobre o perfil ideal para ser esse profissional. Atualmente, há cursos e especializações no mercado sobre compliance ou gestão de projetos e isso pode ser um grande diferencial em um processo de seleção. Na sequência, veja quais características são valorizadas pelos recrutadores.

Setor financeiro

O analista que atuará no setor financeiro normalmente é formado em administração, ciências contábeis ou economia, mas, apesar disso, não é obrigatório que venha dessas áreas. O domínio da língua inglesa também é fundamental, uma vez que a pessoa precisa estar atenta às leis vigentes, seja do próprio país ou de fora. Outros pontos analisados são:

  • organização;
  • foco e concentração;
  • facilidade de comunicação clara e objetiva;
  • atenção a detalhes.

Além desses pontos, é claro que o perfil do candidato será analisado quanto à sua postura e conduta. Por isso, é fundamental se atentar que você posta ou compartilha nas redes sociais.

Setor jurídico

A atuação do analista de compliance no setor jurídico exige que o candidato seja bacharel em Direito e tenha familiaridade com as leis vigentes. Também é um ponto positivo ter conhecimento sobre casos relacionados à empresa ou ao nicho de mercado.

Neste artigo, vimos que o analista de compliance é uma das profissões em alta no mercado. Quem deseja aproveitar essa oportunidade precisa ter bastante interesse em leituras, conhecendo leis e regras vigentes, ter um perfil mais metódico e detalhista e saber identificar melhores comportamentos e condutas. A comunicação também é fundamental, pois o profissional precisa direcionar todos os funcionários para que a cultura da organização seja seguida.

Se você deseja aplicar o compliance na sua agência, preparemos um conteúdo com dicas valiosas. Faça a leitura agora e veja como elas podem ajudar sua marca!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.