Automação inteligente para otimizar campanhas de e-mail marketing

Usar da automação inteligente em campanhas de e-mail marketing pode trazer diversos benefícios para a empresa. Veja como usar dessa ferramenta para atrair novos clientes!

Automação inteligente para otimizar campanhas de e-mail marketing

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

Você deve ter em mente que quando um negócio começa a crescer, geralmente, chega um momento em que é totalmente impossível oferecer um relacionamento 1 a 1 com todos os seus clientes, novos clientes e potenciais. O volume de trabalho excede a capacidade produtiva de seus recursos humanos.

Se você quer atrair novos potenciais clientes, atingir melhor seus contatos, aumentar a produtividade e as vendas, a solução é usar estratégias de automação de marketing.

Conteúdo dinâmico para campanhas de e-mail marketing automáticas

Para obter o melhor resultado de qualquer ferramenta de marketing automatizada, você deve usar conteúdo dinâmico.

Conteúdo dinâmico é o que impulsiona a interação com potenciais clientes. Não ter conteúdo dinâmico ou enviar conteúdo errado pode resultar na perda de um potencial cliente.

O que é conteúdo dinâmico

Também conhecido como conteúdo “adaptado” é um conteúdo inteligente. É um anúncio ou corpo de e-mail que muda dependendo dos interesses ou comportamento anteriores do usuário.

Isso cria uma experiência que é personalizada especificamente para o visitante ou leitor naquele momento.

Um exemplo é a estratégia de Drip Marketing.

O termo Drip Marketing refere-se a uma série de e-mails, manuais ou automatizados, baseados nos chamados “triggers“, que são condições ou ações específicas realizadas pelo usuário.

Uma campanha de Drip Marketing é uma automação que toma decisões com base no comportamento online do cliente.

Por exemplo, quando um potencial cliente se regista para receber os seus e-mails, é enviada uma mensagem de boas-vindas.

E se eles visitarem a página de vendas do seu produto? Você deve enviar mais conteúdo com informações sobre o produto, junto de algumas ofertas promocionais.

Em vez de enviar uma única mensagem para todos os seus assinantes de e-mail, o que pode ser realmente ineficiente, você deve adaptar o seu conteúdo para cada cliente em potencial.

E sempre de acordo com o seu comportamento. As campanhas de Drip se concentram no que os clientes querem.

Mensagens enviadas por meio de campanhas de Drip têm taxas de abertura 80% maiores do que uma mensagem massiva. 79% dos leads qualificados nunca convertem porque não são alimentados com mensagens personalizadas no momento adequado. Além disso, as empresas que utilizam campanhas de gotejamento (Drip) geram 80% mais vendas a um custo 33% menor.

Uma campanha de gotejamento é tão eficaz porque pode cultivar relacionamentos com seus potenciais clientes sem o envolvimento humano direto. E, com o tempo, também pode gerar credibilidade e confiança.

Segmentação automática da lista de contatos

Há muita informação que você pode obter dos seus potenciais clientes. Uma vez que você tenha essas informações, você pode agrupar seus leads em diferentes segmentos.

A segmentação da lista pode ser feita manualmente, mas isso leva muito mais tempo e erros humanos podem ser cometidos.

Com as estratégias de automação de marketing, no entanto, você pode segmentar sua lista a partir de sua configuração.

Os clientes, ou potenciais clientes, podem ser segmentados de acordo com diferentes critérios, tais como: informação demográfica, informação geográfica, comportamento de compra anterior, nível de participação etc. Tudo depende das métricas que são importantes para você.

Com uma ferramenta de automação de e-mail marketing você pode facilmente alcançar a segmentação da lista e determinar o conteúdo que será enviado para cada lista.

Combinar inteligência artificial com automação de marketing

A automação de marketing, quando combinada com a inteligência artificial, pode reduzir os riscos criados por uma abordagem manual propensa a erros e ajudar a acelerar o tempo.

Quando os profissionais de marketing usam inteligência artificial com automação de marketing, eles criam uma superpotência.

Eles podem melhorar suas campanhas e programas alavancando tudo o que sabem sobre seus consumidores para adaptar as experiências de forma rápida e precisa. E isso é possível em uma escala massiva

Adicionar AI à automação de marketing pode ajudá-lo a aproveitar todos os dados do seu público para otimizar automaticamente milhões de experiências com precisão.

Em resumo, você pode transformar todos esses dados em informações estratégicas e táticas para gerar mais valor.

A Inteligência Artificial não é sobre robôs e máquinas que assumem trabalhos humanos. É sobre os humanos ensinarem as máquinas a trabalhar de forma mais inteligente.

Funcionalidades de automação inteligente para campanhas de e-mail marketing

Abaixo está uma lista das principais funcionalidades de automação inteligente que você pode implementar em suas campanhas de e-mail marketing. Elas permitem que você gerencie os processos relacionados com o máximo de eficácia e produtividade.

1. Automação de E-mail Marketing

Permite gerir mais contatos e enviar mais e-mails do que é provável que você consiga por conta própria.

Você pode agendar e-mails para serem enviados a qualquer momento, criar e gerenciar templates e enviar mensagens personalizadas para grupos de assinantes com base no conhecimento que adquirimos sobre eles.

A tecnologia inteligente de automação analisará os hábitos de e-mail de cada assinante para determinar o momento ideal para enviar e-mails para cada pessoa.

Assim, será capaz de direcionar promoções com base no histórico de pesquisa e transações de cada indivíduo, obtido a partir de qualquer número de fontes. A AI irá até mesmo realizar testes A/B e tomar decisões sobre linhas de assunto, imagens e chamadas à ação.

Templates de Fluxo de Nutrição

2. Múltiplas Sequências Automatizadas

Criar campanhas de e-mail marketing automáticas que se acionam com base na análise do comportamento do destinatário: uma abertura de e-mail, um clique num link ou botão CTA ou a ocorrência de um evento específico.

A sequência automática pode se adaptar a cada segmento e tem como objetivo impactar a pessoa certa no momento certo e por meio do canal ideal.

Por exemplo: podemos criar uma sequência a partir de um evento específico, no qual o subscritor recebe um e-mail de aniversário e, se ele abrir e clicar no botão CTA da mensagem, pode ser acionada automaticamente o envio de outro e-mail com uma promoção exclusiva ou, se ele não abrir a mensagem, pode configurar o envio de um SMS para recordá-lo dos benefícios para aniversariantes, assim sucessivamente até atingir o objetivo de conversão.

Veja na prática como funciona o recurso:

Múltiplas Sequências Automatizadas

3. E-mail marketing preditivo

Sem bola de cristal, a ferramenta de automação inteligente adequada pode determinar qual o melhor momento e lugar para enviar a mensagem certa para cada destinatário.

Isso é possível graças a um algoritmo de Inteligência Artificial. Esta tecnologia leva em conta diferentes dados, como localização geográfica, fuso horário e estatísticas de comportamento em campanhas anteriores em termos de abertura e receptividade.

Esse recurso permite disparar os envios das campanhas um a um, personalizando ao máximo a experiência de cada usuário e aumentando consideravelmente a probabilidade de sucesso.

Campanhas de e-mail marketing que usam da inteligência artificial conseguem taxas de abertura de 20% a 30% maiores.

4. Envios em intervalos

A função de envios por intervalos permite agrupar seus receptores por características de comportamento, identificadas com IA, a ferramenta de automação pode enviar a campanha em etapas, ou “intervalos”, cada intervalo consiste em um determinado número de contatos.

Isso permite uma abordagem muito prática na gestão da carga de trabalho das equipes diretamente afetadas pelo lançamento de uma campanha.

Ao optar por envios intervalados sua campanha também fica protegida da classificação negativa dos servidores de e-mail, evitando, assim, ser marcado como SPAM e aumentando consideravelmente a entregabilidade de suas mensagens.

A analítica e a inteligência artificial estão trazendo um novo modo de vida para a tecnologia de automação, segundo especialistas, os principais motores de desenvolvimento e mudança para os próximos três anos.

Hoje em dia existem ferramentas de automação inteligentes que estão ao alcance de todas as empresas. Não fique para trás e comece hoje mesmo a planificar suas campanhas de e-mail marketing com automação inteligente.

Conteúdo criado pela Mailify

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Posts Relacionados

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.