Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 13 de fevereiro de 2019. | Atualizado em 12 de fevereiro de 2020


Quando falamos de temas relacionados a impulsionar marcas e promover produtos, os pontos-chave dentro do Marketing Digital, como a Publicidade e o Marketing ATL e BTL, fazem parte do desenvolvimento de campanhas de promoção. Por esse motivo, neste artigo explicaremos esses conceitos e suas diferenças.

Com a chegada da tecnologia e dos dispositivos móveis, as marcas tiveram que inovar no modo de fazerem divulgação, fato que permitiu repensar as estratégias de marketing e propaganda.

É por esse motivo que é tão importante você entender mais sobre a publicidade e o marketing ATL e o BTL. Neste artigo você verá:

Pronto para descobrir? Boa leitura!

O que significam ATL e BTL?

Esses conceitos surgiram no mundo das campanhas publicitárias nos anos 50, desde que a P&G, marca de produtos de consumo massivo, começou a pagar diversos valores para diferentes agências de publicidade, tornando a prática, a partir daquele momento, um padrão.

Agora veja o que cada uma das siglas significa.

Publicidade ATL

A sigla é uma abreviação de Above The Line, ou acima da linha. É um termo que se refere a todas as ações publicitárias e de marketing que são dirigidas a um público massivo, sem nenhum tipo de segmentação.

Frequentemente é utilizada para desenvolver marcas, promovendo a apreciação do produto por parte dos consumidores. Esse tipo de publicidade busca alcançar uma grande quantidade de pessoas, mas sem se dirigir realmente àqueles com interesses relacionados com a empresa. A publicidade ATL oferece 3 benefícios principais, que veremos a seguir.

1. Melhor alcance

Quando utilizamos esse tipo de publicidade, o foco é a difusão por meios massivos, como rádio, televisão ou imprensa — mídia que ainda hoje conta com milhões de usuários.

2. Conexão com a audiência

A mídia mencionada tem a vantagem de utilizar imagens ou transmissão de spots pela televisão e levar uma mensagem muito mais clara para se conectar com o público.

3. Maior brand awareness

Levar uma marca aos olhos de muitos clientes potenciais sem dúvida alguma favorece a conscientização sobre a empresa ou o produto, o que aumenta o brand awareness.

Pois bem, agora que conhecemos os principais benefícios da publicidade Above The Line, vejamos a outra cara da moeda, o Below The Line.

Publicidade BTL

A publicidade BTL, ou Below The Line, que significa abaixo da linha, não se trata, de fato, de um conceito oposto ao anterior. Portanto, é importante deixar claro que ATL e BTL não são antônimos.

Resumindo, a publicidade BTL se refere às atividades de promoção que são diretas, memoráveis e, sobretudo, específicas. Esse tipo de publicidade tem como objetivo alcançar um segmento bem específico da audiência ou do conjunto total de consumidores.

Por esse motivo, o BTL utiliza estratégias e planificação de marketing muito claras, nas quais as conversões são o objetivo principal.

Agora que os conceitos centrais deste artigo foram definidos, chegou o momento de mencionar os benefícios. Nesse caso, podemos dizer que a publicidade BTL se destaca por 4 pontos principais.

1. Alto nível de segmentação

Esse tipo de promoção se concentra em dirigir a mensagem a segmentos muito específicos do público que demonstra interesses e gostos relacionados com a marca ou o produto.

Isso garante que, de fato, haverá disposição por parte do público de consumir, ou, pelo menos, analisar as características do produto em questão ou da empresa.

2. Melhor ROI

Todos os esforços de divulgação são orientados, ou seja, há um controle da direção da mensagem. Além disso, esses resultados são muito mais fáceis de medir, o que garante um maior retorno sobre o investimento.

3. Fácil controle

Nesse caso, as ações são de fácil gestão e monitoramento. Por isso, é muito simples fazer ajustes da estratégia de promoção, mesmo após o início, de modo a impulsionar o bom uso do capital destinado.

4. Estratégias sob medida

O destaque principal da BTL é que todas as estratégias e planejamentos são feitos de acordo com as necessidades de um grupo muito específico de clientes potenciais, e isso é o que a faz tão efetiva.

Para finalizar, vamos definir as diferenças mais marcantes entre tais tipos de publicidade. Continue lendo para saber!

Você também pode se interessar por este conteúdo!
👉 Inspire-se com as 42 melhores propagandas criativas já lançadas no mercado

Quais são as diferenças entre ATL e BTL?

Como já foi mencionado, ATL e BTL não são, necessariamente, rivais ou opostos. Mas sem sombra de dúvidas, há diferenças que, dependendo das condições ou das intenções dos anúncios publicitários, podem levar a empresa a ter que se decidir por uma ou por outra.

A seguir veremos as principais diferenças.

Meios de divulgação

A publicidade e o marketing ATL utilizam a mídia tradicional, como rádio, televisão, imprensa e outdoors. Por outro lado, a BTL se apoia em product placement, advergaming, displays, Marketing Direto, publicidade em meios online e patrocínios.

Criatividade

Enquanto a publicidade ATL utiliza uma mensagem muito corporativa e neutra para diferentes audiências, a BTL foca campanhas com alto nível de criatividade e engenhosidade.

Feedback

A diferença entre ATL e BTL nesse ponto é a rapidez. Afinal, enquanto a ATL demora a entregar a resposta do público, a BTL tende a gerar um feedback quase instantâneo.

Medição

Aqui existe uma grande diferença entre ATL e BTL. Na ATL é utilizada mídia de massa, na qual é quase impossível medir o nível de impacto — só por meio de pesquisas nas ruas ou por telefone.

A publicidade BTL, por ser tão específica e direta, permite estudar e analisar os níveis de eficácia com certa facilidade.

Eficácia

A ATL tende a ser mais efetiva quando se direciona a públicos cada vez maiores. Por outro lado, a BTL é eficiente quando se utilizam canais de comunicação direta com consumidores específicos.

Como você viu, cada uma dessas estratégias conta com vantagens e desvantagens. Porém, não existe uma regra que diga que elas não podem ser utilizadas ao mesmo tempo, ou seja, usar ATL e BTL na mesma campanha para gerar um maior nível de resposta.

Gostou do artigo? Quer continuar aprendendo sobre publicidade? Temos certeza que você vai adorar nosso material completo sobre publicidade nativa versus Marketing de Conteúdo!

Powered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *