Como fazer uma auditoria em sua conta do Twitter

Você está utilizando todo o potencial de sua conta no Twitter? Para ter certeza, é preciso investir em uma auditoria do Twitter. O processo identifica os pontos fortes e fracos da sua abordagem e gera insights que possibilitam sua otimização.

Como fazer uma auditoria em sua conta do Twitter

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

A utilização de redes sociais para consolidar e expandir a imagem de uma marca na internet já é uma prática mais do que estabelecida no Marketing Digital.

Seja com uma fanpage no Facebook, seja com um perfil comercial no Instagram, o fato é que utilizar esses canais é uma excelente forma de engajar e fidelizar a audiência.

Em um cenário com mudanças rápidas e profundas, existe uma rede que apresenta poucas oscilações de popularidade desde o seu lançamento: o Twitter. A natureza dinâmica do microblog torna-o uma oportunidade valiosa para diferenciar a forma como você apresenta conteúdos para o público.

Para utilizar os recursos da rede em seu favor, é preciso entender algumas de suas peculiaridades e manter sua estratégia atualizada. Para isso, a realização de uma auditoria do Twitter mostra-se essencial.

Neste texto, falaremos mais sobre essa auditoria e sua importância. Depois, passaremos algumas dicas para você realizá-la de forma simples e eficiente. Confira!

O que representa uma auditoria em sua conta do twitter?

Quando falamos em auditorar uma empresa, nos referimos a um exame sistemático de todas as atividades executadas. O objetivo é verificar se os processos estão adequados ao planejamento e se estão sendo implementados eficientemente. A realização de uma auditoria do Twitter parte de uma ideia parecida.

O processo busca analisar todos os elementos relacionados à sua conta, desde as características de seus seguidores até a performance de cada um de seus posts.

Assim, podemos entender a auditoria como uma ferramenta de diagnósticos e aprendizado. Com ela, você elucida os pontos negativos da sua estratégia e possibilita sua otimização.

Além de identificar as fraquezas, o processo, se bem realizado, tem o poder de gerar insights que podem ser utilizados diretamente para resolver os problemas descobertos.

Ao revelar, por exemplo, o horário de maior atividade de seus seguidores, a auditoria pode indicar o motivo para determinados posts apresentarem baixa performance. Outras respostas que devem ser respondidas ao fim de um procedimento como esse são:

  • Qual conteúdo é melhor aceito pela audiência?
  • Que tipo de engajamento você recebe?
  • Qual tipo de linguagem é empregada por seus seguidores?
  • Quais influenciadores seguem sua conta?

Por que investir nesse processo?

Investir em uma auditoria da sua conta no Twitter é fundamental para otimizar sua abordagem na rede social.

No Marketing Digital, é crucial que a audiência da sua empresa seja formada por seguidores que reflitam as características da sua persona. Ao auditorar os elementos do seu perfil, você conhece melhor as contas que o seguem.

Dessa maneira, você evita cair na ilusão do número de seguidores, que é uma métrica de vaidade. Isso acontece porque, ao concluir a análise, você contará com dados referentes à qualidade da audiência que, nesse caso, vale muito mais do que a quantidade.

Com o ganho de conhecimento em relação aos seus seguidores, você pode aprimorar a qualidade do seu conteúdo. Ao criar posts compatíveis com as preferências do público, você aumenta a relevância do perfil, potencializa o engajamento, gera novas oportunidades e amplia sua autoridade.

Portanto, se você aplica uma estratégia com os princípios do Marketing de Conteúdo, ou seja, que busca oferecer um material de qualidade para atrair e engajar a persona, a realização de uma auditoria do Twitter deve ser tratado como algo primordial.

Como realizar a auditoria do Twitter?

Já falamos sobre o significado de uma auditoria e de sua importância para as atividades do marketing de sua empresa. Agora, vamos nos aprofundar em como esse processo pode ser conduzido na prática.

O primeiro passo, como em tudo que envolve uma análise de dados, é definir seu objetivo: você quer trabalhar para aumentar a brand awareness ou tem outra meta particular, como potencializar o alcance sem se preocupar com interações? É importante tomar essa decisão com antecedência, a fim de determinar as métricas a serem utilizadas.

Observar o número de retweets, por exemplo, gera insights diferentes do que ter em conta a quantidade de likes que seus posts têm recebido. Esses dados podem ser acessados com o uso do Twitter Analytics e cabe a você definir sua importância e como interpretá-los.

