Por Autor Convidado

pela Rock Content.

Publicado em 22 de abril de 2020. | Atualizado em 22 de abril de 2020


As agências digitais tiveram um grande crescimento nos últimos anos. Isso se deve ao fato da enorme mudança nas formas de propagação de anúncios e publicidade, além do avanço da internet e das redes sociais. Sendo assim, eles são cada vez mais procuradas para a prestação de consultorias e criação de diferentes campanhas.

Graças a era digital, o marketing se tornou um tema ainda mais frequente dentro do mercado profissional, englobando as mais diversas áreas. Com base nisso, todos os anos centenas de agências abrem suas portas e se colocam à disposição dos consumidores e também das empresas.

Sabendo disso, é importante fazer uso de algumas técnicas para garantir clientes e sair na frente da concorrência. Para te ajudar, separamos aqui várias delas para você aproveitar e atingir o sucesso com o qual tanto sonha. Acompanhe e começa a aplicá-las.

As melhores dicas para captar leads e atrair clientes

Dentro da internet, tudo funciona de maneira diferente. As técnicas tradicionais não possuem mais a mesma eficácia que tinham há alguns anos. Sendo assim, é preciso se aprimorar e seguir as tendências atuais do mercado.

Desse modo, confira as melhores dicas para seguir captando novos clientes todos os dias e deixar sua cartela de consumidores ainda mais rica!

Invista no marketing de conteúdo

Não há nada que proporcione mais credibilidade a uma empresa que fornecer informações de qualidade ao público. Através delas mostra-se conhecimento no assunto e assume-se um lugar de fala de respeito. Isso é fundamental em uma época com excesso de informações.

Chamamos de marketing de conteúdo os textos que têm como objetivo informar o consumidor e fornecer dados confiáveis relacionados aos produtos ofertados. Por exemplo, empresas que trabalham com venda de celulares e computadores, escrevem sobre tecnologia.

Também chamado de Inbound Marketing, essa é a melhor forma de se aproximar do público de maneira simples e orgânica. O conteúdo comumente é publicado nas redes sociais, sites ou blogs e pode ser encontrado através da busca do Google.

Para ser melhor posicionado, comumente são utilizadas as técnicas de SEO. Elas consistem em uma série de ações que, quando combinadas e executadas dentro do mesmo, o fazem ser mais facilmente encontrado pelos buscadores e com isso aumentar o número de acessos do seu site. O trabalho pode ser executado por um profissional da própria agência, ou até mesmo com um especialista que trabalha em casa, no formato home office, com mais liberdade para produzir e com menos interrupções. 

Outro tipo de formato que tem feito bastante sucesso dentro do Inbound Marketing são os e-books. Eles são práticos, rápidos e podem ser lidos até mesmo no celular. No entanto, é preciso focar em uma redação muito bem feita para ganhar credibilidade com os usuários.

Essa junção de conteúdo informativo de qualidade e bom posicionamento no ranking do Google é garantia de sucesso. Afinal, a possibilidade de ser facilmente encontrado pelo público, ter seus textos lidos e aprovados, quase sempre significa a aquisição de novos leads quentíssimos para conversão.

Entenda o seu público alvo

Se você faz parte de uma agência digital, com toda a certeza já ouviu falar sobre público alvo. Esse é um tema comum na hora da criação de peças publicitárias, mas também pode ser muito útil para captar clientes dentro da internet.

Público alvo se trata das pessoas as quais você deseja atingir e acredita que possuem um maior potencial de se tornarem consumidores do seu produto. Quanto mais segmentado ele for, maior será a possibilidade de ter sucesso nas ações.

Agências digitais podem seguir em diversos caminhos diferentes em relação a seu tipo ideal de cliente. Desde pessoas físicas, como influencers, até marcas de cosméticos ou advogados e contadores. As possibilidades são muitas e a escolha deve ser realizada depois de muito estudo e um planejamento adequado.

Quando definido o público alvo, fica muito mais fácil criar ações com base no que ele gostaria de ver. 

O marketing de conteúdo, por sua vez, também é facilitado, já que pode ser trabalhado com foco em assuntos pré-determinados. Por isso, inicie uma boa pesquisa de mercado para captar clientes dentro do meio digital.

Seja engajado nas redes sociais

Em tempos de redes sociais, estar próximo de alguém é sinônimo de segui-lo no Instagram e ser seu amigo no Facebook. Todos nós temos uma grande lista de pessoas que acompanhamos o dia a dia a todo momento e nos sentimos íntimos, mesmo que sem nenhum contato direto.

É por esse motivo que manter ativos os perfis da agência digital nas redes sociais é tão importante. Através deles pode-se manter uma relação próxima e muito constante com seu público alvo, captando clientes todos os dias.

Para isso, o ideal é ter uma identidade visual bacana e utilizá-la em todas as plataformas. Desse modo, fica muito mais fácil ser reconhecido pelos seus clientes, independente do lugar em que esteja.

Instagram, Facebook e Twitter são alguns exemplos de redes que devem ser mantidas em dia. Além das postagens, é fundamental fazer uso de todas as ferramentas possíveis, como os storys. Neles, o conteúdo é rápido e pode ser postado diversas vezes, sem deixar o público saturado.

Outro ponto essencial é sempre estimular o engajamento. Fazer perguntas, interagir e responder comentários aproxima ainda mais os clientes. 

Desse modo, fica perceptível o quanto a agência é acessível e sabe conversar com os consumidores, o que é interessantíssimo para os futuros contratantes. Também pode ser bem executado por um profissional trabalhando em home office de forma mais produtiva, chamado de social media. 

Invista em anúncios pagos

Uma das ferramentas mais bacanas que as redes sociais fornecem são os anúncios pagos. Através deles pode-se chegar a pessoas que nem mesmo são seguidoras da sua conta, mas fazem parte do público alvo desejado e com isso se transformar em possível seguidores da sua agência.

Comumente, os valores pagos são calculados com base em diversos fatores. Tipo da publicação, quantidade de texto contido nela, alcance desejado e quantidade de dias no ar. O investimento começa em valores pequenos e números bem altos. Sendo assim, pode-se começar aos poucos e aumentar conforme os resultados atingidos.

O Facebook e o Instagram são as ferramentas em que os anúncios pagos são mais utilizados. Afinal, são eles também a principal fonte de tráfego entre os internautas.

Além disso, o Google também permite a impulsão em sua lista de pesquisas. Os sites e blogs anunciados ficam em primeiro lugar quando o usuário faz uma busca relacionada a aquele tema. 

No entanto, é preciso ressaltar que o aviso de “anúncio” é exibido com bastante destaque aos usuários. Sendo assim, não há chance de parecer que seu conteúdo é orgânico.

Não esqueça do e-mail marketing

Se tratando de conseguir clientes para agências digitais usando a internet, com toda a certeza o e-mail marketing é uma das ferramentas mais importantes. Afinal, quem usa as plataformas comumente o faz por conta de questões profissionais ou endereços corporativos.

Desse modo, o e-mail marketing é conteúdo publicitário com mais chance de ser visto pelo público.

No entanto, para que obtenha o resultado desejado, ele precisa ser trabalhado com muita criatividade e coerência. Não deve ser invasivo ou excessivamente apelativo. Afinal, é essencial manter o decoro que uma relação profissional exige e a credibilidade que o cliente precisa.

A chave é investir no equilíbrio. E-mails enviados uma vez na semana, com informações sobre promoções ou novos pacotes oferecidos pela agência são bem interessantes aos possíveis clientes.

Para montar uma boa lista de contatos, a dica é investir na captação de leads através do marketing de conteúdo criado. Por exemplo, pedir o e-mail para baixar o e-book ou para cadastro antes de realizar comentário em um post. São atitudes simples, mas que farão toda a diferença no resultado final.

Sabendo de todas essas dicas, não vai ser difícil atrair novos clientes para a sua agência digital utilizando a internet. Sendo assim, anote todas e comece hoje mesmo a colocá-las em prática!Artigo escrito em parceria com Alex Vargas, fundador da Live Media e especialista em Marketing Digital.

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *