Aprenda a criar uma assinatura de email profissional e como isso impacta seu networking!

Você sabe a importância de uma assinatura de email profissional para ter uma boa imagem frente à sua rede de contatos? Entenda e aprenda a fazer a sua!

Assinatura de email profissional

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A assinatura de email profissional é importante para adicionar mais seriedade na comunicação por meio dessa ferramenta. Além disso, ela também traz mais credibilidade e padronização quando se trata de uma empresa.

Alguns pontos devem ser levados em consideração na hora de desenvolver a sua, para que ela atinja o objetivo perfeitamente!

Desde dados até o design, tudo precisa estar de acordo com o que se entende como adequado no meio corporativo.

Quer saber como fazer uma assinatura perfeita?

O post a seguir te ajudará nisso! Continue a leitura e veja o que levar em consideração na hora de desenvolver a sua!

A assinatura de email profissional precisa ter os dados básicos

Este tópico vem em primeiro e não por acaso!

O cuidado inicial deve ser em disponibilizar dados básicos de contato e identificação, até porque essa é a principal função da assinatura de email.

É imprescindível que a assinatura tenha nome, telefones de contato e, se for um email corporativo, também é necessário nome da empresa, setor e cargo específico do funcionário.

Caso a assinatura seja para uma conta pessoal ou até mesmo profissional, mas particular, como é o caso de um freelancer, além dos dados básicos é importante que esteja clara a área de atuação, por exemplo: “João Silva — Redator Web”.

A assinatura deve ser bastante sucinta, objetiva e discreta, então qualquer dado que vá além disso pode ser demais. É importante prezar sempre pela seriedade!

Logotipos devem estar, mas do modo certo

O logotipo é um elemento importante para as marcas, então muitas empresas optam por colocá-los na assinatura dos emails corporativos. Não há nenhuma restrição sobre isso, mas é importante que esse elemento esteja adequado ao espaço.

É do entendimento do design que o logotipo seja adaptável, ou seja, esteja pronto para ser aplicado em diferentes espaços, verticais ou horizontais.

É justamente por isso que muitas empresas têm duas formas de aplicar o logotipo para que ele atenda a essas adaptações.

Para as assinaturas de email, o mais recomendado é que a versão horizontal seja a utilizada, pois a vertical pode acabar ocupando muito espaço. O certo mesmo é observar e ver qual das duas opções está melhor.

Lembrando que isso não é uma regra, é uma recomendação para uma aplicação melhor.

Cores devem ajudar a identificar dados

É importante que alguns dados dessa assinatura sejam coloridos. Isso ajuda a destacar alguns dados mais importantes, como o nome do setor, do cargo e outras informações que forem de maior relevância para quem estiver entrando em contato.

A configuração em negrito também consegue dar esse efeito de destaque.

As cores institucionais são as mais recomendadas, o que só não vale muito se elas não derem uma leitura boa. Aí vale a pena mudar usar tonalidades mais agradáveis, mas que remetam à marca.

Essa escolha também precisa ser coerente, e não deve ser levado em conta o gosto pessoal do funcionário, por exemplo. Ainda que a assinatura seja algo relacionado à pessoa, é necessário preservar a padronização.

Contatos de redes sociais devem estar presentes

Cada vez mais as redes sociais se tornam importantes, especialmente no setor de negócios.

As páginas corporativas estão em alta em plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, sempre promovendo campanhas e estreitando o relacionamento com o público-alvo.

É muito importante que os endereços das redes sociais da empresa estejam na assinatura de email.

O local é uma boa oportunidade de divulgar as páginas. Além disso, muitas empresas oferecem essas plataformas como canais de atendimento ao consumidor.

Os endereços linkados devem sempre ser os da empresa, nunca os dos funcionários da assinatura, a não ser que o email não seja corporativo, aí vale colocar (mas nesse caso é preciso ter atenção com o que posta, ok?).

Gerador de Assinaturas da Rock Content

Simplicidade deve reger as escolhas do design

Não tem muito o que inventar na hora de criar uma assinatura de email! É necessário que ele disponibilize todos os dados de forma clara, objetiva e funcional.

O design precisa ser bonito, moderno mas muito simples. O flat é o mais apropriado, sem muita profundidade no layout.

Já ouviu aquela frase “A simplicidade é o último grau de sofisticação”?

Então, foi um tal de Leonardo da Vinci que falou, e ele está muito certo sobre isso! Prezar por esse conceito resultará em uma assinatura que atenda muito bem aos requisitos.

O cuidado com a fonte utilizada também é muito importante. Ela precisa ser sempre fácil de ser lida, nunca em estilos script, que são aquelas com um aspecto de manuscrita.

Design responsivo atende a todas as plataformas

Os smartphones estão nas mãos de 62% da população brasileira, segundo a pesquisa Google Consumer Barometer, e isso deve ser levado em consideração na hora de desenvolver uma assinatura para email profissional. Ou seja, ela precisa ser responsiva.

O conceito de responsivo é sobre algo que oferece resposta diante de algum ato ou estímulo. Contextualizando para os smartphones, podemos dizer que é necessário que a assinatura responda à diminuição de tela comum quando um email é lido em um celular e não em um computador.

A assinatura precisa ser feita de um modo que consiga se adaptar a qualquer tela em que aparecer, sem sofrer nenhuma mudança que atrapalhe sua leitura, ou que até mesmo faça com que ela não apareça ao final do email.

Tom de acordo com a área de atuação profissional

Isso deve reger absolutamente tudo que envolve a assinatura de email. Por exemplo, se é uma agência de comunicação, há uma abertura para um design mais leve, talvez para uma frase de efeito e uma aparência mais divertida e alegre.

O mesmo não se aplica em um escritório de advocacia, por exemplo. É importante ter esse feeling e usar as caraterísticas da área profissional da empresa para aplicar esse tom na assinatura do email.

A comunicação muda de acordo com o segmento, então isso deve ser aplicado também nessa questão, sem muito mistério.

Com essas dicas dá para ter um resultado muito legal na hora de fazer uma assinatura de email profissional. Esse recurso agrega muita credibilidade para as empresas, então deve ser utilizado sempre.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.