Como aumentar visitas no blog: 9 dicas fundamentais para 2024

É preciso saber como aumentar as visitas no blog para gerar autoridade e oportunidades de negócios. Para isso, é necessário entender como fomentar o tráfego orgânico e associar uma estratégia de Marketing Digital com outras ações da empresa.

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Muitas empresas venderam o Marketing Digital como uma estratégia oposta àquela que o mundo corporativo estava habituado. Foi uma abordagem eficiente, embora com um significado incorreto.

Porém, se uma negociação começasse com explicações sobre como aumentar visitas no blog da empresa e que isso geraria resultados, a aceitação não seria a mesma.

Mas o mercado corporativo foi se familiarizando com o mundo digital, conhecendo suas possibilidades e compreendendo a necessidade de investir em tais estratégias e ferramentas de automação e otimização da performance. Então, o momento passou a ser de acompanhar tendências e inovar.

Entretanto, se seu negócio fez um planejamento para este ano, você certamente não contava com o fato de a situação econômica fugir completamente da normalidade, certo? Tudo bem, porque momentos incertos sempre trazem ideias disruptivas e, nada melhor do que investir no blog da sua empresa e gerar oportunidades para se reinventar.

Para alcançar esse objetivo, veja neste post:


    Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

    Não se preocupe, não fazemos spam.

    Essas informações vão ajudar a transformar sua estratégia de conteúdo em um canal de aquisição de tráfego orgânico valioso. Confira!

    O que é e qual a importância do tráfego orgânico no blog?

    Se seu negócio já passou da fase de aprender a criar um blog, sabe que é importante publicar conteúdos para atrair visitantes que, eventualmente, podem ser convertidos em clientes.

    Essa estratégia pode ser dividida em duas categorias: o tráfego orgânico e o tráfego pago.

    Tráfego orgânico

    É aquele em que a empresa não precisa fazer um investimento direto para que o conteúdo chegue até o leitor.

    Ou seja, o visitante do blog pesquisa uma palavra-chave e chega ao conteúdo, que está bem rankeado nos resultados de busca do Google. O usuário também pode ter clicado no seu link que foi compartilhado por alguém ou sugerido em outro texto.

    Página de resultados do Google

    Tráfego pago

    No caso do tráfego pago, ele é conquistado com um investimento adicional da empresa para que seu conteúdo ganhe destaque em redes sociais, sites e buscadores que seu público-alvo frequenta.

    Entre as opções para fomentar o tráfego pago, temos o Google Adwords, o Facebook Ads e o post promovido.

    Pesquisa do Google com lista de anúncios

    É importante entender que os dois tipos de tráfego são valiosos para o negócio. O orgânico não gera custos adicionais para a empresa e é reflexo de um engajamento genuíno com o conteúdo.

    Já o tráfego pago aumenta o alcance e a visibilidade do post, ou seja, faz com que aquela postagem seja apresentada a uma quantidade maior de usuários dos buscadores e das redes sociais.

    Os dois podem ser combinados ou não, mas o importante é entender que aumentar as visitas do blog vai permitir que seu objetivo seja alcançado mais eficientemente, seja por ganhar notoriedade no mercado, seja por gerar novos negócios.

    Por que é importante aumentar as visitas no blog?

    O volume de acessos e o engajamento dos visitantes com o conteúdo aos poucos fazem com que ele conquiste as primeiras posições da pesquisa nos buscadores, aumentando a probabilidade de novos cliques de visualização.

    Uma pesquisa feita pela Backlinko em 2023 com mais de 5 milhões de resultados de pesquisas no Google mostrou que a primeira posição recebe 39,8% de todos os cliques dos usuários. Além disso, o segundo e terceiro lugar obtêm 18,7% e 10,2% dos cliques, respectivamente.

    Considerando que o número de acessos é um fator que algoritmos de buscadores e redes sociais usam para determinar a qualidade e classificar os conteúdos, vale muito a pena investir em estratégias que aumentem as visitas nos blogs.

    É claro que esse não é o único parâmetro. Interações com o conteúdo, o tempo pelo qual o visitante permaneceu na página, entre outros fatores, também influenciam na avaliação. Mas o fator inicial são as visualizações. Sendo assim, como aumentá-las?

    Quais são as 14 melhores formas de aumentar as visitas no blog em 2024?

