Por Gabriel Camargo

Redator freelancer da Rock Content.

Publicado em 6 de dezembro de 2019. | Atualizado em 16 de abril de 2020


A partir do monitoramento do ARR (Annual Reccuring Revenue), a sua empresa consegue identificar com maior precisão quais são as receitas esperadas para o longo prazo e, assim, se organizar internamente. É possível identificar as suas principais necessidades e, dessa forma, destinar os recursos para as estratégias mais eficientes.

Para quem quer conseguir aproveitar melhor os — muitas vezes poucos — recursos disponíveis em ações mais eficientes, é fundamental ficar de olho em alguns indicadores.

Seja para aumentar as suas vendas, seja para fortalecer as suas ações de comunicação, as métricas como o ARR (Annual Reccuring Revenue) vão ajudar você a compreender o cenário futuro para a sua empresa.

Afinal, planejamento é primordial para conseguir se organizar internamente e definir, por exemplo, quais áreas precisam de mais recursos ou o que precisa ser aprimorado para não prejudicar a saúde financeira do seu negócio.

O ARR serve para estimar as receitas futuras para a sua empresa de acordo com a quantidade de assinaturas obtidas.

Ou seja, um recurso muito útil, por exemplo, para empresas que trabalham com o modelo de negócio SaaS (Software as a Service). A previsão feita por esse KPI ajuda você a descobrir com precisão a sua receita recorrente e, assim, se planejar com eficiência para assegurar o sucesso a longo prazo da sua companhia.

Por isso, vamos abordar os seguintes tópicos:

Quer saber mais? Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas!

O que é ARR?

A tradução livre de ARR para o português, algo próximo de receita recorrente anual, já é uma boa definição do que significa esse KPI.

Na prática, é o indicador que vai permitir o melhor entendimento do faturamento previsto para o período. Ou seja, saber quanto de receita vai ser gerado por conta do número de clientes que você tem em sua base.

Um exemplo prática torna esse conceito mais simples de ser entendido. A Netflix serve como uma boa amostra de como essa métrica funciona.

O ARR é calculado com base no número de assinantes, upsell’s (ou seja, aqueles usuários que assinaram um plano mais caro), downgrades (quem reduziu o preço das suas mensalidades) e, é claro, a temida churn rate.

Somando o faturamento — ou as perdas, no caso da taxa de cancelamentos — em cada uma dessas etapas, a Netlix consegue calcular o seu ARR. Ou seja, quanto ela deve faturar ao longo de um ano por meio dos seus assinantes.

Essa previsão serve para entender se as suas estratégias estão, de fato, caminhando para a direção que a sua organização espera.

Caso o seu ARR esteja reduzindo significativamente ao longo de um período, por exemplo, isso pode ser um forte indicador de que as suas ações de fidelização e retenção de clientes não estão sendo tão eficientes.

Por outro lado, esse KPI pode ser muito útil para conseguir investidores ou parceiros, ganhando mais confiança do mercado com números positivos.

Também é importante entender que o ARR é uma visão a longo prazo, porém, esse mesmo cálculo pode ser feito em menores proporções. Como?

Por meio do MRR (Monthly Recurring Revenue ou, em português, receita recorrente mensal) é possível identificar a mesma previsão para um período menor, o que pode ser útil caso você necessite de ações a curto prazo, por exemplo.

Por que calcular essa métrica?

Mas por que você deve acompanhar o ARR da sua empresa de perto? Separamos algumas das vantagens de ficar de olho nesse KPI. Confira!

Prever receita futura

Ainda não temos a capacidade de adivinhar o futuro, porém, é possível prever as receitas que vão entrar na sua empresa com maior precisão.

E o ARR garante esse controle maior sobre os recursos que vão entrar e, assim, fica mais fácil se organizar internamente para, por exemplo, o crescimento do seu negócio ser feito de forma mais eficiente e precisa.

Definir metas

A partir do ARR, você também pode definir metas para o seu negócio, ou seja, o que é preciso ser melhorado internamente para conseguir resultados cada melhores.

Você pode, por exemplo, traçar números a serem alcançados de lucro ou vendas pela sua equipe, conseguindo identificar as principais necessidades para o sucesso a longo prazo da sua empresa.

Conquistar a confiança do mercado

O ARR também é uma forma de conquistar a confiança do seu mercado de atuação, seja para fechar novas parcerias, seja para conseguir mais investidores.

Afinal, com números promissores para o ano, fica mais fácil convencer outras empresas a confiarem no potencial da sua companhia, certo?

Como calcular a ARR?

A boa notícia é que o cálculo do ARR não é complicado de ser feito. Para que você não perca tempo e comece a acompanhar esse KPI na sua empresa também, confira a fórmula:

Total de recursos gerados com assinaturas anuais

+

Total de recursos gerados com novos clientes e upsell’s


Total de recursos perdidos com downgrades


Total de recursos com a perda de clientes

=

ARR

Não é tão complicado, certo? O cálculo do ARR também pode ser feito a partir da multiplicação dos números gerados no MRR.

Na prática, a conta a ser feita é a mesma, apenas reduzindo o período para um mês e não todo o ano. Em seguida, basta multiplicar o número obtido por 12 e, assim, você também vai ter acesso à sua receita recorrente anual.

Portanto, se você deseja um crescimento saudável para a sua empresa e as condições financeiras ideais para suportar a disputa constante no mercado, acompanhar essa métrica é uma ação fundamental.

A partir do cálculo da ARR, você consegue identificar com maior precisão quais são os melhores direcionamentos para os seus investimentos futuros.

Antes de conseguir as assinaturas, uma etapa muito comum para qualquer cliente é o pedido por um orçamento, certo? Esse já é um forte indicador de que o usuário está interessado nos seus produtos e/ou serviços.

Que tal, então, descobrir como gerar mil pedidos de orçamento por mês e como convertê-los em clientes? Baixe o nosso ebook e comece a fechar mais vendas!

Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *