Entenda o que é e por que vale muito a pena fazer uma auditoria de marketing

A auditoria de marketing é uma avaliação minuciosa de todas as ações e estratégias de marketing de uma empresa. Esse tipo de análise tem como objetivo direcionar os esforços feitos para gerar mais resultados.

Estratégia competitiva

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você sabe o que é auditoria de marketing? É um conceito fundamental para a promoção e comercialização de marcas e seus produtos ou serviços, por isso, você precisa conhecê-lo!

Neste post, explicaremos seu conceito e algumas técnicas que trazem vantagens incríveis em uma estratégia de marketing.

Continue lendo!

O que é uma auditoria de marketing?

Basicamente, esse tipo de auditoria consiste na revisão e avaliação de todas as estratégias, ações ou programas relacionados ao marketing, com o objetivo de detectar falhas e pontos fracos ou, simplesmente, analisar a rentabilidade dos investimentos.

Além disso, o uso da auditoria de marketing como ferramenta de trabalho permite avaliar a adaptabilidade aos ambientes e a receptividade do público-alvo.

Sem dúvida, essas funcionalidades e objetivos geram muitos benefícios, incluindo:

  • segmentação racional de clientes;
  • otimização de custos;
  • respostas rápidas a crises ou problemas;
  • eficácia na tomada de decisões.

Dicas para implementar uma auditoria de marketing

Agora que você sabe o que é auditoria de marketing e conhece seus objetivos e benefícios, provavelmente está se perguntando como colocá-la em prática efetivamente.

Se você tem essa preocupação, relaxe! A seguir daremos algumas dicas valiosas para implementar esta ferramenta com sucesso.

Monitore as métricas mais importantes

Ao falar em auditoria de marketing, não podemos deixar as métricas de lado. Esses indicadores são sistemas de medição que permitem avaliar os resultados e o desempenho das estratégias.

Uma das metodologias que podem ser otimizadas por meio do monitoramento de métricas é o Marketing de Conteúdo.

Como o próprio nome já indica, essa estratégia consiste em atrair usuários através de conteúdos relevantes que os ajudam a resolver seus problemas e satisfazer suas necessidades.

Esses artigos, e-books, entre outros materiais, devem incluir informações e benefícios sobre os serviços e produtos da marca. É claro, tudo isso de forma natural e não-invasiva, com o objetivo de atrair clientes de forma orgânica.

A estratégia também é acompanhada de técnicas de otimização para motores de busca (SEO), como o uso de palavras-chave. Por ser uma prática do mundo 2.0, e mesmo do 3.0, as métricas relacionadas ao âmbito digital são muito úteis, especialmente as relacionadas a blogs e sites.

Uma das métricas mais importantes é a de visitas na página, que ajuda a saber se a estratégia aumentou o tráfego do blog, além de permitir detectar qual é o conteúdo preferido pelos leitores.

Outro indicador semelhante, porém mais específico, é o de visitas únicas. Com ele você descobre o tamanho do público e, especificamente, o número de novos visitantes, bem como os usuários que retornam ao seu conteúdo.

Ao implementar o Marketing de Conteúdo, é necessário analisar o interesse que os materiais despertam nos usuários, além de sua relevância. Para isso, não se esqueça de monitorar a métrica de tempo médio gasto na página, que reflete o número aproximado de minutos que um usuário permanece em seu site ou blog.

Logicamente, se essa média é alta, é um bom sinal.

Para concluir, não podemos deixar de mencionar algumas métricas gerais que são úteis em qualquer prática de marketing, como o retorno sobre investimento (ROI) e o valor do ciclo de vida do cliente (CLTV).

Google Analytics

Se apoie na tecnologia

Atualmente, a tecnologia é um suporte para muitas áreas, e no marketing não é diferente. É importante que você aproveite a tecnologia para tornar sua auditoria de marketing precisa e eficaz.

A implementação de uma solução tecnológica para acompanhar suas estratégias, permite que você tenha mais controle e evite perder a direção de suas ações e objetivos.

Por meio do uso de softwares e sistemas, você pode acompanhar quem é responsável pelas diferentes tarefas, seus prazos de entrega, entre outras coisas.

Dessa forma, você dribla alguns dos contratempos tradicionais ao avaliar ações de marketing, como a falta de informação e desorganização.

Aposte na sistematização

Esse é outro dos pontos essenciais para que a auditoria de marketing seja eficiente. Apostar na sistematização significa seguir uma sequência ordenada das fases envolvidas na realização de um diagnóstico, como coletar informações e avaliar impactos.

Assim, não seguir essas etapas de forma disciplinada, pode prejudicar a análise. Por outro lado, além da sistematização, é preciso realizar auditorias regularmente. Para isso, uma boa dica é estabelecer um cronograma de revisão para ajudar no acompanhamento dos resultados das estratégias.

Faça relatórios

Você já entendeu a importância da sistematização e frequência, entretanto, esses princípios não garantem o sucesso das auditorias quando são realizadas de maneira desordenada.

Além de cumprir certas etapas e realizar avaliações frequentes, é necessário fazer relatórios precisos de cada diagnóstico ou estágio concluído.

Isso permite ter um ponto de partida em cada uma das análises do seu plano de auditoria de marketing, além de facilitar a identificação do progresso.

Tenha sempre em mente que os benefícios de boas estratégias de marketing aumentam progressiva e constantemente, sendo assim, você deve estar alerta para que não haja pontos de impedimento.

Dê importância às análises independentes

A objetividade é um dos aspectos fundamentais em qualquer análise, portanto, não se esqueça disso ao realizar auditorias de ações de marketing.

Inclusive, você pode delegar essa tarefa a equipes de especialistas externos, em vez de membros de uma determinada organização ou projeto.

Dessa forma, você garante que os diagnósticos não sejam influenciados por jogos de interesses e outros fatores que reduzam sua precisão.

Contar com a ajuda de profissionais e especialistas é sempre a melhor alternativa.

Pronto! Se você chegou até aqui, já conhece 5 dicas valiosas para realizar uma auditoria de marketing. Ponha todas em prática e, sem dúvida, você verá os resultados!

Gostou do assunto? Se quiser continuar aprendendo sobre marketing, especialmente na área digital, baixe agora mesmo nosso guia completo sobre marketing digital!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.