Por Ivan de Souza

Analista de Marketing na Rock Content.

Publicado em 13 de maio de 2020. | Atualizado em 13 de maio de 2020


A aquisição de clientes só é alcançada com qualidade quando se pensa em ações personalizadas e focadas em quem realmente tem a ver com a sua agência de comunicação. Não basta apenas saber o que falar, mas com quem se deve comunicar.

Para que uma agência tenha perenidade no mercado, a aquisição de clientes é essencial, porém desafiadora. Em um universo em que os negócios de comunicação se expandem cada vez mais, é impossível sobreviver sem boas estratégias e um workflow bem-feito e bem estabelecido. É preciso garantir seus diferenciais e investir neles constantemente.

Só isso, entretanto, não é suficiente. É necessário também se desprender da ideia de alcançar o maior número possível de pessoas com suas ações, sem se preocupar se elas vão ou não se converter em clientes. Ter foco naqueles que realmente podem se interessar pelos serviços oferecidos pela sua agência é imprescindível.

Neste artigo, vamos explicar a relevância da personalização e as estratégias que podem ser adotadas para que se tenha resultados robustos nessa empreitada. Continue a leitura!

Por que a delimitação do público-alvo é fundamental

Vamos começar falando acerca da importância de trabalhar com algo verdadeiramente personalizado. A sua agência de comunicação pode ter inúmeras qualidades, mas isso não quer dizer que todo mundo que a conhecer optará por ela — simplesmente porque é impossível fazer de tudo para todos e os clientes atualmente têm muita ciência disso.

Você deve focar, então, em chamar a atenção daqueles que mais se encaixam nos serviços que o seu negócio oferece. A maior parte das empresas atendidas por você são da área de alimentação? São pequenos ou grandes estabelecimentos? Recém-criados ou há mais tempo na área?

A linguagem utilizada para cada um desses é totalmente diferenciada. Não adianta, por exemplo, falar profundamente acerca de estratégias de marketing digital para uma empresa que nasceu ontem e nunca investiu nisso.

Por outro lado, se, por um acaso, a comunicação for feita de maneira detalhada com organizações que já têm muito conhecimento na área, elas podem perder o interesse imediatamente, por estarem muito à frente nesse aspecto. É preciso saber com quem você quer falar para saber o que, realmente, deve ser falado.

Quais estratégias podem ser adotadas para obter sucesso

Agora você já sabe por que a delimitação do público-alvo é essencial para a aquisição de clientes. É o momento, então, de partir para a ação. O conceito de businesse inteligence pode e deve ser aplicado nesse momento, para resultados muito mais efetivos.

Segmentação de anúncios

Você pode criar o anúncio mais original, interessante e viral possível. As pessoas podem comentar sobre ele, rir, se for o caso de algo engraçado, e até compartilhar com outras para mostrar o quanto tudo foi bem-feito e é interessante. Porém, se não for algo estratégico, quem teve acesso pode não se converter em um cliente.

É preciso falar para o público que realmente lhe interessa. Por isso, invista na produção e divulgação de anúncios segmentados. Use a linguagem própria e característica da sua persona. Transmita aquilo que ela precisa ouvir. Mostre que você entende das necessidades dela e sabe como ajudar.

Não se esqueça, ainda, de que a divulgação do anúncio tem de seguir a mesma lógica. Ele não precisa ser mostrado para o grande público, mas para a sua persona em especial.

Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo vem ganhando cada vez mais relevância no cenário atual justamente por ser pensado estrategicamente para quem se quer atingir. Porém, não é só isso: esse tipo de ação parte do princípio de que é preciso levar algo realmente interessante e relevante para os clientes em potencial.

O que isso quer dizer? Que você precisa conhecer bem o seu público-alvo para saber o que realmente é importante para ele. Mostre problemas que essas pessoas podem ter em seus negócios e ofereça a elas soluções. Mais do que isso: mostre que a sua agência de comunicação tem as melhores soluções.

Utilize também datas especiais, que têm um grande apelo, em seu favor. Elaborar boas campanhas de Natal, por exemplo, pode fazer com que a ação repercuta por meses seguidos e que as pessoas o procurem para algo semelhante em outros períodos também.

Você precisa mirar em deixar a sua marca forte, conceituada, de modo que seja uma referência no mercado. Não basta ser bom no que faz — é necessário saber comunicar isso.

Uso das redes sociais

As redes sociais podem ser muito importantes em todo esse processo. Atualmente, grande parte das pessoas — e, acredite, dos seus clientes em potencial — está lá. Porém, é preciso investir em uma gestão profissionalizada. Não é porque você é um usuário assíduo que já sabe tudo sobre esse tipo de ferramenta, pelo contrário.

Busque sempre saber quais são as principais tendências nesse sentido, o que mais atrai o público e, inclusive, o que mais pode atrair a sua persona. Se são profissionais de um segmento mais sério e formal, não vai adiantar muito investir em brincadeiras, gincanas e quizzes engraçadinhos, certo?

Por outro lado, aqueles que fazem parte de um universo mais criativo dificilmente vão se interessar por um conteúdo padrão, pouco expressivo e menos ousado.

Lembre-se, ainda, de que as redes sociais, ao mesmo tempo em que podem ser ótimas, têm de ser muito bem tratadas. Uma falha em determinado tipo de ação pode colocar tudo a perder e, inclusive, prejudicar bastante a sua imagem. Utilize-as com consciência.

Atendimento diferenciado

Conseguir chamar a atenção dos clientes em potencial é extremamente relevante. Porém, as ações não param por aí. Pouco adianta conseguir despertar as pessoas para a sua agência se, ao entrarem em contato com ela, não forem bem atendidas.

Receber bem envolve ouvir todos os questionamentos, tirar as dúvidas com paciência e mostrar que você não somente domina o que faz, mas entende o outro lado e quer conhecê-lo em sua essência.

Uma gestão diferenciada, com treinamentos constantes, é capaz de formar excelentes profissionais e de ajudá-los a lidar com todos os tipos de clientes, até mesmo com os mais complexos e exigentes.

A aquisição de clientes depende de estratégias focadas na personalização das ações. Saber quem é o seu público-alvo e trabalhar em cima disso traz resultados significativos e lhe coloca frente a frente com o que é realmente importante para a sua agência de comunicação.

Gostou dessas dicas? Que tal ler mais um conteúdo que vai ajudar e muito a conduzir as suas ações no mercado? Acesse já este artigo que mostra como vencer a concorrência.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *