11 dicas profissionais para criar assuntos de email irresistíveis!

assuntos de email

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você costuma contar quantos emails recebe diariamente? E costuma abrir todos eles?

O email continua sendo uma forma de contato e relacionamento bastante eficaz hoje em dia. No entanto, sabemos que o volume de emails recebidos é, muitas vezes, maior do que o tempo que temos para consumi-los.

Dessa forma, como se destacar perante as outras empresas? Como fazer com que os contatos priorizem o seu email em detrimento dos outros?

Para ter bons resultados em Inbound Marketing, sua empresa precisa encontrar meios de se destacar para que a sua campanha de Email Marketing não seja aquela que não foi clicada ou movida para a lixeira sem nem ser aberta.

Nesse post, vamos falar sobre a primeira impressão que os seus contatos têm ao receber uma mensagem de seu assunto de email. Ela é muito importante, pois ao criar um assunto de email, causa uma primeira impressão que os seus contatos têm ao receber uma mensagem de sua empresa a partir de interesse, relevância, reputação, urgência e emoção.

Veja as 11 dicas que separamos para você!

1. A dica número 1 é: use números, estatísticas ou percentuais

Qual frase chama mais atenção para você?

  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram mais visitas e mais Leads.
  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais Leads.

Em ambos os casos, estamos falando de benefícios que o Marketing de Conteúdo traz para uma empresa. Mas só no primeiro estamos quantificando esses benefícios.

Aliás, esses dados são verdadeiros e fazem parte da Content Trends 2016, pesquisa imperdível realizada pela Rock Content sobre as tendências de Marketing de Conteúdo.

Voltando ao assunto, o uso de algarismos ou percentuais induz a atenção do usuário. Isso porque o número, quando usado da maneira correta, destaca-se em meio às palavras.

Outros exemplos:

  • Todos os livros com até 45% OFF
  • 15 games clássicos para o fim de semana!
  • 7 dicas para sua empresa crescer em meio à crise

Sempre que puder, utilize números, estastísticas ou percentuais na forma cardinal em assuntos de email.

email marketing trends

2. Não esqueça de personalizar o assunto

Se você está enviando uma campanha de Email Marketing, deve ter conhecimento de quem está por trás da tela.

Um dos princípios fundamentais do Inbound Marketing é justamente a capacidade de personalização.

E, em Email Marketing, nada mais justo do que começar essa personalização logo no assunto do email.

Pode parecer simples, mas muitas empresas ainda pecam nesse aspecto básico, enviando emails para contatos que não possuem fit com o conteúdo da mensagem.

Ou enviando um email para o público certo, mas com um assunto tão genérico que a pessoa não se sente instigada a abri-lo.

Vamos pensar em um exemplo prático:

Supomos que você tenha uma loja virtual para artigos esportivos em que a base de email é constituída, majoritariamente, por atletas amadores.

Com a segmentação da base, você pode personalizar suas campanhas e usar um assunto diferente para cada. Exemplos:

  • Para quem joga futebol: Chuteiras em 30% off para você marcar mais gols!
  • Para quem corre: Os melhores tênis para sua corrida matinal! Só hoje!
  • Para o público feminino que malha: Legging fitness em oferta! Melhore sua performance na academia!

Entendeu a lógica?

Certamente os resultados dessas campanhas seriam muito melhores se você enviasse, para os 3 públicos, um email com o assunto “Artigos esportivos em oferta. Confira!”.

guia newsletter

3. Por que não começar com uma pergunta?

Assim como a dica número 1, o uso de perguntas em assuntos de email despertam a curiosidade do leitor. Isso acontece porque também exige a atenção focada do usuário.

Sempre que nos deparamos com um ponto de interrogação, somos instigados a resolver o problema. Não acha? (mesmo que você responda não, você foi instigado!).

Alguns exemplos que podem ser usados:

  • Você já está caçando Pokémons?
  • Quer saber como gerar mais tráfego para seu site?
  • Quanto tempo você está perdendo diariamente no trânsito?

Fazer perguntas é uma ótima tática para captar a atenção do leitor.

Mas cuidado! Responder a pergunta realizada no assunto logo no início do email pode ser bastante prejudicial para sua campanha. Isso porque a resposta pode causar repulsa no leitor. O ideal é deixar que ele descubra as próprias respostas.

Não faça isso:

  • Assunto: Você sabe como gerar oportunidades de negócio para sua empresa?
  • Conteúdo: Não? Seus problemas acabaram, trouxemos a resposta nesse eBook.

4. Crie senso de urgência já no seu próximo email

Você sabia que deixar de aplicar o senso de urgência em emails pode fazer com que sua empresa esteja perdendo dinheiro nesse exato momento?

A ideia não é ser agressivo, mas mostrar o poder que a urgência tem em algumas campanhas de Email Marketing.

Sim, algumas. Cuidado para manter sua relevância e sua reputação e entregar sempre o que o assunto estiver prometendo.

Se padronizar demais e criar urgência em todos os emails, pode acontecer de o seu contato não levar você mais a sério.

Portanto, é importante, sim, usar a urgência para otimizar seus assuntos, mas sempre de forma prudente e nunca padronizada.

Essa forma funciona muito bem em casos de promoções ou ações específicas:

Por exemplo:

  • [RD Summit 2016] Última chance! 1º lote de inscrições está chegando ao fim!
  • Só hoje: Toda loja com 50% off!

5. Use emojis

Emojis estão muito em alta. A prova disso é que a palavra do ano em 2015 escolhida pelo dicionário inglêx Oxford foi:

assunto de email

Sim, um emoji.

O uso de emojis trazem uma relação emocional e leve com seus contatos. E é também uma forma de melhorar o próprio visual dos assuntos, dando um destaque que uma palavra sozinha não conseguiria.

Alguns exemplos de como usar emojis em assuntos de email:

  • Precisando de novas ideias para seu negócio? assunto de email
  • [Novo eBook] Hacks de Produtividade ️assunto de email
  • Você vai assunto de email essas ofertas!

Inserir emojis nos assuntos de email é muito simples. Basta acessar o site getemoji.com, copiar um emoji e colar na caixa de texto.

6. Mantenha o mais curto possível

Como foi falado na introdução desse artigo, é bem comum que sua caixa de entrada receba dezenas de emails diariamente. Há uma avalanche de informações sendo disseminadas e é preciso se destacar logo com a oferta – ou nesse caso, com o assunto – para que seu conteúdo seja lido de fato.

Sendo assim, a última dica desse post é que seus assuntos sejam o mais concisos possível. Essa dica é relevante e importante tanto para manter um destaque em relação aos outros emails que estão na caixa de entrada do contato como pela limitação de caracteres.

Assuntos longos são geralmente cortados por quem visualiza emails em dispositivos móveis. Além do mais, não se destacam na imensidão de outros emails.

Tente não ultrapassar 41 caracteres. Ou, se não for possível, coloque o mais importante primeiro para que seu assunto não seja cortado quando alguém visualiza o email pelo celular.

Você deve se perguntar: consigo reescrever esse assunto com menos palavras? Consigo dizer mais com menos?

Gerador de assunto de email

7. Use texto de apoio (preheader)

Um email de sucesso, com certeza, deve ter o pré-header preenchido. Também chamamos a funcionalidade de texto ou frase de apoio e podemos encontrá-la logo ao lado do título. 

Essa é uma forma de melhorar ainda mais o processo de persuasão e convencimento, completando a ideia que foi desenvolvida inicialmente na chamada. Para isso, é necessário inserir o pré-header no começo do código HTML de forma que a frase apareça para o leitor.

8. Recorra às palavras-chave do negócio

Um bom planejamento de palavras-chave é importante para várias “engrenagens” da estratégia de marketing do seu negócio. Quando pensamos no email, se torna quase indispensável acrescentar algum termo que defina o seu serviço ou proposta de valor.

Não precisa se apegar em uma ou duas palavras: o importante é que você trabalhe com termos diferentes, mas que reforcem para o usuário a sua marca, personalidade e tom de voz. 

9. Evite palavras muito comerciais para que não sejam marcadas como spam

O conceito de spam é simples: são aquelas mensagens consideradas como “indesejadas” pelo provedor de email. Sabe aquela estratégia que consiste no envio em massa de mensagens para os clientes? 

Qualquer plataforma pode identificar o objetivo negativo, que passa longe da construção de um relacionamento genuíno com a sua base de contatos. Uma das práticas que podem apontar um spam é a de reforçar palavras muito comerciais. Elas podem ser: 

  • promoção;
  • clique aqui;
  • não perca;
  • compre;
  • gratuito ou de graça.

Vale usar a criatividade e boas técnicas de copywriting para apostar em termos mais subjetivos, mas com um poder muito maior de conquistar aquele possível cliente. 

10. Use a mesma linha de assunto

Linhas de assunto muito longas podem desestimular o leitor a abrir o email. Isso porque um bom título deve ser objetivo e ir direto ao ponto, sem rodeios! É a melhor forma de chamar a atenção da sua base, principalmente ao pensar que ela deve entrar em contato com outras centenas de mensagens em sua caixa.

Uma linha de assunto longa vai cortar o título e acrescentar os três pontinhos ao final. Pense, então, que toda a sua estratégia e esforço será divulgada pela metade e ainda corre o risco de gerar desinteresse.

11. Faça testes

O hábito de criar testes e tomar decisões baseadas em dados é uma ótima forma de garantir que as campanhas de email serão mais efetivas. Um bom profissional de marketing pode ter muitas hipóteses, mas elas não devem ser o único ponto levado em consideração na estratégia. 

Por exemplo: um teste A/B com dois títulos diferentes poderá mostrar a efetividade de cada um deles e, como consequência, aquele que teve uma taxa de abertura maior. Sempre que tiver qualquer dúvida sobre qual caminho seguir, lembre-se dessa forma de priorizar o que vem dando certo!

Indo além do assunto

As 6 dicas que foram comentadas nesse artigo são bons pontos para você se destacar perante os inúmeros outros emails que seus contatos recebem diariamente.

É bom saber que os assuntos são parte fundamental de uma campanha de Email Marketing e que podem influenciar diretamente nos resultados. Contudo, não é o único fator.

Bons assuntos de email costumam render boas taxas de abertura, mas o sucesso de uma campanha de Email Marketing vem com outros fatores, como o conteúdo, a segmentação, o horário de envio etc.

Para saber tudo sobre Email Marketing, recomendamos a leitura do eBook O Guia do Email Marketing, um material com tudo o que você precisa saber para fortalecer o relacionamento com clientes e gerar resultados de negócio.

E você, tem algum exemplo de campanha interessante em sua empresa e que gostaria de compartilhar conosco?

Esse post foi escrito por André Siqueira, da Resultados Digitais.

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.