Conheça o Threads, o novo aplicativo de mensagens do Instagram

Saiba tudo sobre o novo aplicativo de mensagens do Instagram, o Threads, incluindo suas principais funcionalidades e como será a sua integração com essa rede social.

Aplicativo Threads

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O grupo Facebook está desenvolvendo um novo app de mensagens chamado Threads, que tem o objetivo de promover o compartilhamento privado de mensagens entre os usuários e seus melhores amigos, de acordo com apuração da plataforma The Verge.

O Threads, que está sendo projetado como um app irmão do Instagram, convida os usuários a compartilharem automaticamente a sua localização, velocidade e a bateria com os amigos, além das já tradicionais mensagens de textos, fotos e vídeos, usando as ferramentas criativas do Instagram.

Quer saber mais sobre o que levou o Facebook a desenvolver esse novo app? Então confira abaixo e saiba tudo sobre o assunto!

Por que criar o Threads?

O aplicativo, que é projetado para o compartilhamento com a lista de “Melhores Amigos” no Instagram, está sendo testado internamente no Facebook. O Instagram recusou-se a comentar o assunto.

E maio, a maior plataforma de compartilhamento de fotos do mundo parou de trabalhar com o Direct, um aplicativo independente de troca de mensagens que vinha sendo desenvolvido desde o fim de 2017.

Na época, os executivos declararam que os testadores beta estavam frustrados por terem que trocar do Instagram para um segundo aplicativo sempre que queriam enviar uma mensagem.

Mas a empresa ainda estava interessada em desenvolver novas experiências de mensagens, de acordo com os executivos. Os empregados do Instagram que trabalham com a parte de mensagens foram migrados para a equipe do Facebook Messenger em 2019, como parte de uma consolidação mais ampla entre a empresa matriz e a aquisição valiosa.

Um app de mensagens construído em torno dos seus melhores amigos deve ser mais popular. Isso é o que o Snapchat já representa hoje em dia para uma fatia relevante dos seus usuários. Relatórios indicaram que o usuário médio do Snapchat gasta mais tempo dentro do app do que o usuário médio do Instagram.

Para o Facebook e o Instagram, que há tempos cobiçam o engajamento do Snapchat com os usuários mais novos, o Threads pode representar mais uma ação para dissipar o apelo do concorrente.

Como funcionará o Threads?

Retirado de: The Verge.

A The Verge fez algumas reviews de prints do app, que revelaram uma interface projetada para promover o compartilhamento automático e constante entre os usuários e as pessoas na lista dos seus “melhores amigos” no Instagram.

Basta permitir o compartilhamento automático, e o Threads atualiza o seu status com regularidade, dando aos seus amigos informações sobre a sua localização, velocidade e mais.

No momento, o Threads ainda não mostra a sua localização em tempo real — em vez disso, consegue mostrar, por exemplo, que um amigo está se movendo, de acordo com fontes que conhecem bem o app.

Você também pode atualizar o seu status manualmente. Nesse caso, os status aparecem no feed principal, junto com as mensagens. Esse é o mais recente esforço para automatizar o compartilhamento de status usando os sensores de telefones celulares e o compartilhamento de status com apenas um toque. (Um aplicativo chamado Status tentou algo parecido em 2014, e app Danny Trinh’s Free tentou uma outra abordagem em 2015.)

O ponto central do Threads parece ser a troca de mensagens, e ele parece bem similar ao produto de mensagens já existente dentro do Instagram. As mensagens dos seus amigos aparecem no feed central, com um ponto verde indicando quais dos seus amigos estão ativos no momento.

Se algum amigo postou um Story recentemente, você também poderá ver no Threads. O app também tem uma câmera, que você pode usar para capturar fotos e vídeos e enviá-los para os melhores amigos.

Ainda não está claro quando deve ser o lançamento do Threads. O Facebook deve querer finalizar o desenvolvimento antes de liberar o aplicativo para o público em geral, assim como fez com o Direct.

Mas o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, declarou em março que enxerga a troca privada de mensagens como o futuro da empresa. O Threads parece representar o mais recente esforço da empresa para trazer essa visão para a realidade.

O anúncio desse novo app vem em um momento de bastante fragilidade para as empresas de Zuckerberg. De um lado, o grupo está na mira de agências antitruste que analisam as últimas aquisições. De outro, não é de hoje que o grupo Facebook está na berlinda por invasão de privacidade de seus usuários.

Quem sabe essa mudança de foco do compartilhamento público para a troca de mensagens privadas poderia apresentar uma saída para essas duas situações? Compartilhe nos comentários o que pensam sobre o assunto e aproveite também para conferir as últimas notícias do universo do Marketing Digital:

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Saiba como publicar e agendar postagens no Instagram e no IGTV
Será possível seguir tópicos no Twitter: saiba mais!
Google Shoelace: a nova rede social de eventos locais
Instagram lançará 5 novos tipos de Boomerang e muito mais!

Este conteúdo é uma tradução adaptada do The Verge.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.