Quem é Ann Handley: conheça a trajetória de um dos principais nomes do Marketing Digital

Conheça Ann Handley, um dos principais nome do Marketing Digital e a mulher que disseminou o conceito do Marketing de Conteúdo!

Ann Handley

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Se você tem interesse no assunto do Marketing Digital, uma maneira divertida de aprender mais é conhecer o trabalho de alguns dos principais nomes nessa área.

E na sua lista não pode faltar Ann Handley, um excelente exemplo de dedicação e sucesso.

Ann é cofundadora e VP de conteúdo da MarketingProfs, além de ter escrito três bestsellers. No post de hoje, você vai conferir como foi a vida, a trajetória profissional e os maiores feitos dessa mulher que tornou-se referência. Vamos lá?

1. Pequena biografia

Ann Handley é americana e nasceu em 1963. Ela se formou no Simmons College, em Boston, com um título de Bacharel em Língua e Literatura Inglesa e Jornalismo. Tem uma carreira de sucesso, de mais de 15 anos, na área do marketing.

Hoje, Ann Handley vive em Boston, Massachussets, onde muitas vezes trabalha no conforto de seu lar, em uma pequena casa nos fundos do quintal. Conforme diz em seu perfil do Twitter, dedica-se a uma guerra contra a mediocridade no conteúdo.

2. Visão geral sobre a carreira

O grande diferencial de Ann Handley é que ela começou a falar sobre a importância do conteúdo para engajar e educar muito antes do marketing de conteúdo se popularizar.

Assim, ficou conhecida como a primeira “Chief Content Officer” (ou seja, VP de Conteúdo) do mundo. Além disso, ela se dedica principalmente a projetos nos quais pode ajudar outros profissionais de marketing a melhorar suas práticas.

Ela começou sua carreira como jornalista e editora, trabalhando para empresas. Passou 12 anos escrevendo em publicações ligadas a comércio e consumo de âmbito local e nacional, como o Boston Globe. Aliás, você poderá encontrar material produzido por ela no site de empresas como a IBM.

Posteriormente, Ann Handley participou na fundação do site ClickZ.com, conhecido por ser uma das primeiras fontes interativas de notícias e críticas sobre marketing.

Ann trabalhou com o ClickZ de 1997 a 2000, dedicando-se a produzir os programas e produtos sobre conteúdo, reunir uma equipe de redatores e editores e gerar produtos complementares, como publicações impressas e eventos presenciais.

Em uma época na qual o “marketing online” ainda era novidade, ela conseguiu formar uma audiência de mais de 50 mil leitores.

O site permanece ativo, e agrega um vasto conteúdo, incluindo webinários, relatórios e um marketplace de serviços de marketing. Atualmente, os responsáveis pelo ClickZ são Rebeca Sentance e Chris Camps.

Depois deste projeto, Ann Handley envolveu-se como cofundadora do MarketingProfs, plataforma online que oferece treinamentos, ferramentas, estratégias, artigos, seminários online, fóruns de discussão e outros recursos para profissionais e agências de marketing.

Ann participa ativamente, ocupando o cargo de VP de Conteúdo, ou Chief Content Officer (CCO). Todo o conteúdo produzido na empresa passa por seu crivo. Uma informação que mostra a qualidade e o alcance de seu trabalho é que o MarketingProfs conta, hoje, com mais de 600 mil inscritos em sua newsletter diária.

3. Livros escritos por Ann Handley

Ann Handley também escreveu três livros com seus melhores conselhos sobre marketing.

No livro Everybody Writes: Your Go-to Guide to Creating Ridiculously Good Content, de 2014, ela oferece um guia sobre o processo e as estratégias para a criação, produção e publicação de conteúdo, a partir de sua expertise no assunto.

O livro reúne conselhos práticos, focados em resultado, que podem ser aplicados em diversas situações: para escrever páginas de sites, landing pages, posts de bloge-mail marketing e mídias sociais. Ele foi incluído na lista de mais vendidos do jornal The Wall Street.

Antes disso, Ann trabalhou na produção do livro Content Rules: How to Create Killer Blogs, Podcasts, Videos, Ebooks, Webinars (and More) That Engage Customers and Ignite Your Business, de 2011, escrito em coautoria com C. C. Chapman e David Meerman Scott.

Nesta obra, o foco é trazer soluções para produzir conteúdo que alavanque sua presença online e engaje a audiência. Ann aborda temas como a técnica do storytelling, métodos para achar uma voz autêntica e o uso das redes sociais para distribuir ideias amplamente.

Este livro foi traduzido para nove idiomas diferentes, incluindo Português, Turco, Chinês, Japonês, Coreano, Italiano e Tcheco.

Ann também está trabalhando no livro The Scrappy Marketing Handbook, previsto para lançamento em 2020, junto com Nick Westergaard.

O livro propõe simplificar e desmitificar o marketing, tornando-se uma fonte acessível para todos os que precisam desse conhecimento, de profissionais da área até pequenos empreendedores.

Embora ainda não tenha sido lançado, o livro já está sendo divulgado online, gerando expectativa em quem acompanha o trabalho de Ann Handley.

4. Outras contribuições importantes

Mas Ann Handley não se contentou em participar da fundação de dois negócios digitais de marketing e escrever três livros sobre o assunto. Ela também fez várias outras contribuições importantes ao meio da produção de conteúdo.

Ela escreveu como colunista mensal para a revista Entrepreneur e é membro do programa LinkedIn Influencer, onde tem mais de 250 mil seguidores e publicou 20 artigos por meio do LinkedIn Pulse.

Foi citada pela revista Forbes como a mulher com maior influência nas mídias sociais, o que reflete seus 350 mil seguidores no Twitter. Também foi reconhecida pela ForbesWoman como uma das 20 principais blogueiras.

Em seu site, AnnHandley.com, ela escreve sobre como é possível repensar o marketing de um negócio, a fim de obter sucesso duradouro, além de falar especificamente sobre produção de conteúdo.

Os textos são sempre ligados a algum aspecto do cotidiano e em tom bem-humorado, o que faz com que sejam uma leitura agradável não apenas para os profissionais do marketing, mas também para qualquer um interessado no assunto.

Ann Handley também faz mais de 40 palestras por ano, internacionalmente, a um público seleto. Se você quiser vê-la em ação, pode assistir o vídeo “Good content vs. Good enough content, ou seja, conteúdo bom versus conteúdo “bom o bastante”. Essa apresentação de quase uma hora está disponível integralmente no YouTube, e resume bem as ideias que Ann defende.

Quer conhecer outro grande nome do mundo do marketing digital? Então, aproveite para conferir nosso post sobre Vitor Peçanha, um dos maiores nomes do marketing digital brasileiro!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.