Autoridade Online

Aprenda como construir autoridade online com essas 7 dicas essenciais

Construir autoridade online pode ser o grande diferencial para o seu negócio na web. Chegar a esse patamar é ter a sua empresa lembrada como referência no segmento, e isso se reflete na busca por ela na internet.

Quem trabalha com Marketing Digital e empresas que têm e-commerces estão sempre tentando se destacar em seu nicho. Na prática, o que se busca é a autoridade online, no entanto, nem todo mundo sabe o que é isso.

Em uma época em que todos estão conectados, ter uma posição de referência e sólida faz toda a diferença para estar na internet.

Construir esse status é parte de um conjunto de esforços que devem ser aplicados continuamente. Só isso garante que um site ou um produtor de conteúdo ganhe a confiança do seu público, torne-se referência e seja grande no seu segmento. Isso gera mais acessos e muita moral online!

Neste post, mostraremos mais a fundo como a autoridade online é importante para empresas. Aproveite e saiba como construir a sua por meio de 7 dicas fundamentais.

A autoridade online e o impacto positivo que ela gera

Criar um blog, um site ou perfis em redes sociais é uma tarefa simples e que qualquer empresa pode fazer. Também não é difícil construir uma linha editorial e alimentar esses locais com publicações, vídeos e outros conteúdos, no entanto, isso não garante o sucesso da presença na web.

É claro que esses passos são o início de tudo e podem ser muito benéficos para uma companhia, mas é sempre importante ter a autoridade online em vista. Isso representa a busca por um status de destaque em um nicho, ou seja, sua empresa será considerada referência no segmento em que atua.

Esse status é alcançado quando, tanto pelo público quanto por concorrentes, um site é visto como o melhor em determinado assunto, e esse patamar é realmente diferenciado. Não basta simplesmente estar na web; é preciso ter um impacto realmente grande no seu nicho.

O que a autoridade online gera de positivo

Imagine que você tem uma empresa que vende alimentos veganos na internet. Naturalmente, há muitos concorrentes de qualidade, o que gera competitividade. Para se destacar, é preciso ser o melhor. Em se tratando da web, a autoridade online que você constrói é justamente o que trará esse diferencial.

Quando se chega a esse patamar, o público que consome esses produtos sabe que a sua empresa é a referência naquele segmento. Ou seja, quando alguém fala de e-commerce de alimentos veganos, o seu negócio é o primeiro a ser lembrado. Isso representa a autoridade online, ou seja, liderança de mercado e ocupação de um lugar de destaque.

Você pode se interessar por esses outros conteúdos!
👉 8 Maiores tendências de Marketing Digital para 2019
👉 Canvas do marketing digital: planeje a sua estratégia online completa!
👉 9 maiores mitos de Marketing Digital que você não deve acreditar
👉 Como se tornar o profissional de marketing digital mais desejado do mercado

7 dicas para construir autoridade online para a sua empresa

Não é difícil compreender como a autoridade online é importante. Sua empresa é reconhecida como referência e isso gera mais conversões, maior engajamento do público, mais visitas e, consequentemente, mais vendas. É o status ao qual toda empresa quer chegar, mas para isso há um longo caminho a ser trilhado.

Construir autoridade online depende de uma série de pontos, desde o relacionamento com o público até a adequação do seusite para os algoritmos do Google.

A seguir, separamos 7 dicas para cumprir esses requisitos e se manter no caminho para se tornar referência no seu segmento na web. Confira!

1. Foque no seu público-alvo

Construir autoridade é algo que depende de segmentação. Esse patamar só será alcançado se houver foco no trabalho, ou seja, ele deve ser direcionado a um público específico.

Ainda usando o exemplo do e-commerce de alimentos veganos, é fundamental direcioná-lo a quem consome esses produtos, desde a linguagem até a abordagem de assuntos realmente interessantes.

Quanto à oferta de produtos, é fundamental reforçar que o negócio é especialista em um nicho específico. Não faz sentido para esse tipo de negócio trabalhar também com produtos animais, por exemplo. Isso tornaria a relação estritamente comercial, quando na verdade há questões éticas e de conceito como base do negócio. É preciso sempre projetar o impacto no público e como ele reagirá.

2. Reconheça as dores da sua persona

Ainda sobre o foco no seu público, é necessário entender do que a sua persona precisa. O perfil de consumidor com o qual sua empresa trabalha é construído em cima das dores do público, ou seja, de suas motivações, problemas e necessidades que são o gatilho para o consumo. É preciso entender todas essas questões para então trabalhar de maneira estratégica e focada nessas dores.

Nessa pesquisa prévia, será possível entender o que a persona espera de um e-commerce ou de um site que gera conteúdos na web.