    Para saber como aumentar as visitas no blog da sua empresa, deve haver dois pontos principais na estratégia: a qualidade das postagens e a otimização do Marketing de Conteúdo para os buscadores.

    1. Use as palavras-chave certas

    Dentro do processo de decisão de compra dos clientes, existe a etapa fundamental da pesquisa. Além de pedir referências a outros compradores e considerar a opinião de especialistas e influenciadores, eles também fazem suas próprias pesquisas.

    Considerando isso, saber quais são as palavras-chave que os usuários usam para buscar informações e criar conteúdos com elas para esclarecer suas dúvidas e falar sobre os diferenciais da empresa vai atraí-los e nutri-los com informações favoráveis ao negócio.

    2. Escreva sobre o que está em alta

    Outro ponto que deve ser considerado são os temas que estão em alta. No geral, os conteúdos são classificados em evergreen e noticiosos.

    Enquanto os primeiros são válidos por um longo prazo, os noticiosos são aqueles que abordam temáticas amplamente procuradas e discutidas na atualidade.

    É importante, porém, que eles sejam criadas e publicados no contexto do negócio, ou seja, que tenham relevância para as personas que a empresa deseja atrair. Iutra maneira de saber o que está em alta, é buscar palavras-chave no TikTok!

    Conteúdo sobre pandemia da Covid-19 do site da Sebrae
    Fonte: Sebrae

    3. Faça podcasts ou uma lista de email

    Usar outras plataformas e formatos que alcancem os potenciais clientes mais eficientemente e os canalizam para o blog da empresa é uma forma de fomentar o tráfego orgânico.

    Esses tipos de publicações, como o conteúdo em áudio, podem ajudar na educação do lead em relação aos produtos da empresa. Mas o conteúdo do blog deve ser desenvolvido conforme um funil de marketing que acompanha a jornada de decisão de compra.

    Em outras palavras, atrair leads para o blog faz com que a empresa organize seu processo de aquisição de novos clientes.

    4. Publique conteúdos com regularidade

    A regularidade das postagens faz com que os visitantes que estão interessados nos conteúdos retornem para buscar novas informações e dar continuidade à sua jornada de decisão de compra.

    Além disso, se a empresa estiver investindo em tráfego pago, esse pode ser o gatilho para que os novos conteúdos e imagens sejam apresentados nos displays de sites e e-commerces que fazem parte dos anúncios contratados, por exemplo.

    5. Aposte nos guest posts

    Guest posts são conteúdos publicados nos blogs de empresas parceiras e portais especializados no tema.

    Tanto você quanto o parceiro compartilham o mesmo público-alvo, mas o ideal é que seus produtos e serviços não sejam concorrentes. Do contrário, em vez de atrair e gerar negócios para as duas partes, a estratégia poderá prejudicar seus resultados.

    Além do público-alvo similar, a escolha de um parceiro que vai trocar guest posts com você deve considerar o posicionamento da marca e sua imagem no mercado. Um negócio fundamentado em um processo produtivo sustentável, por exemplo, deve procurar empresas com a mesma linha de atuação.

    6. Faça link building

    A estratégia de link building envolve uma hierarquia e uma ordem de links para outros conteúdos já publicados no blog da sua empresa e para postagens externas, quando isso for relevante para o conteúdo.

    Assim, a empresa deve criar alguns conteúdos que são considerados pilares da estratégia de conteúdo. Neles, as informações sobre os diferenciais do negócio e a qualidade de seus produtos e serviços vão estar em destaque, bem como uma riqueza de dados adicionais que são relevantes para a decisão do lead.

    Em seguida, posts noticiosos e os que abordam os temas de forma superficial, por exemplo, vão receber um link para os conteúdos pilares.

    Assim, na ordem de leitura do visitante, a probabilidade de ele continuar sua pesquisa usando tais links é maior. Isso faz com que ele fique mais tempo no blog e aumente o número de acessos nos posts pilares, que, por consequência, poderão subir no rankeamento do Google.

    7. Otimize as técnicas de SEO

    Usuários de buscadores e visitantes do blog nem sempre sabem o que é SEO (Search Engine Optimization). Mas o responsável pela estratégia de conteúdo do blog precisa dominar algumas técnicas para garantir melhores resultados.

    As estratégias de SEO podem ser divididas em on page, que são configurações realizadas na estrutura do site e do blog da empresa, e off page, que são aquelas que engajam os visitantes e fazem com que eles aumentem o tráfego orgânico para seu endereço online.

    As técnicas de SEO fazem com que o conteúdo seja mais facilmente rastreável pelos mecanismos de busca. Além disso, criam um checklist para garantir que a forma como o post ou a página foram escritos seja relevante e proporcione uma boa experiência de leitura.

    Volume de palavras-chave no texto, divisão do conteúdo em intertítulos para garantir a escaneabilidade, formatação de parágrafos ou listas para conquistar os snippets do Google, call to action envolvente, entre outras técnicas, são fundamentadas no SEO.

    Outra estratégia importante para otimizar o SEO do site é o conceito de E-E-A-T. Isso porque uma das principais formas de melhorar o tráfego para seus domínios é descobrindo como aumentar a autoridade do mesmo.

    Um dos conceitos de rankeamento para os algoritmos do Google é este E-E-A-T, que significa Experience (Experiência), Expertise (Especialização), Expertise (Especialização) e Trust (Confiança).

    Em outras palavras, para o Google, é fundamental que os sites tenham um forte marketing de conteúdo, desenvolvidos por especialistas e que estejam focados em dicas práticas, ou seja, que gerem experiências verdadeiras para o leitor.

    Além disso, é importante que o site ofereça informações especializadas sobre determinados assuntos (ou nichos) e também que sejam páginas com uma boa autoridade. Por fim, o objetivo é que as informações oferecidas sejam verdadeiras, gerando maior segurança com base na confiança daquela fonte.

    8. Invista em conteúdos interativos

    Já ficou claro que a qualidade do conteúdo é essencial para aumentar o tráfego orgânico e fazer com que as publicações sejam compartilhadas e linkadas por outros sites e blogs, certo?

    Mas ainda é possível diferenciá-lo usando conteúdos interativos, como calculadoras, vídeos e quizzes. Eles tornam a leitura mais agradável e funcional, já que o visitante pode usar as ferramentas inserindo dados do seu dilema atual e vislumbrar o que precisa ser feito. Veja o exemplo da nossa calculadora de ROI!

     

    Conteúdos interativos têm maior potencial para compartilhamento, aumentam o tempo de permanência no blog e fazem com que os visitantes cliquem e interajam com a página. Tudo isso é usado como parâmetro dos algoritmos dos buscadores que definem o rankeamento nos resultados das pesquisas.

    9. Compartilhe nas redes sociais

    As redes sociais podem ser usadas na estratégia de Marketing Digital do negócio de várias maneiras: promovendo interações com o público-alvo, publicando novidades, aumentando sua autoridade ao tirar dúvidas dos seguidores, entre outras.

    Entre essas possibilidades, o compartilhamento de conteúdos do blog também é uma ação muito efetiva. É preciso considerar que uma parcela dos seguidores do perfil da empresa não acompanha ou conhece o blog, de modo que é bom dar destaque a ele.

    Além disso, considerando que as redes sociais têm outros mecanismos de divulgação, como é o caso das hashtags, e ferramentas de compartilhamento nas publicações, elas são essenciais para aumentar o tráfego orgânico do blog.

    Essas são algumas das diversas estratégias que podem ser adotadas para a promoção do blog de uma empresa ou de um profissional. Assim, a próxima dúvida é: qual delas são as melhores para o meu projeto?

    10. Invista em uma boa experiência do usuário

    Apesar de parecer contraditório, a experiência do usuário é fundamental se você quer descobrir como aumentar visitas no blog. Isso porque uma boa interação pode gerar indicações espontâneas, além de otimizar o SEO das suas páginas, melhorando o rankeamento em resultados de busca.

    A experiência do usuário, ou UX, é a reunião de técnicas, recursos e ferramentas que melhoram a navegação da pessoa no seu site. Esta é uma estratégia que está ligada ao design do site, mas também ao seu funcionamento. A ideia é que a interação seja tão boa que o visitante nem precise pensar nas ações para chegar onde deseja.

    A ideia é promover um automatismo semelhante a vários que temos no mundo real. Por exemplo, se uma pessoa deseja ir em algum lugar, ela não precisa pensar em como se levanta e se faz para andar, ela apenas se dirige a este ponto. No seu site também deve ser assim, a pessoa terá intenções, mas não deve ter dúvidas sobre quais botões clicar ou qual caminho fazer.

    Quando o assunto é experiência do usuário, a usabilidade é o ponto fundamental para garantir uma boa experiência. Entretanto, não é apenas este ponto que deve ser considerado. Outros fatores que podem impactar na experiência do usuário são:

    • leitura fácil — sites com estruturas bem definidas e um design que permite facilidade para ler;
    • responsividade — a capacidade de adaptar o design do site e a experiência do usuário para diferentes formatos de tela e tipos de interação (exemplo: toque na tela vs. mouse);
    • tempo de carregamento das páginasotimizar a velocidade de carregamento do seu site, garantindo um tempo de espera baixo é fundamental para que o usuário tenha uma excelente experiência.

    11. Invista em anúncios

    Uma estratégia com resultados rápidos para aumentar visitas no blog e que pode ser impactante para aumentar as visitas no seu blog são os anúncios pagos em plataformas como Google Ads e Facebook Ads. Esse tipo de estratégia precisa de um bom planejamento com objetivos e orçamentos bem definidos.

    No caso do Google Ads, você pode criar campanhas para aparecer em sites de parceiros do Google, mas principalmente para ter seu anúncio como se fosse um resultado de busca, porém, em posição de destaque (e com a tag “patrocinado” ou “anúncio”, dependendo do formato).

    Outra forma de aumentar visitas é o anúncio em plataformas de divulgação em mídias sociais, como é o caso do Facebook Ads, que roda campanhas tanto no Facebook quanto no Instagram.

    Um ponto importante ao desenvolver esse tipo de campanha, é saber que seu foco é aumentar as visitas no blog. Sendo assim, o objetivo da campanha estará sempre ligado à ampliação do reconhecimento de marca e não a outros resultados como a taxa de conversão, por exemplo.

    12. Trabalhe com marketing de afiliados

    O marketing de afiliados é uma técnica na qual você conta com parceiros para divulgarem e venderem seus produtos, sejam eles digitais ou físicos. Além disso, pode ser uma excelente oportunidade para você descobrir como aumentar visitas no blog.

    Isso porque além de melhorar suas vendas, conquistando mais clientes para o seu negócio, você também ganha um fluxo de potenciais clientes para as páginas que você direcionar na plataforma de vendas, como a Hotmart.

    Gere conteúdos de qualidade a respeito do seu mix de produtos e deixe que estes links sejam contabilizados para seus afiliados. Dessa forma, além de facilitar a estratégia de vendas para eles, que não precisarão levar o lead diretamente para a página de vendas, você consegue aumentar visitas.

    13. Saiba o que a sua concorrência está fazendo

    Tendências de assunto, formatos de conteúdo e estratégias que estão conquistando uma excelente taxa de interação com o público. Ao analisar a concorrência você consegue descobrir quais são as diretrizes do seu nicho específico.

    Lembre-se de que isso não significa copiar ou imitar a estratégia que você encontra. A ideia é que o monitoramento da concorrência sirva como fonte de inspiração para que você consiga desenvolver planejamentos cada vez mais surpreendentes para seu blog.

    Também é interessante observar técnicas que estão conquistando a atenção do público — e muito mais visitas no blog — em outras áreas. Assim, você pode ter oportunidades de inovação para atrair mais visitas.

    14. Crie boas newsletters para aumentar visitas no blog

    As newsletters geram novas visitas do seu público, além de ser uma ferramenta que, quando bem desenvolvida, pode criar visitas de novos usuários no seu blog. Isso acontece a partir do compartilhamento que seus leads fazem do material e dos links contidos nele.

    Crie um calendário editorial eficiente para ter novidades para divulgar. Aposte em newsletters interativas com conteúdos relevantes e de alta qualidade, como a newsletter The Beat da Rock Content. Assim, você gera materiais altamente compartilháveis.

    Como escolher as melhores estratégias?

    A melhor forma de definir quais estratégias usar e como aumentar as visitas no blog da sua empresa é fazendo um estudo detalhado do público-alvo e de seu comportamento no mundo digital.

    Ou seja, é preciso fazer uma análise SWOT do seu negócio sob a ótica da sua atuação nos ambientes digitais. Depois que todos esses dados forem levantados, um planejamento de conteúdo considerando o funil de marketing, bem como outras técnicas de gestão de blogs e SEO, deve ser colocado em prática.

    A frequência das postagens também é essencial para manter e aumentar o tráfego orgânico, assim como criar conteúdos que solucionem as dúvidas dos potenciais clientes no momento em que ele se encontram do processo decisório.

    Apesar de parecer simples, alguns erros acabam sendo cometidos nesse processo. Para evitá-los, vai ajudar saber quais são os mais comuns.

    Quais erros comuns devem ser evitados?

    O Marketing de Conteúdo é uma estratégia que é fortalecida exponencialmente. Ou seja, seus resultados nem sempre vão aparecer imediatamente. Porém, uma vez que eles começam a surgir, os efeitos de longo prazo garantem um ótimo retorno do tempo e dos investimentos.

    Por isso, um dos erros mais comuns e que pode ser fatal é justamente interromper a estratégia logo no início das ações por achar que ela não está trazendo resultados. Ainda outras falhas são igualmente danosas.

    Design ruim e não responsivo

    Um design ruim prejudica a experiência de leitura e a navegabilidade entre páginas e postagens. Além disso, é preciso considerar que os visitantes podem acessar o conteúdo de diferentes dispositivos e precisam conseguir absorver as informações com a mesma eficiência em qualquer um deles.

    Não fazer um mapeamento de palavras-chave

    Não escolher as palavras-chave corretas pode impedir que a empresa alcance potenciais clientes que já identificaram seus problemas e estão procurando soluções na internet.

    Cada fase do funil de vendas está relacionado a um momento do processo decisório dos consumidores. Portanto, precisa haver um conteúdo e palavras-chave que estejam alinhados às respostas que eles precisam encontrar.

    Além disso, é importante lembrar que os buscadores usam a semântica para associar uma palavra-chave à pesquisa do usuário. Ou seja, não é preciso escrever um texto usando uma construção de palavra-chave que fique fora do contexto e das regras da língua portuguesa.

    Pesquisa semântica

    Nesse caso, a palavra-chave buscada “Luminária Lava como fazer” não é exatamente a que foi usada para escrever os conteúdos que aparecem no resultado da busca. Mas esses, por sua vez, correspondem exatamente ao que foi procurado. Isso é a semântica do Google em ação.

    Não aplicar o SEO para otimizar o conteúdo

    Além de caprichar na qualidade do conteúdo, é preciso garantir que ele tenha visibilidade. Para atrair tráfego orgânico, isso exige a aplicação de técnicas de SEO.

    A URL do post, por exemplo, é o endereço que aparece na barra de navegação do usuário quando ele acessa o conteúdo. Ela deve estar otimizada, contendo a palavra-chave em sua descrição, o que vai ajudar os buscadores a identificar o assunto da postagem.

    O mesmo vale para o título, que também precisa usar técnicas de SEO para ser mais atraente para os usuários e, claro, para os robôs que definem o rankeamento dos buscadores.

    São alguns detalhes que precisam ser observados e parecem complexos, mas, quando bem executados, podem trazer resultados substanciais para o negócio.

    Como direcionar o tráfego gerado para a conversão de vendas?

    Depois de aumentar o tráfego para seu blog, é preciso fazer com que ele flua pelo funil de marketing, seja qualificado de acordo com a potencialidade de negócio e, claro, seja convertido em vendas.

    Para isso, a captação de contatos dos potenciais clientes é essencial. Oferecer ebooks, planilhas e outros conteúdos ricos gratuitamente em uma landing page é um bom modo de fazer isso. Nela, o lead interessado naquela informação insere seu email e permite que a empresa entre em contato com ele.

    Sem dúvidas, aumentar as visitas no blog é um desafio que exige esforço contínuo, mas isso seria irrelevante se não gerasse possibilidade de vendas, não é mesmo? Principalmente porque receber mais pedidos de orçamentos é um desafio ainda maior.

    Mas para ajudar nessa etapa, temos um material bem prático para ajudar. Baixe agora mesmo o conteúdo que revela como a Rock Content faz para gerar mais de mil pedidos de orçamento por mês e convertê-los também, é claro.

    Compartilhe
    facebook
    linkedin
    twitter
    mail

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

    CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

    Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

    Inscreva-se em nosso blog

    Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

    Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

    Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

    Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

    A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.