Descubra como funciona a ACV (avaliação de ciclo de vida do produto) e seus impactos em marketing e vendas

A Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos é uma ferramenta que dá as empresas a capacidade de entender o impacto ambiental que ela gera. Do ponto de vista comercial e de produção, quando se entende sua responsabilidade, é possível propor novos métodos mais voltados à sustentabilidade.

Avaliação do ciclo de vida de produto

Precisando de conteúdo para sua empresa? Encontre os melhores escritores em WriterAccess!

O aumento do nível de produção tem a consequência direta em relação à geração de cada vez mais itens de descarte, além da demanda de exploração de matéria-prima. Em uma época em que a sustentabilidade é uma pauta ainda mais forte, a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) dos produtos se faz essencial para empresas de todos os segmentos.

É preciso pensar além do momento em que o item sai da linha de produção em direção aos distribuidores ou ao consumidor. É justamente nessa hora que a preocupação com o descarte e com o ciclo de vida do que é vendido se faz ainda mais relevante.

Neste conteúdo você verá mais sobre o ACV, em tópicos como:

Continue a leitura do conteúdo e veja como o ACV pode ser importante para sua organização!

O que é a ACV?

A ACV é um trabalho de análise em que empresas se aprofundam no entendimento do ciclo de vida de um produto, sempre avaliando o quão longo ele será e quais impactos vai gerar.

Basicamente, a atividade se concentra em projetar como essa mercadoria vai se comportar na natureza. Assim, a ideia é propor soluções mais adequadas e reduzir esse impacto natural.

Quando se analisa um ciclo de vida, três etapas fundamentais são pensadas: a extração da matéria-prima utilizada, a forma de uso pelo consumidor e, por fim, o descarte. Todo esse ciclo deve ser pensado antecipadamente, diante da necessidade de gerar etapas que tenham menor impacto no universo.

A sustentabilidade é um dos fatores que despertam cada vez mais a necessidade de realizar uma ACV. Só a partir disso é possível propor melhor uso de recursos naturais, a exploração controlada dos mesmos, além do desenvolvimento de produtos pouco agressivos para a natureza.

As embalagens

As embalagens são um dos principais pontos de análise em uma ACV, uma vez que raramente há planos de descarte responsável ou até mesmo de logística reversa. Por isso, ao avaliar o ciclo de vida de um produto, é preciso pensar em que tipo de lixo ele vai gerar.

Baseadas nessa necessidade, empresas têm, ao longo dos últimos anos, pensado em soluções com embalagens biodegradáveis, ou até mesmo retornáveis. Essa é uma prática simples e que garante que uma garrafa de plástico, por exemplo, não passe gerações neste planeta e gere ainda mais lixo.

A necessidade de se repensar os hábitos de consumo

Outro ponto importante é pensar em como a sociedade lida com o consumo. O senso de urgência do consumidor 4.0 e a publicidade são fatores que geram uma crescente necessidade de comprar. A questão é que, dificilmente, esse volume mais intenso realmente traduz algo imprescindível.

A moda é um segmento em que há um debate relevante sobre isso. Na contramão das gigantes de fast fashion, algumas empresas optam pelo slow fashion. O termo traz o conceito de processos de confecção mais trabalhados e que focam em uso melhor dos recursos naturais e também no descarte responsável de resíduos.

Além disso, há o trabalho do posicionamento quanto aos modismos e tendências. A ideia é propor a reflexão sobre a real necessidade de se consumir tudo que é ditado como tendência, especialmente junto às fast fashion. Essas empresas exploram sem responsabilidade, pagam mal e ainda estimulam o consumo desenfreado em nome de ideias passageiras.

Como o ACV pode ser importante para marketing e vendas?

O ACV não é só um processo voltado para a manutenção de práticas sustentáveis. Quando uma empresa se posiciona dessa maneira, há muito mais do que uma postura responsável em jogo. Hoje, manter-se como uma companhia que se responsabiliza por um produto em todo o seu ciclo de vida é algo muito bem-visto pelo consumidor.

A sustentabilidade é uma pauta mundial, o que leva a discussão a ser ampla e popular. O consumidor comum está mais preocupado sobre os impactos do que ele compra para o universo, seja na hora da produção, seja quando ele gera resíduos ou o descarte, como as embalagens.

Maior engajamento e vendas

Em meio a esse cenário, marcas que conseguem fazer uma ACV competente e conseguem mudar sua produção, automaticamente estão mandando uma mensagem positiva ao consumidor. Elas mostram preocupação e isso é reconhecido, já que o público exige cada vez mais atualmente.

Essa postura fortalece o nome da empresa no mercado e resulta na maior proximidade do consumidor. Quem consome, atualmente, busca empresas que compartilhem de valores e de propostas.

Por isso, a ACV é uma ferramenta que gera engajamento e, consequentemente, um volume de vendas considerável. Ainda que manter práticas sustentáveis gere custos, o retorno vem por meio do aumento do faturamento da empresa.

Qual é a relação da ACV com a NBR ISO 14.040?

Em meio à necessidade de implementar um processo realmente competente, a ACV passou a ser regulamentada, por meio da ABNT, que estabeleceu a NBR ISO 14.040. A norma traz em seu texto as orientações técnicas para que as empresas possam realizar a ACV da maneira certa.

Essa padronização foi estabelecida pensando nos resultados e na extinção de variações que possa, de algum modo, resultar em produtos projetados erroneamente. Por mais que seja uma obrigação seguir essas normas, a ISO 14.040 é também um guia técnico importante às organizações.

Você também pode se interessar por estes outros conteúdos!
Consumo consciente: como sua marca pode ser eco-friendly
Ciclo de vendas: o que é e como ele vai ajudar sua estratégia
Matriz BCG: o que é, como aplicá-la e principais exemplos
Marketing 4.0: o que é e como fazer a transição do tradicional para digital

Como estruturar a ACV?

Para quem deseja exercer a ACV em uma organização, uma estruturação adequada e dentro das normas da ISO 14.040 é essencial. Veja a seguir quais etapas são contempladas nesse trabalho!

Definição do objetivo e escopo do estudo

A definição do escopo, como o nome sugere, é a proposta objetiva do que gera a necessidade de realizar a ACV, que pode ser, por exemplo, a necessidade de uma embalagem biodegradável. Esse é o centro da análise e, naturalmente, o ponto de partida de tudo que será executado.

Também é fundamental definir qual será o público-alvo que será impactado e para quem os resultados da análise serão direcionados. Em alguns casos, o trabalho pode render campanhas de marketing, mas, geralmente, também é necessário fazer apresentações internas para diretores e acionistas.

Análise do inventário

Essa é a parte mais relacionada aos resultados que a empresa tem antes de realizar a análise e propor mudanças. No caso do exemplo das embalagens, por exemplo, dados importantes seriam o volume de unidades vendidas, o quanto geram de lixo no descarte e o custo do uso desse material.

A ideia é que, a partir desses números, se possa destrinchar a ideia e projetar os resultados que sua aplicação traria. Nesse caso, trata-se tanto dos resultados focados na redução de descarte de material não biodegradável e também do quanto pode ser economizado em embalagens diferentes.

Avaliação do impacto

A ideia nessa etapa é simples: projetar quais serão os impactos diretos nas mudanças que serão propostas após a ACV. É importante falar dos resultados relacionados ao meio ambiente e também da questão financeira, tanto da produção quanto para o consumidor, em nível de preço.

Interpretação

A etapa de interpretação diz respeito à análise mais aprofundada dos dados coletados, conforme citado na etapa anterior. Essas informações serão destrinchadas e projetadas de acordo com a realidade da empresa. A tomada de decisão estratégica, caso de um trabalho de mudança provocado pela ACV, precisa ser feita baseada em informações concretas e seguras.

Quais são os benefícios da ACV?

A ACV propõe mudanças que resultam em benefícios realmente estratégicos para uma empresa, uma vez que lida com questões como faturamento, marketing e gestão financeira. A seguir, entenda melhor quais são as principais vantagens de realizar esse trabalho de análise!

Transparência quanto ao impacto causado pelo produto

Por mais que se entenda, por exemplo, o que uma garrafa de plástico ou que a lavagem de um jeans geram em exploração de recurso e descarte, o detalhamento objetivo é indispensável. Conhecer as consequências em números é algo que possibilita às empresas ter até mesmo maior responsabilidade ambiental em seus processos produtivos e comerciais.

A ACV traz essa transparência em maiores níveis, como o ponto de partida para a avaliação de quem é necessário propor soluções. Nesse sentido, cabe a cada organização saber fazer a melhor reflexão acerca das suas práticas e então direcionar suas decisões para o melhor caminho.

Apresentação de indicadores para melhorias

A ACV é um processo totalmente baseado em dados, o que hoje é uma realidade para empresas que trabalham com desenvolvimento e gestão de ponta. Uma empresa que avalia os seus processos se capacita a criar e monitorar indicadores que mostram como as mudanças têm impactado o negócio.

Tanto nas atividades de produção quanto no marketing, essas métricas vão indicar o quão benéficas essas mudanças têm se tornado, ou até mesmo o contrário. Em alguns casos, os custos podem ser muito altos e o impacto nem tão positivo assim.

Gestão de impactos ambientais de produtos e de serviços

Lidar com a responsabilidade ambiental é uma necessidade e uma exigência por parte do consumidor. Diante disso, as empresas precisam ter uma gestão eficaz dos impactos que suas atividades geram, tanto na produção quanto no consumo.

O trabalho da ACV possibilita ter um controle otimizado, sempre com a base em dados, de toda operação da empresa. Assim, novas mudanças são propostas sempre com responsabilidade, transparência e com maiores certezas.

A ACV é indispensável nos dias de hoje, quando além da sustentabilidade ser uma pauta corporativa importante, também é decisiva na hora de posicionar marcas no mercado. O engajamento do seu público e faturamento da empresa dependem disso!

Aproveitando o gancho, você sabe como transformar todos esses cenários positivos gerados pelas mudanças em vendas? Aproveite e confira nosso guia sobre como faturar mais com times de Vendas e Marketing de alta performance!

Compartilhe
facebook
linkedin
twitter
mail

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo no WriterAccess.

CONTEÚDO CRIADO POR HUMANOS

Encontre os melhores freelancers de conteúdo em WriterAccess.

Inscreva-se em nosso blog

Acesse, em primeira mão, nossos principais posts diretamente em seu email

Compre conteúdo de alta qualidade com a WriterAccess.

Tenha acesso a mais de 15.000 freelancers especializados em redação, edição, tradução, design e muito mais, prontos para serem contratados.

Fale com um especialista e amplie seus resultados de marketing.

A Rock Content oferece soluções para produção de conteúdo de alta qualidade, aumento do tráfego orgânico e conversões, e construção de experiências interativas que transformarão os resultados da sua empresa ou agência. Vamos conversar.