Se você tem um blog, por exemplo, há temas específicos sobre os quais as pessoas gostariam de saber mais. Nesse cenário, produzir conteúdos que os abordem é uma ação certeira. A continuidade é justamente o que vai transformar seu site em referência naquele tema!

3. Aposte em diversas redes sociais

A autoridade também é construída por meio da ampla presença online e, em se tratando do contexto atual, é fundamental estar nas redes sociais.

Quanto mais plataformas forem ocupadas, melhor, desde que sua equipe de marketing seja capaz de alimentá-las. Afinal, como ser referência e construir o status de autoridade sem estar presente com regularidade nessas redes?

Para que esse trabalho seja eficiente, é importante ter um planejamento prévio. Calendários editoriais, pautas para publicações e ações de marketing devem ser pensados.

Cada rede social tem um tipo de conteúdo e linguagem, então, tudo isso precisa ser estudado. Uma vez definidos esses pontos, estar presente nessas plataformas é muito importante.

4. Invista em Marketing de Conteúdo

Atualmente, 7 em cada 10 empresas investem em Marketing de Conteúdo, e a principal forma de começar a fazer isso é ter um blog.

Oferecer posts que vão ao encontro das dúvidas de seu público pode gerar um grande fluxo de acessos, interesse e leads. A partir daí, fica muito mais fácil educar essas pessoas, envolvê-las com um bom conteúdo e então obter as conversões desejadas.

O Marketing de Conteúdo ajuda as empresas a abordar temas relacionados ao seu negócio de maneira gradual, sem fazer uma oferta direta. Essa abordagem mais cuidadosa é uma ótima forma de captar interessados, oferecer algo interessante e só depois propor a venda.

Um blog de qualidade pode alcançar a autoridade online, o que impacta positivamente os resultados da empresa!

marketing de conteudo primeiros passosPowered by Rock Convert

5. Gere conteúdo autoral e original

Um dos pontos mais importantes ao se posicionar na web é ser original! Muito conteúdo é replicado atualmente, sendo apenas repaginado e repetido em uma série de blogs e também em publicações em redes sociais. Por mais que isso funcione em alguns casos, jamais será uma abordagem que levará a sua empresa a obter a autoridade online.

O Google, na hora de ranquear um site, considera como um fator crucial conteúdos autorais e inovadores, diferentes de tudo o que é publicado geralmente.

Sites que são capazes de trabalhar dessa forma naturalmente vão se destacar, já que o público percebe essa diferenciação. Esse é um caminho para ser único, buscando a qualidade de conteúdo acima de tudo.

6. Invista em técnicas de SEO

Search Engine Optimization (SEO), ou Otimização para Mecanismos de Buscas, é um conjunto de técnicas aplicadas em páginas para que elas sejam mais facilmente encontradas em pesquisas do Google.

Seu site pode até ser um dos melhores, mas só isso não basta para que ele esteja bem colocado na primeira página de resultados de uma pesquisa.

Ao considerar um site, o Google avalia diversos aspectos, desde o design até o uso de termos recorrentes em pesquisas do público, as famosas palavras-chave. Quanto mais essas páginas estiverem dentro das adequações de SEO, maiores serão as chances de serem bem ranqueadas.

A relação com a autoridade? É simples: um site de destaque precisa estar no topo dos resultados de pesquisas!

7. Coloque o e-mail marketing em prática

O e-mail marketing ajuda as empresas a manter uma relação mais próxima com seu público, oferecendo ofertas, novidades e até mesmo conteúdos. Faz parte dessa estratégia alimentar os consumidores com posts, alertas de promoções e outros conteúdos, gerando uma relação em que as duas partes saem ganhando.

Uma vez que sua empresa obtém o contato de um usuário — ou seja, o lead —, dá-se início a uma relação que pode ser fortalecida com o envio de e-mails.

No entanto, é preciso entregar um conteúdo realmente relevante nesse fluxo de mensagens. Assim, sua empresa consegue marcar presença e ainda se destacar ao oferecer algo interessante para o público.

Para facilitar muitas dessas rotinas de Marketing Digital, a automação pode ser uma solução importante. Ela ajuda a lidar com demandas operacionais que tomariam tempo demais dos profissionais. Além disso, ferramentas de automação proporcionam uma maior eficácia ao desenvolver ações e campanhas.

A autoridade online é fundamental para quem quer ser referência no seu nicho. Na web, ter o lugar de destaque precisa ser o objetivo de quem quer captar mais público e ter os melhores resultados.

Agora, aproveite e saiba como usar a autoridade de influenciadores a favor do seu negócio em uma estratégia de marketing!

100.000 pessoas não podem estar enganadas
Deixe seu email e receba conteúdos antes de todo mundo