Durante o processo de auditoria, muitos elementos são examinados. Assim, é importante entender o impacto que cada um tem em diferentes áreas da sua estratégia. Podemos, então, separá-los em três categorias: auditoria de perfil, de conteúdo e de seguidores.

Auditoria de perfil

Garantir que o perfil de sua marca esteja otimizado e atualizado é essencial para a estratégia de branding de sua companhia.

Com certa frequência, o Twitter reconfigura a dimensão suportada para imagens de perfil e capa. Sendo assim, inicie avaliando se o conteúdo visual do seu perfil está dentro dos padrões e alinhado à identidade visual da empresa.

O visual, porém, não é o único aspecto a ser avaliado nessa fase da auditoria. Um fator que muitas vezes é negligenciado é a URL ligada ao perfil.

Embora muitas companhias optem por direcionar o link para sua página principal, algumas utilizam-no para aumentar o tráfego de uma sessão específica do site ou landing page.

É preciso, porém, garantir que a URL esteja atualizada. Afinal, se a página linkada não está mais no ar, isso vai prejudicar significativamente a experiência do visitante.

Por fim, é importante verificar o conteúdo da sua bio. O texto é claro sobre o que é sua companhia? Ele tem o poder de instigar pessoas a tomar ações? Uma bio clara é essencial para que o seguidor identifique sua companhia e seja impelido a interagir com ela.

Auditoria de conteúdo

A auditoria do seu conteúdo é extremamente dependente da definição do seu objetivo e da exportação dos dados providenciados pelo Analytics.

Com esses dois pontos, você pode realizar uma análise completa dos seus posts, identificar aqueles que apresentam melhor performance e corrigir os que não têm um desempenho tão bom.

Portanto, a primeira coisa a se fazer é entender qual tipo de conteúdo se destaca na análise. Se o seu objetivo é aumentar o alcance das publicações e você nota que aquelas que trazem um vídeo ganham mais retweets, por que não investir mais nesse formato?

Outro fator a ser levado em conta é a estrutura da sua redação. Ela é condizente com as características da persona? Com base nas interações, as pessoas parecem entender com clareza o que você posta? Garantir que sua linguagem esteja alinhada com as particularidades do público é uma forma de otimizar a comunicação.

Ademais, dê uma atenção especial às hashtags. Quantas você utiliza por post? Elas causam efeito no alcance da publicação? Utilizar hashtags que sejam populares entre o seu público melhora a experiência dos leitores e possibilita a atração de novos seguidores.

Auditoria do público

Criar um conteúdo altamente qualificado e utilizar as melhores práticas no seu perfil não significa nada se você não levar o público em conta. Sem seguidores alinhados e engajados, sua estratégia de utilização do Twitter será completamente desperdiçada.

Lembra que mencionamos que o número de seguidores não passa de uma métrica de vaidade? Um dos motivos para isso é a grande ocorrência de perfis fake, que contam como seguidores mas não representam consumidores reais.

Portanto, o primeiro passo da sua auditoria de público deve ser uma verificação na procedência dos perfis que o seguem. Afinal, o engajamento de pessoas que não existem não traz benefícios. A identificação de fakes pode ser realizada com o uso de um software específico para esse fim.

Da mesma forma que você quer identificar e invalidar os perfis falsos que seguem sua conta, é de seu interesse descobrir seus seguidores que apresentam maior influência na rede. A partir disso, é possível criar interações orgânicas que, graças à autoridade do influenciador, contarão com um alcance e engajamento muito maior.

Por fim, utilize a oportunidade para reunir dados demográficos e psicográficos da audiência. Informações como localização geográfica e faixa etária são essenciais para a execução de posts pertinentes. Além disso, entender seus gostos e comportamentos gera insights que facilitam a produção de conteúdo.

Incluir o Twitter em sua estratégia de Marketing Digital é uma forma de abrir mais um canal de interação com sua audiência. Essa rede é uma ferramenta reconhecidamente eficaz no engajamento de seguidores e na geração de awareness para a marca.

Ao realizar uma auditoria do Twitter, você identifica os pontos positivos e negativos da sua abordagem, possibilitando melhorias e otimizações.

Além de analisar as características ligadas ao seu perfil, é importante ter em conta as preferências dos seguidores e verificar a adequação do conteúdo em relação a elas.

E aí, pronto para bombar sua estratégia no Twitter? Baixe agora nosso ebook sobre Marketing no Twitter e tenha os melhores insights para o seu negócio!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.