Atendimento publicitário: o que é e como fazer de forma eficiente?

Atendimento publicitário

Gerencie toda sua agência em um só lugar com o Studio

Um dos grandes pilares da Publicidade está na forma como uma agência se relaciona com o seu cliente.

Uma agência publicitária passa a ser reconhecida pelos seus clientes devido à dedicação e à qualidade dos serviços que presta. Mas a base para a construção de uma presença positiva dessa agência no mercado começa pelas mãos do profissional responsável pelo atendimento publicitário.

Ser o profissional responsável para promover uma agência é uma tarefa que exige bastante feeling e jogo de cintura para perceber o momento certo de tentar fechar negócio com um cliente.

Além do mais, o responsável pelo atendimento publicitário esbarra com uma questão bastante delicada e subjetiva: o seu trabalho é baseado em serviços, e não em produtos prontos.

Promover um produto o qual o cliente possa ver, tocar e apreciar é bem diferente de tentar negociar algo que, naquele momento, ainda não pode ser visto ou analisado. Ou seja, o profissional responsável pelo atendimento publicitário ainda não possui um ativo tangível que o cliente possa considerar.

Nesse aspecto, metaforicamente falando, o profissional e a agência passam a ser o “produto” que está sendo vendido. O serviço, nessa hora, está em 2º plano. Ele somente será visto após algum tempo de desenvolvimento do projeto.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir:

Como funciona um atendimento publicitário?

O atendimento publicitário está relacionado à comunicação existente entre agência e cliente.

A sua principal atribuição é trabalhar na prospecção, negociação e manutenção da carteira de clientes, além de ser o responsável pela elaboração de briefings criativos, inspiradores e que funcionem como bússola para direcionar todos os envolvidos no projeto publicitário.

Levando-se em consideração que o atendimento publicitário é o 1º contato do cliente com a agência, o profissional que vai executar essa função deve atender a certas habilidades e qualificações, pois é ele quem vai conduzir todo o processo de comunicação e marketing entre as partes.

Os profissionais responsáveis por esse atendimento devem saber como intermediar uma negociação, conhecer tanto o negócio da agência quanto o do cliente para poderem elaborar um bom planejamento, além de gerenciarem e administrarem as relações entre as partes envolvidas e se responsabilizar pela rentabilidade da conta da sua agência.

Retenção de Clientes em Agências Digitais

Quais são os objetivos de um atendimento publicitário?

  • Prospectar clientes;
  • negociar o fechamento de negócios para agência;
  • cuidar da carteira de clientes;
  • criar um briefing e apresentar ao time de criação;
  • participar do planejamento das estratégias;
  • ser o elo entre empresa e cliente.

Template para Briefing

Preencha o seu email e receba um modelo de briefing gratuitamente!

Por que o trabalho de atendimento publicitário é tão importante?

Reforça a autoridade da agência

A eficiência no atendimento realizado por um profissional de 1ª linha reflete na satisfação dos clientes e, consequentemente, coloca a agência em uma posição de destaque.

Uma agência não conquista autoridade no mercado do dia para a noite. É preciso ter profissionais com know-how suficiente para atuar na escolha dos melhores clientes para a agência e elaborar um briefing que encante não só os anunciantes mas também o seu público-alvo.

O cliente espera resultados, e o atendimento publicitário pode e deve gerar esses resultados a partir do momento que consegue colocar no papel e executar com eficiência as metas e os objetivos.

Quanto mais efetivas forem as ações do atendimento publicitário de uma agência, maior presença ela terá no mercado: o que servirá para reforçar ainda mais a sua autoridade junto aos anunciantes e ganhar reconhecimento das pessoas.

Como agencias podem cuidar do proprio marketing

Identifica falhas na expectativa do cliente

A parceria entre agências e os seus clientes podem sofrer desgastes com o tempo, pois muitos clientes colocam as suas expectativas de sucesso e as suas insatisfações somente nas mãos do profissional do atendimento publicitário.

Nesse momento, o profissional deve adotar uma postura firme e se posicionar diante do cliente com argumentos palpáveis.

Por isso, identificar falhas na expectativa do cliente, no momento em que ocorrem, é fundamental para que o profissional entre em ação e administre de forma hábil a pressão criada pelo cliente.

Levanta pontos de atenção que podem levar a uma crise de imagem

Nenhuma agência consegue se manter no mercado se não tiver um bom atendimento publicitário que consiga identificar com rapidez determinados pontos que possam prejudicar a sua imagem.

Hoje, a informação corre muito rapidamente e qualquer falha deve ser solucionada no momento em que acontece, evitando que a situação de crise acabe saindo do controle e viralize uma imagem negativa da agência.

O profissional de atendimento das agências deve ser proativo, capaz de prever pontos negativos que venham manchar a imagem da sua empresa no mercado e agir logo para corrigi-las.

Baixe o ebook Marketing de Conteúdo para agências de grande porte

Capacidade de reconhecer o foco da estratégia

O cliente não quer saber como você chegou a obter bons resultados, ele apenas quer vê-los.

Ele não hesitará em romper um contrato com a sua agência caso perceba que os seus resultados estão aquém do esperado.

Mas, quando o time de atendimento entra em campo, dribla qualquer dificuldade e reconhece qual deve ser o foco da estratégia do cliente, todo o jogo muda a favor dos 2 lados.

Por isso, os profissionais que vão atuar na função de atendimento publicitário devem ter iniciativa e capacidade para criar estratégias inovadoras, que agregam valor e geram resultados para os seus clientes.

Aponta as primeiras informações para facilitar a elaboração da persona

Ao elaborar o planejamento, o atendimento publicitário deve buscar e analisar o maior número de dados possível sobre o público-alvo do anunciante e, depois disso, fornecer um briefing completo sobre os consumidores para os quais se destina a campanha publicitária.

Por meio de um estudo cuidadoso desse público-alvo, é possível selecionar um pouco mais as informações coletadas para encontrar a persona ideal para o negócio do cliente.

O atendimento publicitário busca aprofundar os seus conhecimentos sobre o mercado no qual o cliente atua para chegar a uma conclusão do perfil da persona ideal e produzir conteúdo para o alvo certo.

O perfil ideal para trabalhar com atendimento publicitário deve ser o de uma pessoa cativante, proativa, que saiba se relacionar bem com as pessoas, tenha paciência para ouvir , consiga gerir conflitos e adotar a melhor solução para os mesmos.

Enfim, deve ser um profissional que domina a sua área e que tenha personalidade e segurança para abraçar os seus pontos de vista.

Viu como é importante ter um bom atendimento publicitário para o seu negócio? Confira mais dicas de atendimento com nosso Manual de Boas Práticas de Atendimento ao Cliente!

Manual de boas prática de atendimento ao cliente

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.