O que é um assessment interativo, quais os benefícios e como criar um

O assessment interativo é uma estratégia de Marketing de Conteúdo que aproxima as marcas de seus usuários, gerando um ambiente de troca. Informações estão sempre em jogo para garantir um relacionamento melhor e, em paralelo a isso, os usuários podem receber feedbacks instantâneos que são interessantes a eles.

O que é um assessment interativo, quais os benefícios e como criar um

Precisando de mais conversões e vendas? Crie experiências interativas com o Ion!

A proposta de conteúdos interativos é o caminho principal de engajamento no Marketing de Conteúdo para os próximos anos.

Em meio a esse cenário, o assessment interativo tem conquistado um relevante espaço, graças à alta capacidade de engajamento que ele tem. Na relação com o usuário que consome o conteúdo há uma troca justa, transparente e que é benéfica para os dois lados.

Há diferentes possibilidades de encaixar o assessment interativo em uma estratégia de conteúdo, o que aumenta ainda mais as perspectivas de uso.

De questionários até ferramentas, como calculadoras, sempre é possível despertar o desejo de interação no usuário, estabelecendo a conexão necessária para receber informações importantes para gerar mais leads.

Neste post, você confere:

    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Siga a leitura e confira mais sobre o assunto!

     

    O que é um assessment interativo?

    O assessment interativo se trata de um teste, questionário ou ferramenta interativa que é oferecida dentro de um conteúdo, com a proposta de criar mais engajamento do usuário e ainda gerar leads.

    Essa tem sido uma tendência no Marketing Conteúdo, já que é possível, em diversos níveis do funil, propor uma relação mais próxima, inclusive com a captação de informações.

    Um dos pontos que mais se destacam no uso do assessment interativo é a alta capacidade de engajamento. As atividades oferecidas estão sempre contextualizadas com o conteúdo, ou seja, entregam muito valor para quem consome o post.

    Por conta disso, há cada vez mais a criação de interações de diversos temas, sempre com uma resposta imediata ao usuário.

     

    Como usar esse recurso no Marketing Digital?

    Todo assessment interativo deve entregar, instantaneamente, um feedback ao usuário. Na prática, essa resposta é o que ele busca ao interagir com o conteúdo, sendo então, o valor que ele espera no uso do que foi proposto como ferramenta ou questionário.

    Já para quem oferece o conteúdo, a ideia é, além de gerar engajamento e proximidade, ter acesso a informações autorizadas por parte do usuário. Isso acontece porque, diante da oferta do conteúdo de interação, há também a solicitação de alguns dados básicos, como em uma landing page tradicional.

    O uso se dá em diferentes segmentos

    O mais interessante é que um assessment interativo pode ser utilizado em diversos segmentos, para públicos de diferentes tipos e com expectativas bem específicas.

    Há na web opções das mais diversas, que vão desde uma calculadora de ROI até ferramentas para profissionais do Marketing, como avaliações do nível de qualidade da estratégia de Marketing de Conteúdo de uma empresa.

     

    Quais são os benefícios de criar um assessment interativo?

    A alta do uso de assessment interativo se explica pelo fato de o Marketing de Conteúdo necessitar cada vez mais ser interessante ao usuário. Bons conteúdos engajam com maior facilidade, mas é preciso que eles entreguem valor a quem está do outro lado do computador — ou do smartphone.

    A seguir, entenda em alguns pontos por que o assessment interativo tem se tornado cada vez mais uma ferramenta indispensável e veja os benefícios de seu uso!

    São altamente interessantes ao usuário

    O primeiro ponto e, talvez o principal, é o fato de esse conteúdo interativo ser chamativo e entregar, rapidamente, uma resposta para alguma dúvida que o leitor tem.

    Não é novidade que o usuário da web quer ter mais participações em conteúdos, e um assessment interativo é um modelo certeiro de como é possível educar, mas incluindo esse lead no processo, de forma, até mesmo, lúdica.

    Entregam valor

    Todo assessment interativo tem como proposta entregar algum valor para quem o consome. Por isso, são usadas diferentes estratégias, como questionários e calculadoras, esses sendo os dois principais.

    O usuário sabe que, ao interagir com o conteúdo e oferecer informações, receberá em troca alguma informação que será relevante para a sua realidade, o que engaja.

    Capazes de captar informações

    Para as empresas, a proposta central é ter dados de leads, para então incluí-los nas suas estratégias de Marketing Digital, como um email marketing. Com informações qualificadas, é possível categorizar cada uma dessas pessoas, as identificando como prospects ou, até mesmo, clientes em potencial, já em fundo de funil.

    Em alguns conteúdos, as respostas também ajudam a entender o nível de interesse do usuário no produto da empresa. Tudo depende de qual tipo de ferramenta de interação foi utilizado e de como ele traz esse tipo de percepção.

     

    Quais são os principais tipos de assessment interativo no mercado?

    A ampla oferta de modelos de assessment interativo ajuda a entender como esse tipo de conteúdo tem sido uma estratégia de destaque a empresas de vários tipos. Sempre posicionados de maneira interessante em conteúdos, a chance engajamento cresce consideravelmente.

    A seguir, confira alguns exemplos de diferentes segmentos e veja como cada um deles é capaz de levar resultados interessantes tanto para usuário quanto para quem os oferece.

    Content Marketing Institute

    A proposta desse assessment é oferecer a profissionais do Marketing de Conteúdo uma avaliação às suas estratégias, apontando o quanto elas se destacam em meio ao que o mercado oferece atualmente.

    A ferramenta é criada pela ion interactive, uma das principais empresas que produzem conteúdos interativos para estratégias de Marketing atualmente.

    Content Marketing Institute

    Hub

    Esse assessment interativo do HUB mostra aos leitores como avaliar os possíveis riscos de usar contratados independentes no setor de transporte.

    Symantec

    O assessment da Symantec permite que o leitor saiba qual é a sua pontuação de proteção de informações, entregando o resultado sobre a proteção de dados corporativos.

    Em diferentes perspectivas, mas sempre com alta capacidade de se aproximar do usuário, o assessment interativo é uma estratégia de destaque e que está em alta no Marketing de Conteúdo.

    Vale a pena levar esse nível de estratégia ao público, tendo em vista que as pessoas estão cada vez mais abertas a mecanismos que fogem do tradicional.

    Aproveite e saiba um pouco mais sobre como esses conteúdos interativos podem ajudar a alavancar sua estratégia de SEO!

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Ion Conteúdos Interativos

    Crie conteúdos interativos e impulsione suas conversões com Ion.

    O Ion é a melhor plataforma para criação de conteúdos interativos. Crie quizzes, calculadoras, infográficos, e-books, landing pages e outros formatos 100% interativos sem escrever uma linha de código.

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Crie conteúdos interativos com Ion e multiplique seus resultados de marketing

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.