O que é API e como ela pode ser usada no marketing?

o que é API?

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Todos os dias usamos incontáveis aplicativos para facilitar a nossa rotina e pensar por um segundo em ficar sem eles é quase um cenário catastrófico, não é mesmo?

No entanto, mesmo sendo fãs dessas tecnologias, não sabemos como elas funcionam direito, nem sequer pensamos sobre o que está por trás de tudo isso.

Uma dessas ferramentas que colaboram enormemente, mas mesmo assim são pouco compreendidas ou até mesmo conhecidas são as APIs.

Se você quiser entender mais sobre elas e descobrir como podem ajudá-lo com suas estratégia de Marketing, então continue lendo este post!

O que é uma API?

API é a sigla de “Application Programming Interface” em inglês que é comumente traduzida para o português como interface de programação de aplicativos.

Em outras palavras, é um conjunto de códigos e especificações para que os aplicativos se comuniquem ou interajam uns com os outros. Simplificando, um sistema de comunicação entre aplicativos.

Para que serve a API?

Como já dissemos, as APIs são criadas para que os aplicativos se comuniquem entre si. Isso permite, por exemplo, compartilhar uma postagem de blog na sua rede social favorita.

Uma das grandes vantagens das APIs é que isso facilita muito o trabalho dos programadores, já que eles não precisam criar um aplicativo inteiro a partir do zero. Eles podem usar APIs para integrar o aplicativo que estão criando com outros já existentes.

Exemplos de aplicação das APIs

Redes sociais

Pode ser o Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram ou Pinterest. Todos eles possuem APIs que os integram a outras plataformas.

Mas como essa integração funciona exatamente? Basicamente, ela permite que você compartilhe o conteúdo de um site em seu perfil de uma rede social como o Facebook, por exemplo.

Você só pode fazer isso porque uma das APIs da rede social — no caso da API do Facebook: Graph — foi integrada ao sistema de gerenciamento de conteúdo do blog.

Outro exemplo ainda no Facebook são jogos para a plataforma. Existem inúmeros jogos que podem ser baixados e mantidos conectados ao seu perfil de rede, mesmo que eles não sejam do próprio Facebook.

As APIs também são as que permitem que seja possível programar publicações em redes sociais. Ferramentas como o Hootsuite, Buffer, Postcron, etc, usam APIs para essa tarefa.

Kit Marketing nas Redes Sociais

Comparadores de preço

Outro exemplo do uso de APIs são os comparadores de preços. Google Shopping, Decolar.com, Buscapé e etc, trabalham de forma eficiente graças às APIs.

Elas são responsáveis ​​por identificar os valores de produtos e serviços online e atualizar a plataforma com os melhores preços.

Pagamentos online

Existem várias opções de pagamento e transação online: PayPal, PayU, Nubepago, entre outros, e, quando você usa qualquer uma delas para receber pagamentos em seu site, há uma API que está trabalhando tudo isso, conectando seu site à plataforma de pagamento online.

Graças a eles, o usuário não precisa colocar suas informações bancárias em todos os lugares onde realiza suas compras.

Ao fazer um pagamento por cartão de crédito, por exemplo, em uma loja online, o site usa uma API que envia as informações para outro programa que é responsável por verificar se todos os dados bancários estão corretos,e se assim for, a compra é concretizada.

Como você pode ver há inúmeros casos em que as APIs trabalham de maneira discreta para que as plataformas e os aplicativos funcionem corretamente, executando ações que parecem ser automáticas.

Toda essa automação é bastante interessante e facilita o dia a dia de quem usa a Internet, seja para consumir, se divertir ou se manter informado. Mas como o foco do nosso site é marketing, vamos para a próxima pergunta.

Como as APIs são usadas no marketing?

Para os usuários, a função das APIs pode passar despercebida, mas para uma empresa, nunca.

No marketing, as APIs podem ser usadas tanto nas integrações de aplicativos para redes sociais quanto em integrações com outros aplicativos.

A criatividade não tem limites quando falamos de marketing, então vamos te dar algumas sugestões sobre como usar as APIs nesta área, mas temos certeza que você encontrará muito mais:

Integre seu site com suas redes sociais

Você provavelmente já os integrou há muito tempo. Hoje em dia é praticamente instintivo fazê-lo, só que talvez você ainda não soubesse que isso era possível graças às APIs.

Se você ainda não fez toda a integração, não espere mais. Existem várias maneiras de integrar suas redes sociais ao seu site.

Além dos botões de compartilhamento, você pode permitir que os visitantes do seu site acessem diretamente suas redes sociais. Torne esses convites realmente atraentes para obter bons resultados.

Quanto mais integrações houver entre elas, mais o seu público circulará e você poderá criar uma imagem de marca melhor, bem como aumentar o engajamento entre a empresa e o público.

Integre o Facebook Lead Ads com outras ferramentas

O Facebook Lead Ads é um recurso do Facebook que permite criar um anúncio em que os usuários são convidados a deixarem seus dados básicos e se tornarem leads, sem precisar sair da plataforma da rede social.

Se esse recurso do Facebook for integrado por meio de uma API com outras ferramentas de automação, você poderá facilitar várias tarefas.

Imagine que cada novo lead proveniente do Facebook possa automaticamente fazer parte da sua lista de email marketing, por exemplo, seria fantástico. E este é apenas um exemplo do que você pode fazer ao integrar o Facebook Lead Ads com outras ferramentas.

Para fazer essas integrações, você não precisa ser um especialista em TI, você pode fazê-lo com muita facilidade diretamente na plataforma do Facebook.

Dentro da página da sua marca você só tem que ir para Ferramentas e depois para Configuração de Clientes em Potencial, a partir daí você só precisa seguir as instruções que o próprio Facebook dá a você para fazer a integração com seu CRM.

Integre a ferramenta com seu sistema de automação de marketing

Assim como facilitará muito a integração da ferramenta que você usa para criar seus formulários, integre sua ferramenta de pagamento ao sistema de automação de marketing também.

Não há nada melhor do que segmentar seu público em sua ferramenta de automação de marketing, certo? Agora imagine isso feito automaticamente, porque é possível através desse tipo de integração.

No momento em que o cliente paga, ele não é mais apenas um lead, agora é um cliente, e seu software de automação pode receber essas informações se estiver integrado à sua ferramenta de pagamento.

Integre formulários ao seu sistema de automação de marketing.

Estamos na era dos formulários online, por isso, não perca a oportunidade de gerar contatos por meio dessa técnica também.

Para isso, você pode aproveitar as várias ferramentas disponíveis online para isso, como: Typeform, SurveyMonkey, Wufoo, etc.

Se o seu site usa algum deles, nada melhor do que integrar a ferramenta que você usa para criar seus formulários, com o seu sistema de automação de marketing.

Independentemente do fluxo de informações que você recebe, a integração dessas ferramentas permitirá que você tenha mais tempo para outras tarefas que ainda não foram automatizadas.

Integre seu site com ferramentas de localização

Se você tem uma empresa física nada melhor do que integrar seu website ao Google Maps, há várias funcionalidades das quais você pode se beneficiar com essa integração.

Como você pode ver, existem muitas opções de aplicativos que você pode utilizar de APIs para ajudá-lo na sua rotina de marketing. Temos certeza de que, ao ler essas recomendações, você pensou algumas ferramentas que você usa diariamente e que pode fazer essa integração.

Além disso, quanto mais integrações existir entre suas ferramentas, mais facilidade você terá para gerenciar as métricas obtidas. Com tudo em um só lugar, a análise é muito mais prática.

Gostou de finalmente descobrir o que são as APIs e como elas podem auxiliar nas suas estratégias de Marketing Digital? Então confira também o nosso conteúdo completo sobre automação de marketing!

automação de marketing e vendas

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.