Por Redator Rock Content

um de nossos especialistas.

Publicado em 19 de março de 2020. | Atualizado em 30 de junho de 2020


O que você acha de engajar seu público de forma interativa e eficaz e ainda ampliar sua taxa de conversão? Com a estratégia certa, é possível aumentar as vendas com webinars, um formato de conteúdo bastante versátil e cada vez mais utilizado em planejamentos de Marketing Digital.

Um dos principais benefícios do Marketing Digital é a possibilidade de adotar diferentes estratégias para impactar a sua persona.

Se você está tendo dificuldade para gerar o engajamento de seus leads e sua taxa de conversão não está muito alta, que tal descobrir como aumentar as vendas com webinars?

Com a estratégia adequada, o webinar pode ser uma eficiente ferramenta para o aumento das vendas – o que pode ocorrer durante o webinar em si ou ao longo do tempo, a partir da construção de um relacionamento próximo com o seu público.

No entanto, para alcançar o sucesso, é preciso muito planejamento. Aos poucos, a qualidade dos seus leads tende a melhorar, sua marca fortalece sua presença no segmento e mais contratos são fechados.

É por isso que vamos abordar os seguintes assuntos neste artigo:

Quer saber como otimizar essa estratégia e os seus resultados? Continue lendo este artigo!

Quais são os benefícios de realizar um webinar?

Ao entender a jornada do consumidor, fica claro que o processo de vendas não é muito simples.No entanto, o webinar pode ser uma excelente ferramenta para avançar nos diferentes estágios desse ciclo, e os benefícios são bastante variados.

Ao explorar essas vantagens, suas vendas tendem a aumentar.A seguir, destacamos alguns desses benefícios para que você possa acrescentar essa estratégia ao seu planejamento de Marketing Digital. Confira!

Melhora no reconhecimento de marca

A internet está repleta de informações e conteúdos relacionados aos mais variados temas, e você precisa encontrar uma forma de destacar a sua empresa das demais.

Com a produção de webinars, seu reconhecimento de marca tende a aumentar consideravelmente.

Ao abordar assuntos relevantes para a sua persona, o interesse em sua marca aumentará de forma natural. Quanto melhor for a sua produção, mais conhecida ficará a sua empresa.

Alcance uma audiência maior

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Adobe, 91% dos usuários que se cadastram em um webinar acompanham a transmissão ao vivo ou assistem à gravação posteriormente. Ao promover o seu conteúdo, a tendência é que o alcance dele aumente.

Geração de mais engajamento

O mesmo estudo da Adobe também mostrou que o engajamento durante os webinars é bastante alto. Mais da metade do público (54%) participa de pesquisas realizadas durante a transmissão ou deixa comentários no chat da plataforma. O público costuma interagir com o apresentador.

Imagine, então, acrescentar conteúdo interativo aos seus webinars? Esse engajamento seria ainda mais significativo com os seus leads.

Posicionamento da marca como autoridade

Como consequência dos pontos acima, sua marca acaba se posicionando como uma referência em sua área de atuação.

Gradativamente, seus consumidores passarão a confiar mais nos produtos, serviços e soluções que você oferece, e o resultado disso é a melhora na sua performance de vendas.

O que fazer para aumentar as vendas com webinars?

Para saber como aumentar as vendas com webinars, confira as nossas dicas a seguir, coloque-as em prática e produza conteúdo ainda mais relevante para o seu público!

1. Defina um objetivo para cada webinar

Antes de promover e apresentar um webinar, sua primeira tarefa deve ser a definição de um objetivo. Qual é o propósito de oferecer esse conteúdo para o seu público? A partir da resposta para essa pergunta, fica mais fácil escolher a abordagem e o formato da sua transmissão.

Com o objetivo estabelecido, você pode definir o conteúdo apresentado durante a transmissão.

Todo esse trabalho ajuda a aumentar a eficiência do seu webinar, garantindo um maior impacto nos seus leads.

2. Não engane os participantes

Independentemente da relevância dos números de engajamento, um fator essencial para aumentar as vendas com webinars é não enganar os participantes.

Estudos apontam que o tempo médio de atenção do consumidor é de cerca de 8 segundos. Então, não arrisque perder parte da sua audiência devido a um conteúdo irrelevante; comece o seu webinar com o assunto que é mais importante.

O ideal é abordar apenas o que pode ser valioso para aqueles que estão acompanhando a transmissão. Um webinar que dura 30 minutos e gera bastante engajamento é mais vantajoso do que um material longo que cansa o público.

3. Não foque em vender, mas sim em informar

Uma forma eficaz de aumentar as vendas com webinars é aproveitar o conceito do Marketing de Conteúdo.

Não se preocupe apenas em vender o seu produto ou serviço, mas sim em entregar informações relevantes para seu público. Evite insistir naquilo que você quer vender e concentre-se nas soluções que você pode oferecer.

A partir de um conteúdo relevante, o consumidor passará a confiar ainda mais em sua marca. De certa forma, é um trabalho focado em fidelização que pode levar ao aumento nas vendas.

4. Interaja com o seu público

Conforme mencionamos, os participantes de um webinar têm o hábito de interagir durante a transmissão. Então, o seu trabalho é aproveitar ao máximo esse interesse do público.

Não estamos falando apenas de ler ou responder aos comentários. É importante fazer com que os participantes se sintam parte da conversa. Ofereça conteúdo extra e abuse da interação, encorajando a audiência a interagir.

5. Mensure a sua performance

Por fim, mas não menos importante, é essencial monitorar a performance do seu conteúdo. Por meio de algumas métricas, você pode identificar quais webinars geraram os melhores resultados. Dessa forma, será possível entender o que gera mais engajamento de seu público.

O objetivo é aprimorar o que você entrega para o usuário de forma consistente. Ao acompanhar de perto os resultados de cada webinar, erros podem ser evitados e fórmulas de sucesso podem ser criadas.

Como você pôde perceber, aumentar as vendas com webinars não é uma tarefa tão complicada. Com uma estratégia bem definida, você será capaz de aproveitar os benefícios que esse tipo de transmissão ao vivo pode oferecer.

A partir da aplicação das dicas e técnicas que apresentamos, a tendência é que o engajamento dos seus leads aumente e que a sua performance de vendas siga esse crescimento.

Além das dicas apresentadas neste artigo, também é essencial que você considere fatores que impactam diretamente na qualidade das suas transmissões. Para se certificar de que tudo esteja correto, baixe a nossa checklist para webinars!

Checklist para webinarsPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *