Por Matheus Pereira

Jornalista, analista de sucesso do cliente na Rock Content e entusiasta do Marketing Digital. Acredita que a Comunicação tem o poder de transformar a sociedade.

Publicado em 16 de outubro de 2019. | Atualizado em 19 de fevereiro de 2020


Automação no Instagram é ideal para profissionais de Marketing que desejam aumentar a sua produtividade sem perder a eficiência. Afinal, ela tem recursos que facilitam a execução de tarefas no Instagram. Neste artigo, vamos apresentar quais são os impactos da automação para a sua empresa.

O tempo é um item valioso para os profissionais que trabalham com Marketing. Grande parte do dia é recheado de tarefas que precisam ser executadas com eficiência para conquistar o objetivo que definido pela equipe na etapa de planejamento. 

A rotina de um gestor de mídias sociais não é diferente. Só no Instagram, ele precisa desenvolver várias tarefas para manter uma boa reputação da marca no ambiente online. 

É necessário publicar conteúdos, acompanhar tendências, dialogar com novos e velhos seguidores, entre outras demandas. Em um determinado momento, é bastante complicado concluir as tarefas com qualidade. Por isso, a automação no Instagram deve ser utilizada por todas as empresas

Ela ajuda o seu time a desenvolver tarefas repetitivas de forma automática e com eficiência.  Neste artigo, vamos explicar as principais informações sobre automação no Instagram:

Acompanhe agora para tirar todas as suas dúvidas. 

O que é uma automação no Instagram? 

A automação de Instagram serve para trazer agilidade e eficiência para o seu negócio. A sua principal missão é fazer com que os analistas de Marketing executem mais tarefas em menos tempo. Você pode, por exemplo, usar mensagens automáticas para interagir com os novos seguidores no Direct. 

A automação no Instagram ainda permite curtir as publicações daqueles usuários que curtiram os seus conteúdos; mostra quais foram os perfis que mais interagiram com a sua marca e quais foram aqueles que pararam de seguir o seu negócio. 

Além disso, enviam uma mensagem para aqueles perfis que são mais engajados, responde os comentários com agilidade, repostam os conteúdos que têm ligação com a sua marca e segue uma hashtag que é fundamental para o seu perfil. 

Dessa forma, você consegue usar o seu tempo disponível para fazer atividades mais estratégicas para o seu negócio. 

A automação no Instagram traz vários pontos negativos e positivos para a sua empresa. Pensando nisso, resolvemos fazer uma lista com as principais benefícios e desvantagens desse tipo de recurso para o seu negócio. 

Quais são as vantagens da automação no Instagram?

A automatização no Instagram pode trazer várias vantagens para uma empresa. 

Insights valiosos para o seu negócio 

A ferramenta ajuda a entender como é comportamento da sua persona. Ou seja: qual é o melhor horário para fazer as suas publicações no Instagram. 

Os dados informam os dias e horários em que a sua audiência está mais conectada. Assim, você terá a oportunidade de alcançar mais pessoas e a mensagem chegará no momento em que ela mais precisa do conteúdo. 

Mais engajamento da audiência 

Outro ponto positivo em relação a automação do Instagram é a possibilidade de aumentar o engajamento com a sua persona. 

O Instagram permite que você tenha uma interação mais eficiente. A partir de agora, a sua comunicação será mais direta com aquelas pessoas que têm mais chances de finalizar um negócio. Isso é muito importante, pois aumenta o número de vendas da sua empresa. 

Estratégias mais acertadas

O responsável pela rede social da sua empresa deve administrar todas as interações com os usuários para acompanhar a reputação da sua marca no ambiente online. O grande desafio é monitorar o conteúdo de forma eficiente, especialmente quando uma marca tem milhares de seguidores. 

A automação no Instagram ajuda a visualizar essas informações em um único lugar. Assim, saberá como está o cenário atual do seu negócio. Se você entende como interpretar os números no Instagram, recomendamos contar com o apoio de uma empresa especializada no assunto — esses profissionais conseguem passar informações de qualidade e que vão influenciar nos planos de marketing.  

Além disso, esse tipo de automação capaz de proporcionar dicas importantes para a sua marca, aumentar o engajamento com os usuários e facilitar o acompanhamento dos seguidores no Instagram. 

Visibilidade do negócio 

A ferramenta de automação aumenta a visibilidade da marca. O seu perfil pode seguir outros membros do Instagram. Por meio desse contato, as pessoas podem ter interesse em saber mais informações sobre o seu produto ou serviço. 

O fato de seguir uma pessoa na rede social também aumenta o número de seguidores da sua empresa porque, geralmente, os usuários gostam de retribuir a ação que foi executada naquele momento. 

Ferramenta Instagram AnalyticsPowered by Rock Convert

Quais são as desvantagens da automação no Instagram?

A automação no Instagram tem algumas desvantagens. A maior delas é a perda de humanização no atendimento, uma vez que todas as pessoas recebem a mesma mensagem. O Instagram começa a trabalhar no piloto automático. Porém, o discurso que é utilizado para o João pode não surtir o mesmo efeito para a Maria. 

A mesma estratégia nem sempre vai trazer bons resultados para o seu negócio. 

Grande parte das pessoas não gostam de conversar com robôs. Esse tipo de comportamento pode prejudicar a comunicação entre cliente e empresa. Claro, não estamos condenando o uso da ferramenta de automação. Porém, ela deve ser aplicada com uma estratégia bem definida. Caso contrário, será mais complicado alcançar as metas nas redes sociais

Como funciona a automação no Instagram?

A automação no Instagram é mais simples do que parece. A comunicação com o seu cliente se torna automática a partir do momento em que ele começa a seguir o perfil do seu negócio. 

Essas ferramentas ajudam o cliente a lembrar do seu produto ou serviço com mais facilidade, pois você não tem necessidade de entrar em contato com ele de forma manual. 

As mensagens que vão ser enviadas ao cliente devem ser pensadas com bastante cuidado para gerar o alcance desejado pela sua empresa. Uma ferramenta de automação pode, por exemplo, surpreender os novos clientes com uma mensagem personalizada. 

Nela, é possível criar uma mensagem de boas-vindas, manter a frequência de publicação e melhorar a agilidade nas respostas. Uma simples conversa pode trazer mais clientes e lucros para o seu negócio. 

Monitoramento dos seguidores 

Sabemos o quanto o monitoramento e o controle de um perfil desgasta uma equipe de Marketing. Em apenas um dia, ela programa postagens, conversa com outros seguidores, recebe os novatos na rede e acompanha todas as informações que são publicadas sobre a empresa. 

A automação de marketing traz mais tempo para que você possa realizar outras atividades como:

  • garantir mais seguidores;
  • responder um comentário;
  • analisar os números do seu perfil. 

Uma automação não pode ser utilizada para ganhar seguidores no Instagram a qualquer custo. Esse não é o seu papel. 

É fundamental deixar claro que a automação serve para programar publicações e auxiliar na gestão da comunicação. 

Uma plataforma que oferece outro tipo de serviço deve ser ignorada, pois o Instagram pode denunciar empresas que tentam encontrar outras maneiras de ganhar mais seguidores. 

Qual é a melhor ferramenta de automação no Instagram? 

No mercado, existem diversas ferramentas de automação no Instagram. Entre as mais comuns, encontram-se: Bume, Gerenciagram, Instazood, Perforgram e Postgrain. 

Em relação as postagens automáticas, temos as seguintes ferramentas: Agorapulse, Etus, mLabs, Postcron e Sprout Social. 

Para escolher a melhor ferramenta de automação para o seu negócio, é fundamental analisar alguns itens com cuidado:

  • verifique a praticidade da ferramenta;
  • confira se a plataforma tem um suporte de qualidade para tirar todas as suas dúvidas;
  • avalie se os planos e preços estão de acordo com o orçamento de Marketing;
  • pesquisa sobre a reputação da empresa com os clientes nas redes sociais e em sites como o Reclame Aqui. 

Outro ponto interessante é que você deve analisar como é a performance da ferramenta. 

Não adianta contratar um serviço que sai do ar várias vezes. Por isso, observe essa questão para não ser prejudicado com a sua estratégia. 

Como fazer automação no Instagram? 

Sem dúvidas, o investimento em automação no Instagram é essencial para garantir os resultados desejados pela sua empresa. 

No entanto, as estratégias devem estar de acordo com a meta e também com o estilo da persona. 

Nunca é demais lembrar que o Marketing Digital precisa ser monitorado para verificar a qualidade dos seus planos de ações. 

Por isso, escolha uma ferramenta em que é possível executar as estratégias e acompanhar os números do negócio. 

Foi-se o tempo em que o Marketing Digital era desenvolvido com base no “achismo”. Agora, os profissionais precisam de dados para planejar ações com mais qualidade.

A automação no Instagram não pode ser aplicada e esquecida pela sua empresa. 

Além de acompanhar os números, você deve interagir com as aquelas pessoas que seguiram o seu perfil ou comentaram alguma publicação.  

A falta de diálogo no ambiente online pode atrapalhar o seu relacionamento com os clientes e até uma negociação. 

A automação no Instagram é ideal para qualquer tipo de negócio, seja de pequeno, médio ou grande porte. 

Porém, você deve ter um objetivo definido para ter sucesso nessa rede social. 

Esse tipo de conhecimento ajuda, inclusive, a escolher a ferramenta de automação que está mais alinhada com o perfil da sua empresa. 

Agora que você já sabe o que é automação no Instagram, porque ela é importante e como funciona, faça o download do nosso ebook e conheça as principais estratégias para potencializar o Marketing no Stories.

Ebook Instagram StoriesPowered by Rock Convert

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo

Posts relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *